TFT vs CRT - SAÚDE!

grandenaboverde

O Senhor dos Bolinhos
boas,

estou a ponderar mudar de monitor.. o meu monitor actual é um LG F700B com um ano e pouco. neste momento estou num TFT LG 1730S (12ms) para testar e até acho a qualidade boa, em vídeo não se nota arrastamento e a jogar tb n notei. é uma questão de me habituar ao brilho extra ou lembrar-me de alterar os "modos de luminosidade" conforme a necessidade.

este monitor é para um pc que estou a montar para um amigo meu, mas se eu vier a investir num TFT será ou neste LG 1730S (12ms) ou num LG 1915S (12ms) porque arranjo a uns preços excelentes ambos os monitores. provavelmente o 1915S porque para utilizar a 1280x1024 tal como o modelo de 17" mas sempre apresenta as letras maiorzitas e n quero esforçar a vista.

a minha maior dúvida no meio de isto tudo é a seguinte, até que ponto o CRT é pior para a saúde dos meus olhos do que o TFT? sei que o TFT não emite radiações. mas quais são os outros males? eu já tenho falta de vista suficiente (2,5 dioptrias) e neste momento o que eu quero é aquilo que me faz menos mal aos olhos, normalmente (tempo de aulas) utilizo o PC durante umas 5h/dia.

para o dia-a-dia no CRT uso 1024x768 a 85Hz. o que me lixou bastante os olhos foi ter utilizado durante 5 anos um monitor de 15" 1024x768 a 60Hz. esta é a altura correcta para efectuar o investimento se realmente valer a pena para os meus olhos.

eu sei que a qualidade do CRT é superior e preferia ficar com ele.. mas em primeiro está a saúde. quem me souber dar a informação que pretendo, fico agradecido! ;)
 
Pah... Basta dizer-te que num CRT tens um canhão de cátodos apontado para os teus olhos, e a mim faz-me dores de cabeça enormes após 12h de uso...

Estou a ponderar comprar um TFT mas ainda não arranjei o dinheiro :sad:
 
Ganhei um problema (grave) na vista graças também ao facto de ter usado um CRT durante 4 anos a 60Hz , incrível como sei que aqui no fórum ha quem não aguente 1 hora e eu tive horas e horas a fio durante anos com 60hz a minha frente.
 
trabalho a 4 anos num 19" plano a 1024x768 100Hz


nunca o trocaria por nada deste mundo.
Gosto muito dos tft's mas nao ha nada que chegue à defeniçao de imagem de um bom crt.
 
Se o computador é para jogos, aconselho um CRT, visto que o tempo de resposta é mínimo. Os CRT tem menos problemas visto que os TFT ao fim de dois anos, começam a faltar os pixels (logo quando a garantia acaba... :X).

Existem sempre aqueles filtros horriveis.

Os dois tipos de monitor têm vantagens e desvantagens, mas prefiro um TFT, visto que sou míope graças a anos e anos de CRT, e não sou grande adepto de jogos para o computador (só estrategia). :'(. Actualmente tenho um CRT de 17 num dos pcs e um TFT de 15 no outro. Utilizo mais frequentemente o CRT por causa do tamanho.

Pondera sobre a tua situação e escolhe aquele que se adapta melhor a ti.
 
Posso-te dizer que tinha um Samtrom 17" sempre a 75 ou mais Hz. Após 2H fosse a fazer o que fosse, ficava com os olhos a arder, de tal modo que tinha que me ir deitar uns minutos e tentar fechar os olhos.

Á uns 3 meses comprei um TFT (LG 1730S) e posso-te dizer que foi das melhores compras da minha vida. Os olhos a arder acabaram.
 
epa lol eu a 6 ou 7 anos k tive um crt 14" a 60hz e n noto nda na visao...convem fazer intervalos de hora em hora..olhar pa rua ir a varanda etc sair pa descansar a vista...agora tar ali tudo escuro e do pior...tive um 21" a 100hz defacto era melhor...mas nda melhor que TFT
 
wonder, eu jogo bastante, esse era um dos motivos pelo qual preferia ficar com o CRT. mas pelo que já tive a jogar neste é na boa, não noto arrastamento e a placa corre bem a 1280x1024. eu não tenho de escolher entre os monitores, eu já tenho o CRT e vai ficar noutra máquina (que vou montar para o meu irmão) caso eu compre o TFT para mim.

eu vou testar este ainda nos próximos 2 ou 3 dias antes de entregar ao dono. por enquanto estou a gostar pq n estou a sentir os olhos secos como é normal (uso lentes de contacto).

mais informações sobre os "males" dos CRTs se alguém souber. informação concreta se possível. :)
 
o arrastamento nos TFT's hoje em dia é mais um mito que outra coisa qualquer...

eu nunca notei qq arrastamento no meu samsung 12ms, nem em jogos mto rapidos tipo ut2004... e agora ja sairam tft's ainda mais rapidos que este....

para mim um TFT é só vantagens sobre um CRT, sendo que os casos em que se justifica CRT sobre TFT são aqueles em que é necessário uma muito grande precisão na cor, algo que os CRT topo de gama são superiores aos TFT topo gama... e o preço dos CRT's que tb é inferior.... de resto, TFT all the way...
 
Eu uso o meu CRT 19´ a 1152*860 a 100Hz pro dia-dia.
Nao me queixo muito que me magoa os ohos, 100Hz já é um valor bastante confortavel (tb posso usar 1024 a 120Hz), mas mesmo assim axo que os LCD sao mais confortaveis.
 
Eu uso crt à anos, e ainda hoje consigo tar horas e horas ao computador a programar contra um fundo branco sem me doer a cabeça.

Usar menos de 85hz nao obrigado, alias, nao consigo usar 60hz, quando um monitor nao dá mais que 60hz a primeira coisa a fazer é usar temas escuros e fundos negros pq senao nem 30mins aguento à frente da maquina.

A partir de 100hz nao noto qq diferença, e por muito bom que seja o CRT e por mta refresh rate que tenha, acho sempre os TFTs bem mais suaves à vista.

TFTs que simulem mal os pretos e que tenham angulos de visao de 10º sao piores aos meus olhos que CRTs a 50hz intrelaçados...

Faço exames à vista de 2 em dois anos, pq tenho muito medo de começar a ficar com a vista cansada devido ao meu trabalho, e até hoje ela está 5* a cima da média. Acho-me um sortudo com a vista (o meu irmão nao pode dizer o mesmo). Por isso CRT a mim se me estiver a fazer mal, nao é a curto/medio prazo.

cumps
 
estou a ver que o pessoal que não se queixa é o que tem bons refresh's acima dos 85Hz. eu tb n me queixo dos 85Hz do meu, mas acho que vou mesmo para um 1915S, 19" e 12ms, seja o que Deus quiser.. :P obrigado a todos pelas respostas. se quiserem continuar a falar do tópico, saúde dos olhos vs ecrãs, estão à vontade.
 
não se esqueçam que o winXP e as placas ATI em conjunto não atinam nas frequencias muito bem... Tive que instalar software de terceiros para não arrebentar com a vista :(

Se não fosse o meu Benq12ms, não conseguia jogar 5-6 horas de WoW após de 8 horas nos CRT's do trabalho.

Quando tinha o CRT nem uma hora me aguentava a jogar sem ficar com tiques e dores nos nervos ópticos. Devia era ter comprado à mais tempo :rolleyes:
 
grandenaboverde disse:
estou a ver que o pessoal que não se queixa é o que tem bons refresh's acima dos 85Hz. eu tb n me queixo dos 85Hz do meu, mas acho que vou mesmo para um 1915S, 19" e 12ms, seja o que Deus quiser.. :P obrigado a todos pelas respostas. se quiserem continuar a falar do tópico, saúde dos olhos vs ecrãs, estão à vontade.

As comparações têm que ser justas.
Não acho que os TFTs sejam melhores do que os CRTs. Muda é os Hz de um para o outro.

Eu tenho aqui dois monitores. Um CRT 19' 1280X1024 100Hz e um TFT 1280X1024 75Hz.
Com os dois paso horas a fio sem qualquer problema.
Comparar um TFT com um CRT a 60Hz é que realmente não pode ser.
Num CRT abaixo de 85Hz é mau. Se tiverem a 100Hz não vao ter qq problema com os olhos de certeza.
 
Metro disse:
As comparações têm que ser justas.
Não acho que os TFTs sejam melhores do que os CRTs. Muda é os Hz de um para o outro.

Eu tenho aqui dois monitores. Um CRT 19' 1280X1024 100Hz e um TFT 1280X1024 75Hz.
Com os dois paso horas a fio sem qualquer problema.
Comparar um TFT com um CRT a 60Hz é que realmente não pode ser.
Num CRT abaixo de 85Hz é mau. Se tiverem a 100Hz não vao ter qq problema com os olhos de certeza.

Tens sim... um CRT emite sempre radiações SEJA QUAL FOR o refresh usado, e a longo prazo acredita q as radiações te lixam os olhos.
 
johncool disse:
Tens sim... um CRT emite sempre radiações SEJA QUAL FOR o refresh usado, e a longo prazo acredita q as radiações te lixam os olhos.

Tenho uma amiga minha oftalmologista sabes o que ela responde às mães qd elas querem que ela diga aos filhos para ela dizer que o computador faz mal aos olhos?

Encolhe os ombros e diz Ok eu digo.
Emite radiações mas os telemóveis tb etc etc.
As queixas que há nesta thread e por ai fora é sempre a mesma. È o baixo Hz que as pessoas usam nos monitores pq se esquecem que a peça mais importante provavelmente é o monitor. E actualmente as pessoas comparam TFTs 12ms com CRT com 5 anos.
Eu vou mais por ai.

Eu gosto de ambos os monitores que tenho.
 
Os telemoveis?

Que eu saiba os ecran TFT não têm um canhão de cátodos apontado á tua vista...

Já reparaste para onde se dirige a luz num CRT? Experimenta num quarto escuro e olha de lado pra ele. Segue apenas em frente! (para os teus olhos)

Num TFT a luz espalha-se. Vai em todas as direcções e para alem disso não tem nenhum canhão apontado á tua vista...
 
Back
Topo