1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

TFT vs CRT - SAÚDE!

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por grandenaboverde, 11 de Julho de 2005. (Respostas: 29; Visualizações: 1936)

1. grandenaboverde

grandenaboverde O Senhor dos Bolinhos

boas,

estou a ponderar mudar de monitor.. o meu monitor actual é um LG F700B com um ano e pouco. neste momento estou num TFT LG 1730S (12ms) para testar e até acho a qualidade boa, em vídeo não se nota arrastamento e a jogar tb n notei. é uma questão de me habituar ao brilho extra ou lembrar-me de alterar os "modos de luminosidade" conforme a necessidade.

este monitor é para um pc que estou a montar para um amigo meu, mas se eu vier a investir num TFT será ou neste LG 1730S (12ms) ou num LG 1915S (12ms) porque arranjo a uns preços excelentes ambos os monitores. provavelmente o 1915S porque para utilizar a 1280x1024 tal como o modelo de 17" mas sempre apresenta as letras maiorzitas e n quero esforçar a vista.

a minha maior dúvida no meio de isto tudo é a seguinte, até que ponto o CRT é pior para a saúde dos meus olhos do que o TFT? sei que o TFT não emite radiações. mas quais são os outros males? eu já tenho falta de vista suficiente (2,5 dioptrias) e neste momento o que eu quero é aquilo que me faz menos mal aos olhos, normalmente (tempo de aulas) utilizo o PC durante umas 5h/dia.

para o dia-a-dia no CRT uso 1024x768 a 85Hz. o que me lixou bastante os olhos foi ter utilizado durante 5 anos um monitor de 15" 1024x768 a 60Hz. esta é a altura correcta para efectuar o investimento se realmente valer a pena para os meus olhos.

eu sei que a qualidade do CRT é superior e preferia ficar com ele.. mas em primeiro está a saúde. quem me souber dar a informação que pretendo, fico agradecido! ;)

2. CA3iR0

CA3iR0 Banido

Pah... Basta dizer-te que num CRT tens um canhão de cátodos apontado para os teus olhos, e a mim faz-me dores de cabeça enormes após 12h de uso...

Estou a ponderar comprar um TFT mas ainda não arranjei o dinheiro :sad:

3. Alone I Break

Alone I Break 1st Folding then Sex

Ganhei um problema (grave) na vista graças também ao facto de ter usado um CRT durante 4 anos a 60Hz , incrível como sei que aqui no fórum ha quem não aguente 1 hora e eu tive horas e horas a fio durante anos com 60hz a minha frente.

4. CA3iR0

CA3iR0 Banido

Eu tenho o meu a 1152x864 @ 75Hz e mesmo assim faz-me dores...

5. spastikman

spastikman Banido

trabalho a 4 anos num 19" plano a 1024x768 100Hz

nunca o trocaria por nada deste mundo.
    Gosto muito dos tft's mas nao ha nada que chegue à defeniçao de imagem de um bom crt.

6. wonder

wonder Power Member

Se o computador é para jogos, aconselho um CRT, visto que o tempo de resposta é mínimo. Os CRT tem menos problemas visto que os TFT ao fim de dois anos, começam a faltar os pixels (logo quando a garantia acaba... :X).

Existem sempre aqueles filtros horriveis.

Os dois tipos de monitor têm vantagens e desvantagens, mas prefiro um TFT, visto que sou míope graças a anos e anos de CRT, e não sou grande adepto de jogos para o computador (só estrategia). :'(. Actualmente tenho um CRT de 17 num dos pcs e um TFT de 15 no outro. Utilizo mais frequentemente o CRT por causa do tamanho.

Pondera sobre a tua situação e escolhe aquele que se adapta melhor a ti.

7. vsmn

vsmn Power Member

Posso-te dizer que tinha um Samtrom 17" sempre a 75 ou mais Hz. Após 2H fosse a fazer o que fosse, ficava com os olhos a arder, de tal modo que tinha que me ir deitar uns minutos e tentar fechar os olhos.

Á uns 3 meses comprei um TFT (LG 1730S) e posso-te dizer que foi das melhores compras da minha vida. Os olhos a arder acabaram.

8. Cooling

Cooling 1st Folding then Sex

epa lol eu a 6 ou 7 anos k tive um crt 14" a 60hz e n noto nda na visao...convem fazer intervalos de hora em hora..olhar pa rua ir a varanda etc sair pa descansar a vista...agora tar ali tudo escuro e do pior...tive um 21" a 100hz defacto era melhor...mas nda melhor que TFT

9. grandenaboverde

wonder, eu jogo bastante, esse era um dos motivos pelo qual preferia ficar com o CRT. mas pelo que já tive a jogar neste é na boa, não noto arrastamento e a placa corre bem a 1280x1024. eu não tenho de escolher entre os monitores, eu já tenho o CRT e vai ficar noutra máquina (que vou montar para o meu irmão) caso eu compre o TFT para mim.

eu vou testar este ainda nos próximos 2 ou 3 dias antes de entregar ao dono. por enquanto estou a gostar pq n estou a sentir os olhos secos como é normal (uso lentes de contacto).

mais informações sobre os "males" dos CRTs se alguém souber. informação concreta se possível. :)

10. zx-9r

zx-9r Power Member

o arrastamento nos TFT's hoje em dia é mais um mito que outra coisa qualquer...

eu nunca notei qq arrastamento no meu samsung 12ms, nem em jogos mto rapidos tipo ut2004... e agora ja sairam tft's ainda mais rapidos que este....

para mim um TFT é só vantagens sobre um CRT, sendo que os casos em que se justifica CRT sobre TFT são aqueles em que é necessário uma muito grande precisão na cor, algo que os CRT topo de gama são superiores aos TFT topo gama... e o preço dos CRT's que tb é inferior.... de resto, TFT all the way...

11. DJ_PAPA

DJ_PAPA Power Member

Eu uso o meu CRT 19´ a 1152*860 a 100Hz pro dia-dia.
    Nao me queixo muito que me magoa os ohos, 100Hz já é um valor bastante confortavel (tb posso usar 1024 a 120Hz), mas mesmo assim axo que os LCD sao mais confortaveis.

12. Favas

Favas Power Member

Eu uso crt à anos, e ainda hoje consigo tar horas e horas ao computador a programar contra um fundo branco sem me doer a cabeça.

Usar menos de 85hz nao obrigado, alias, nao consigo usar 60hz, quando um monitor nao dá mais que 60hz a primeira coisa a fazer é usar temas escuros e fundos negros pq senao nem 30mins aguento à frente da maquina.

A partir de 100hz nao noto qq diferença, e por muito bom que seja o CRT e por mta refresh rate que tenha, acho sempre os TFTs bem mais suaves à vista.

TFTs que simulem mal os pretos e que tenham angulos de visao de 10º sao piores aos meus olhos que CRTs a 50hz intrelaçados...

Faço exames à vista de 2 em dois anos, pq tenho muito medo de começar a ficar com a vista cansada devido ao meu trabalho, e até hoje ela está 5* a cima da média. Acho-me um sortudo com a vista (o meu irmão nao pode dizer o mesmo). Por isso CRT a mim se me estiver a fazer mal, nao é a curto/medio prazo.

cumps

13. grandenaboverde

estou a ver que o pessoal que não se queixa é o que tem bons refresh's acima dos 85Hz. eu tb n me queixo dos 85Hz do meu, mas acho que vou mesmo para um 1915S, 19" e 12ms, seja o que Deus quiser.. :P obrigado a todos pelas respostas. se quiserem continuar a falar do tópico, saúde dos olhos vs ecrãs, estão à vontade.

14. Pocas

Pocas 1st Folding then Sex

Eu uso CRT 1024x768 ou assim... a 100hz durante o dia todo e n tenho dores nenhumas....

Pocas

15. Flyer

Flyer Power Member

desde q tenho o TFT notei uma considerável diminuição no cansaço ocular ......considerável MESMO!

16. SamuHell

SamuHell Power Member

não se esqueçam que o winXP e as placas ATI em conjunto não atinam nas frequencias muito bem... Tive que instalar software de terceiros para não arrebentar com a vista :(

Se não fosse o meu Benq12ms, não conseguia jogar 5-6 horas de WoW após de 8 horas nos CRT's do trabalho.

Quando tinha o CRT nem uma hora me aguentava a jogar sem ficar com tiques e dores nos nervos ópticos. Devia era ter comprado à mais tempo :rolleyes:

17. Metro

Metro Benevolent Dictator For Life
    Staff Member

As comparações têm que ser justas.
    Não acho que os TFTs sejam melhores do que os CRTs. Muda é os Hz de um para o outro.

Eu tenho aqui dois monitores. Um CRT 19' 1280X1024 100Hz e um TFT 1280X1024 75Hz.
    Com os dois paso horas a fio sem qualquer problema.
    Comparar um TFT com um CRT a 60Hz é que realmente não pode ser.
    Num CRT abaixo de 85Hz é mau. Se tiverem a 100Hz não vao ter qq problema com os olhos de certeza.

18. johncool

johncool Power Member

Tens sim... um CRT emite sempre radiações SEJA QUAL FOR o refresh usado, e a longo prazo acredita q as radiações te lixam os olhos.

19. Metro

Metro Benevolent Dictator For Life
    Staff Member

Tenho uma amiga minha oftalmologista sabes o que ela responde às mães qd elas querem que ela diga aos filhos para ela dizer que o computador faz mal aos olhos?

Encolhe os ombros e diz Ok eu digo.
    Emite radiações mas os telemóveis tb etc etc.
    As queixas que há nesta thread e por ai fora é sempre a mesma. È o baixo Hz que as pessoas usam nos monitores pq se esquecem que a peça mais importante provavelmente é o monitor. E actualmente as pessoas comparam TFTs 12ms com CRT com 5 anos.
    Eu vou mais por ai.

Eu gosto de ambos os monitores que tenho.

20. CA3iR0

CA3iR0 Banido

Os telemoveis?

Que eu saiba os ecran TFT não têm um canhão de cátodos apontado á tua vista...

Já reparaste para onde se dirige a luz num CRT? Experimenta num quarto escuro e olha de lado pra ele. Segue apenas em frente! (para os teus olhos)

Num TFT a luz espalha-se. Vai em todas as direcções e para alem disso não tem nenhum canhão apontado á tua vista...

Partilhar esta Página