Fartei-me de ler que o refresh rate nos monitores TFT nao importa. Será mesmo assim? Vejamos.
No ambiente Windows um CRT faz várias imagens por segundo (60 ou mais), dependendo do refresh rate que escolhamos. No TFT nao é assim independentemente do refresh rate que tenha faz 1 só imagem nao provocando cintilação e consequente irritacao dos olhos.
No entanto para jogos já nao me parece que o refresh rate dos TFTs seja indiferente pela seguinte razao. Qto desactivamos o V-sync tendo um monitor TFT ha jogos em que a imagem fica tdo menos fluida.
Para se conseguir essa fluidez é preciso activar o v-sync para sincronização entre imagens transmitidas pela grafica e imagens apresentadas no monitor TFT.
Ora o v-sync vai buscar os valores ao refresh rate. Nenhum TFT tem refresh rates acima de 75. O que significa que querendo jogar qq jogo com fluidez estou limitado a 75 frames segundo. Isto independentemente do tempo de resposta do monitor.
Activei o atitraytools e ao jogar mostra-nos qtos frames temos no monitor. Entrei no MotoGP3, e lá estava 60 frames constantes.
Quer dizer ter um TFT com 8ms, 4ms, ou 2ms ou graficas topo gama é indiferente pq nunca se ha-de conseguir aproveitar isso por limitacao software.
Esse assunto foi debatido aqui num forum estrangeiro http://forumz.tomshardware.com/ce/Consequences-Higher-Refresh-Rates-LCD-ftopict50988.html e pareceram-me confirmar essas minhas suspeitas.
O que dizer de tudo isto?
No ambiente Windows um CRT faz várias imagens por segundo (60 ou mais), dependendo do refresh rate que escolhamos. No TFT nao é assim independentemente do refresh rate que tenha faz 1 só imagem nao provocando cintilação e consequente irritacao dos olhos.
No entanto para jogos já nao me parece que o refresh rate dos TFTs seja indiferente pela seguinte razao. Qto desactivamos o V-sync tendo um monitor TFT ha jogos em que a imagem fica tdo menos fluida.
Para se conseguir essa fluidez é preciso activar o v-sync para sincronização entre imagens transmitidas pela grafica e imagens apresentadas no monitor TFT.
Ora o v-sync vai buscar os valores ao refresh rate. Nenhum TFT tem refresh rates acima de 75. O que significa que querendo jogar qq jogo com fluidez estou limitado a 75 frames segundo. Isto independentemente do tempo de resposta do monitor.
Activei o atitraytools e ao jogar mostra-nos qtos frames temos no monitor. Entrei no MotoGP3, e lá estava 60 frames constantes.
Quer dizer ter um TFT com 8ms, 4ms, ou 2ms ou graficas topo gama é indiferente pq nunca se ha-de conseguir aproveitar isso por limitacao software.
Esse assunto foi debatido aqui num forum estrangeiro http://forumz.tomshardware.com/ce/Consequences-Higher-Refresh-Rates-LCD-ftopict50988.html e pareceram-me confirmar essas minhas suspeitas.
O que dizer de tudo isto?