Dúvidas TG784v3 como access point é possível?

ace.crash

Power Member
Boas,

tenho cá em casa a funcionar o router TG789vac v2 da MEO. Quando o vieram instalar os funcionários da Meo deixaram ficar o router antigo que é um TG784v3 que tem estado numa prateleira a ganhar pó.

Na zona da cave tenho net por cabo com RJ45 que vai desde o TG789vac v2 (que está no primeiro piso).

Lembrei de utilizar o TG784v3 na cave da seguinte forma:

Fazendo de switch - entrando na porta wan o tal cabo que vem do TG789vac v2 e utilizar as saídas para distribuir net por cabo por vários aparelhos e ainda para criar uma nova rede wifi que alcançaria o exterior da casa.

Acho que no fundo o que quero é transformar o TG784v3 num Access Point (não sei se estou a dizer alguma asneira!)

Isto é possível ou estou a sonhar alto e tenho é que comprar um switch e/ou um repeater/access point novo?

Se é possível, que configurações tenho de fazer no TG784v3 ou no TG789vac v2. Existe algum tutorial passo a passo para nabos ?

obrigado
 
Sim é possível mas não dessa forma.
Não podes utilizar a porta WAN do TG784n.
Tens de utilizar apenas as portas LAN.
Configurações:
- mudar IP do TG784n para outro que não o 192.168.1.254 (por exemplo o 192.168.1.10)
- desactivar DHCP do TG784n

Assim quando ligares um cabo ou quando te ligares a Wifi no TG784n vais apanhar DHCP do TG789vac e vais ter NET
 
Sim é possível mas não dessa forma.
Não podes utilizar a porta WAN do TG784n.
Tens de utilizar apenas as portas LAN.
Configurações:
- mudar IP do TG784n para outro que não o 192.168.1.254 (por exemplo o 192.168.1.10)
- desactivar DHCP do TG784n

Assim quando ligares um cabo ou quando te ligares a Wifi no TG784n vais apanhar DHCP do TG789vac e vais ter NET

É pá muito obrigado funcionou!!! Já me poupaste umas dezenas de euros!!!

foi por tentativas, tive que ir fazendo resets ao router (com um clip) mas consegui mudar o IP para o 192.168.1.10 e desactivar os DHCPv4 e o DHCPv6, criei uma nova rede wireless e depois de reiniciar TUDO FUNCIONA: wi-fi e computador ligado por cabo ao TG784n.

Pequenas dúvidas:

1 - se ligar uma box meo ao TG784n por cabo vai funcionar?

2 - não alterei os valores "Pools DHCP" que se mantêm: "Nome da pool DHCPv4 Intervalo de endereços LAN_private 192.168.1.64 - 192.168.1.253 e Gateway 192.168.1.254
spacer.gif
"

mas posso alterar ou mesmo apagar, vale a pena mexer nisto ou como os DHCPv4 e DHCPv6 estão desativados isto da "Pools DHCP" não interessa para nada? repito está tudo a funcionar assim como está

Mais uma vez muito obrigado
 
Box provavelmente eu diria que funciona sem problemas dado que o router tem as mesmas características apesar de não ter dhcp activado.
 
Boas,

Desculpem a ignorância mas penso que sabem como me ajudar pelo problema relatado acima. Eu não percebo mesmo nada do tema.

Tenho a Meo Fibra em casa. Tenho o router Technicolor TG784n v3 no escritório e daqui sai um cabo de rede para a smart TV da sala (que liga directamente à TV). Acontece que tenho pouco sinal de wireless na sala (vindo do tal TG784 que está no escritório que é onde chega a Meo cá em casa.

Queria aproveitar o cabo de rede que está na sala e com um router(?) fazer a repartição do sinal: cabo de rede para a TV e disponibilizar um Access Point wireless na sala.

Não tenho a certeza do que disse (aprendi no Google e neste post) ma se me puderem ajudar neste problema e o que devo comprar (modelos de router ou algo assim) muito agradeço. Não pretendia gastar muito.

Obrigado desde já a quem tiver paciência.
 
É pá muito obrigado funcionou!!! Já me poupaste umas dezenas de euros!!!

foi por tentativas, tive que ir fazendo resets ao router (com um clip) mas consegui mudar o IP para o 192.168.1.10 e desactivar os DHCPv4 e o DHCPv6, criei uma nova rede wireless e depois de reiniciar TUDO FUNCIONA: wi-fi e computador ligado por cabo ao TG784n.

Pequenas dúvidas:

1 - se ligar uma box meo ao TG784n por cabo vai funcionar?

2 - não alterei os valores "Pools DHCP" que se mantêm: "Nome da pool DHCPv4 Intervalo de endereços LAN_private 192.168.1.64 - 192.168.1.253 e Gateway 192.168.1.254
spacer.gif
"


mas posso alterar ou mesmo apagar, vale a pena mexer nisto ou como os DHCPv4 e DHCPv6 estão desativados isto da "Pools DHCP" não interessa para nada? repito está tudo a funcionar assim como está

Mais uma vez muito obrigado

Estou a tentar realizar o mesmo procedimento, mas o que noto é que a velocidade no 2º router (o que distribui internet pelo sotão, no meu caso) é deveras lenta. Até agora, já alterei o IP do segundo router e desativei DHCPv4 e DHCPv6.
Tenho internet via wireless e via ethernet, mas alguma coisa deve estar mal configurada para a velocidade ser tão baixa.
Alguma sugestão sobre outras configurações que devo rever?
Obrigado, desde já.
 
Estou a tentar realizar o mesmo procedimento, mas o que noto é que a velocidade no 2º router (o que distribui internet pelo sotão, no meu caso) é deveras lenta. Até agora, já alterei o IP do segundo router e desativei DHCPv4 e DHCPv6.
Tenho internet via wireless e via ethernet, mas alguma coisa deve estar mal configurada para a velocidade ser tão baixa.
Alguma sugestão sobre outras configurações que devo rever?
Obrigado, desde já.

Qual é a velocidade de uplink entre os dois routers? 10 Mbps? 100 Mbps? 1000 Mbps (1 Gbps)?

Cumps
 
Qual é a velocidade de uplink entre os dois routers? 10 Mbps? 100 Mbps? 1000 Mbps (1 Gbps)?

Cumps
Entretanto consegui obter a velocidade de internet esperada. Conectei na porta 4 (1 Gbps), que serve de Bridge e voi lá!
Agora não consigo aceder ao 2º router com o IP que escolhi (192.168.1.10), coisa que conseguia até chegar à configuração correta :( Ando no router principal a ver se descubro alguma coisa mas até agora sem sucesso.

Obrigado e Cumps
 
Entretanto consegui obter a velocidade de internet esperada. Conectei na porta 4 (1 Gbps), que serve de Bridge e voi lá!
Agora não consigo aceder ao 2º router com o IP que escolhi (192.168.1.10), coisa que conseguia até chegar à configuração correta :( Ando no router principal a ver se descubro alguma coisa mas até agora sem sucesso.

Obrigado e Cumps

Possivelmente porque a interface 4 está configurada em Bridge Mode. Verifica e caso esteja, desativa o Bridge Mode.
Estão dentro da mesma rede, tens que conseguir aceder ao 2º router.

Cumps
 
Possivelmente porque a interface 4 está configurada em Bridge Mode. Verifica e caso esteja, desativa o Bridge Mode.
Estão dentro da mesma rede, tens que conseguir aceder ao 2º router.

Cumps
Para desativar o Bridge Mode sou obrigado a fazer reset ao 1º router, pelo que constato na página do router.
É esse desativar que referes? (Pensava que era o Bridge Mode que permitia transmitr internet para outro router/access point através da porta 4 Ethernet...)

Estimados cumps.
 
Para desativar o Bridge Mode sou obrigado a fazer reset ao 1º router, pelo que constato na página do router.
É esse desativar que referes? (Pensava que era o Bridge Mode que permitia transmitr internet para outro router/access point através da porta 4 Ethernet...)

Estimados cumps.

Do que me recordo, não é necessário fazer reset ao router... Nas configurações podes ativar / desativar o Bridge Mode na porta 4 do router.

Qualquer router / AP que ligue ao router principal, seja na porta 1, 2, 3 ou 4 irá ter Internet. O Bridge Mode serve para poderes ter um router teu com endereço IP público na respetiva interface WAN e, dessa forma gerires a rede da forma que entenderes.

No segundo router, terás que desativar o serviço DHCP e, o router ter um IP diferente do primeiro.

Ex.
Router 01 - IP: 192.168.1.254
Router 02 - IP: 192.168.1.253

Cumps
 
Boas pessoal

Desculpem lá o desenterro mas tenho a mesma dúvida mas sobre o MediaAccess TG789vac v2.

Li aí em cima que não podia utilizar a porta WAN. A minha ideia era manter este router apenas como um AP e a gerir os telefones, esta segunda parte será possível?

Tenciono mudar o meu router principal para um Ubiquiti EdgeRouter X. Pelos meus primeiros testes ligando diretamente ao ONT só falta colocar a BOX da MEO a funciona (estou com algumas dificuldades na gestão das VLANs, é a primeira vez que uso algo desta marca).

Obrigado
 
Li aí em cima que não podia utilizar a porta WAN. A minha ideia era manter este router apenas como um AP e a gerir os telefones, esta segunda parte será possível?

Não. A interface WAN é para uplink com a rede do ISP.
Para o manteres como "AP", basta seguires o que já foi indicado. Quanto à utilização para os telefones, duvido que funcione, dado que não vai receber informação VoIP.

Tenciono mudar o meu router principal para um Ubiquiti EdgeRouter X. Pelos meus primeiros testes ligando diretamente ao ONT só falta colocar a BOX da MEO a funciona (estou com algumas dificuldades na gestão das VLANs, é a primeira vez que uso algo desta marca).

A interface WAN do Edge Router tem que ficar em trunk mode. No trunk tens de taggar as respetivas VLAN.
Creio que o teu problema com as boxes estará relacionado com IGMP. Tens que permitir tráfego unicast e multicast.

Cumps
 
Back
Topo