1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Dúvidas TG784v3 como access point é possível?

Discussão em 'Dúvidas e Suporte—Internet, Redes, Segurança' iniciada por ace.crash, 14 de Agosto de 2018. (Respostas: 7; Visualizações: 234)

1. ace.crash

ace.crash Power Member

Boas,

tenho cá em casa a funcionar o router TG789vac v2 da MEO. Quando o vieram instalar os funcionários da Meo deixaram ficar o router antigo que é um TG784v3 que tem estado numa prateleira a ganhar pó.

Na zona da cave tenho net por cabo com RJ45 que vai desde o TG789vac v2 (que está no primeiro piso).

Lembrei de utilizar o TG784v3 na cave da seguinte forma:

Fazendo de switch - entrando na porta wan o tal cabo que vem do TG789vac v2 e utilizar as saídas para distribuir net por cabo por vários aparelhos e ainda para criar uma nova rede wifi que alcançaria o exterior da casa.

Acho que no fundo o que quero é transformar o TG784v3 num Access Point (não sei se estou a dizer alguma asneira!)

Isto é possível ou estou a sonhar alto e tenho é que comprar um switch e/ou um repeater/access point novo?

Se é possível, que configurações tenho de fazer no TG784v3 ou no TG789vac v2. Existe algum tutorial passo a passo para nabos ?

obrigado

2. topoman

topoman Power Member

Sim é possível mas não dessa forma.
    Não podes utilizar a porta WAN do TG784n.
    Tens de utilizar apenas as portas LAN.
    Configurações:
    - mudar IP do TG784n para outro que não o 192.168.1.254 (por exemplo o 192.168.1.10)
    - desactivar DHCP do TG784n

Assim quando ligares um cabo ou quando te ligares a Wifi no TG784n vais apanhar DHCP do TG789vac e vais ter NET

3. ace.crash

ace.crash Power Member

É pá muito obrigado funcionou!!! Já me poupaste umas dezenas de euros!!!

foi por tentativas, tive que ir fazendo resets ao router (com um clip) mas consegui mudar o IP para o 192.168.1.10 e desactivar os DHCPv4 e o DHCPv6, criei uma nova rede wireless e depois de reiniciar TUDO FUNCIONA: wi-fi e computador ligado por cabo ao TG784n.

Pequenas dúvidas:

1 - se ligar uma box meo ao TG784n por cabo vai funcionar?

2 - não alterei os valores "Pools DHCP" que se mantêm: "Nome da pool DHCPv4 Intervalo de endereços LAN_private 192.168.1.64 - 192.168.1.253 e Gateway 192.168.1.254[​IMG]"

mas posso alterar ou mesmo apagar, vale a pena mexer nisto ou como os DHCPv4 e DHCPv6 estão desativados isto da "Pools DHCP" não interessa para nada? repito está tudo a funcionar assim como está

Mais uma vez muito obrigado

4. topoman

topoman Power Member

Box provavelmente eu diria que funciona sem problemas dado que o router tem as mesmas características apesar de não ter dhcp activado.

5. ace.crash

ace.crash Power Member

e os valores valores "Pools DHCP" preciso alterar/apagar ou deixo como está?

6. topoman

topoman Power Member

Podes deixar estar. Não está activo, não vai fazer nada.
    Colo esse router não é acessível pela MEO, as confirmações também não vão ser nunca alteradas.

7. ace.crash

ace.crash Power Member

OK obrigado

8. Boas,

Desculpem a ignorância mas penso que sabem como me ajudar pelo problema relatado acima. Eu não percebo mesmo nada do tema.

Tenho a Meo Fibra em casa. Tenho o router Technicolor TG784n v3 no escritório e daqui sai um cabo de rede para a smart TV da sala (que liga directamente à TV). Acontece que tenho pouco sinal de wireless na sala (vindo do tal TG784 que está no escritório que é onde chega a Meo cá em casa.

Queria aproveitar o cabo de rede que está na sala e com um router(?) fazer a repartição do sinal: cabo de rede para a TV e disponibilizar um Access Point wireless na sala.

Não tenho a certeza do que disse (aprendi no Google e neste post) ma se me puderem ajudar neste problema e o que devo comprar (modelos de router ou algo assim) muito agradeço. Não pretendia gastar muito.

Obrigado desde já a quem tiver paciência.

Partilhar esta Página