thankpost no Forum?

guipatinador

I fold therefore I AM
Boas,

Já vi isto noutro forum e achei essencial porque é uma forma de agradecer-mos a outras pessoas. Por exemplo na solução de um problema.
Podia ser mais um botão à beira do botão QUOTE

Além disso, podia-mos ver quem agradeçeu.
Cumps
 
Quanto a esta feature... normalmente isso é feito dentro do sistema thumbs up/thumbs down e é daquelas que parece sempre bem no papel mas depois é mais algo para fiscalizar, é como os ratings nas threads (que não foram retirados apenas alterados para aparecerem apenas após 10 votos)

É que já usavam a feature nas linhas do "final fantasy xiii para a ps3 com 5 estrelas? mas eu não tenho ps3 e a ps3 é uma porcaria! eu gosto é dos <inserir nome> tomem lá uma estrela mesmo para baixar a média!"
A terem thumbs down? teriamos users mais populares e teriam os impopulares, e pessoas a ver o ranking de alguém e toca de dar negativos porque não concordam, por aí fora.

Depois claro, somos um forum maioritáriamente de discussão e só depois assistencia, pelo que a maior parte do conteudo são... opiniões, vamos começar a "agradecer" as opiniões com que concordamos em vez de fazer posts?

Possivelmente era interessante poder ter isso na secção de assistencia tecnica, em tutoriais e em reviews; mas tirando isso torna-se redundante; além de que, como forum de discussão que somos falo por mim mas diria que os users gostam de ter feedback do que fazem; se faço um bruto post e me dão agradecimentos em vez de comentarem não vejo a ter o mesmo efeito. (não obstante de que threads com 1000 posts a dizerem "obrigado" a seguir ao primeiro post serem algo redundantes)
Disse power members porque assim nao havia hipoteses de haver contas duplicadas para votacao (sim parece estupido mas ha doidos para tudo)...
Ficarias impressionado com o numero de casos em que tal sucede.
 
Sou a favor de um sistema de agradecimentos (thank post),
mas sou contra um sistema de avaliação (rating, thumbs up/down).

Isto.
Thumbs up/down, assim como ratings é inutil. Agora o metodo de thank post era capaz de ser interessante. Embora apenas nas zonas técnicas, não se justifica no Geral e outros.

Podia-se usar um esquema do género daquele que existe no foruns SDN da SAP. Com um sistema de Thank post com 3 niveis:

Solved problem (10)
star_ba.gif

Very helpful answer (6)
star_bc.gif

Helpful answer (2)
star_bb.gif


E assim conseguia-se premiar aqueles que tinham o maior número de repostas objectivas para a resolução de determinado problema.

Depois por baixo do nome de utilizador e a seguir ao nº de posts tens uma designação do género:

Forum Points: 1,218


Para indicar o número de pontos que aquele user já acumulou. Se entrares nesse link, indica-te o nº de pontos atribuidos por área (imaginemos 30 pontos na área de suporte apple, 150 pontos na área de programação, 500 pontos na área de WebDevelopment). E consegues descobrir assim a maior ou menor apetência do utilizador para determinada área.

Claro que isto é muito giro, mas é acessório. Contudo, a acontecer acho que poderia ser uma ideia interessante. :)
 
Isto.
Thumbs up/down, assim como ratings é inutil. Agora o metodo de thank post era capaz de ser interessante. Embora apenas nas zonas técnicas, não se justifica no Geral e outros.

Podia-se usar um esquema do género daquele que existe no foruns SDN da SAP. Com um sistema de Thank post com 3 niveis:

Solved problem (10)
star_ba.gif

Very helpful answer (6)
star_bc.gif

Helpful answer (2)
star_bb.gif


E assim conseguia-se premiar aqueles que tinham o maior número de repostas objectivas para a resolução de determinado problema.

Depois por baixo do nome de utilizador e a seguir ao nº de posts tens uma designação do género:

Forum Points: 1,218


Para indicar o número de pontos que aquele user já acumulou. Se entrares nesse link, indica-te o nº de pontos atribuidos por área (imaginemos 30 pontos na área de suporte apple, 150 pontos na área de programação, 500 pontos na área de WebDevelopment). E consegues descobrir assim a maior ou menor apetência do utilizador para determinada área.

Claro que isto é muito giro, mas é acessório. Contudo, a acontecer acho que poderia ser uma ideia interessante. :)

É uma boa ideia, mas penso que numa comunidade como a zwame isso iria ficar um pouco fora do contexto.
Senão repara, nem tudo aqui passa pela resolução de problemas, sendo uma comunidade mais vasta.
Por exemplo, há diversos membros muito participativos e com opiniões coerentes e bem formadas, os quais ficariam com uma pontuação baixa, por passarem mais tempo em foruns como Informática Geral, Jogos, etc.

Mas não deixa de ser uma óptima sugestão, talvez necessite de uma abordagem diferente :P
 
Back
Topo