Amiga THE AMIGA 500 Mini

Jvmartins

Power Member
https://retrogames.biz/products/thea500-mini/



Alguém com isto? Saiu no dia 25 de Março 2022, vi umas reviews no youtube de alguns canais de retro e falavam no geral bastante bem e eu como antigo jogador de amiga decidi comprar no amazon e depois de uma semana de uso estou estupefacto da qualidade que isto tem

vem com uma selecção de jogos bastante razoavel
poder adicionar os jogos que se quer de forma bastante fácil e intuitiva ( WHDLoad )
Conseguir usar comandos da ps4, jogar sensible soccer com comando da ps4
modo de saves bastante facil
bastantes opções para configurar e optimizar alguns jogos que tenham problemas (até agora tenho tido poucos )

até agora sinceramente não vejo muitos pontos negativos, talvez o comando que vem que apesar de ser retro nao é muito confortável de jogar mas facilmente resolvido ao ligar o comando da ps4

confesso que na ultima semana tem sido uma montanha russa de nostalgia brutal por 130 € retail confesso que é um preço bastante justo para o que tenho experienciado e principalmente comparado com os outros minis que têm sido feitos que na minha opinião são bem fracos


 
Última edição:
Sou absoluto fanboy do Amiga, mas este produto não me puxa, pelas seguintes razões.

Falta de Branding - Não existe o logo da Commodore ou Amiga em parte alguma. Este é o factor que diferencia produtos como este de projectos caseiros com o Rpi. Ter um produto official Commodore ou Amiga seria importante.

Falta de consistência - Chama-se A500 mini, mas tem jogos AGA e um comando baseado no CD32. Das duas uma, ou faziam o Amiga 500 mini, com jogos de Amiga 500 e joystick clássico (como o Quickshot 2 turbo, Zipstick, Competition Pro ou Quickjoy Megastar) ou um Amiga CD32 mini (que seria bem fixe já agora).

Jogos incluídos - São poucos....e não propriamente representativos. Sei que seria muito difícil ter os jogos da Psygnosis ou da Core Design, mas por exemplo os jogos da Thalion ou da Factor 5 que foram os que mais puxaram o Amiga. Seria também interessante incluir jogos do período mais avançado do amiga que são muito bons e passaram despercebidos, como o Ruff n' Tumble, o Shadow Fighter, Fighting Spirit e por aí fora. Mas como podemos colocar os nossos jogos, isto é um factor secundário.

Falta de suporte ADF - Nem todos os jogos existem em Whdload, mas isto pode ser incluído numa actualização de firmware.

Assim como está, consigo melhor com o meu PC, já que tenho um adaptador para joysticks antigos (ainda uso o meu Quickjoy Megastar), e para mim o melhor shader que existe para simular CRTs shadowmask é o easymode_halation, e só o consigo usar com o PC.

No entanto acho óptimo que este produto tenha saído para trazer o interessa no Amiga. Acho muito fixe ver youtubers americanos, como o Metal Jesus, estarem entusiasmados por algo que não seja Sega ou Nintendo.

Se algum dia lançarem um com a marca official COMMODORE AMIGA, em FPGA e com teclado funcional (e de qualidade), eu compro de certeza.
 
Também sou entusiasmo do amiga.
Por vezes jogo através da Shield mas configurar para funcionar com o gamepad é uma dor de cabeça.
Este amiga 500 mini poderia ser uma boa solução plug-and-play porém só suportando jogos em Whdload.

@RuySan pesquisei melhor e encontrei um site cheio de jogos amiga em formato Whdload.

Também é possível instalar um teclado e gampads, tem 3 entradas usb para isso mesmo.
 
Última edição:
Também sou entusiasmo do amiga.
Por vezes jogo através da Shield mas configurar para funcionar com o gamepad é uma dor de cabeça.
Este amiga 500 mini poderia ser uma boa solução plug-and-play porém só suportando jogos em Whdload.

@RuySan pesquisei melhor e encontrei um site cheio de jogos amiga em formato Whdload.

Também é possível instalar um teclado e gampads, tem 3 entradas usb para isso mesmo.

Se o teu objectivo é ter uma forma simples e plug and play de jogar jogos de amiga, então acho que fazes parte do público alvo. WHDload é uma forma mais simples de jogar porque não tem trocas de disquetes e todo o carregamento é instantâneo.

No entanto, seria bom o suporte ADF porque nem todos os jogos estão disponíveis em whdload, e mais importante ainda, têm os cracker intros, que é o que me faz salivar de nostalgia:)
 
Pelo menos da minha parte apesar de saber que alguns jogos não estão disponíveis em whdload a minha experiência tem sido quase perfeita, meter os jogos que quero na pen e conseguir jogar de forma instantânea tem sido uma experiência bastante agradavel com este a500 Mini

acredito que os utilizadores hardcore de amiga o amiga original seja sempre a melhor hipotese e mais fiel claro

agora para os casuais tipo eu e outras pessoas que só querem divertir-se, ligar sem chatices e carregar os jogos que queremos é muito bom

e volto a dizer jogar com dualshock pelo menos da minha parte recordar alguns jogos tem sido espetacular

valeu cada cêntimo o que normalmente nao digo destas consolas mini, a empresa está de Parabéns
 
No entanto, seria bom o suporte ADF porque nem todos os jogos estão disponíveis em whdload, e mais importante ainda, têm os cracker intros, que é o que me faz salivar de nostalgia:)
Sim, em formato ADF era fenomenal, tenho a colecção praticamente toda nesse formato.

Aguarda mais um pouco que para correr os jogos externos em (.lha) é preciso ter na pen usb um (THEA500 WHDLoad Package), pode ser que futuramente saia um (Package) para ADF.

Também vou aguardar, além de que 120€ também acho que é carote.
 
Sim isso já foi referido em certa parte, à quem o faça através do pc ou até de uma box android, assim como todas mini consolas que estão a sair (super nintendo mini, mega drive mini, psone mini) a Amiga 500 é mais uma.
Para ti, para mim e para muita gente que frequenta o fórum até pode ser fácil de jogar num Raspberry pi, mas somos uma minoria, porque a maioria da população não o sabe.

Estas mini consolas são plug-and-play e a comparação é o mesmo que ver streaming da Netflix ou de um site duvidoso.

Verdade, tenho bem a ideia que há pessoal que paga por Raspberry + cartão SD pronto a usar e nem têm ideia que pagam a alguém que basicamente se aproveita do trabalho de outros.

Em relação às mini consolas, não tenho nada contra, apenas acho que no caso do amiga faria sentido ter 1 mini teclado tipo rpi 400 e ser só ligar e jogar 1 Pinball fantasies com teclas.

Mas é como dizes, há público alvo para tudo e para muitos é a oportunidade de voltar a jogar grandes jogos sem grande trabalho.

Interessa é haver oportunidade de escolha, nada contra.
 
@Elvinhas sobre o teclado tens totalmente razão porque se formos a ver, o amiga genuino era no fim de contas um computador e não uma consola como a psone ou super nintendo.
O teclado era parte fundamental e não só para programas era usado, como existem jogos que necessitam dele.

Tudo bem que um teclado externo resolve o problema mas se a ideia é replicar um amiga então falta o teclado.
 
Em parte fisica sim, não em termos comerciais.
O spectrum Next é um falhanço devido ao preço e à comercialização não estar disponível para revendedores.
Acho que nem nunca foi a intenção dos promotores do projecto. Estás dependente de kickstarters e a margem de lucro deve ser mínima.

No entanto adoraria ter uma máquina idêntica para o Amiga. Infelizmente todos os IPs associados ao Amiga estão na mão de empresas parasitas, que tem tornado muito difícil qualquer projecto. Até simples emulação requer os kickstarts que pertencem à Cloanto (que ironicamente usa um emulador no seu Amiga Forever baseado no WinUAE que é feito gratuitamente pela comunidade). Depois os próprios IPs "Amiga" e "Commodore" estão com outros parasitas.


Pelo menos da minha parte apesar de saber que alguns jogos não estão disponíveis em whdload a minha experiência tem sido quase perfeita, meter os jogos que quero na pen e conseguir jogar de forma instantânea tem sido uma experiência bastante agradavel com este a500 Mini

acredito que os utilizadores hardcore de amiga o amiga original seja sempre a melhor hipotese e mais fiel claro

agora para os casuais tipo eu e outras pessoas que só querem divertir-se, ligar sem chatices e carregar os jogos que queremos é muito bom

e volto a dizer jogar com dualshock pelo menos da minha parte recordar alguns jogos tem sido espetacular

valeu cada cêntimo o que normalmente nao digo destas consolas mini, a empresa está de Parabéns

Gosto muito do Dualshock 4, acho que é melhor gamepad de sempre em termos de conforto, mas não me imagino a jogar jogos como Speedball 2, The Chaos Engine ou o Sensible Soccer com um. Tem de ser com Joystick. Será que o Speedlink Competition Pro funciona com o A500 mini? Seria interessante e uma experiência mais autêntica.

Já que estás com a pica toda a jogar Amiga, dá uma olhada no torneio anual do fórum Lemon Amiga (https://www.lemonamiga.com/forum/viewforum.php?f=19&sid=58d13940eec430390f61f9e285cefe99). Já existe há uns 15 anos ou mais. Os jogos deste mês são o Woody's World e o Goal!. E podes nomear jogos para a ronda seguinte. É sempre muito fixe jogar jogos com a comunidade e ir comentando sobre os jogos. Mesmo passado estes anos todos ainda descubro jogos novos.
 
Gosto muito do Dualshock 4, acho que é melhor gamepad de sempre em termos de conforto, mas não me imagino a jogar jogos como Speedball 2, The Chaos Engine ou o Sensible Soccer com um. Tem de ser com Joystick. Será que o Speedlink Competition Pro funciona com o A500 mini? Seria interessante e uma experiência mais autêntica.

Eu percebo o que dizes que não é fiel ao original mas experimenta jogar esses jogos com o dualshock, falo por experiência própria que é um experiência muito boa até agora

em relação aos joysticks sem certezas mas pelo que vi no youtube sim a maior parte é compatível, só é necessário mapear os botões porque vem default e minha opinião sendo o dualshock compativel nao vejo razão para comprar um joystick a não ser pela razão nostalgia
 
Se forem jogos de plataformas joga-se bem com DS4. Já jogo naquelas ligas online há algum tempo, e se mapear o saltar para um botão até admito que um gamepad oferece mais precisão.

Mas o Sensible Soccer por exemplo, para mim necessita de um joystick para ter bom controlo dos efeitos. Tinha um amigo com o Sensible na Megadrive, e por mais que tenha jogado com aquele comando, nunca era a mesma coisa.
 
Back
Topo