1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

The beginning of the end for PPC? (The Soundbooth saga)

Discussão em 'Apple Geral' iniciada por abc, 1 de Novembro de 2006. (Respostas: 9; Visualizações: 658)

1. abc

abc [email protected] Member

http://www.insanelymac.com/

2. QuickFire

QuickFire What is folding?

Para mim a diferença não é muita, mas não vou ser egoista nesse aspecto... Os mac users que ainda têm PPC devem continuar a ter os mesmos direitos...
    A apple criou os universals para isso mesmo :)

Mas temos de admitir que com o tempo estas medidas vão ser cada vez mais frequentes e daqui a uns tempos acaba-se o PPC de vez :S

3. Watermelon

Watermelon Power Member

Eu acho que o Soundbooth quando chegar à versão final vai ser universal... Seria estúpido se passasem a fazer software só para intel! Vejamos o caso do CS3. Ainda há muita gente com PPC que necessita de Photoshop...

4. abc

Eu só sei que não troco de portátil nos próximos dois anos por mais vontade e dinheiro que tenha. Chamem-lhe birra se quiserem, mas as máquinas para mim têm que ter um ciclo de vida mínimo de 5 anos e é por isso que compro sempre topos de gama. E como tal espero bem que durante os próximos 2 anos o PPC ainda esteja vivo senão uso o Hackintosh.... :P

5. timber

timber Zwame Advisor

É foleiro mas acho que era espectável. Pelos mesmos motivos que não existe um Photoshop CS2 UB. As coisas são feitas para a frente ou seja para vender.

Se a Apple não tiver mão nisto é o que vai acontecer com mais programas. Aposto que pela vontade da Adobe o CS3 era já intel only (aí no entanto ainda tinham vários clientes à perna com Power Macs)

6. iStarTAC

iStarTAC Power Member

Que o PPC está condenado a morte acho que todo mundo sabe, só não se sabe é quando.
    No meu entender o mercado é que vai ditar este tempo, enquanto houver mercado Mac PPC as empresas vão continuar a fazer software para esta arquitectura.
    E o "universal binary" é uma coisa boa, o mal é que há empresas como a Adobe que passam completamente ao lado disso, por causa da maneira que fazem o seu software.

7. Demiurgo

Demiurgo Xerife de Nottingham

Esta atitude era perfeitamente previsível.

Não seria era de esperar tão cedo e vindo de uma empresa com a importância da Adobe.

Mas se pensarmos bem, acontece o mesmo com as versões diferentes do OS X. Passo a explicar, há milhentos programas que quando são desenvolvidos de raíz só o são para 10.4, deixando os utilizadores do 10.2 ou 10.3 perfeitamente agarrados.

As consequências são as mesmas: o utilizador quer o software x, então terá de fazer o upgrade. Num caso de OS, no outro de máquina.

PT

8. abc

Muito diferente uma vez que o custo de um upgrade no OS é substancialmente mais pequeno que uma nova máquina já sem falar que independentemente de ser politicamente correcto ou não, a verdade é que a vasta maioria dos consumidores comuns não paga o software que usa e é precisamente por isso que existem licenças OEM e afins, é de certa forma para ver se o software é pago ao menos quando o hardware é comprado.

De qualquer forma o Leopard vai ser sem dúvida o último OS para PPC e verdade seja dita, a maioria das pessoas (excepto os geeks como eu por ex) consegue viver perfeitamente com uma versão anterior de seja qual for o software durante muito tempo. Basta ver a quantidade de pessoas, empresas, etc que utiliza software como o Adobe Photoshop 7 ou o AutoCAD 2000 por exemplo.

9. Demiurgo

Demiurgo Xerife de Nottingham

Evangelion,

O valor de um e de outro são, naturalmente muito diferentes. E o preço do hardware inclui...obviamente um hardware novinho a estrear :).

O ponto que queria demonstrar é que também de um prisma puramente de software já se vem a sentir um efeito de transição e "imposição" de actualização do OS X.

Nesse aspecto há parelelismos entre ambas as situações.

Para mim, felizmente que a Apple continua a lançar actualizações de segurança para o Panther e a permitir que o itunes corra em sistemas operativos mais antigos.

PT

10. abc

Naturalmente concordo em absoluto com o ponto que querias apresentar. É verdade que há sempre uma certa imposição e não podemos negar isso, eles obviamente querem vender e também é verdade que há paralelismos com esta nova situação porque como já disse, eles querem vender...

Se pareço um pouco receoso do futuro é mais por birra minha que outra coisa. Gosto muito do meu PowerBook e a verdade é que não sinto falta de uma máquina nova e não aceito que me "obriguem" a comprar uma por causa desta transição. São 3 anos de casamento feliz e a máquina apesar do muito uso continua como nova.

De qualquer forma, reafirmo que acho que o futuro não é negro. As versões PPC que existem agora devem chegar e sobrar para os próximos 2 anos além das garantias de grandes big developers como a Apple, a Microsoft, a WolfRam, etc. Os Universal Binaries também são uma garantia de futuro forte e acho que não vamos ter falta de small apps em UB uma vez que o Xcode é cada vez mais um standard para os small developers. Apenas os big developers usam soluções de programação third party que não nos garantem os UBs.

Acho que quando o 10.6 sair, a minha máquina já deve estar suficientemente outdated para que tenha que a substituir por necessidade real.

Partilhar esta Página