The beginning of the end for PPC? (The Soundbooth saga)

abc

Portugal@Home Member
The beginning of the end for PPC? (The Soundbooth saga)

Adobe announced last week the beta of Soundbooth, an audio editing app from the company who seems to have its hand in every media-related cookie jar. Mac fans, however, weren't too happy with a little caveat to the application: it will only run on Intel Macs. ***** support, it seems, is slowly going the way of the buffalo.

Macintouch (a site to which I would normally link at this point if it didn't have the worst web-based interface on the planet) seemed to lead the charge against Adobe, claiming that they had abandoned the PPC users.

John Nack, Adobe's Photoshop product manager, had this to say:
Now, if you were Adobe and had started developing a new application at exactly the time when Apple told you, "This other chip architecture is dead to us," would you rather put your efforts into developing for that platform, or would you focus elsewhere?

This logic seems lost on a lot of online posters, who leap to some fairly outlandish conclusions. "Oh my God, next thing you know, Photoshop and the other apps won't run on *****, and the next thing you know, they'll kill Mac versions altogether and just tell us to run Windows using Parallels!" At what point Adobe will burn Snuggle the Fabric Softener Bear in some dark pagan ritual isn't specified, but that must be the natural next step, right??

I have to ask myself, Why on earth am I devoting part of my weekend to writing all this? Why not blow it off and get out of the house? Maybe I should, but as a die-hard Mac user I feel like someone has to speak a little truth to the Mac community--or rather, to that vocal little group of zealots and forum trolls. So here's my message for those folks: You're hurting the Mac platform. You're hurting the Mac community. You need to crush a little aluminum foil against those antennae of yours, because you're hurting everyone concerned. You're making it harder (and less appealing) for people of goodwill to make the effort to support the Mac.
The man has a point.

I doubt that this would be much of an issue had Adobe been responsible, over the past year, in getting Intel versions of their apps out the door. I've heard their excuses and, although reasonable, they're still lacking. If Adobe wants to be choosy with their architecture support, that's fine... just find a position and stick with it. Snubbing both Intel and PPC users is never good for customer relations.

The true question, though, is this: are we seeing the beginning of a trend?

http://www.insanelymac.com/
 
Para mim a diferença não é muita, mas não vou ser egoista nesse aspecto... Os mac users que ainda têm PPC devem continuar a ter os mesmos direitos...
A apple criou os universals para isso mesmo :)

Mas temos de admitir que com o tempo estas medidas vão ser cada vez mais frequentes e daqui a uns tempos acaba-se o PPC de vez :S
 
Eu acho que o Soundbooth quando chegar à versão final vai ser universal... Seria estúpido se passasem a fazer software só para intel! Vejamos o caso do CS3. Ainda há muita gente com PPC que necessita de Photoshop...
 
Eu só sei que não troco de portátil nos próximos dois anos por mais vontade e dinheiro que tenha. Chamem-lhe birra se quiserem, mas as máquinas para mim têm que ter um ciclo de vida mínimo de 5 anos e é por isso que compro sempre topos de gama. E como tal espero bem que durante os próximos 2 anos o PPC ainda esteja vivo senão uso o Hackintosh.... :P
 
É foleiro mas acho que era espectável. Pelos mesmos motivos que não existe um Photoshop CS2 UB. As coisas são feitas para a frente ou seja para vender.

Se a Apple não tiver mão nisto é o que vai acontecer com mais programas. Aposto que pela vontade da Adobe o CS3 era já intel only (aí no entanto ainda tinham vários clientes à perna com Power Macs)
 
Que o PPC está condenado a morte acho que todo mundo sabe, só não se sabe é quando.
No meu entender o mercado é que vai ditar este tempo, enquanto houver mercado Mac PPC as empresas vão continuar a fazer software para esta arquitectura.
E o "universal binary" é uma coisa boa, o mal é que há empresas como a Adobe que passam completamente ao lado disso, por causa da maneira que fazem o seu software.
 
Esta atitude era perfeitamente previsível.

Não seria era de esperar tão cedo e vindo de uma empresa com a importância da Adobe.

Mas se pensarmos bem, acontece o mesmo com as versões diferentes do OS X. Passo a explicar, há milhentos programas que quando são desenvolvidos de raíz só o são para 10.4, deixando os utilizadores do 10.2 ou 10.3 perfeitamente agarrados.

As consequências são as mesmas: o utilizador quer o software x, então terá de fazer o upgrade. Num caso de OS, no outro de máquina.


PT
 
Muito diferente uma vez que o custo de um upgrade no OS é substancialmente mais pequeno que uma nova máquina já sem falar que independentemente de ser politicamente correcto ou não, a verdade é que a vasta maioria dos consumidores comuns não paga o software que usa e é precisamente por isso que existem licenças OEM e afins, é de certa forma para ver se o software é pago ao menos quando o hardware é comprado.

De qualquer forma o Leopard vai ser sem dúvida o último OS para PPC e verdade seja dita, a maioria das pessoas (excepto os geeks como eu por ex) consegue viver perfeitamente com uma versão anterior de seja qual for o software durante muito tempo. Basta ver a quantidade de pessoas, empresas, etc que utiliza software como o Adobe Photoshop 7 ou o AutoCAD 2000 por exemplo.
 
Evangelion,

O valor de um e de outro são, naturalmente muito diferentes. E o preço do hardware inclui...obviamente um hardware novinho a estrear :).

O ponto que queria demonstrar é que também de um prisma puramente de software já se vem a sentir um efeito de transição e "imposição" de actualização do OS X.

Nesse aspecto há parelelismos entre ambas as situações.

Para mim, felizmente que a Apple continua a lançar actualizações de segurança para o Panther e a permitir que o itunes corra em sistemas operativos mais antigos.


PT
 
Evangelion,

O valor de um e de outro são, naturalmente muito diferentes. E o preço do hardware inclui...obviamente um hardware novinho a estrear :).

O ponto que queria demonstrar é que também de um prisma puramente de software já se vem a sentir um efeito de transição e "imposição" de actualização do OS X.

Nesse aspecto há parelelismos entre ambas as situações.

Para mim, felizmente que a Apple continua a lançar actualizações de segurança para o Panther e a permitir que o itunes corra em sistemas operativos mais antigos.


PT
Naturalmente concordo em absoluto com o ponto que querias apresentar. É verdade que há sempre uma certa imposição e não podemos negar isso, eles obviamente querem vender e também é verdade que há paralelismos com esta nova situação porque como já disse, eles querem vender...

Se pareço um pouco receoso do futuro é mais por birra minha que outra coisa. Gosto muito do meu PowerBook e a verdade é que não sinto falta de uma máquina nova e não aceito que me "obriguem" a comprar uma por causa desta transição. São 3 anos de casamento feliz e a máquina apesar do muito uso continua como nova.

De qualquer forma, reafirmo que acho que o futuro não é negro. As versões PPC que existem agora devem chegar e sobrar para os próximos 2 anos além das garantias de grandes big developers como a Apple, a Microsoft, a WolfRam, etc. Os Universal Binaries também são uma garantia de futuro forte e acho que não vamos ter falta de small apps em UB uma vez que o Xcode é cada vez mais um standard para os small developers. Apenas os big developers usam soluções de programação third party que não nos garantem os UBs.

Acho que quando o 10.6 sair, a minha máquina já deve estar suficientemente outdated para que tenha que a substituir por necessidade real.
 
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