Multiplataforma The Elder Scrolls V: Skyrim - Special Edition (Bethesda)

boas pessoal tenho um msi ge72 2ql com uma GTX950M 16GB de ram e com um i7 5700HQ e tenho só ocnsigo correr isto( e mesmo assim com uns 25fps) com tudo em low com a pior resolução que tem de escolha no launcher. É normal pra esta config?
 
Que valor destes ao iMinGrassSize; fGrassMaxStartFadeDistance; e ao uGridsToLoad
E que frame rate tens com esses settings?

iMinGrassSize=40, mas tenho usado à 20, dado que fica enorme a relva...
fGrassStartFadeDistance=25000.0000
fGrassMaxStartFadeDistance=25000.0000
fGrassMinStartFadeDistance=10000.0000
uGridsToLoad=5
uExterior Cell Buffer=4096

o framerate teve um drop bom, não tou com nada a mostrar o framerate e noto uma redução, se calhar terei que reduzir isto, dado que quebra mesmo onde tem imensa relva. Mas que fica brutal lá fica!

Entretanto quando chegou aos 3900 mb de vRAM usada, notei algumas quebras maiores... aka GTX 970 3,5GB bug.

Alguém já jogou o jogo em si?

O original joguei bastante, incluindo os DLCs.

yup, muitas horas mesmo :D

Mas este ainda não está propriamente jogavel. Ainda falta o SKSE, SKYUI, Enhanced caracter edit, Immersive HUD, Revenge of the enemies, Maximus Perkus, etc

pois, sinto falta de algumas coisas. Os mods que não precisam de SKSE nem coisas exóticas dá para usar na boa, logo posso usar os meus 2 mods de perks (dei uma ajeitada nas skills trees) e de melhora de itens (aumentei a duração das poções de smithing e enchant, dado que 30s e o mesmo que nada, gastas quase 10s entre ativar o aparelho e começar a fazer algo, abaixei o peso enorme de alguns itens).

Se tentarem carregar um mod que precisa do SKSE o jogo não abre, ainda que o processo fique activo a comer ciclos do CPU.

o Maximus Perkus que estou curioso para testar. Sei que é pro skyrim normal, mas usa-lo num save "avançado" (level 92) tem algum impacto? pelo o que li alem dos perks adiciona outras coisas que tenho noutros mods, logo se calhar tenho que primeiro desativar estes mods, criar novo savegame e só depois activar o MP?

bom, mesmo com opções limitadas de modding, já tenho 33 mods activos, 4 para testar e outros que ainda não fiz load no NMM

A maioria é mesmo gráficos, texturas e afins. tem um que deixa os "mage outfits" mesmo brutalíssimos!
 
Última edição:
iMinGrassSize=40, mas voltei a usar 20.
fGrassStartFadeDistance=25000.0000
fGrassMaxStartFadeDistance=25000.0000
fGrassMinStartFadeDistance=10000.0000
uGridsToLoad=5
uExterior Cell Buffer=4096

o framerate abaixou um pouco, se calhar terei que reduzir uns valores.

Entretanto quando chegou aos 3900 mb de vRAM usada, notei algumas quebras maiores... aka GTX 970 3,5GB bug.

Com esses settings deves estar a rondar os 30 fps ou menos?

O setting uExterior Cell Buffer:4096, foi usado por mim como forma de tentar fazer pre-load de dados na ram para evitar stuttering enquanto andava pelos níveis, e os dados carregavam.
Mas também tem a desvantagem de encher a memória. Não sei se afecta a vram, mas tenta colocar a 36, que é o valor default para o ugrids a 5.
Pouca gente usa o cell buffer a 4096.
 
sim, alguns momentos acho que deve andar nos 20 fps, se fosse menos que isso seria totalmente inviável. Vou testar a 36 e ver como se porta.

vou ver com o fraps como está.

Entretanto ja tive um CTD ao fim de alguma horas com o jogo aberto. Provavelmente com um consumo de ram a condizer...

PS: tem algum setting para tirar o video da intro?
 
Não me lembrei deste.

Quanto aos frames, no momento deste SS estava a 22 fps. Se olhar para cima ou para baixo volta aos 60.

grass.jpg
 
boas pessoal tenho um msi ge72 2ql com uma GTX950M 16GB de ram e com um i7 5700HQ e tenho só ocnsigo correr isto( e mesmo assim com uns 25fps) com tudo em low com a pior resolução que tem de escolha no launcher. É normal pra esta config?

Abre o Skyrimprefs.ini, vai ao fundo e vê se ele detectou a tua gráfica ou o IGP da Intel.

Não me lembrei deste.

Quanto aos frames, no momento deste SS estava a 22 fps. Se olhar para cima ou para baixo volta aos 60.

Isso é muito pouco para ser jogavel. Tens de começar a reduzir settings.

Creio que estejas a usar o mesmo setup de Grass que e, por isso creio que o imingrasssize=40 seria melhor. Dá uma densidade de erva bem jeitosa, sem matar os FPS.

Se bem me lembro de usar a GTX 970 com o Skyrim, ela não gosta de sombras em alta resolução.
Muda o iShadowMapResolution=4096, para 2048 ou 1024 e vê que fps tens.
Como o jogo faz um blur nas sombras tão agressivo, és capaz de nem reparar na diferença entre 4096 e 2048.
 
Que pena , o meu q6600 e ati HD 6870 já não se aguentam com o jogo mesmo com tudo no mínimo , fica ali entre os 15-25fps e com muito stuttering.
A versão original ainda andava ali nos 30fps mas está nova já não dá .
Vai ter que ficar na gaveta até conseguir fazer um upgrade ao PC . :-(
 
@Torak Coloquei o iShadowMapResolution a 1024 e deixou de ter estas quebras!!

wtf?

Estranho, esse setting devia fazer subir os FPS, mas não era suposto eliminar stuttering.
Notaste alguma diferença com o uExterior Cell Buffer=36. Ou fica igual a 4096?

Havia um tweak do Skyrim que permetia mudar 2 settings de resolução de sombras.

iShadowMapResolutionSecondary=
iShadowMapResolutionPrimary=

Supostamente, o Primary é a resolução para sombras ao perto e o secondary para sombras ao longe.
Tenta colocar o primary a 4090 e a secondary a 1024. Não sei se vai haver diferença, mas vale a pena tentar.

Entretanto, o Boris conseguiu instalar o jogo, mas há más noticias e o futuro do ENB para este jogo vai ser muito limitado.

I have bad news. Game is very similar to Fallout 4, this means i need to patch each shader manually (and game have 8000+) for every changes of per object data. The mod can't be similar to original Skyrim ENB by amount of features, it's too much hand work which is done automatically with shader recompiler in old versions (i'm using algorithms for detecting similarity in code and adaptively modify).

Can't say for sure, this depends from popularity of this version for users, i'm pessimistic now about modding future of it. In general, same features as current Fallout 4 version have now. Maybe arameters for fire and particles. Better forget about subsurface scattering, it's under big doubt (btw, game have some buggy character lighting which changes by angle of camera). Uncertain about IBL, detailed shadows, clouds shadows - there rather not than yes.

I don't see the reason to make ENBSeries for Skyrim SE, but if people want it and modding community will move to it, then okay, i'll do it. For now it's unknown, many mods will never be compatible, i don't believe many authors are interested to update. The only positive thing is that Skyrim SE and Fallout 4 external shaders would be cross compatible (but not many users need mod for Fallout 4). Skyrim SE is not made for modders, it's released to earn money on same old title, but only modders keep this game alive, so modders decides the future of SSE.
 
Com as shadows a 1024 já consigo ter isto a 50-60 fps onde ficava a 20-30.
Eu mexi no uExterior Cell Buffer ao mesmo tempo. Vou por denovo a 4096 e ver.

Pois, com isso vai pro ar o potencial do jogo... O problema foi ter chegado tarde, o DX11 e 64 bits devia ter saído em 2013 ou 2014...
 
Alguém me explica para que serve nas opções o FOV na ps4? já aumentei e diminui e não noto diferença nenhuma na imagem.
Normalmente é para mudar o ângulo de visão, quanto maior mais área de jogo vês mas se aumentares muito ficas com aquela distorção conhecida por olho de peixe.

Eu também tenho o jogo na Ps4 para a análise aqui da Zwame, mais logo posso verificar isso.
 
Quer dizer, fizeram o SE a pensar na malta das consolas, mas o motor do jogo gosta é de nVidias... A 390X que na altura delas era muito mais cara que a 970 fica um nadinha a frente...

Estranho, esse setting devia fazer subir os FPS, mas não era suposto eliminar stuttering.
Notaste alguma diferença com o uExterior Cell Buffer=36. Ou fica igual a 4096?

Havia um tweak do Skyrim que permetia mudar 2 settings de resolução de sombras.

iShadowMapResolutionSecondary=
iShadowMapResolutionPrimary=

Supostamente, o Primary é a resolução para sombras ao perto e o secondary para sombras ao longe.
Tenta colocar o primary a 4090 e a secondary a 1024. Não sei se vai haver diferença, mas vale a pena tentar.
.

ativei isso tudo e ainda aumentei o draw distance da relva e tudo oki doki.

O que parece dar cabo dos frames é mesmo o iShadowMapResolution acima de 1024...

Agora se forem testar mods, façam com cuidado, muitos backups dos saves e afins!

Os seguintes mods não recomendo usar de momento:
* A Quality World Map - New Installer-4929-8-4
--- Não funciona no SE, conflito de ficheiros com Enhanced Distance Terrain
* Diverse Dragons Collection SE-695-1-0-0
--- Dragões invisíveis
* Cloaks of Skyrim 1-2 -12092-1-2
--- corrupção gráfica quando olha para alguns NPC's, talvez se usar só para o player equipar os cloaks não deve ter problemas.
--- ícone no inventório invisível
* Ivarstead (mod que adiciona casas e afins nesta vila)
--- corrupção gráfica quando está perto ou dentro da vila.
 
Última edição:
Que pena , o meu q6600 e ati HD 6870 já não se aguentam com o jogo mesmo com tudo no mínimo , fica ali entre os 15-25fps e com muito stuttering.
A versão original ainda andava ali nos 30fps mas está nova já não dá .
Vai ter que ficar na gaveta até conseguir fazer um upgrade ao PC . :-(

O motor gráfico do jogo tem muito espaço de manobra. Eu e o @JPgod andamos a puxar os gráficos para além do máximo das opções do jogo.
Mas também é possivél ir na direção oposta. É possivél reduzir os gráficos nos inis do jogo, sacrificando algumas coisas.
 
jogo abusa da ram pora.....

Abusa? Nem por isso, vram só usa 2-3GB, ram só usa uns 4-5Gb.

Para abusar mesmo da ram e da vram, nada como unas packs de texturas a 4K com montes de parallax, grass a 25000, ugrids a 15.
O resultado, 5.9Gb de vram e 7Gb de ram :D

Com ugrids a 21 ele crashou e corrompeu o savegame.
 
Back
Topo