The End of Windows

@anthonws o que o futuro será nenhum de nós sabe ao certo. No entanto, perante o que se sabe "hoje" dá para perspectivar o que será o "amanhã", e olhando para este último não vejo a AI nem a Mixed Reality como essencial no "amanhã" ... no "depois de amanhã" acredito, mas não "amanhã".

Mas mesmo focando-nos nestes, e olhando para o que temos "hoje" vejo a Microsoft atrasada perante toda a concorrência. O Windows Mixed Reality atingiu 5% de MarketShare e já começa a retrair-se tendo passado completamente ao lado do comum mortal. Não há Marketing, não há Displays em lojas, e nem sequer há qualquer associação a aplicabilidades práticas verdadeiramente úteis capazes de atrair público, o que por sua vez atrairia os Developers. Podiam ter acompanhado o lançamento da Xbox One X com o suporte a estes HeadSets, mas nem isso foram capazes de fazer.

Por exemplo, independentemente do público-alvo ser diferente, o PSVR é um sucesso brutal quando comparado com qualquer WMR. Talvez nos USA, e em algumas empresas o WMR esteja a ser um sucesso, não sei, mas a realidade nua e crua é que não desperta o interesse dos produtores de conteúdos, e como tal está destinado à morte (seja pela ausência de suporte, seja pela mentalidade da Microsoft de "Not The Leader -> Product Killed").

Falando da AI, é outro tema curioso. Os vossos Cognitive Services existem já há algum tempo, no entanto só durante o Creators Update é que começámos a ver timidamente algumas das suas funcionalidades a surgir na App Fotografias (funcionalidades essas que existem na concorrência há anos). Ontem abri a App Câmara num Samsung Galaxy S9 e tinha logo uma opção de análise com AI ao que capturava (algo que em tempos existia - de acordo com as potencialidades tecnológicas da altura - no WP8). No W10 (no de Desktop que é o único activo verdadeiramente) não vejo nada semelhante.

A maior representante de AI da Microsoft, a Cortana tornou-se completamente irrelevante. Pode até ser muito evoluída nos USA, mas de nada isso interessa se a concorrência já tem um produto concorrente mais evoluído e a falar em dezenas de idiomas. Os Bots no Skype tiveram alguma adesão?! Os que lá vejo são exactamente os mesmos que estavam presentes no lançamento. O HoloLens está em hiatus à espera que a concorrência apresente algo semelhante/superior?! Para quem acha que o futuro é a AI acaba por ser estranho tal lentidão e inacção.

Falando numa perspectiva de Developer e material distribuído para os mesmos, o Bot Framework teve alguma adesão?! O WinML, assente numa plataforma que vocês mataram (UWP) está a ter algum sucesso?! Ainda esta semana li um Tweet de um tipo que trabalha na Microsoft onde ele dizia algo como "Se não estás a trabalhar em AI e em WinML estás a cometer um erro" e ri-me com as respostas, respostas essas que demonstram que o pessoal na Microsoft deve viver numa realidade alternativa. Vocês mataram a vossa comunidade de Devs!

Enquanto isso, na concorrência, o ARKit é um sucesso na comunidade de Developers do iOS resultando em produtos úteis para o consumidor, o AR da Google começa a ganhar tracção acompanhando a Apple. Os Assistentes Digitais estão como sabemos na Google e Amazon (onde até ver, só está presente em SOs que não da Microsoft), enquanto que a Apple vai buscar referências da área para tentar recuperar terreno (e mesmo estando atrasada, sempre têm Consumidores/Developers do seu lado - por muito pequeno que seja o MarketShare do iOS).

O que eu quero dizer, de forma resumida, é que na perspectiva de quem dita o sucesso/insucesso das tecnologias (os Consumidores, o Casual Joe) a concorrência está à frente em todas as vertentes que dizes a Microsoft achar ser o futuro.

Certamente não sei mais que o Nadella (sou certamente o gajo mais burro presente neste fórum com uma tremenda tendência em gostar de m€rd@), mas custa-me acreditar que se achava que se podia saltar de A para C abandonando B sem sofrer consequências que se estenderiam até C. Ao abandonar B (não falo só do Mobile, falo de tudo a nível geral e do que significa para as UWPs e outras tecnologias) feriram mortalmente quem produzia e quem consumia entregando toda essa massa de bandeja aos concorrentes (pessoal que nunca irá retornar). O Azure pode ser muito bonito, mas "Out of Sight, Out of Mind".

O futuro pode ser tudo aquilo que referes, mas sem uma ponte/estrada que ligue o presente ao futuro não haverá maneira de lá chegar!

Nossa que texto grande :)

1. Mixed Reality. Existe imensa publicidade e exposição física, mas nada em Portugal. Estive em US 15 dias e o que não faltava era espaços dedicados para VR (gigantes), com Store employees dedicados, exibindo os principais OEM's. Experimentei o Lenovo e Samsung, sendo que este último tem imensa qualidade.
Conteúdos? Entre Plex, Netflix, jogos nativos e agora SteamVR, não me parece que esteja assim tão mal :)

https://docs.microsoft.com/en-us/wi...uide/using-steamvr-with-windows-mixed-reality

2. Cognitive Services estão a ser amplamente utilizados no mercado empresarial, inclusive por alguns clientes em Portugal. Referências não faltam :) https://azure.microsoft.com/en-gb/case-studies/?service=cognitive-services (estes são apenas os clientes que autorizaram ser referência... existem muitos mais...)

3. Não é a Microsoft a dizer que o futuro é ML e AI, é a indústria, os analistas, os clientes, etc. O número de clientes e parceiros neste momento à procura de Data Scientists e Cloud Architects em Data e Analytics é simplesmente avassalador (não estou a limitar-me a Portugal).

https://www.statista.com/statistics/607716/worldwide-artificial-intelligence-market-revenues/
https://go.forrester.com/wp-content...igence_Will_Drive_The_Insights_Revolution.pdf
https://www.mckinsey.com/~/media/Mc...Artificial-Intelligence-Discussion-paper.ashx

Onde é que é importante estar nesta onda para a MS? Onde temos o competitive edge. Claramente na vertente de fornecedor de serviços de ML e AI. Daí a aposta atual em Data + AI e todo o reforço da nossa Microsoft Research.

https://news.microsoft.com/features...rpose-quantum-computing-moves-closer-reality/

Todos os nossos serviços hoje "bebem" destas capacidades. Exemplos? Toda a nossa stack de segurança está assente em capacidades de ML e AI. Windows Defender ATP, Windows Defender AV, Cloud App Security, Azure Advanced Threat Protection, Azure AD Identity Protection (real time risk identity assessment, durante autenticação), etc.

4. Posso dizer que Bot Framework é um sucesso no mercado empresarial. Soluções custom em áreas como Finance, Insurance, Telcos, Call Center/Support, etc.. E muitos adotaram não só os Bot Frameworks, como também os Cognitive Services para analisar sentimento, traduzir texto em tempo real e muito mais.

5. WinML acabou de ser lançado...

6. Quem dita o sucesso da Microsoft, pelo menos o futuro, já não é o consumidor final. Já não somos uma tech shop de Office e Windows em CD.

Os tempos mudaram. O foco é outro.

O resultado? Positivo, diria.



http://www.businessinsider.com/morgan-stanley-microsoft-1-trillion-company-next-year-2018-3

Hth,
anthonws.
 
Pois, mas como consumidor e não accionista o sucesso para mim é medido de outra forma, pouco me interessa o seu valor de mercado se os sinais que vejo no mobile em concreto nos últimos 24 meses não me agradam, ou por outras palavras, preferia ver a Microsoft a perder valor de mercado mas com 5% ou 10% de market share, W10m e store sólidos e Lumia 6xx/7xx no mercado.
 
Pois, mas como consumidor e não accionista o sucesso para mim é medido de outra forma, pouco me interessa o seu valor de mercado se os sinais que vejo no mobile em concreto nos últimos 24 meses não me agradam, ou por outras palavras, preferia ver a Microsoft a perder valor de mercado mas com 5% ou 10% de market share, W10m e store sólidos e Lumia 6xx/7xx no mercado.

É pena... eu sei... mas... Mobile, no sentido lato de telemóveis, não é o foco da empresa.

https://twitter.com/joebelfiore/status/917071399541391360
 
Sim, já todos aqui sabemos isso aliás desde que o W10m e os Lumia x50 foram lançados em 2015 diga-se, mas o foco do consumidor também não é o valor das acções da empresa de certamente.
 
Quase todos os jogos mobile são feitos em unity. Se o unity está incluído em non-native, como raio a percentagem é tão baixa? I call bullshit. Isso são percentagens de apps que usam esse tracker. Não parece que representem a realidade completa, de longe.

Não sei onde vais buscar esse número ou se é simplesmente uma dedução que fazes, podes elucidar?

Digo isto porque os dados a que tenho acesso e que são públicos, está longe de serem "são quase todos". Os dados são da própria Unity(2016 - fonte), que refere que 34% do top 1000 de jogos free têm como base o Unity:

aIa1osk.png


Claro que de todo o parque de aplicações, nem tudo é jogos. Na Play Store os jogos representam cerca de 21% do parque de aplicações disponíveis(fonte), e desses, 34% são Unity. No global atingem cerca de 7%. Isto claro com números de 2016(27% de non-native).
 
futurologia á parte, se as receitas da cloud ultrapassarem as receitas do SO, obviamente os recursos (humanos e n só) da empresa terão de refletir isso mesmo para n correrem o risco da concorrência, com mais recursos, chegar e arrecadar essas receitas.
de resto, como já disse noutros lados, isto n passa de um tópico clickbait baseado num artigo clickbait.
 
O futuro claramente não é SO's (não como os conhecemos), nem Web (i.e. Browsers), nem Mobile (dead concept and only novelty, no innovation)...

Cloud é claramente o futuro! Data + AI é o futuro! Mixed Reality é o futuro!

Mas onde é que acham que todas estas experiências vão ser baseadas? Naturalmente que terão uma unidade de processamento, um sistema operativo (mais uma vez, não como os conhecemos hoje), uma interface, etc.

A reorganização do OPG e WDG é na prática a externalização - a dita mensagem - de uma revitalização e readaptação que começou há muito tempo.

Pessoalmente, acho que o futuro é brilhante :)

"Change is inevitable. Opportunity lies in embracing change."
Isso quer dizer concretamente o quê?
 
Eu gosto de ver o @anthonws o que tem a dizer, e claramente está motivado e acredita no caminho definido pelo ceo.
Mas isto na perspectiva do consumidor é muito pouco palpável. Não havendo um produto físico é difícil de compreender onde querem chegar.
 
A cloud é muito bonita, o pior é o mundo real onde a internet não funciona a 100%
Por exemplo em instituições e em empresas em Portugal é mato.
 
o povo já usa a cloud há muitos anos. n é nada palpável e podem n compreender bem como funciona, mas isso é irrelevante.
Não é irrelevante quando o cliente quer sempre saber o que está a comprar.

Precisas de oferecer uma solução, não uma ideia.
E soluções devem ser quantificadas e para isso são baseadas em factos e resultados práticos.
 
lol n conheço ng q use cloud e queira saber se comprou alguma coisa disso ou n. querem é as suas fotos em todo o lado e alguns sabem q com a internet isso é possível. o resto…
A cloud é muito bonita, o pior é o mundo real onde a internet não funciona a 100%
Por exemplo em instituições e em empresas em Portugal é mato.
são cada vez menos e com a expansão da fibra…
entretanto os Gb móveis estão cada vez mais baratos.
 
lol n conheço ng q use cloud e queira saber se comprou alguma coisa disso ou n. querem é as suas fotos em todo o lado e alguns sabem q com a internet isso é possível. o resto…

Posso-te garantir que, pessoalmente, conheço pessoas (sobretudo jovens ainda) que usam e preferem um bom velho disco externo para armazenamento que meter documentos na cloud. Não estou a dizer que seja melhor (pois tenho noção que não é) porém ainda é a realidade.
 
É um aparelho muito apelativo mas demasiado caro. Bom para qd se está em deslocação por ser leve e pelas dimensões reduzidas
Lá está a razão porque não acho demasiado o custo de uma Lapdock x3, se a conseguir por 20% desse valor. É igualmente muito bonita, leve e pequena e satisfaz plenamente as necessidades "em deslocação", se acoplada a um w10m com algum poder de processamento.
 
Acho que algumas pessoas devem sair da sua bolha salarial e saltar um pouco para o mundo real.
Esses preços so existem pq há compradores nem que seja com sacrifício pessoal.
São preços ridiculos para o mundo atual que apelida "mundo tecnologico".
Aparelhos desses deveriam ter preços máximos de 500€ tal como os telemóveis deveriam ter preços maximso de 400€
 
Back
Topo