The End of Windows

Se realmente fosse assim andava tudo de 550 PRO em vez de um 950 XL ou HP X3 já que supostamente faz o mesmo, seja como for as necessidades ou grau de exigência de cada um varia de pessoa para pessoa, felizmente.

Quanto ao mercado de PCs/portáteis para mim está claramente em queda livre que cada vez se faz mais e melhor num smartphone (pelo menos num que entregue estabilidade e apps para isso), mas se amanhã comprar um portátil (ou tablet) com W10 dificilmente este não virá do mercado chinês.
 
Quanto ao mercado de PCs/portáteis para mim está claramente em queda livre
Não está. Pelo menos numa análise global está claramente em (re) ascensão

Quanto ao telemóvel fazer o mesmo ou próximo...nem em sonhos. O telemóvel continua a ser uma ferramenta de desenrasque e consulta, cada vez com mais capacidades mas continua .
Aliás, desde 2014 que, neste campo, o telemóvel praticamente estagnou
 
Essa lenga-lenga de que o mercado de PCs fixos e portáteis está para acabar por causa dos dispositivos móveis (smartphones e tablets), já anda a circular aos anos e até agora 0. Cada vez se vendem mais PCs fixos, quer já montados ou suas peças para montar (este último mercado disparou incrivelmente nos últimos anos, são cada vez mais as pessoas que montam o seu próprio PC fixo), e mais portáteis também. Enquanto os smartphones e tablets não conseguirem ter o mesmo desempenho que um PC convencional, e não os conseguirem substituir totalmente através de "híbridices" recorrendo a power bases, Continuums e afins, os PCs convencionais por cá andarão ainda por muitos mais anos. Só o facto de o tamanho dos ecrãs dos smartphones e dos tablets ter o tamanho que têm, é de si logo bastante limitador. Outro facto é a questão da upgradability, para se fazer upgrade a um smartphone ou tablet é preciso basicamente trocá-lo por um novo, num PC não.

Enquanto o Windows tiver certas vantagens estratégias perante outros SOs no mercado, continuará a liderar esse mesmo mercado. Falo de tecnologias como o DirectX para o gaming, por exemplo. Mesmo aí, outras APIs como o Vulkan já conseguem fazer frente, no entanto o número de jogos que a usam eficazmente é ainda diminuto, e enquanto a Microsoft conseguir ter grandes OEMs, publishers e developers na mão, o status quo manter-se-á. Status quo esse que a MS não tem no mercado Mobile, mas que o tem no mercado mainstream sem dúvida.

Um smartphone ou tablet para mim serve apenas para consumo de entretenimento rápido (música sem olhar muito a qualidade, YouTube, jogos básicos, etc) e tarefas básicas on-the-go (OneNote, consultar e-mails, browsing leve, etc). Mesmo para redigir um e-mail mais elaborado ou de cariz oficial, não dispenso um bom ecrã e um teclado, muito mais prático e rápido.
 
Um gajo apresenta estudos em como a venda de pcs está em ascensão e dps ainda dizem q n só pk sim. E dps certos users é q cá andam com palas....
 
A Microsoft pelo menos deve acender todas as velinhas para que assim continue... :D

Mas convém dizer que pelo menos para mim o "Fim do Windows" já há alguns anos que nunca seria sinónimo do fim do desktop/laptop, gosto muito do W10 que tirando um pormenor ou outro considero a melhor versão do Windows que lançaram mas se amanhã montar um PC e lhe colocar Linux para a utilização que lhe dou nem daria pela diferença sequer, da mesma forma que uso um Chromebook diariamente e continuo com os componentes na caixa para montar o desktop.

Upgrade a PCs já lá vai o tempo que via isso como uma mais valia, com cada vez menos tempo livre quero é algo plug n play que simplesmente funcione e me traga poucas chatices em configurações/compatibilidades mas se calhar estou a ficar velho (talvez isso explique em parte os componentes ainda estarem na caixa). :-D

---

Quanto "ao resto", as palavras "para mim" (mas podia ser "no meu caso" ou "pessoalmente") numa frase fazem toda a diferença mas nem me vou dar ao trabalho de explicar português e a sua interpretação que nunca tive jeito ou paciência para professor, estudassem... :neutral:
 
Mania de considerarem o quintal deste planeta, EUA, os sábios da coisa. No fundo são dos povos mais estupidificados ao cimo da terra.
Temos que passar a analisar as coisas de forma global e não local !
https://www.windowslatest.com/wp-content/uploads/2018/04/PC-market-share-by-IDC.jpg

Não sei então porque usas um sistema operativo originário de um local, cito, "quintal deste planeta". Será a MS para ti, a única excepção desse "povo estupidificado" residente no "quintal"?

Quanto ao US, é o mercado bitola que representa o sucesso ou insucesso de eventuais estratégias mais imediatas e locais. Globalmente o mercado está exposto a outros factores externos que podem influenciar as vendas, como por exemplo legislação, regimes politicos(lobbying regional) e flutuações de stock disponível.

Não está. Pelo menos numa análise global está claramente em (re) ascensão

Um gajo apresenta estudos em como a venda de pcs está em ascensão e dps ainda dizem q n só pk sim. E dps certos users é q cá andam com palas....

Quanto ao quadro:

Worldwide PC shipments totaled 61.7 million units in the first quarter of 2018, a 1.4 percent decline from the first quarter of 2017, according to preliminary results by Gartner, Inc. The PC market experienced a 14th consecutive quarter of decline, dating back to the second quarter of 2012.

A Dell e marginalmente a HP observaram um acréscimo de vendas combined de 9.3% essencialmente às custas da Asus e Acer que decresceram 21.1%, e não às custas da Apple como alguns aqui querem fazer crer.

mbuz1x7.jpg


mais info no relatório da Gartner lançado a 11 de Abril: https://www.gartner.com/newsroom/id/3871149
 
A meu ver, estes "estudos" e dados de mercado fariam mais sentido englobando um espaço temporal maior, do que os últimos quadrimestres. Aí sim se veria a dicotomia entre qual das afirmações "os PCs estão a cair em desuso" ou "cada vez se vendem mais PCs" está mais correcta. Não me parece que uma diferença de 1,4% a menos de vendas no último ano seja justificação de alguma coisa. Uma tabela ou gráfico que englobasse os últimos 10 anos (espaço temporal em que os smartphones se tornaram mainstream) faria mais sentido para a conversa.

@bseixas O Linux sem dúvida já não é o bicho de 7 cabeças que era para o utilizador comum. Releases como o Linux Mint estão prontas a utilizar out-of-the-box para uso diário e descomplicado. Não fosse fazer uns joguitos de vez em quando, e utilizar certos serviços da MS que não têm integração nativa no Linux, também não sentiria muita diferença. Já para não falar em programação, onde o Linux é capaz de ser o melhor ambiente para tal.
 
A meu ver, estes "estudos" e dados de mercado fariam mais sentido englobando um espaço temporal maior, do que os últimos quadrimestres. Aí sim se veria a dicotomia entre qual das afirmações "os PCs estão a cair em desuso" ou "cada vez se vendem mais PCs" está mais correcta. Não me parece que uma diferença de 1,4% a menos de vendas no último ano seja justificação de alguma coisa. Uma tabela ou gráfico que englobasse os últimos 10 anos (espaço temporal em que os smartphones se tornaram mainstream) faria mais sentido para a conversa.

Está no artigo, é o 14th quarter consecutivo em declínio:

Worldwide PC shipments totaled 61.7 million units in the first quarter of 2018, a 1.4 percent decline from the first quarter of 2017, according to preliminary results by Gartner, Inc. The PC market experienced a 14th consecutive quarter of decline, dating back to the second quarter of 2012.
 
Ok, mas qual foi a percentagem de declínio total nesses 14 quadrimestres? Não vejo referência, mas também não me parece que seja uma percentagem muito elevada. É claro que neste mercado, que seja 1% a menos, já são menos não sei quantos milhões expedidos, mas ainda assim parece-me precoce dizer-se que o mercado de PCs fixos e portáteis está a acabar em detrimento dos dispositivos móveis.

Pelo que percebo, essa análise só contabiliza PCs OEM já montados expedidos, não é contabilizado o mercado de peças - que não afecta tanto o mercado dos portáteis (e aqui, há dados sobre o mercado de Clevos e afins?), mas sim o de fixos. Não será que o mercado de PCs já assemblados não decaiu em detrimento do mercado de peças para custom builds, em vez de ter caído em detrimento do mercado de dispositivos móveis? Food for thought.

Assim de repente, encontrei isto (artigos de 2016 e 2015, já com previsões para 2019):

https://www.jonpeddie.com/store/worldwide-pc-gaming-hardware-market-report-series-total/

«Part of the phenomena JPR observes is that the ranks of PC gamers are growing in the Mid and High-End where ASPs are high. Also that the average PC sale is increasingly motivated by the video game use model which is important to understand in a stagnant or declining overall PC market. As basic computing functions become more entrenched with mobile devices, the PC ultimately becomes a power user’s tool. Whether for gaming, photo and video editing, content creation, etc.»


https://www.theverge.com/2015/9/7/9271463/lenovo-asus-acer-intel-pc-industry-ifa-2015

«The PC gaming market produced $21.5 billion in hardware sales last year, according to data from Jon Peddie Research, which is more than double the revenues derived from console sales. More notably, unlike the broader PC market, which continues shrinking, gaming PC sales are projected to increase over the next couple of years. The JPR analysis suggests the biggest chunk of gaming PC revenue — somewhere in the vicinity of 44 percent — comes from the so-called enthusiast segment, which the researchers identify as "very performance and style oriented, much like sports car owners."»

Portanto sim, efectivamente o mercado de PCs OEM tem decrescido, em parte porque os dispositivos móveis conseguem satisfazer as necessidades e usos básicos, mas para tudo o resto os PCs ainda cá andarão por muito tempo. Só por causa disso, dizer que os PCs estão para acabar por causa dos dispositivos móveis, como muitas vezes se tenta passar a ideia, parece-me rebuscado. É a análise mais óbvia, mas parece-me ter mais que se pareça ao olho.
 
Ok, mas qual foi a percentagem de declínio total nesses 14 quadrimestres? Não vejo referência, mas também não me parece que seja uma percentagem muito elevada. É claro que neste mercado, que seja 1% a menos, já são menos não sei quantos milhões expedidos, mas ainda assim parece-me precoce dizer-se que o mercado de PCs fixos e portáteis está a acabar em detrimento dos dispositivos móveis.

The End of Windows ≠ The End of Workstations/PCs

Há que entender a diferença. Da mesma forma que The End of Windows Mobile ≠ The End of Smartphones, apesar de este ter sido muito menos relevante.

Pelo que percebo, essa análise só contabiliza PCs OEM já montados expedidos, não é contabilizado o mercado de peças - que não afecta tanto o mercado dos portáteis (e aqui, há dados sobre o mercado de Clevos e afins?), mas sim o de fixos. Não será que o mercado de PCs já assemblados não decaiu em detrimento do mercado de peças para custom builds, em vez de ter caído em detrimento do mercado de dispositivos móveis? Food for thought.

O mercado custom/peças nunca foi contabilizado e como tal não se reflectiu nos números/estatísticas anteriores. O declínio pertenceu à amostragem do mercado ready to consume. Custom builds e peças são um nicho e continuarão a ser, mesmo que a sua relevância suba de tom devido a representar uma maior fatia de uma pie chart em declínio. Como já o disse aqui, gamers, geeks e similares não são suficientemente relevantes de modo a manter todo um sistema operativo genérico relevante.

Portanto sim, efectivamente o mercado de PCs OEM tem decrescido, em parte porque os dispositivos móveis conseguem satisfazer as necessidades e usos básicos(...)

É exactamente essa fatia de mercado que é relevante e pela qual estão todos a lutar. Para o resto, é preciso ter uma marca solidamente inserida num patamar de imagem e status para poder sobreviver com nichos.
 
Quando já nem já sequer para entregar o IRS é preciso um computador acho que resume bem a situação actual da coisa e para onde caminha, outro bom exemplo é ter os jogos da moda como o PUGB e Fortnite em mobile, claro que a experiência é superior seja num PC ou consola mas não deixa de ser um sinal dos novos tempos.

Outro sinal dos tempos é o conceito de computador, isto quando os smartphones de há uns anos para cá já fazem tudo o que fazem ou se compra uma box chinesa por 60/70€ a correr W10 que com um teclado/rato/monitor ligados se transforma num. ;)

Existirá sempre usos mais específicos em que só será possível num computador ou pelo menos não fará grande sentido usar um smartphone para o efeito só porque sim quando se tem um computador em casa, pessoalmente e no meu caso (a ver se assim é mais claro para alguns) neste momento só me vejo obrigado a usar Windows no contexto profissional devido a programas específicos porque de resto se usar Windows é por opção/gosto.

Nas nossas gerações as coisas ainda são discutíveis que temos gosto por ambas as realidades mas nas novas gerações a tendência é o computador deles ser o smartphone e o caixote lá de casa (ou mesmo o portátil) servir simplesmente para fazer trabalhos escolares.
 
The End of Windows ≠ The End of Workstations/PCs

Há que entender a diferença. Da mesma forma que The End of Windows Mobile ≠ The End of Smartphones, apesar de este ter sido muito menos relevante.

Nunca disse que não entendia a diferença. O tema simplesmente deu um passo ao lado e passou para o Windows nos e para os PCs. Nesse aspecto, não vejo o Windows a acabar tão facilmente como acabou no Mobile. Tem um peso no mercado dos PCs, igual ou maior que o peso que o Android tem no mercado Mobile, por exemplo e para comparação. Para acabar seria preciso algo muito sério para mudar o paradigma - veremos se estes rumores de licenças ligadas à categoria de hardware não vão contribuir para isso, se isso avançar.

Quanto ao título do tópico "The End of Windows" e visto estarmos na secção "Mobile e Wearables", o fim do Windows Mobile, pelo menos como o conhecemos, esse é inegável.
 
Posso estar a ser embirrento, mas com o actual estado das tecnologias Web não acredito que sejam superiores a um Xamarin quando bem feito (mesmo com as implicações que referes).

Embora detestar as tecnologias Web como Developer, sou um apoiante das mesmas (a minha tese de Mestrado até era focada no tema Nativo VS Web). Ainda assim há N situações que me fazem preferir sempre tecnologias nativas ou assentes nas mesmas às Web, seja como Utilizador, seja como Developer.

Outra coisa, o interesse das PWA é também a experiência de Single Experience que tipicamente uma App dá. Estar a correr dentro de uma Tab do Browser VS FullScreen faz toda a diferença. Posto isto, se por ventura as PWA irem por caminhos cuja compatibilidade e Single Experience será apenas assegurada num Chrome, de que valerá isso a pena para a MS?! (é nesta perspectiva que falava)

Depois, toda esta discussão das PWA nem sequer faz sentido uma vez que estas são irrelevantes no Desktop (uma vez que terão que enfrentar o Browser). Onde seriam úteis era no Mobile, mercado esse de onde a MS saiu. Não me digam que a Microsoft está mesmo à espera que as pessoas vão instalar estas Apps que são iguais ao que têm acesso aquilo que sempre acederam via Browser?! Sei que na prática é mais do que isto, mas para o Windows 10 (o que se encontra vivo) as PWA são um PhoneGap glorificado.

A Microsoft mata as UWP em troca desta porr@:



Já agora, o Forms não é assim tão mau, faltam é bons exemplos para desmistificar a ideia de Forms = App feia. Um exemplo.



O prejuízo surge naturalmente do estado em que se encontram as bases que permitem correr essa alternativa. Se os rivais estiverem à frente é nas plataformas dos mesmos que as pessoas irão procurar utilizar essas alternativas, ficando o Windows numa situação idêntica à que sempre teve no espaço Mobile (inicialmente fica com as sobras até que nem isso tem morrendo depois à fome). Se for necessária uma CSS específica ou uma outra qualquer treta, igualmente especifica, para corrigir o comportamento de uma PWA no Windows achas mesmo que se vão dar ao trabalho de o fazer se o cenário for como o actual?! ("O gajo que instale e use o Chrome", é o que vai pensar o Project Manager)

Como é que o futuro pode ser o UWP se este perdeu a base principal que necessitava para prosperar?! Já deste um salto às comunidades de Developers Windows?! Já te apercebeste como as coisas estão na realidade?! Os Devs estão naturalmente a procurar alternativas e não falo a nível de tecnologias tendo em vista o Windows como Target, estou a falar em mudanças mais grosseiras que têm como Target os rivais. Mesmo nas plataformas activas como o Desktop e a Xbox não vês grandes movimentos nas Stores (em Xbox a última foi o Kodi, e foi há meses).

A questão não é manter as soluções in-house activas, a questão é fornecer às mesmas a base minimamente necessária para estas se manterem vivas. As Apps nativas em iOS e Android estão bem de saúde, têm suporte massivo dos "pais", têm uma comunidade de Devs em crescimento constante, têm suporte de produtores de conteúdo (empresas e independentes), e consequentemente têm apoio dos elementos pertencentes ao lado do Consumidor. O UWP até tem visto o seu SDK a acompanhar as versões do W10, mas é apenas isso.

O espaço que o UWP ocupará na próxima //Build diz bem o quanto este interessa à empresa. O mesmo é válido para a "destruição" das equipas de algumas das Apps 1st Party como as Notícias e afins (por falar nestas, compreendo mais o tal vídeo que partilhei do Channel9 - matam a App UWP, e em substituição criam uma Xamarin apenas destinada a Android e iOS). Fazendo uma analogia, tais atitudes seriam como se no WWDC não falassem em ObjectiveC/Swift e Apps iOS. Por falar na Apple, falasse que pretendem estender o suporte das Apps iOS ao macOS ... o que faz sentido e ajudará a reviver a Store do último. A Microsoft chegou 3 anos antes a uma solução do género e o que fez? Tratou de matar a mesma ... e como senão bastasse ainda insultou toda uma comunidade de Devs que sempre estiveram com ela.

O que eu acho é irrelevante, mas acho que as birras do caramelo são para ser levadas a sério, principalmente quando ele fez o que fez com o W10M. Não falo na perspectiva de matar um produto que não estava a ter sucesso, falo sim das atitudes de deixar esse produto morrer (porque nada fez para lhe conceder qualquer hipótese de sucesso) e não compreender a importância desse elemento para outras pedras basilares tais como o UWP. Pelo meio ainda c@gou em todo o trabalho de Pesquisa e Desenvolvimento de coisas como o Continuum e afins.

Sim, sei que vai ser um Bold Statement, mas eu acredito profundamente que o W10M poderia ter tido sucesso facilmente com as coisas a serem feitas de forma minimamente profissional (da mesma forma que a Xbox One tem recuperado do arranque que sabemos). Digo-te, e podes rir à vontade, mas bastaria 50% da minha Paixão e do meu Commitment para fazer do W10M aquilo que o Nadella nunca acreditou que poderia ser. Falo também por experiência assente naquilo que vivi no meu local de trabalho onde haviam intenções de UWPar mais e mais das nossas Apps e Serviços chegando a outros espaços onde não tínhamos presença. Infelizmente faltou a confiança que nos fizessem acreditar que efectivamente UWP tinha um futuro.

Não estou triste, estou furioso por permitirem que o UWP (C#/XAML) leve na boca de quem está a levar! Recolhe testemunhos de Devs que já tenham trabalhado nas 3 tecnologias/plataformas (4 se quiseres incluir Web) e irás reparar como existe uma preferência, um encantamento.

Já agora, relativamente à "nova" Microsoft e não só: de uma coisa não duvides, prefiro muito mais uma atitude agressiva com tiques ditatoriais que cria naturalmente ódios aqui e acolá (sinal que as pessoas não são indiferentes) que uma atitude passiva cheia de mansidão que gera Likes e Love mas passa ao lado de toda a gente. Prefiro muito mais um gajo a gritar "Developers Developers Developers" que 5 minutos a ver uma pessoa como uma qualquer doença ou incapacidade física a falar bem da Microsoft (com todo o respeito por essas pessoas).

Por fim, e não interpretes isto como um ataque, mas o futuro que alguns vêem nesta Microsoft não existe. A morte para o Consumidor será o futuro visto que para os Devs já começa a ser o presente. A dado momento vão pensar "Eish, o que correu mal?!" e sou capaz de rir (com lágrimas a escorrer-me pelo rosto). Enquanto isso tenho que aturar Devs de iOS/Android todos tolos com uma nova Feature no seu Swit/Kotlin cuja presença no lado de cá era banal de tão antiga que era.

A nivel tecnologico ja nao me parece que a MS seja um Leader, mas sim um follower. Ora "empurra" o typescript para cima da Google e do Angular ora pisca o olho ao Facebook com o seu ReactXP.
Quanto á sua propria stack tecnologica, nao tenho dados concreto mas parace-me que a sua joia da coroa AKA C# está a definhar a olhos vistos. O mundo open source, Java e outras cenas está a papar esta empresa em toda a linha.

Parece que já so anda a reboque dos outros...
 
Última edição:
Quanto ao US, é o mercado bitola que representa o sucesso ou insucesso de eventuais estratégias mais imediatas e locais
ah claro, pk se tiver sucesso nos EUA, é sucesso garantido nas china, na india, em africa, etc etc :facepalm:
Quanto ao quadro:
se o quadro fosse exemplo até poderiamos continuar a falar sobre ele...
A meu ver, estes "estudos" e dados de mercado fariam mais sentido englobando um espaço temporal maior
já n é a primeira vez q se fala nisto. a outra foi há uns meses. deixou-se passar pk podia ter sido um caso sem exemplo, mas afinal a coisa tem alguma estabilidade e crescimento (ainda q pequeno). curiosamente coincide com o declínio dos tablets e a estagnação dos smartphones. tlv n seja nenhuma coincidência como alguns aqui gostavam q fosse...
The End of Windows ≠ The End of Workstations/PCs
exato pk esses pcs vêm com sw da apple e Linux e afins :facepalm:
ora bem, até parece q num pc n se pode mandar o IRS, será? lol :facepalm:
q eu saiba essas apps são mt mais limitadas e apenas servem para IRSs automáticos, quanto ao resto, pois… só se pode fazer num pc!
A nivel tecnologico ja nao me parece que a MS seja um Leader, mas sim um follower.
e quem é q é um líder hoje em dia?
O mundo open source, Java e outras cenas está a papar esta empresa em toda a linha.
umas fontes tornavam essa afirmação mt mais credível. assim n passa de uma opinião pessoal...
 
Não sei então porque usas um sistema operativo originário de um local, cito, "quintal deste planeta". Será a MS para ti, a única excepção desse "povo estupidificado" residente no "quintal"?
Uma andorinha não faz a primavera nem uma árvore a floresta.
Fiem-se na virgem e não corram :p
y4mlqnvNwy3OmDeQpPRP9eKxr_U-jyDJieSCP32tlh53L372EblBOsEQZDT3BRLYQRg6rpYOh3YlRiepxySYdv4lD5Fa44quocsO4SOkwkNbTq3LI1WX3GeCrhFsZHgXhf6mpDLUF48hsC3Mef5yHTzdQbi6X4U0i3P3N58c-LE1C24hcVVTmCd3G5iuq4XXBWKKiWdyzQfeTLP8Tst6Pmeag
y4mRZuWzEK3lduDkFbcuH2ZU2IWJO6q_a0c5NTP7vK19SxzeToxNlhwTA2yiFzg61haE_3nZQ-zr1TaQzPuWmBdeaqtzA_Ba95IDjdPFafPRA7NIag2nbhXXRPVn9pI_lGvEN1G8rYTeuQSQD2kJtbP2SGVTzNq80-Wdhzxd6lAiEuaNDmbTcFEiagxd5UhajjOMNO-JGFrGcfp5HqZjfTsbQ


Etc...
 
ah claro, pk se tiver sucesso nos EUA, é sucesso garantido nas china, na india, em africa, etc etc :facepalm:

se o quadro fosse exemplo até poderiamos continuar a falar sobre ele...

já n é a primeira vez q se fala nisto. a outra foi há uns meses. deixou-se passar pk podia ter sido um caso sem exemplo, mas afinal a coisa tem alguma estabilidade e crescimento (ainda q pequeno). curiosamente coincide com o declínio dos tablets e a estagnação dos smartphones. tlv n seja nenhuma coincidência como alguns aqui gostavam q fosse...

exato pk esses pcs vêm com sw da apple e Linux e afins :facepalm:

ora bem, até parece q num pc n se pode mandar o IRS, será? lol :facepalm:
q eu saiba essas apps são mt mais limitadas e apenas servem para IRSs automáticos, quanto ao resto, pois… só se pode fazer num pc!

e quem é q é um líder hoje em dia?

umas fontes tornavam essa afirmação mt mais credível. assim n passa de uma opinião pessoal...
A meu ver é a Google, fazem qualquer coisa e toda a gente vai atrás. Mandam um peido e todos dizem que cheira a rosas :|
 
lol e a google n faz nada q os outros já tenham feito?
houveram algumas coisas q o android até foi buscar ao wp/wm e provavelmente outras ao IOS.
 
Nao tem haver com inovação propriamente dita mas com a perceção geral da empresa. A MS pode fazer coisas fantasticas mas nao consegue agarrar a malta.
 
Quando os smartphones eram vistos como algo inovador e diferente a Google e a apple ainda gozaram um pouco essa fama, agora q o mercado anda a estabilizar e o interesse a "fugir" para outras areas, é uma questão de tempo até essa ideia desvanecer tb...
 
Back
Topo