The End of Windows

Desculpem lá o desabafo e algumas reacções mais intempestivas, mas tudo isto afecta-me directamente - normal uma vez que passo mais tempo no trabalho que a fazer outras coisas.

Nao te preocupes todos nós queremos dar umas chapadas na careca do Nadella, mesmo quando nao afecta a vida profissional.
 
Está seguro muitos anos em web? Nem por isso. Está sempre a mudar. Quando comecei a trabalhar em C# (6 anos atrás) era WebForms (felizmente morreu), depois passou-se para MVC. Logo a seguir começou a festa das frameworks de JS, onde AngularJS se tornou a mais popular. Agora essa está quase a morrer, passando o pessoal para outras como Angular(basicamente obrigando a esquecer JS, passando a usar TypeScript) ou Vue.Js. Isto sem contar com a entrada das frameworks de styling, onde a mais conhecida é Bootstrap(que agora passou para a versão 4 que muda bastante a forma como se trabalha).

Sim, eu sei ... mas a base mantém-se, podes mudar de apartamento, mas não mudas de bairro.
 
@Rexobias o q me espanta é, apesar de tudo, o teu otimismo(!) em relação ao futuro do WM. quando o nutella entrou as vendas dos lumias andavam a cair a pique (imagina num gráfico) até chegar a um ponto em q nenhum dev (tirando tu :p) acreditaria no seu futuro e um SO sem devs é um SO morto, quer se queira quer não.
pessoalmente n gosto mt dele, mas temos de ser honestos: tivesse ca outro (ou mesmo o balmer) e a coisa tinha acabado na mesma...
 

Isto vai muito mais além do Windows Mobile!

... mas respondendo à tua questão, a partir do momento em que se teve uma plataforma/Framework nativa a agnóstica a diversos factores, sim, esperava que pelo menos existisse suporte.

Fui/Sou estúpido, mas isso também não é propriamente uma novidade.
 
Última edição:
... Meanwhile no Desktop abatem UWPs nativas para as substituírem por PWAs.

Caso ainda não tenhas percebido, volto a reforçar, estou com o MindSet para lá do Mobile.
 
PWAs fazem mais sentido se for uma coisinha simples, se for apenas um redesign da UI do site.
twitter é um bom exemplo. já o face n sei se n seria algo demasiado pesado, mas podiam bem fazer uma.
mas falas existir suporte a WM ou UWP?
 
Apartir do momento que tiras o mobile, o UWP deixa de fazer qualquer sentido. Não existe adesão à store em desktop, logo não faz sentido fazer uma app exclusivamente UWP, visto que mesmo se que queira aproveitar a store, mais vale fazer uma app Win32 para algo complexo ou PWA para algo simples.

Ai perdes logo a grande quota de mercado, a Xbox é provavelmente onde as apps UWP têm mais sucesso atualmente, mas o tipo de apps que se pode desenvolver para lá é mais limitado e focado em multimédia.

Resta o HoloLens, que deve ter 3 ou 4 gatos pingados a usar aquilo.

Não gosto de declarar UWP como falhanço, porque é tão versátil que a MS pode a qualquer momento o mudar para algo util; mas de momento o ecosistema está tão diluido que só em casos de uso muito muito especificos é que faz sentido apostar em UWP, e isso nota-se pela fraca adesão.
 
@LSDigital repara numa coisa ...

UWP é a Framework Default de Aplicações para o ecossistema Windows (Desktop, Xbox, Hub, iOT, HoloLens, MixedReality - repara que não incluí o Mobile). Com a morte do Mobile, com a soma de atitudes que se traduzem num enfraquecimento das UWPs (lançarem Software/Serviços apenas em Android e iOS, substituirem UWPs por PWAs, não falarem da própria plataforma nativa em Eventos públicos, a ausência de atitudes/práticas de evangelização de/para quem trabalha em C# e XAML, etc) ficas com um ambiente nativo enfraquecido e consequentemente morto sem Users e sem Devs.

As PWAs deveriam ser um complemento e a sua adopção devia ser geral. Se o Twitter mata a UWP passando a usar uma PWA em Windows, e paralelamente mantém as Apps nativas nos outros sistemas qual a mensagem que passa? Que o Windows é insignificante e que a PWA não é uma aposta séria. Lembras-te da UWP da Amazon que se resume a uma WebView (Hosted Web App só para ser mais glorificado)?! Exacto!

Estou muito para além do Mobile, saltei essa parte de forma clara (se leres estes meus últimos textos percebes isso facilmente).

Se nem na porcaria da Build eles "chamam/apelam" por quem desenvolve em C#+XAML então fica claro para todos que o ambiente nativo do Windows está morto! E não pensaste noutra coisa ... olha para o SDK do Windows 10. Sem o Mobile (e agora estou a falar dele) há diversas APIs que pura e simplesmente não fazem sentido no SDK!

Eu sei que as coisas são dinâmicas/adaptáveis/variáveis que se alteram em tempo real, mas todas as atitudes juntas até ao momento resume-se a uma coisa simples: o plano do OneCore iniciado ainda antes do W8 foi colocado na sanita, foi-lhe defecado em cima, e foi tudo pelo cano abaixo!

Já agora, a Microsoft não foi nenhuma visionária com esta treta das PWAs (eu respeito-as, mas são treta no seu formato actual). Antes tínhamos coisas como o Electron que nos oferecem Apps com dezenas de problemas (cliente Slack em Windows - curiosamente Android e iOS levam com Apps nativas senão estou em erro), e várias tentativas de SOs assentes em Apps Web (desde Distros Linux até ao célebre Firefox OS). Há espaço para as PWAs, mas como complemento a um ecossistema forte nativamente.

O Microsoft Teams é algo complexo (tendo em conta a interoperabilidade que possui) e no entanto Windows, o SO de Desktop principal e onde tal serviço é mais útil, recebe uma PWA! Isto passa uma mensagem clara que as PWAs não são só para coisas simples, na visão dos estarolas à frente disto as PWAs são para tudo. Já agora, de uma coisa não duvides, as UWP não fracassaram porque são fracas ou não tinham adesão, fracassaram porque foram forçadamente mortas - ainda hoje tens Devs a desenvolver e a dar suporte a Apps UWP, imagina como estariam se houvesse suporte por parte da Microsoft (à Apple basta 15% de MarketShare para continuar a respeitar e a manter/evoluir os seus sistemas - mimam os Devs, os Devs respondem positivamente).

Vai ver se na Google I/O vais ver Keynotes focadas nos sistemas operativos dos "adversários" ...
 
Se havia dúvidas que a Microsoft perdeu os Developers, esta conferência é a prova final disso mesmo!

Completamente ridículo a excitação do Gallo e a passividade/silêncio da plateia.

A TimeLine é um conceito fracassado logo a partir do momento em que 90% das Activities recebidas dos Smartphones não vão ter Aplicação correspondente no Desktop. Lá se vai o argumento do Smartphone Second Screen quando tem que se ir ao Smartphone na mesma. Como é que estes tipos mais inteligentes do que eu não identificam nem compreendem o buraco claro que existe ao não ter plataforma em Mobile.

Vêem que o UWP não tem adesão pelos Devs, e como tal, expandem alguns UserControls para o Forms e WPF e pensam que isso magicamente vai resolver o problema?! Como é que é possível ser-se tão cego?!

Só me apetece dizer asneiras, partir móveis e chorar ...
 
Apartir do momento que tiras o mobile, o UWP deixa de fazer qualquer sentido. Não existe adesão à store em desktop, logo não faz sentido fazer uma app exclusivamente UWP, visto que mesmo se que queira aproveitar a store, mais vale fazer uma app Win32 para algo complexo ou PWA para algo simples.
o UWP oferece muitas coisas q o win32 n oferece. estamos a falar de trabalhar com uma maquina de escrever ou com um pc!
Vai ver se na Google I/O vais ver Keynotes focadas nos sistemas operativos dos "adversários" ...
se forem falar do chrome terão de falar no windows pk n têm um SO para pc, tal como a MS n tem mobile portanto tem de falar no mobile dos outros.
A TimeLine é um conceito fracassado
pois, devo ser eu, mas as poucas vezes q já usei pouparam-me um tempo a encontrar coisas (sobretudo sites) q se calhar tinha desistido antes de tentar de outras formas.
se vai ter adesão ou n, depende do q cada dev quer oferecer.
Como é que estes tipos mais inteligentes do que eu não identificam nem compreendem o buraco claro que existe ao não ter plataforma em Mobile.
lol lá tás tu… daqui um ano ng usa WM e tu ainda estás a dizer q a MS n pode desistir do mobile :p
a MS sabe bem q n consegue impor nada, portanto se a tendência é PWA eles só podem ir atrás ou acabarem esquecidos...
 
A MS tem OS para Mobile, certamente, que agora se calhar gostava de não o ter.

A Google tem um OS , que é suportado e que é utilizado por muitos.
Se calhar se não fossem tão limitados em mercado, podia ser mais utilizado.
 
tenho uma q uso todos os dias, o notepad++. o resto pouco me interessa :p
mas a quantidade de apps tem 0 a ver com as features da UWP
 
Notepad++ se é aquele que está na store, nem é o official.
Apesar de ser open source, pelo o que vi a versão da store, que é um fork da original, nem tem certas funcionalidades presentes na versão original.


Portanto a única vantagem que acaba por ter é o quê ? updates automáticos ?
 
Back
Topo