the eternal, inside, battel of pc and mac!!!

Boas tardes, não sei bem se este será o melhor local para colocar este post, mas aqui vai.
Pretendo comprar um portatil e não sei qual escolher (onde é que voces já ouviram isto antes?), então vim pedir sugestões.

1º Que uso vais dar?
R: Desde pisa papeis até home cinema... se eu disser jogos, trabalho, net e escola ainda gozam... portanto que aplicações pretendo usar, ora.. desde aplicações da Adobe, premier, photoshop, flash, flex builder, ilustrater, after effects, a 3d max, talvez autocad, office tools, e alguns jogos como cs 1.6, um lineage 2, gostava de testar também versões beta de jogos como assassins creed, pro evolution soccer, etc.

2º Porquê um portátil?
R: Simplesmentes porque nunca estou no mesmo sítio, já passou o tempo em que ficava em casa, numa secretária, horas e horas, com uma caixa a fazer "brrrrrbrrrbrbrrr" ao lado da minha perna direita. Simplesmente a portabilidade é uma necessidade, ou para ir ao cafe, ou casa de um amigo, ou para um shopping, ou escola, etc. O portatil tem que vir comigo.
Também não pode ser transportável, não quero pesos como o son goku, quero ferramentas úteis. Portanto não pode ser um de 17" apesar de ser o ideal para as aplicações, 13", 14" talvez seja demasiado pequeno.

3º E tás numa divisão mac?
R: Ultimamente tenho visitado muito o site da Apple, é uma paixão que tem crescido nos ultimos tempos, desde o design exterior, aos fantasticos pormenores das máquinas e sistema operativo, digamos que partilho as ideias do tio Steve. Portanto o MBP saltou assim para a mim lista de sonho, o problema? o preço, 1700 euros por um portatil é muita chicha... especialmente se compararmos specs com um outro portatil qq, por exemplo um toshiba a300-18a.
Este toshiba saltou à vista antes de sair, depois de o ver ao vivo e mecher naquelas teclas em que tive a sensação que a qualquer momento estas iram saltar e ferir-me a vista, ... desiludiu um pouco!

4º O que tens?
R: Neste momento tenho um toshiba m70, um maquinão de 2005/6, com o seu XP SP3, apenas pq o vista não gosta muito dele, em termos de gráfica e tal... não sei bem. Experimentei várias vezes, mas quando tento um jogo ou uma ferramenta mais tal eles começam logo a discutir e enquanto não acabam eu fico ali sem puder fazer nada, só mesmo à pancada.

5º Algum backround?!
R: Sou finalista de uma licenciatura do curso de Eng. Multimedia, terminarei este ano se tudo correr bem, e depois? Depois vou começar a fazer uns sites, umas RIA's, 3d modeling, animação 2d, 3d, montagem de video, ... um pouco de tudo pois ainda não descubri aquela area em que me quero especializar.
Duvido que o meu toshiba aguente até chegar esse dia, cada vez mais vejo que ele já não aguenta as minhas novas aventuras, já tem as suas marcas de guerra, nem sei como é que ainda anda. Mas ultimamente tenho reparado que ele anda desmotivado, sempre que digo vamos experimentar esta ferramenta nova? ele vira-me a cara e diz-me que quer dormir. Praticamente nem bateria tem, 3-4min, portanto só é portatil se houver tomadas no destino.

Penso que o texto já está longo demais, portanto fico por aqui. Agradeço desde já qualquer comentário ou sugestão. Talvez com o vosso apoio eu me decida entre abrir a porta da esquerda ou a da direita.. é que nenhuma tá fechada...

Obrigado,

Carlos

PS: desculpem os erros e a escrita rápida, infelizmente é a 2º vez que escrevo este post, a 1º foi ao ar, por inatividade e desleixo meu, portanto este pudera não estár tão completo como o 1º, lembro-me que tinha 7 pontos, agora só tenho 5...

PS2: não quero entrar em guerras de pc vs mac, mas como não vejo uma divisão geral de dúvidas, tive que escolher entre coloca-lo aqui ou no sector windows, preferi aqui, porque será!!! Portanto apenas pesso opinões.
Já pesquisei sobre o assunto, mas penso que cada caso é um caso.
 
Eu, depois deste texto todo, ainda não fiquei realmente a perceber o que queres, exactamente. :lol:

Será para dizer se queres escolher um Mac ou ir para o lado do Windows? Mac all the way, if that is the case. Porque com o que tu queres fazer, um MBP de 15" acho que chegará perfeitamente. O preço é o contra aqui, mas as máquinas da Apple tendem a ser caras. Podes sempre optar por comprar um portátil Windows e usar métodos menos...vá lá...ortodoxos de pôr o Leopard a correr, mas como dizes que adoras o design (eu também, não haja dúvida), seria melhor optar pelo verdadeiro. :)

No meu caso, posso afirmar que não tenho nenhum Mac, mas tenho o Leo a correr assim não-nativamente, e adoro o sistema operativo. Isto é só uma preparação para um dia comprar um Mac a sério, porque depois de experimentar e usar Leopard (que agora é o meu SO de eleição), o Windows arrumou a um canto, não só devido ao seu excelente design, mas também porque é fácil, simples e, acima de tudo, simplesmente funciona. Não é como o Windows que parece que anda sempre a encravar, e com o Vista nem se fala (podem dizer que o meu PC é rasca, mas a verdade é que nunca apreciei muito os sistemas Windows).

Eu ando a usar Windows há mais de 9 anos, mas durante estes anos todos senti que havia outro sistema operativo melhor que o Windows. Experimentei Linux (Ubuntu), o qual gosto bastante e tenho instalado no meu portátil, mas a verdade é que Linux não satisfaz as minhas necessidades diárias (até com WINE, não corre muito bem o Photoshop, iTunes, etc). O Mac sim, porque associado à beleza, está funcionalidade e rapidez.

O Leopard é 3-5x mais rápido que o Vista a correr em hardware equivalente, e eu confirmo isto.
 
mais rápido 3 a 5x em quê? essas afirmações genéricas são fantásticas :P

Praticamente tudo. Abrir e fechar aplicações, jogos (o Mac não tem muitos mas o FM é mais rápido aqui, por exemplo), praticamente tudo menos a Internet, que é ligeiramente mais rápida.
 
Se é para trabalhar em Mac OS X, compra apple. Se é para fazer o que tens no teu ponto 1, fica em Windows.

Essa do ser mais rápido em jogos... Queres comparar drivers gráficos actualizados periodicamente em windows com os actualizados esporadicamente em mac os x? É que basta ir por aí para veres a "rapidez".
E o leque de jogos em mac os x é praticamente inexistente ao lado da variedade que há para windows por isso jogos não é mesmo algo "aliciante" em ambiente mac.
 
Realmente acho bastante piada a afirmações ultra-defensivas do X .
É um sistema maravilhoso , para mim adapta-se melhor que qualquer outro e é bastante intuitivo mas daí a ser um OS perfeito ainda vai um bocado . Sinceramente, tenho o Vista em bootcamp e estou pasmado com a estabilidade e velocidade que me tem oferecido ( ainda vou lá algumas vezes ) . O OS que eu à partida detestava surpreendeu-me bastante nos últimos tempos e o superfetch é um mimo .
Pelo que me pareceu pela tua descrição vais usar alguns programas que penso serem exclusivos para Windows (caso do 3d max ) o que poderia ser resolvido através de bootcamp ou de Vmware/Parallels . Outro factor que vai um bocado "contra" os Pc's apple é precisares/preferires de um pc de 13"/14" e que no entanto dê para jogos/modelação 3D. O primeiro ponto era resolvido pelo Macbook mas o segundo vem contrariar um bocado , o que te levaria a um MBP.
Eu, gosto bastante do MBP apesar de admitir que é caro e que nem toda a gente está disponível/com vontade para libertar uma verba dessas. Isto tudo leva-te outra vez à indecisão ..
Tens algumas soluçoes :
  • Optas por um modelo maior ( 15" i.e.) e compras um MBP.
  • Optas por um PC windows e encontraras pc's de 13" provavelmente com melhores especificações .

Depois disto tudo, tu é que sabes a disponibilidade financeira que tens e qual o grau de curiosidade que tens pela Apple .
 
Boas,

Desde já obrigado pelas respostas.

Lucien eu também ainda não percebi :) daí o titlo "eternal battle", pois é paixão contra tradição quase... uso windows desde a versão 3.11, são muitos anos com este S.O. nunca tive opurtunidade de testar o mac OS, também tenho o ubunto instalado no portatil, mas é como tu dizes, ainda não está no ponto, se tive-se em informática pura, e redes e afins, talvez fosse a melhor solução. Mas na área da multimédia queremos ter mais tempo para criar e ter aquela paz de criatividade, do que estar a pensar em desfragmentar, formatar e/ou alterar esta e aquela opção para o pc ficar melhor.
O ubunto está muito bom, mas ainda não chega :S :confused:

Xkorp se for por ai... o mac até ajuda, menos jogos, menos tempo "desperdiçado", embora com um botcamp tenha sempre opurtunidade de fugir de vez enquando.
Pesoalmente, a quase "constante" actualização de drivers e afins chateia-me.. penso que fomos mal habituados. Lembro-me de ver um colega meu com um portatil de velha idade, lá dentro tinha um SO Linux muito velhinho, e perguntei-lhe pq não actualizas? a resposta foi clara, para quê se ele funciona bem assim e faz o que eu quero?!! Penso que em termos de segurança claro que é necessário actualizações, mas é muito relativo. Pegando naquela velha frase "equipa que ganha não se meche"?!! ou qq coisa do gênero.

De facto é mesmo esse o caso Decrypter, o possivel trabalhar em 3d é que me leva para o MBP, se fosse à 4 anos atrás, antes de iniciar 3d e o curso, tinha me virado para um MB, mas agora com estes conhecimentos todos, smplesmente temos de os usar, ou melhor puderemos usar, e quando for esse caso é necessário uma máquina que nos acompanhe.
Não me iludo, para trabalhar em 3d um portátil não chega, mas sempre ajuda para fazer uns mesh's simples, uma animação pequena. Mas visto que o meu toshiba já faz isto, eu deduzo que num MBP isto iria voar.
Sim o 3d max é exclusivo para windows, mas nada me ira impedir de experimentar o Maya, que roda num mac, ainda não descubri as grandes diferenças entre um e outro, tenho de testar.... depois dos exames.

Portanto, vou fazer contas à vida, se vir que consigo encher um porquinho com 170 000 centimos.. beware apple world, im comming!!!

Uma questão (finalmente!:009:), que métodos de pagamento estão disponiveis em portugal (porto)? Naveguei no site de mac store, mas quase que me pedem para me registar para poder ver estas opções. Como é que voçês compraram os vossos?
e valerá apena comprar já (Julho-Agosto)? ou espero mais uns dias (até 3º feira) para saber as novidades do tio Stevo e depois ve-se!?

Obrigado mais uma vez,
Carlos
 
É para trabalho.. MBP (15'')
É para utilização pessoal MB
É para andar contigo para todo o lado e todos os dias MBA + MIni para Desktop/Backup

Não tem nada que enganar.
Se achas caro um novo, opta por um em segunda mão. Encontras bons negócios, são computadores que não se desactualizam tão depressa como um PC (especialmente em transição de sistema operativo e.g o meu é um MB da primeira geração, tem um GB de memória e dá para photoshop -sem raws, claro que não sou pro, dreamweaver e ainda umas quantas janelas de safari abertas. ) e que com windows com bootcamp dão para os jogos quase todos... claro que sem funfuns e gaitinhas... mas para isso... compra outro secador de pelos de perna direita :)
 
"que lol", não deves ter lido o post todo, mas obrigado pela resposta. E não, não tem nada que enganar, mas talvez tenho muito que pensar, tal como comprar um carro novo, não pegas em qualquer um.
Agora os jogos dão todos mas sem gaitinhas? Como assim? :D Já houvi dizer que o som do MBP não é o melhor, mas não é nada que não se consiga ultrapassar.
O grande problema aqui, causador da indecisão é a variedade de software que uso ou puderei usar.
Mas vou vendo os preços do MBP.

PS: a perna direita já não seca, pois o desktop está a hibernar já à uns anos :)

Abraços,
 
Xkorp se for por ai... o mac até ajuda, menos jogos, menos tempo "desperdiçado", embora com um botcamp tenha sempre opurtunidade de fugir de vez enquando.
Pesoalmente, a quase "constante" actualização de drivers e afins chateia-me.. penso que fomos mal habituados. Lembro-me de ver um colega meu com um portatil de velha idade, lá dentro tinha um SO Linux muito velhinho, e perguntei-lhe pq não actualizas? a resposta foi clara, para quê se ele funciona bem assim e faz o que eu quero?!! Penso que em termos de segurança claro que é necessário actualizações, mas é muito relativo. Pegando naquela velha frase "equipa que ganha não se meche"?!! ou qq coisa do gênero.


Quem falou em jogos foste tu, não eu.
A constante actualização de "drivers e afins" é uma das razões pela qual a apple é muito criticada, demora imenso tempo a lançar patchs críticos e actualizações necessárias. Se tu achas que estou "mal habituado" por estar a dizer que quero aproveitar ao máximo o hardware que tenho então pronto, tens direito à tua opinião, eu pessoalmente não penso assim.

Quando comprares o mac vais ver que isto tem problemas tal como qualquer OS, não é por ter uma maçã atrás que fica o supra sumo da perfeição.
 
:) acredito que sim, sei que terá falhas, nada é perfeito. Sim, eu falei nos jogos, porque de vez enquando o vicio puxa :D
Quanto aos patchs criticos e actualizações necessarias, claro que são bem vindos, eu por acaso estava mais a pensar em algumas actualizações que surgem no windows update, que talvez são demais, n sei... talvez esteja a exagerar!!
Acabei de ir ao site da nvidea, e nem tinha reparado que nao tinha opção de OS X, só Windows e Linux... estranho. Então como funcionam, em termos gerais, os updates para mac? o OS faz isso tudo, criando algo estilo "win update"? e la iram surgir updates para grafica e afins?
 
Acabei de ir ao site da nvidea, e nem tinha reparado que nao tinha opção de OS X, só Windows e Linux... estranho. Então como funcionam, em termos gerais, os updates para mac? o OS faz isso tudo, criando algo estilo "win update"? e la iram surgir updates para grafica e afins?

Sim , é a Apple que fornece tudo o que é necessário por via de updates do sistema.
 
Boas,
...Não me iludo, para trabalhar em 3d um portátil não chega, mas sempre ajuda para fazer uns mesh's simples, uma animação pequena. Mas visto que o meu toshiba já faz isto, eu deduzo que num MBP isto iria voar.
Sim o 3d max é exclusivo para windows, mas nada me ira impedir de experimentar o Maya, que roda num mac, ainda não descubri as grandes diferenças entre um e outro, tenho de testar.... depois dos exames.

O meu computador é um MacBook Pro (refiro-me ao meu pessoal, não o da agência onde trabalho). No meu computador pessoal, faço trabalhos de freelancing. A minha área profissional é o design gráfico (publicidade), modelação e animação 3D, composição de video e foto-composição.
Para tudo isso o MacBook Pro chega PERFEITAMENTE. Vê o meu site (desactualizado já há 3 anos, infelizmente) e podes ver tudo o que fiz, sempre com portáteis. Os trabalhos que verás lá foram feitos com um PowerBook, bastante inferior ao meu actual MacBook Pro.
Um portátil chega na perfeição para trabalhar em 3D. Claro que se quiseres fazer renders intensivos de muitos frames, um desktop é aconselhável. Mas, nesse caso, até é preferível uma máquina "escravo", sem grandes acessórios, tirando um processador rápido e boa refrigeração.
Quanto a placas gráficas, as aplicações 3D não são como os jogos, que puxam ao máximo pelas capacidades das mesmas. A placa gráfico, numa aplicação 3D, serve quase exclusivamente para libertar o processador para tarefas mais matematicamente intensivas (como o render ou a modelação). Portanto, mais uma vez, um portátil é mais que o suficiente.
Quanto ao 3D Studio Max e o Maya... bem, qualquer um dos dois é desnecessáriamente complexo. O Maya é um bocado overkill, excepto se estiveres decidido a singrar por um futuro na animação para projectos de video ou cinematográficos. É uma aplicação espectacular, sem dúvida. Se não conseguires fazer algo em Maya, não conseguirás fazer em nenhuma. Mas a curva de aprendizagem é quase vertical.
O 3D Studi Max, é outra excelente aplicação mas MESMO DESNECESSÁRIAMENTE COMPLICADA. Andou a saltitar de companhia em companhia e, até agora, nenhuma teve "tomates" para fazer o que o 3D Studio Max realmente precisa: uma re-escrita total do código. Como está, actualmente, o 3D Studio Max é uma colagem de opções que evoluiram da aplicação original, umas quantas adicionadas com "cuspo" (há coisas na aplicação que funcionam de modo diferente, entre si) e mais uns quantos plug-ins que foram mais ou menos integrados mas que denunciam de um modo explícito que foram desenvolvidos por terceiros e não pelos "engenheiros" da aplicação.
Bem, mas esta é a minha opinião pessoal. Eu conheço o 3D Studio quando ele ainda nem era uma aplicação Windows (corria em DOS e não se chamava Max). Conheço muuuuuitas mais aplicações 3D e todas elas têm as suas vantagens e desvantagens.
O meu conselho é que, se queres fazer coisas em 3D, explores as várias aplicações disponíveis (há muitas com versão demo). O 3D é um mundo fantástico mas, para fazer algo a nível profissional, é preciso investir muito tempo e dedicação. Infelizmente o que se vê mais por aí são curiosos que fabricam umas esferas cromadas sobre um soalho axadrezado e que acham que já sabem fazer 3D. Mas disso há em todas as áreas (há quem use o Dreamweaver ou o GoLive e ache que é um web designer ;))

Rui Batista
 
muito obrigado aa todos por todos os comentários, decidi que o futuro será macbock pro. vou-me dedicar agora à escola, e mal acabe os exames a aventura irá começar. até lá verei se o jobs lança mais máquinas.

abraços,

Carlos
 
Back
Topo