The Feisty Fawn

Olha boa... não consigo instalar o 7.04.. Não tenho imagem..

O meu PC é um Asus M6 com uma ATI X700. Alguma solução ? O que será ?
Se inicio a instalação em Safe Graphics mode.. aparece uma mensagem de erro do X.

O que faço ? :|

O teu problema chama-se x700, longa historia.
Resumindo, o Ubuntu tenta usar os drivers ATI nessa placa que, coisa engraçada, não funcionam nessa gama, parte irritante é que mesmo em modo de segurança ele insiste em usar os ATI, terás que escolher manualmente os VESA mesmo antes de inciar a instalção.

sigh.. não estou a encontrar o guia.
Envolve arrancares com alterações na linha de comandos e ires manualmente editar o xorg.conf de forma a alterar o campo ATI por VESA e inciares o LiveCD a partir dai.

No final para teres os drivers decentes corre isto:

sudo apt-get update
sudo apt-get install xorg-drivers-fglrx
sudo dpkg-reconfigure xserver-xorg -> Escolhe fglrx e não deixes escrever as alterações ao monitor.

Não me perguntes como é que sei isto de cor... a serio, não...

Jintro, estes mesmos passos devem resolver o teu problema.

Instalei hoje de manhã o Feisty e acho que vou ficar com ele por uns bons tempos. Isto com o Beryl tá demais. Só tenho um problema. No portátil, se usar o driver proprietário da ATI (fglrx) o beryl não funciona, se usar o driver da comunidade (ati) só posso usar 1024x768. Mais do que isso fico com tudo atrofiado, como na foto. Já experimentei e é igual com o beryl ou sem ele. A janela aparece do lado esquerdo se estiver um pouco encostada ao lado direito e parece-me que o problema é nos extremos da imagem. Para além disso o movie player não apresenta aquela visualização quando toca um mp3 e os screensavers não funcionam. Penso que tudo está ligado. A gráfica é uma mobility 9700. Alguém me sabe ajudar?

Já usáste o Beryl com essa placa noutra versão do Ubuntu?
A nova versão do Beryl tem um bug de perfomance como bugs visuais com as ATI.
Simplesmente ou arriscas-te a ter uma perfomance fraca ou nem ter imagem de todo.
 
Última edição:
O teu problema chama-se x700, longa historia.
Já usáste o Beryl com essa placa noutra versão do Ubuntu?
A nova versão do Beryl tem um bug de perfomance como bugs visuais com as ATI.
Simplesmente ou arriscas-te a ter uma perfomance fraca ou nem ter imagem de todo.
Não. Mas mesmo que não use o Beryl, se estiver com os drivers open source acima de 1024x768 acontece a mesma coisa, por isso não me parece que tenha a ver com o beryl. Aliás, antes mesmo de instala-lo já tinha esse problema no ubuntu. Neste momento estou a seguir a sugestão do ruimoura. Obrigado aos dois pela ajuda
 
pessoal , para instalar os drivers para nvidia, e melhor instalar pelo "gestor de drivers restrictos" ou como antigamente pelo apt-get install nvidia-glx?

e se for pelos drivers restritos, depois ja nao e preciso editar nada no xorg pois nao?
 
Bem, após muitas pestanas queimadas lá resolvi o meu problema. Com os drivers ati a resolução 1280x800 não funcionava bem porque no xorg.conf o screen só tinha resoluções até 1024x768. Adicionei a resolução nativa do portátil e arranquei logo com 1280x800. Fica aqui como referência se mais alguém tiver problemas. Beryl funciona perfeitamente
 
pessoal , para instalar os drivers para nvidia, e melhor instalar pelo "gestor de drivers restrictos" ou como antigamente pelo apt-get install nvidia-glx?

e se for pelos drivers restritos, depois ja nao e preciso editar nada no xorg pois nao?

Podes instalar os drivers com o automatix. Eu fiquei um preguiçoso com o automatix :)
 
alguem sabe me explicar como se configura o VPN?

[]
Acabei de configurar a VPN agora mesmo.

Código:
sudo apt-get install network-manager-gnome network-manager-pptp
Após isto é só clicar no icone da ligação junto ao relógio com o botão esquerdo --> VPN connections --> configure VPN e crias uma VPN com os dados da tua VPN. A funcionar a 100% com a VPN da FEUP
 
Acabei de configurar a VPN agora mesmo.

Código:
sudo apt-get install network-manager-gnome network-manager-pptp
Após isto é só clicar no icone da ligação junto ao relógio com o botão esquerdo --> VPN connections --> configure VPN e crias uma VPN com os dados da tua VPN. A funcionar a 100% com a VPN da FEUP

Obrigado ;) mas acabei usar o vpnc, atraves do sudo apt-get install vpnc já estava habituado ;)

Alguem sabe dizer como testarmos se estamos habilitados para usar o desktop effects?
É que vi num site qq (só que fechei e esqueci-me de ver) que escreviamos algo que na linha de comandos e dizia qq false senão desse ou qq true.

Porque quando instalei o Feisty activei o desktop effects e quando reiniciei já nao ficou bem o pc

Obrigado
 
Precisas de saber se tens direct rendering a funcionar.

Código:
glxinfo | grep -i "direct rendering"

direct rendering: No

Não tenho, da para por a funcionar ou é impossivel?

E os driver da ndivia recomendam instalar é que tenho a ndivia geforce 4 420 go e não sei se devo ou nao instalar drivers ou nao, nem quais drivers!!

:kfold:
 
Para instalar os drivers da Nvidia sem problemas vai a :

System - Administrarion - Restricted Drivers e instala por ai que ficam os para a tua gráfica

ou então usa o Envy para instalar os drivers para ti
 
Para instalar os drivers da Nvidia sem problemas vai a :

System - Administrarion - Restricted Drivers e instala por ai que ficam os para a tua gráfica

ou então usa o Envy para instalar os drivers para ti

Instalei os drivers para a geforce4 420 go pelo System - Administrarion - Restricted Drivers e berrou o X, tive que instalar outra x o linux :'(

Achas que devo arriscar no Envy?

ja agora quando o X berra como faço para fazer tipo um recovery de como estava antes de fazer alterações?

[]
 
Não precisas de reinstalar o Ubuntu cada vez que o X não entra :)

Se criares um backup antes de modificares alguma coisa podes repor o file de configuração sem espinhas :)
Mas de qualquer maneira quando é problema com os drivers da nvidia tens de mudar o file /etc/X11/xorg.conf na secção "Device", mudas o Driver de "nvidia" para "nv" e vais ver que voltas de novo a ter X :P
 
Instalei os drivers para a geforce4 420 go pelo System - Administrarion - Restricted Drivers e berrou o X, tive que instalar outra x o linux :'(

Achas que devo arriscar no Envy?

ja agora quando o X berra como faço para fazer tipo um recovery de como estava antes de fazer alterações?

[]

Para entrares no modo consola faz ALT+CTRL+ F1 (por exemplo). Alteras o xorg como te foi dito, para "nv" e voltas a entrar no X fazendo gdm restart ;)
 
RMVB

pessoal, eu qd abro um rmvb apareceme aquela cena dos codecs, eu ponho OK (tem o visto no gstreamer ffmpeg), e aquilo começa a reproduzir só o som :O se quiserem ver o meu sources.list vao a procurar -> threads: sources.list
EDIT: o ficheiro deve ter gravado mal n sei pq, pq ponho no fim do ficheiro e já nao da sequer som...
 
Última edição:
E como é possivel instalar o motor do wordpress no feisty? E remover aquela barra mesmo no topo do blog que estraga o layout todo do blog? A barra do wordpress que contem “press this” e “blog this”.
Obrigado
 
Back
Topo