1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. COVID-19 Mantenham-se seguros: Pratiquem distanciamento físico de 2 metros. Lavem as mãos. Usem máscara.
    Informação sobre COVID-19. Ajuda a combater o COVID-19 com o [email protected] e com o [email protected].
    Remover anúncio

The Feisty Fawn

Discussão em 'Novidades GNU/Linux & *nix World' iniciada por Metro, 19 de Outubro de 2006. (Respostas: 357; Visualizações: 28219)

1. Morais

Morais Power Member

O teu problema chama-se x700, longa historia.
    Resumindo, o Ubuntu tenta usar os drivers ATI nessa placa que, coisa engraçada, não funcionam nessa gama, parte irritante é que mesmo em modo de segurança ele insiste em usar os ATI, terás que escolher manualmente os VESA mesmo antes de inciar a instalção.

sigh.. não estou a encontrar o guia.
    Envolve arrancares com alterações na linha de comandos e ires manualmente editar o xorg.conf de forma a alterar o campo ATI por VESA e inciares o LiveCD a partir dai.

No final para teres os drivers decentes corre isto:

sudo apt-get update
    sudo apt-get install xorg-drivers-fglrx
    sudo dpkg-reconfigure xserver-xorg -> Escolhe fglrx e não deixes escrever as alterações ao monitor.

Não me perguntes como é que sei isto de cor... a serio, não...

Jintro, estes mesmos passos devem resolver o teu problema.

Já usáste o Beryl com essa placa noutra versão do Ubuntu?
    A nova versão do Beryl tem um bug de perfomance como bugs visuais com as ATI.
    Simplesmente ou arriscas-te a ter uma perfomance fraca ou nem ter imagem de todo.

Última edição: 20 de Abril de 2007
  2. addicted

addicted Power Member

Não. Mas mesmo que não use o Beryl, se estiver com os drivers open source acima de 1024x768 acontece a mesma coisa, por isso não me parece que tenha a ver com o beryl. Aliás, antes mesmo de instala-lo já tinha esse problema no ubuntu. Neste momento estou a seguir a sugestão do ruimoura. Obrigado aos dois pela ajuda

3. viskonde

viskonde I quit My Job for Folding

pessoal , para instalar os drivers para nvidia, e melhor instalar pelo "gestor de drivers restrictos" ou como antigamente pelo apt-get install nvidia-glx?

e se for pelos drivers restritos, depois ja nao e preciso editar nada no xorg pois nao?

4. addicted

addicted Power Member

Bem, após muitas pestanas queimadas lá resolvi o meu problema. Com os drivers ati a resolução 1280x800 não funcionava bem porque no xorg.conf o screen só tinha resoluções até 1024x768. Adicionei a resolução nativa do portátil e arranquei logo com 1280x800. Fica aqui como referência se mais alguém tiver problemas. Beryl funciona perfeitamente

5. Metro

Metro Benevolent Dictator For Life
    Staff Member

Podes instalar os drivers com o automatix. Eu fiquei um preguiçoso com o automatix :)

6. Shelter

Shelter Power Member

alguem sabe me explicar como se configura o VPN?

[]

7. addicted

addicted Power Member

Acabei de configurar a VPN agora mesmo.

Código:
    sudo apt-get install network-manager-gnome network-manager-pptp

Após isto é só clicar no icone da ligação junto ao relógio com o botão esquerdo --> VPN connections --> configure VPN e crias uma VPN com os dados da tua VPN. A funcionar a 100% com a VPN da FEUP

8. Shelter

Shelter Power Member

Obrigado ;) mas acabei usar o vpnc, atraves do sudo apt-get install vpnc já estava habituado ;)

Alguem sabe dizer como testarmos se estamos habilitados para usar o desktop effects?
    É que vi num site qq (só que fechei e esqueci-me de ver) que escreviamos algo que na linha de comandos e dizia qq false senão desse ou qq true.

Porque quando instalei o Feisty activei o desktop effects e quando reiniciei já nao ficou bem o pc

Obrigado

9. VuDu

VuDu Power Member

Precisas de saber se tens direct rendering a funcionar.

Código:
    glxinfo | grep -i "direct rendering"

10. Shelter

Shelter Power Member

direct rendering: No

Não tenho, da para por a funcionar ou é impossivel?

E os driver da ndivia recomendam instalar é que tenho a ndivia geforce 4 420 go e não sei se devo ou nao instalar drivers ou nao, nem quais drivers!!

:kfold:

11. iGama

iGama Ubuntuguide Translator

Para instalar os drivers da Nvidia sem problemas vai a :

System - Administrarion - Restricted Drivers e instala por ai que ficam os para a tua gráfica

ou então usa o Envy para instalar os drivers para ti

12. Shelter

Shelter Power Member

Instalei os drivers para a geforce4 420 go pelo System - Administrarion - Restricted Drivers e berrou o X, tive que instalar outra x o linux :'(

Achas que devo arriscar no Envy?

ja agora quando o X berra como faço para fazer tipo um recovery de como estava antes de fazer alterações?

[]

13. QuickFire

QuickFire What is folding?

Não precisas de reinstalar o Ubuntu cada vez que o X não entra :)

Se criares um backup antes de modificares alguma coisa podes repor o file de configuração sem espinhas :)
    Mas de qualquer maneira quando é problema com os drivers da nvidia tens de mudar o file /etc/X11/xorg.conf na secção "Device", mudas o Driver de "nvidia" para "nv" e vais ver que voltas de novo a ter X :P

14. andré ferrari

andré ferrari Power Member

Para entrares no modo consola faz ALT+CTRL+ F1 (por exemplo). Alteras o xorg como te foi dito, para "nv" e voltas a entrar no X fazendo gdm restart ;)

15. VuDu

VuDu Power Member

LOL, reinstalar o linux a cada crash do X é quase como reinstalar o windows por cada popup spyware que apareça :D

16. grafo

grafo Folding Member

RMVB

pessoal, eu qd abro um rmvb apareceme aquela cena dos codecs, eu ponho OK (tem o visto no gstreamer ffmpeg), e aquilo começa a reproduzir só o som :O se quiserem ver o meu sources.list vao a procurar -> threads: sources.list
    EDIT: o ficheiro deve ter gravado mal n sei pq, pq ponho no fim do ficheiro e já nao da sequer som...

Última edição: 26 de Abril de 2007
  17. viskonde

viskonde I quit My Job for Folding

tambem nunca consegui ver ficheiros rmvb nisto..

alias ver ate vejo.. no real media.. mas ai nao da para usar legendas :\

18. Shelter

Shelter Power Member

E como é possivel instalar o motor do wordpress no feisty? E remover aquela barra mesmo no topo do blog que estraga o layout todo do blog? A barra do wordpress que contem “press this” e “blog this”.
    Obrigado