The Feisty Fawn

Ora aí é que está uma boa medida para cativar um maior numero de utilizadores e por consequência uma maior pressão nos construtores de hardware no sentido de fazerem drivers em condições. Eu por exemplo chateio-me de não poder usufruir de todas as funções das minhas printers e do scanner, funções essas que são utilizadas frequentemente.

Se bem que os drivers livres tenham algumas coisas melhores que os oficiais não os conseguem suplantar na generalidade. Vamos ver se a AMD abre os olhos e começam a investir um pouco nos drivers das gráficas ou então de uma forma "altruista" fornece todas as informações técnicas para que terceiros os façam em condições.

Ainda vou ver se esse suporte para portáteis vem melhorado.
 
Calma ai, eu nao disse o debian acabar. Mais a distro filha deixar de ser filha e ser irmã. talvez tenha sido isso. Mas eu nao sei nada dessas entranhas. Apenas sei que estou a gostar imenso do Ubuntu.
 
Eu sei que não foste tu que disseste, limitei-me a expressar a minha opiniao em forma de pergunta ;)

E ubuntu vai ser sempre uma distro filha, já que está intrinsecamente ligada ao Debian :) isso nao impede que seja melhor :)

Mas só gostava de saber como é que Ubuntu vai fazer com que Debian acabe :|
 
Eu acho uma óptima noticia para todos que os drivers venham incluídos...
Para mim isso de ser livre ou não é indiferente... quero é que o meu hardware trabalhe logo :)

Isso trás inúmeras vantagens para aqueles que pegam em linux pela primeira vez e têm medo da console :)
Acho que cada vez mais o linux vai ter de acompanhar porque vem ai o Vista e o MacOS também faz das suas...
Mas de qualquer maneira no meu sistema não sei se fico com o Vista... prefiro um sistema Linux super rápido a um Vista semi-lento e infelizmente é assim que ele anda na minha máquina :P Talvez por culpa dos drivers beta mas é bem mais lento que o Ubuntu :P
 
Não não sei, mas cheira-me que se metem isso dos drivers bem podem dizer adeus ao Debian (ou seja a quem faz o OS verdadeiramente).


LOL Lá por eles meterem os drivers já na distro, eles não vão funcionar melhor. Simplesmente o people escusa de se preocupar em instala-los. Isso interessa muito a quem? a quem usa Debian? Não, aos newbies que começam com ubuntu.

Nunca deves ter usado Debian de certeza para dizeres isso...

Calma ai, eu nao disse o debian acabar. Mais a distro filha deixar de ser filha e ser irmã. talvez tenha sido isso. Mas eu nao sei nada dessas entranhas. Apenas sei que estou a gostar imenso do Ubuntu.

Quando passares a usar praticamente só ubuntu em vez de windows experimenta mudar para Debian. Vê a diferença.
 
Última edição:
Windows ké isso? LooL

Só uso *nix. Ubuntu e Mac OS. Qq dia tento por o Debian. Experimentei o Ubuntu porque tive de ficar sem o meu portatil Mac uns dias. Mas confesso, está muito bom mesmo.

Só punha mesmo a facilidade de instalação drag and drop do Mac no Ubuntu e ficava um substituto perfeito. O resto de drivers e afins, nao me pareceu dificil.

Mas não é verdade que o ubuntu é muito baseado em Debian?
 
Windows ké isso? LooL

Só uso *nix. Ubuntu e Mac OS. Qq dia tento por o Debian. Experimentei o Ubuntu porque tive de ficar sem o meu portatil Mac uns dias. Mas confesso, está muito bom mesmo.

Só punha mesmo a facilidade de instalação drag and drop do Mac no Ubuntu e ficava um substituto perfeito. O resto de drivers e afins, nao me pareceu dificil.

Mas não é verdade que o ubuntu é muito baseado em Debian?

Nem é muito, nem é pouco baseado em Debian. É baseado em debian, simplesmente. O Ubuntu, sem todos os pacotes específicamente adaptados e afins, é debian.
 
Windows ké isso? LooL

Mas não é verdade que o ubuntu é muito baseado em Debian?

É, por isso é que quando experimentares e vires que Debian tem a mesma facilidade mas é mais leve e mais estável preferirás Debian. Ubuntu dá mais problemas que Debian*.


* Atenção que dá mais problemas porque é "filosofia" da distro ter sempre os últimos pacotes, ultimas versões, etc, enquanto Debian isso só acontece na unstable ou na experimental sendo a testing já feita com pacotes recentes mas testados e a stable com pacotes "congelados". http://www.debian.org/releases/
 
Respondendo a tudo o que se foi dizendo....


Quanto aos drivers proprietários, não percebo muito bem a polémica. Quando há drivers livres capazes, tudo bem, mas quando não há, não os incluir logo só obriga as pessoas a terem o trabalho de ir procurar e instalar..

Eu recomendo o Ubuntu a muita gente e depois tenho sempre que explicar como se instala os drivers da Nvidia, da ATI.. etc.. etc.. Se isso funcionar out of the box será um passo de gigante na cativação de newbies em Linux...

Depois há os que argumentam que isso vai contra a filosofia GNU... É capaz.. Mas há que ser pragmático. E apesar de eu ser solidário com a filosofia do software livre, no fundo o que mais me interessa é que o meu PC funcione. PAra aqueles para quem o software proprietário for inaceitável, terão sempre a versão livre do Ubuntu:
http://www.gnewsense.org/


Quanto à relação Ubuntu / Debian.. Com rigor, não se pode dizer que o Ubuntu seja baseado em Debian ou que é uma distro filha.. Porque elas não são sequer completamente compatíveis a nível de binários. O Ubuntu segue um caminho paralelo havendo uma enorme troca de trabalho entre as duas comunidades, até porque muitos dos funcionários da Canonical são pessoas com responsabilidade, alguns responsáveis por áreas vitais do desenvolvimento da Debian.. Pelo que sem seguirem o mesmo caminho, a tendência é que também nunca se afastem uma da outra.

E essa conversa de que o Ubuntu iria acabar com a Debian já começa a cheirar demasiado a treta. Muito sinceramente, desde que apareceu o Ubuntu tenho visto o movimento Debian cada vez mais activo e bem no centro das atenções.. É que todo o trabalho desenvolvido para o Ubuntu acaba por ser aproveitado pela Debian e vice-versa..
 
Ok, parece que as minhas palavras foram entendidas completamente ao contrário :-D

Eu não disse que o Debian ia acabar, quem poderia acabar era o Ubuntu.
É que o Ubuntu, caso não saibam, é um rip-off do Debian, não é baseado, não é "irmão", não é nada mais. Aliás vejam os release schedules e vejam o DebianImport e vejam o mapa dos code freeze's.
Tudo o que vem depois é bug hunting.

O Debian é A distribuição livre, por alguma razão são a distro oficial da GNU e etc, e por isso quando o Ubuntu quebrar as regras pelas quais eles se regem acaba-se o import e das duas uma, ou saem pessoas do Debian para o Ubuntu (muito difícil porque a maioria do devs e maintainers são altamente ortodoxos e ideológicos) ou então o Ubuntu tem de se apoiar noutra distro.
 
...ou saem pessoas do Debian para o Ubuntu (muito difícil porque a maioria do devs e maintainers são altamente ortodoxos e ideológicos) ou então o Ubuntu tem de se apoiar noutra distro.

O que é estranho então ,tendo em conta a tua frase, é que há pessoas a deixar o dev do Debian para ir para Ubuntu...

Ubuntu não vai acabar apesar das tensões Debian-Ubuntu, ambas vão continuar. Debian basea-se na filosofia Software Livre a 100%, enquanto que Ubuntu fica ai pelos 90% e 10% para a funcionalidade do Utilizador.

Se linux quere avançar para MainStream não é Debian que o vai fazer, é Ubuntu, Suse ou Fedora ( que são as distros com empresas por trás, e com o objectivo de criar um sistema Funcionar para o utilizador comum )

Está é a minha opinião.
 
O que é estranho então ,tendo em conta a tua frase, é que há pessoas a deixar o dev do Debian para ir para Ubuntu...

Ubuntu não vai acabar apesar das tensões Debian-Ubuntu, ambas vão continuar. Debian basea-se na filosofia Software Livre a 100%, enquanto que Ubuntu fica ai pelos 90% e 10% para a funcionalidade do Utilizador.

Se linux quere avançar para MainStream não é Debian que o vai fazer, é Ubuntu, Suse ou Fedora ( que são as distros com empresas por trás, e com o objectivo de criar um sistema Funcionar para o utilizador comum )

Está é a minha opinião.

Quem são essas pessoas, e quais os seus papeis no Debian? São alguém importante? São pessoas ligadas intimamente ao Debian?

Por alguma razão, distros "comerciais" como Fedora/RHEL e OpenSuSe/SLED não trazem esses drivers de origem nem os têm nos seus repos oficiais. No entanto funcionam out-of-the-box com as placas todas.

Quanto ao mainstream na minha opinião só estas duas distros que mencionei têm poder para transformar o linux em algo mais mainstream, sendo no entanto, que o custo desse mainstrem se vai pagar e bem, em termos de fiabilidade e segurança (strong points do linux) e com muita probabilidade vai afastar muita gente da comunidade que é quem dá maior contributo para o desenvolvimento do Linux, para outros SO's, coisa que por sinal começa lentamente a acontecer (o crescimento do FreeBSD de há uns anos para cá confirma isso).
 
Não tem? então faz um search com o yum por fglrx podes ter uma surpresa...

eu não digo que concordo com a inclusão dos drivers binários, mas que haja uma hipóteses de escolha da pessoa.

Agora tudo depende depois da forma de pensar de cada pessoa e de cada distro.

quem não gosta não usa e passa a frente.
 
Última edição:
Primeiro, acho mal estarem a misturar Debian com Ubuntu. Debian é Debian, Ubuntu é Ubuntu.
Ubuntu rippoff do Debian? Que mau uso da palavra rippoff, rapaz. Ubuntu é baseado em Debian, ponto final. Será assim algo de tão transcendente compreender isso? O Debian segue o seu caminho, de estabilidade, 100% livre, o Ubuntu segue o seu caminho, de assentar na base altamente estável do Debian e introduzir melhoramentos, eye-candy, mais compatibilidades, etc etc ... Não compliquem ... Ubuntu está assente na Canonical, com interesses comerciais, como todos deveriam saber, e portanto parem lá de misturar Debian com Ubuntu ...


E o fedora não traz os drivers fglrx ... Não sei onde vis-te essa ... Fedora = 100% livre (se bem que agora já suporta oficialmente o repositório de Extras)
 
Ok então engano meu, então o que é o pacote kmod-fglrx?

Era o ponto que queria chegar, cada distro segue o seu caminho, não há razão para complicar.

Ubuntu quer meter o Beryl de base, para tal é preciso acelaração 3D. se pelo que sei os drivers opensource da nvidia não dão acelaração então a Canonical vai ter de a ir buscar a algum lado. São planos e ideias.

Chega de discutir o mesmo assunto que já enerva a cada site/forum que vou ouvir a mesma história. Quem não gosta não usa, muda , faz o que quer, isto é linux, há liberdade de escolha e de mudança.

Mudando de assunto, andei a ver as specs hj again, já repararam na quantidade de goals para Kubuntu ? 0.o
 
Última edição:
Ok então engano meu, então o que é o pacote kmod-fglrx?

Era o ponto que queria chegar, cada distro segue o seu caminho, não há razão para complicar.

Ubuntu quer meter o Beryl de base, para tal é preciso acelaração 3D. se pelo que sei os drivers opensource da nvidia não dão acelaração então a Canonical vai ter de a ir buscar a algum lado. São planos e ideias.

Chega de discutir o mesmo assunto que já enerva a cada site/forum que vou ouvir a mesma história. Quem não gosta não usa, muda , faz o que quer, isto é linux, há liberdade de escolha e de mudança.

Mudando de assunto, andei a ver as specs hj again, já repararam na quantidade de goals para Kubuntu ? 0.o

Isso deve ser porque o Kubuntu está muito mauzinho ... :)

Ps: kmod-fglrx não existe por aqui ... não tenho nenhuma referência a fglrx (Livna e Freshrpms incluidos) ... Onde é que viste isso (just asking ...)?
 
Back
Topo