1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. COVID-19 Mantenham-se seguros: Pratiquem distanciamento físico de 2 metros. Lavem as mãos. Usem máscara.
    Informação sobre COVID-19. Ajuda a combater o COVID-19 com o [email protected] e com o [email protected].
    Remover anúncio

The Feisty Fawn

Discussão em 'Novidades GNU/Linux & *nix World' iniciada por Metro, 19 de Outubro de 2006. (Respostas: 357; Visualizações: 28261)

1. VuDu

VuDu Power Member

No stress... com a facilidade de instalação que há, não vejo grande problema nisso.
    Até pode vir a evitar alguns problemas com hardware mais "difícil".

2. ruimoura

ruimoura Power Member

Sinceramente fiquei algo perplexo. Não por desapontamento, porque nem sequer tenho Ubuntu, mas porque as combinações Compiz+Aiglx ou Compiz+XGL já estão à muito tempo implementadas no Fedora 6, Mandriva e Opensuse. De notar que, por uma questão de segurança, todos apostaram no Compiz, e mesmo o Fedora 7 (vai sair mais ou menos na mesma altura do Feisty) vai trazer Compiz (já testei o Live CD do Fedora 7 Test 1 e funciona lindamente, out of the box, na minha placa ATI).

Tipo, não tiveram tempo? Mas que raio andam eles a fazer, tendo em conta que têm (ou dizem que têm) tantos developers a trabalhar no sistema? Claro que como já foi referido, instalar o beryl nestes dias é facílimo, mas mesmo assim acho que já deveria vir incluído no sistema, mas não necessariamente o Beryl. Por exemplo aqui no Fedora 6 tenho o Beryl a correr na boa, mas a nível de suavidade e rapidez o Compiz é muito melhor, porque que já vem de origem, e por isso muito optimizado para o sistema.

3. CR_

CR_ Power Member

ruimoura o fedora já vem com o compiz instalado?

4. ruimoura

ruimoura Power Member

Sim, desde a versão 6 (Zod). Vem com Compiz + Aiglx. No Fedora 7 Test 1 live cd, que jé experimentei, também vem. É só clicar e está activado (na minha placa ati, o sistema activa logo por default os drivers da ati opensource).

5. iGama

iGama Ubuntuguide Translator

6. mundano

mundano Power Member

Parece que da reunião de ontem da Tecnical Board do Ubuntu saiu uma decisão final quanto à politica no que toca ao composite e aos drivers proprietários das placas gráficas.

Assim, as principais decisões foram:

1º O composite não virá por default porque não é considerado suficientemente maduro.

2º Drivers proprietários para as gráficas não serão instalados por default como chegou a ser pensado. A politica nesse aspecto irá manter-se inalterada.

3º No entanto, a decisão é que deverá ser criada uma infra-estrutura que permita no feisty com poucos clikes activar os efeitos visuais adicionais (Beryl ou Compiz) e activar o respectivo suporte a nível gráfico. Ou seja, passará a existir um menu qualquer onde com um ou dois cliques se pode activar os drivers proprietários das placas gráficas e os efeitos 3D do desktop..

4º Adicionalmente será dado apoio ao projecto Nouveau de forma a que tão rápido quanto possível apareça um driver open source que suporte 3D para as Nvidia.

5º Por fim, a variante ***** do Ubuntu deixará de ser considerada oficial. Continua a existir, mas terá apenas suporte comunitário, os lançamentos oficiais deixarão de esperar pela resolução de problemas em ***** e a sua qualidade vai depender em muito dos membros da comunidade que colaborarem nesta arquitectura...

Última edição: 14 de Fevereiro de 2007
  7. mundano

mundano Power Member

Para quem tinha duvidas sobre o porque de não vir o composite por omissão no Ubuntu aqui ficam os esclarecimentos todos, feitos pelo Mark Shuttleworth, num post em que ele se dirigia a um outro membro da comunidade...

Já agora é interessante saber que provavelmente aparecerá em breve aquilo que poderá ser o GNUbuntu.. Ou algo com um nome parecido, ou seja, um Ubuntu feito sem qualquer inclusão de software properietario.

8. [knap]

[knap] Power Member

Já existe, chama-se gNewSense.

9. mundano

mundano Power Member

A gNewSense é feita pela FSF, a distro que o Mark fala será feita pela Canonical/Comunidade Ubuntu.

10. [knap]

[knap] Power Member

Tens razão mas basicamente vão ser ambas a mesma coisa não é? Faziam melhor em investir no Kubuntu que está a precisar.

11. mundano

mundano Power Member

Pois precisa... Eu sou um adepto do KDE e acabo por usar o Ubuntu porque o Kubuntu está cheio de problemas...

Mas agora que largaram o suporte oficial aos *****, que representavam 0,8% dos downloads do Ubuntu, pode ser que fiquem recursos que possam direccionar para o Kubuntu.

Quanto à distro do Ubuntu completamente livre, o que o MArk diz é isto:

12. VuDu

VuDu Power Member

Alguém já experimentou o Xorg7.2?
    Li pelos fóruns que tinha grandes "improvements" em relação ao anterior.

13. esquiso

esquiso Power Member

Alpha 4 released. Façam o favor de actualizar :D

14. Metro

Metro Benevolent Dictator For Life
    Staff Member

Instalei numa VM. Não tenho som de resto tudo bem.
    Não vi onde estão os codecs para instalar.
    Vou acompanhar a evolução para ver que tal se safam :)

15. APLinhares

APLinhares OpenSource

O inovador é o Xorg 7.3, que será autonomo, nao necessitando de ficheiro de configuração por ex :)
    Mas está no bom caminho isto :D

16. mundano

mundano Power Member

O xorg 7.2 já pode funcionar sem o xorg.conf..

E ao que parece traz enormes ganhos no desempenho gráfico do sistema.

Já agora pelo que li o Xorg 7.2 deve estar mesmo a aparecer nos repositórios do Feisty, o trabalho está praticamente feito e até já há uns pacotes não oficiais que qualquer um pode instalar.

17. VuDu

VuDu Power Member

Sim, no ubuntufurums tá lá um HowTo. Não cheguei a usá-lo mas pelo que disseram lá, pareciam bastante empolgados com as melhorias. A ver vamos...

Eu voltei para o Edgy, porque sem saber porquê, o meu Xorg estava constantemente a comer processador. Mesmo só a mexer o rato, o processador saltava para os ~70%, em idle estava com picos de ~60% a cada segundo e a fazer scroll no firefox ficava batidinho nos 100%.

Aliado a outro problema que era, depois de fazer resume do hibernate, a ventoinha não trabalhava mesmo que o processador estivesse a derreter, acabei por desistir de continuar a usá-lo...
    Cheguei a ver o proc constante a 95º varias vezes até descobrir como não repetir o problema. Alias se não fosse o gkrellm, a esta hora podia ter um processador derretido sem saber porquê. :(

18. iGama

19. mundano

mundano Power Member

Bom, ontem ganhei coragem e fiz o upgrade o Edgy para o Feisty...

O upgrade correu sem qualquer stress... A unica coisa que não funcionou foi os drivers nvidia porque tinha instalado os drivers beta.

Como já sabia disso, antes do upgrde fui ao /etc/X11/xorg.conf e na secção própria alterei a palavra "nvidia" para "nv".. E deixei essa questão para resolver já no feisty.

Depois foi só dar um:
    Código:
     update-manager -c -d

E pronto, dai para a frente é extremamente simples... São feitas algumas perguntas e podem praticamente responder sim/ok a tudo.

As primeiras impressões do Feisty são:

1º Está muito usavel já, mas de vez em quando lá aparece o assistente de reportar bugs, ou seja, há programas que ainda precisam de trabalho.

2º O assistente de instalação de codecs é uma maravilha.

3º continuo a não gostar das fontes do Ubuntu. No Edgy usava este tutorial para melhorar isso: http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=235526 tenho de procurar algo do genero para o Feisty.

4º O novo splash screen é lindo....

20. iGama

Sim esta muito usavel já , eu ja tou a usar ai desde do herd3 ( ok n é muito tempo, mas já é algum).

Eu até gosto das fonts que veem de base, n tenho razão de queixa.