The Feisty Fawn

O Feisty vai vir de base com um pacote chamado "command-not-found".

Por exemplo, se eu tentar correr o xmms sem o ter instalado:

igama@marte:~$ xmms
The program ‘xmms’ is currently not installed. You can install it by typing:
sudo apt-get install xmms
bash: xmms: command not found

Que mais informações pode um novo utilizador precisar?
 
O Feisty vai vir de base com um pacote chamado "command-not-found".

Por exemplo, se eu tentar correr o xmms sem o ter instalado:

igama@marte:~$ xmms
The program ‘xmms’ is currently not installed. You can install it by typing:
sudo apt-get install xmms
bash: xmms: command not found

Que mais informações pode um novo utilizador precisar?

Suporte às placas wireless para 64 bits :D

Agora fora de gozo.. Cheira-me que os rapazes da Canonical acertaram na mouche :)
 
Bom, se o 6.10 ja estava bom, então este parece-me que está muito mais user friendly, gosto especialmente do suporte WPA de origem e do windows migration tool...

Cumps
 
Ontem tive a instalar a versão beta num Toshiba M100-157 da minha namorada em dual boot para ver se a começo a converter...

E tava com um bocado de receio que depois de tanta xaropada que ela tem levado "Linux isto, linux aquilo, Windows *$%#&&#a, etc.. etc.." de começar a instalar e metade do hardware não funcionar...


Mas a experiência foi perfeita, logo com o Live CD arrancou tudo bem, na resolução certa (1280x800@60mhz) apareceu o aviso a dizer que estava a usar "restricted drivers" para o Wireless.

E pronto, depois instalei, e ficou tudo a funcionar out of the box.. A única coisa que exigiu configuração foi activar o suporte a escrita em NTFS e nas preferências do controlo de volume mudei do Alsa para o OSS para ter som na placa realtek integrada.

Mas tirando isso estava tudo absolutamente perfeito, mesmo as teclas FN que ela usa, como a do brilho e isso funcionavam perfeitamente. Wireless com protecção também é facílimo.. E mesmo a maquina digital dela é logo reconhecida..

Depois estive a experimentar algumas novidades, como o assistente de codecs e tal..


Sinceramente quando comecei a usar Linux nunca pensei que um dia poderia instalar uma distro, ainda por cima num portátil de forma tão fácil... E uma semana antes dias tive-lhe a instalar o Windows porque o pc teve um problema e como foram duas instalação relativamente seguidas deu para comparar.. E o Ubuntu 7.04 em termos de facilidade para ter um sistema completo e pronto a usar, deu 15 a 0 ao Windows...


A nota negativa em todo este processo vai para a ausência de uma ferramenta gráfica de configuração do GRUB. Eu estive a ajustar as prioridades no arranque e o timeout do menu e tive que editar o grub.lst e esse é o tipo de coisas que a minha namorada nunca faria e ficou um bocado intimidada com aquilo porque pensou que para mudar qualquer coisa teria que andar a chafurdar em ficheiros daquele tipo...


Anyway... Se já há algum tempo que se vem a ouvir dizer que o Linux está pronto para o Desktop, acho que o Ubuntu Feisty Fawn é a prova disso. A forma simples como funciona e os assistentes que incorpora que para quem queria era o Beryl acabam por ser um premio de consolação, mas acreditem que para quem pega pela 1ª vez no Ubuntu esses assistentes são milagrosos.. Coisa que o Beryl não é...
 
Uma coisa que me esta a deixar um pouco pissed off:

Board com o controlador SATA JMicron sao incapazes de bootar. Logo eu que tenho um HDD e uma drive optica SATA estou bem lixado.
O que me deixa ainda mais lixado é que este problema estava resolvido no 6.10. Até percebia que eles nao tivessem resolvido este problema no Herd 1, no Herd 2, no Herd 3, no Herd 4... mas numa Beta, tao perto da RC e da release final, é ligeiramente preocupante.
 
Uma coisa que me esta a deixar um pouco pissed off:

Board com o controlador SATA JMicron sao incapazes de bootar. Logo eu que tenho um HDD e uma drive optica SATA estou bem lixado.
O que me deixa ainda mais lixado é que este problema estava resolvido no 6.10. Até percebia que eles nao tivessem resolvido este problema no Herd 1, no Herd 2, no Herd 3, no Herd 4... mas numa Beta, tao perto da RC e da release final, é ligeiramente preocupante.


Já reportaste o problema no launchpad?
 
Já há lá um bug reportado. Supostamente foi resolvido na beta ou na daily build de ontem/hoje. A verdade é que a beta já dá um erro relacionado com o controlador (dá um erro relacionado com a floppy que estou a tentar resolver) e a build de ontem/hoje volta a dar o erro relacionado com o Jmicron ambos dão o mesmo erro.
 
Última edição:
Instalei numa VM a beta e estou impressionadissimo.
Ele trata de resolver o problema da resolução do monitor. Enganei-me e meti uma resolução ele aceitou depois mudei para 1280x1024 e voltou a configurar bem.

Com o VMtools instalado ficou porreiro em termos de velocidade.

Este 7.04 já é uma certeza. So me falta que saia o VMware 6.0 que permite drag and drop. Ai vai ser lindo mesmo. Esse e que nunca mais sai para poder brincar.

Já agora digam-me uma coisa que tem a haver com os projectores.
Este Xorg permite ligar os portáteis a um projector e a coisa funca bem?
Qd isso for possivel + o VMware que permita drag and drop mudo-me definiivamente. Ai já nada me impede.
 
Ainda há pouco tempo vi uma apresentação com Slack (salvo erro) a correr num portatil. Portanto, tenho quase a certeza que funciona e é plug and play :)
 
Uma coisa que me esta a deixar um pouco pissed off:

Board com o controlador SATA JMicron sao incapazes de bootar. Logo eu que tenho um HDD e uma drive optica SATA estou bem lixado.
O que me deixa ainda mais lixado é que este problema estava resolvido no 6.10. Até percebia que eles nao tivessem resolvido este problema no Herd 1, no Herd 2, no Herd 3, no Herd 4... mas numa Beta, tao perto da RC e da release final, é ligeiramente preocupante.

isto ta confirmado?

e que quando comprei esta board, ainda tava ca o 6.06 e fiquei todo ******** por nao poder usar ubuntu.... depois saiu a 6.10 e ficou tudo bem..

nao tou a ver eles agora a andarem para tras :S
 
No lauchpad há pessoas que dizem que sao capazes de bootar com as daily releases que vao aparecendo. Eu nao fui, com as builds até ao dia 28 inclusive. A do dia 29 ainda nao exprimentei, mas o kernel é o mesmo, por isso, nao me cheira. Vou esperar pelas HH, para nao ser trafego deitado fora.

Exprimenta umas das builds mais recentes, ou mesmo a beta de dia 23. Sei é que estou f****issimo com isto. Estive a exprimentar o 7.04 numa VM, e fiquei mesmo maravilhado. Que valente bosta.
 
Tambores a rufar...

Yeah, já bootei com o 7.04. Parece milagre que nao deu erro nenhum. Nos dois minutos que la estive, deu para reparar que ele ja reconhece as minhas 2 portas LAN, o que é um avanço. Hmm.. se o wireless funcionar no AMD64.. yummi :D
 
Nem quero acreditar que o Ubuntu 7.04 não se consegue instalar em boards com chipset 965.
Deixarem um bug destes até uma beta é muito mau. Espero que seja corrigido rapidamente. Que desilusão :(
 
Metro, estas com problemas em que?

A tua board é igual à minha (a minha é a versao WiFi), e ja consegui bootar. Se nao fosse a historia dos backups do Heroes e do wireless, ja tinha mudado.
 
Porque isto acontece?:
qaz@blue:~$ sudo apt-get upgrade
Reading package lists... Done
Building dependency tree
Reading state information... Done
The following packages have been kept back:
openoffice.org openoffice.org-base openoffice.org-calc openoffice.org-common
openoffice.org-core openoffice.org-draw openoffice.org-evolution
openoffice.org-filter-binfilter openoffice.org-gnome openoffice.org-gtk
openoffice.org-help-en-us openoffice.org-impress openoffice.org-l10n-en-gb
openoffice.org-l10n-en-za openoffice.org-math openoffice.org-style-crystal
openoffice.org-style-industrial openoffice.org-writer python-uno
0 upgraded, 0 newly installed, 0 to remove and 19 not upgraded.
 
Porque estas a usar uma versão beta.... Esses pacotes estão quebrados...

Espera um ou dois dias, faz os updates e isso resolve-se sozinho...
 
Metro, estas com problemas em que?

A tua board é igual à minha (a minha é a versao WiFi), e ja consegui bootar. Se nao fosse a historia dos backups do Heroes e do wireless, ja tinha mudado.


O live cd não chega a iniciar. Dá erro quase no inicio. Quanto mais instalar.
 
Sacaste a Beta, certo? A beta ainda nao tem os problemas com o JMicron resolvidos.

Vai a http://cdimage.ubuntu.com/daily-live/current/, saca a .iso, e ve se nao dá. A de dia 30 tenho a certeza que dá, a de dia 31 ainda nao exprimente, mas tambem deve dar.

Sim tenho a beta.
Podias ter dito ontem:D
Agora tão cedo não mexo no PC. Estou farto de andar a montar e adesmontar discos. O disco de testes passou a disco de backups.
 
Back
Topo