The GIMP

Eu pessoalmente defende com unhas e dentes os programas livres. E o gimp é de facto o que de melhor se faz no mundo livre. Nada tenho contra o photoshop mas o gimp é uma pequena marvilha. É claro que para quem conheçe apenas o photoshop o gimp vai parecer estranho. Ja vi pessoas que so trabalham com o gimp dizer o mesmo do photoshop.
O melhor é estudar, ver tutoriais, etc.
Um bom link para isso é o http://www.gimp.com.br
Como curiosidade para quem não precisa de tantas opções e quer fazer pequenas edições então aconselho o paint.net(perfeito para pequenos trabalhos, suporta camadas) e o photofiltre (freeware com uma qualidade e leveza assombrosas). Existe ainda o photofiltre studio que é mais completo (suporte para camadas), muito leve também e barato.
 
Última edição:
romano, eu também sou a favor de programas livres.
Mas a verade é que (em termos de contúdos) não se compara o Photoshop ao GIMP, pelo que tenho visto. Certo que o GIMP é um programa livre, que vive das contribuições dos users para evoluir, mas o que interessa agora é o que está lá.
Eu vi-me todo atrapalhado no GIMP (um pouco menos no GIMPshop) para fazer uma coisa simples como meter um texto e usn brincadeiras por trás...
O que me mete mais impressão é o GIMP não ter 'live preview', como por exemplo, quando estamos a fazer uma mudança na luminosidade ou a tentar fazer um efeito (por via de filtros) e aquilo não mostra como vai ficar depois de aplicarmos... Coisa que aprecio MUITO no photoshop...

Uso o Inkscape para fazer desenho vectorial e estpu simplesmente a adorá-lo! É um porgrama Open Source.

ShadeX, quando sai esse tutorial? ^^

Cumps
 
shello disse:
Uso o Inkscape para fazer desenho vectorial e estpu simplesmente a adorá-lo! É um porgrama Open Source.

Same. No bules uso o Corel, que é outra coisa... ou não é??? Nope, eles copiaram descaradamente quase tudo o que era bom do CD :P Pena a gestão de cores e formatos de importação/exportação ser tão fraca, senão o proggy era capaz de dar cartas...

shello disse:
ShadeX, quando sai esse tutorial? ^^
Cumps

Tou a acabar o principio (parte de nLite). Depois fica a faltar o resto, mas pronto, é um projecto a médio prazo...
 
timber disse:
O GIMP é um programa muito potente e deve ser dos poucos ao nível do Photoshop em funcionalidade pura. Não precisa sequer de se valer do preço.

A interface é que não é do agrado de toda a gente especialmente de quem está habituado ao Photoshop.
Calma, estás a exagerar à força toda.
 
Olha que nem está... sinceramente, já viste a concorrência do PS? E não venham com histórias de PhotoImpact, PhotoPaint e outros... O GIMP é estranho e a nivél de interface, deixa mais que muito a desejar (excepto se tiveres prai 3 monitores...) mas pelo menos a funcionalidade está lá. Já a "usabilidade" é outra história...
 
LeeMan disse:
instalei o paint.net.
Não tem gradientes... Ora bolas para isto...:'(
Tens toda a razão. Não tem gradientes....mas

Paint.NET v3.0
Status: Under development and design, pre-Alpha
This major release is planned to include the following features and changes:
  • Intuitive multi-document user interface
  • More intuitive and more powerful toolbar
  • Enhanced user experience in Windows Vista
  • Adjustment layers
  • Layer masks
  • Gradient drawing
  • Metadata editor (per-image, and per-layer)
The following features may be included, although due to time or other constraints they may be pushed to later releases:
  • Flexible brush system, which includes the ability to configure the "softness" of a brush
  • Tablet PC pressure sensitivity support for tools other than the Paintbrush
Please note that this list is tentative, incomplete, and of course is subject to change. No release date is set, but we are hoping to have it out by the end of 2006.
Um pouco de paciencia, meu amigo, os gradientes vêm ai.
Mas aconselho-te a usar o photofiltre se és curioso. É uma pequena (em todos os sentidos) obra de arte , tem gradiente mas não tem camadas. Para ter camadas tens que instalar o photofiltre studio que é shareware e da para experimentar 30 dias sem restrição. Posso é ensinar-te um truque ja que sou anti crack (na medidda do possivel). Sacas a versão zip (versão sem instalação) do photofiltre e descomprima, sacas a versão minima zip do photofiltre studio e instalas os ficheiros na pasta do photofiltre, sacas os ficheiros de tradução dos dois aqui e aqui e colocas na mesma pasta. Eventualmente podes trabalhar com os dois, até mesmo numa pen, basta copiar a pasta. Com esta instalação o photofiltre studio vai apenas dizendo todos os dias que faltam 30 dias. Com este tamanho (2MB) não vais encontrar melhor programa, até dá para abrir e criar gif animados. Eu pessoalmente acho-o muito interessante
 
Eu já instalei o GIMP uma vez.. durou 5 minutos.. abri aquilo e vi a interface.. bah..

Não comparem o photoshop a nada que ande por ai.. nada bate o nosso querido fofinho e amoroso photoshop..

Isto também pode ser efeito de ter passado os ultimos 5 anos a olhar para o Photoshop e a tentar conhecer aquilo até ás entranhas.. posso mesmo afirmar que é o programa que até hoje conheço melhor.. (é isto e os jogos baseados na engine do Source :D)

PS: Photoshop PWNS'em all. :D
 
Hackaroxp disse:
Eu já instalei o GIMP uma vez.. durou 5 minutos.. abri aquilo e vi a interface.. bah..

Não comparem o photoshop a nada que ande por ai.. nada bate o nosso querido fofinho e amoroso photoshop..

Isto também pode ser efeito de ter passado os ultimos 5 anos a olhar para o Photoshop e a tentar conhecer aquilo até ás entranhas.. posso mesmo afirmar que é o programa que até hoje conheço melhor.. (é isto e os jogos baseados na engine do Source :D)

PS: Photoshop PWNS'em all. :D
Reparei que os amantes do photoshop falam do "nosso" photoshop.
Eu penso que é mais apropriado dizer isso do gimp ja que ele é open source e ai sim passa a ser meu quando eu faço o download , a licença do gimp permite-me fazer o que bem quiser. Posso dar, vender, modificar, enfeitar, colorir, cortar, rasgar, etc...:-D Enfim o que me der na telha.
Podem fazer isso com o photoshop? Claro que não, e ca entre nós que nimguém nos ouvem: Quantos de voçês pagaram por ele?
Aqui a questão não é so de comparar dois programas. É uma questão de ponto de vista. Se eu não quiser gastar 650€ ou não gostar de estar ilegal então de certeza que vou achar o gimp o melhor programa do mundo. Se tiver muito dinheiro ou gostar de crackar programas então o photoshop é o mais indicado ja que, sejamos honestos, é mais poderoso (mais pouco mais).É tudo uma questão de perpectiva.
Eu pessoalmente não tenho escolha, sou teso, não gosto de crackar programas e adoro o conceito open source. Mas atenção nada tenho contra quem tem dinheiro (existem programas open source pagos) e muito menos com quem gosta de crackar programas. Cada um é livre de fazer aquilo que achar melhor.
Outra coisa muito compreensivel é o facto de nos habituar-nos a um determinado programa e depois ser dificil trocar. Isso também entendo. No outro dia comentavam comigo que numa empresa mudaram os winzips para o 7zip (excelente programa open source) e algumas pessoas não queriam porque os novos icones faziam-lhe confusão. Habitos.....
E ja agora admito, a interface assusta no inicio, mas isso passa.....acreditem que passa mesmo.
 
Última edição:
romano disse:
Reparei que os amantes do photoshop falam do "nosso" photoshop.
Eu penso que é mais apropriado dizer isso do gimp ja que ele é open source e ai sim passa a ser meu quando eu faço o download , a licença do gimp permite-me fazer o que bem quiser. Posso dar, vender, modificar, enfeitar, colorir, cortar, rasgar, etc...:-D Enfim o que me der na telha.
Podem fazer isso com o photoshop? Claro que não, e ca entre nós que nimguém nos ouvem: Quantos de voçês pagaram por ele?
Aqui a questão não é so de comparar dois programas. É uma questão de ponto de vista. Se eu não quiser gastar 650€ ou não gostar de estar ilegal então de certeza que vou achar o gimp o melhor programa do mundo. Se tiver muito dinheiro ou gostar de crackar programas então o photoshop é o mais indicado ja que, sejamos honestos, é mais poderoso (mais pouco mais).É tudo uma questão de perpectiva.
Eu pessoalmente não tenho escolha, sou teso e não gosto de crackar programas. Mas atenção nada tenho contra quem tem dinheiro e muito menos com quem gosta de crackar programas.
E ja agora admito, a interface assusta no inicio, mas isso passa.....acreditem que passa mesmo.


Jesus.. lá porque não conheces o Photoshop escusas de vir dizer que é pouco poderoso...

"Posso dar, vender, modificar, enfeitar, colorir, cortar, rasgar, etc..."

Eu não conheço bem os termos da licença mas parece-me que isso não é bem assim, e depois.. de que me serve isso tudo se não o posso/consigo utilizar? :D
 
Boas!
Disseste vender, mas duvido que alguem to compre, pois o gimp está sob GNU, que obriga a que disponibuilizes o source code do mesmo :P

BTW, a interface é outra coisa que nao gostpo no GIMP. Além de estar muito mais habituado à simplicidade do Photoshop (acho-o meuito simples). Duvido que o suto da interface passe, até memso porque não conseguindo orientar-me no porgrama, não consigo trabalhar nele, e chateio-me com aquilo, por mais teimoso que seja.
 
shello disse:
Boas!
Disseste vender, mas duvido que alguem to compre, pois o gimp está sob GNU, que obriga a que disponibuilizes o source code do mesmo :P

Isso só por si não é impeditivo de venda...a Red Hat vende as isos do seu SO e o código fonte está todo disponível na net ;)

Claro que para quem tem muito Photoshop nos dedos é mais díficil habituar. Eu como nunca usei muito Photoshop nunca me custou habituar ao Gimp e não acho que a interface seja tão má como pintam. Opiniões... :)
 
romano disse:
Aqui a questão não é so de comparar dois programas. É uma questão de ponto de vista. Se eu não quiser gastar 650€.

Tens o PS Elements, que ostuma vir com scanners... E se disseres que não tem o raw power do PS completo, tens razão, mas foi feito para ppl para quem não era preciso muito raw power. Os que realmente precisam, esse podem pagar os €650. pq andam a bulir para ganhar a vidinha com ele :D

E o paralelo entre o PS/GIMP e o WinRAR/7Zip é descabido... Já agora, queres comparar as apps da Avid com o Kino?

Eu sou totalmente a favor de Open Source, mas aparentemente, continuamos com velho problema que continua a dar mau nome á coisa. Era de esperar que nesta altura do campeonato já tivessemos passado da fase de "raving mad fanboys". Open Source é uma coisa boa. Ser melhor pq é Open Source é burrice. Algo é melhor pq tem essa qualidade, Open ou Closed Source. Tens dos melhores em ambos os lados. E isso só muda se do outro lado oposto aparecer algo melhor.

Qunto á questão de interface, pensa assim, achas que se a diferença do UI do Firefox para o IE fosse abismal como é do GIMP para o PS ele tinha tido aceitação, por muito bom que fosse? Do Thunderbird para o OE? Então pq esperam que o ppl que faz pela vida a bulir em gráficos engula o GIMP? Vê lá se os interfaces do Inkscape/Scribus não batem mais certinho com os "standards"... Calhando não querem entrar pelo mesmo caminho...
 
Jesus.. lá porque não conheces o Photoshop escusas de vir dizer que é pouco poderoso...
Eu disse exactamente o contrario, disse que o photoshop era mais poderoso. Isso de ler na diagonal dá estes malentendidos.

"Posso dar, vender, modificar, enfeitar, colorir, cortar, rasgar, etc..."

Eu não conheço bem os termos da licença mas parece-me que isso não é bem assim, e depois.. de que me serve isso tudo se não o posso/consigo utilizar? :D
Claro que é assim, para mais esclarecimento podes ler este artigo.
Não podes/consegues utilizar? E os milhões e milhões de pessoas que o usam são iluminados? É isso? Dá uma vista de olhos por este forum brasileiro para conhecer alguns destes iluminados.
Quanto ao vender , é possivel sim senhor. O que muita gente não sabe é que muito programas pagantes que andam por ai são programas que não são mais de que interface para programas livres. Querem um exemplo? Aqui vai um : vcdeasy que é basicamente um interface para o excelente vcdimager . Querem outro? CloneDVD mobile que usa o mencoder do fantastico mplayer. Vejam, esta la escrito. Nunca mais acabava.
Querem um exemplo de um produto comercial open source? QCAD
E sobre o gimp lembro aqui que foi criado inicialmente para os usuarios linux que não tinham ferramentas deste tipo. Eu não sou grande utilizador deste tipo de programa mas penso que tirando a sua interface reconhecidamente feia trata-se de um belissimo programa. Menos poderoso que o photoshop, mas um belissimo programa. E ja agora ja testaram o gimpshop? Este é o link antigo.
Comparação entre gimpshop e photoshop
 
romano disse:
Eu disse exactamente o contrario, disse que o photoshop era mais poderoso. Isso de ler na diagonal dá estes malentendidos.

E mean.. pouco poderoso relativamente ao The GIMP, não compares os dois programas... por vezes chego a preferir o Paint (sim, o paint que acompanha o Windows) a essa "coisa".

romano disse:
Claro que é assim, para mais esclarecimento podes ler este artigo.
Não podes/consegues utilizar? E os milhões e milhões de pessoas que o usam são iluminados? É isso? Dá uma vista de olhos por este forum brasileiro para conhecer alguns destes iluminados.
Quanto ao vender , é possivel sim senhor. O que muita gente não sabe é que muito programas pagantes que andam por ai são programas que não são mais de que interface para programas livres. Querem um exemplo? Aqui vai um : vcdeasy que é basicamente um interface para o excelente vcdimager . Querem outro? CloneDVD mobile que usa o mencoder do fantastico mplayer. Vejam, esta la escrito. Nunca mais acabava.
Querem um exemplo de um produto comercial open source? QCAD
E sobre o gimp lembro aqui que foi criado inicialmente para os usuarios linux que não tinham ferramentas deste tipo. Eu não sou grande utilizador deste tipo de programa mas penso que tirando a sua interface reconhecidamente feia trata-se de um belissimo programa. Menos poderoso que o photoshop, mas um belissimo programa. E ja agora ja testaram o gimpshop? Este é o link antigo.
Comparação entre gimpshop e photoshop

Mas isso que tu referes ai são modificações... não podes chegar ai e vender O GIMP sem qualquer modificação... ;) (acima de tudo porque niguém to ia comprar.. para além de ser grátis não presta. :finger: )
 
1. Free Redistribution

The license shall not restrict any party from selling or giving away the software as a component of an aggregate software distribution containing programs from several different sources. The license shall not require a royalty or other fee for such sale.

Rationale: By constraining the license to require free redistribution, we eliminate the temptation to throw away many long-term gains in order to make a few short-term sales dollars. If we didn't do this, there would be lots of pressure for cooperators to defect.

Isto é bem diferente de chegares ao pé de alguém e venderes o Gimp. ;)
 
El_UnO disse:
Isso só por si não é impeditivo de venda...a Red Hat vende as isos do seu SO e o código fonte está todo disponível na net ;)

Claro que para quem tem muito Photoshop nos dedos é mais díficil habituar. Eu como nunca usei muito Photoshop nunca me custou habituar ao Gimp e não acho que a interface seja tão má como pintam. Opiniões... :)

O Red Hat Enterprise paga-se não é pelo sistema operativo é pelo suporte, que fique claro ;)
 
Back
Topo