1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. Consulta o Portal de Jogos da ZWAME. Notícias, Artwork, Vídeos, Análises e muito mais.

Remover anúncio

The Golden Age of PC Gaming?

Discussão em 'PC Gaming' iniciada por The_True_Eue, 7 de Setembro de 2008. (Respostas: 16; Visualizações: 963)

1. The_True_Eue

The_True_Eue Power Member

2. razio

razio Power Member

Tenho dificuldade em encontrar algum sentido no artigo. A ideia de que aquela é uma idade dourada não tem fundamento, eu jogava PC no início dos anos 90 e parece-me que era uma época bem mais dourada que aquela a que o texto se refere. Isto porque foi nessa altura que surgiram muitas jogabilidades novas (o Dune 2 é uma grande influência, um fundador dos RTS, por exemplo). Naquele tipo de análise não é muito importante a marca, mas sim a jogabilidade; Alpha Centaury é igual a Civilization, poderia ter o nome de Civilization 3 que ninguém ficaria escandalizado (o Civ é do início dos anos 90); mesmo se passa com os demais, pegam no que já foi feito e acrescentam um pormenor.

Sobre custos de produção nada sei, como trabalho com esse tipo de assunto diariamente tenho algum pudor em falar de estruturas de custos que desconheço.

Sobre imersão, um jogador ficava tão ou mais absorto nos anos 80 do que actualmente. Não tem rigorosamente nada a ver com gráficos, um livro pode produzir o mesmo efeito e é apenas texto.

3. ZippoMontefiore

ZippoMontefiore Power Member

De certo modo concordo com o artigo, pois foi nessa altura em que saíram muitos dos jogos para PC que são hoje uma referência para mim, e quando olho para a parteleira onde tenho aquelas antigas caixas grandes onde eles vinham, é tudo dessa era.

É natural para quem é mais velho e começou a jogar PC mais cedo que sintam que a Golden Age foi antes, quando saíram os Dune 2 e Doom e afins, mas isto é um bocado relativo.

4. MeTa

MeTa Power Member

Na minha opinião isso do golden age é relativo. Para mim, com 21 anos, o golden age foi nos anos 90 com starcraft, half-life1, deus ex (2000), full trotle, AOE, quake,commandos,litle big adventure,doom, duke nukem3d, simcity3000, etc etc

5. The_True_Eue

The_True_Eue Power Member

Claro que cada um tem a sua "Golden Age" no tempo em que jogava mais...

Mas o que eu gostava de focar era o assunto da evolução actual dos jogos, segundo o autor (e eu até concordo), na direcção de demos gráficos.

6. razio

razio Power Member

Parece-me que a evolução dos jogos actualmente é a mesma de sempre, por isso é que não vi sentido no artigo. Lembro-me de entrevistas em que, para jogos muito antigos, havia incompatibilidade entre menbros da equipa porque um queria investir em gráficos e o outro na jogabilidade; a situação era com um dos primeiros jogos do Jeff Minters por isso eu nem devia ser nascido.

O parte de gráfica, por ser a mais óbvia, por isso sempre foi a que teve maior destaque. Acaba por ser um elemento pouco importante, mas é um em que a tecnologia tem um papel fundamental e isso agrada a muitos - os que veêm os jogos mais como um produto tecnológico do que criativo.

O futuro é que pode mudar, a época a que o artigo se refere é normalíssima. No futuro, com o desvanecer dos limites de produção gráfica, é que se pode diminuir o protagonismo dos gráficos e a actualização das placas gráficas. É um pouco como ir à lua, ao fim de lá chegar deixaram de se fazer viagens para lá. O artigo fala de qualquer coisa assim, mas é uma grande trapalhada.

7. Mavors

Mavors Power Member

Realmente acho que o artigo é redutor. É uma perspectiva bastante particular em que algumas pessoas se podem rever por terem jogado mais nessa altura.

Eu posso achar a minha golden age um pouco antes disso, talvez entre '93 / '97 com grandes titulos. Dune e Dune 2 como já foi referido, Doom 2, Diablo, Golden Axe, Sensible Soccer, FIFA International Soccer, Monkey Island I & II, Larry, Flight of the Amazon Queen... and so on. Podia estar aqui horas tb a referir marcos importantissimos na história dos videojogos, mas na realidade não existe uma Golden Age. Existe apenas a tua Golden Age, visão essa que pode ser partilhada por mais pessoas, mas que se reduz ao período em que andaste mais atento à indústria e que tiveste mais disponibilidade para jogar.

8. TuxBoss

TuxBoss Power Member

Por acaso discordo cabalmente do artigo.

A verdadeira golden age foi dos anos 80 até meio dos anos 90, altura em que a jogabilidade e o divertimento eram a génese dos jogos. Os gráficos eram secundários, não contavam para nada ou para muito pouco.

Dos anos '90 para a frente foi remake atrás de remake dos grandes clássicos, com inovações maioritariamente estéticas.

Mas isso, creio que é um mal geral das ditas actividades artísticas....A maior parte delas não evolui...Não faz mais do que cópia atrás de cópia de coisas antigas (vejam-se os filmes, a esmagadora maioria dos filmes lançados nos últimos 15 anos são remakes de remakes de remakes de filmes mais antigos).

9. Mavors

Mavors Power Member

TuxBoss em parte concordo ctgo, mas não nos podemos tb esquecer que o artigo fala de PC Gaming, e não da era de ouro dos videojogos. Essa era sim foi realmente antes.

10. greven

greven Folding Artist

O problema é que nessa Golden Age dos anos 80 90 na qual joguei também... era tudo pirateado em diskettes. :p Ninguém falava de pirataria mas quantas pessoas compravam 1 jogo?

11. Mavors

Mavors Power Member

Lol, nessa altura nem sequer sabia em que sitio é que se comprava um jogo. Esse problema já existia nos spectrum. Qtas casas é que vendiam jogos originais? Até tinham capa, mas não eram mais que uma cópia de outras k7's.

Nessa altura as diskettes rodavam o pais o inteiro à pala do grande diskcopy e afins. :D Nessa altura não havia consciencialização da pirataria como há hoje.

12. greven

greven Folding Artist

Exacto Mavors, eu sei... Daí achar que esse foi mais o Dark Age of PC Gaming! :P

Estou no gozo, mas sim foi ness altura que surgiram os grandes jogos e o que originou hoje em dia o que são as consolas, até porque muitos dos títulos dessa altura têm vindo a ser reciclados constantemente.

13. azeiteiro

azeiteiro Power Member

o artigo é pub a um site que vende jogos antigos nos moldes do steam...

a piada pode ser a tweakagem feita para por alguns classicos a correr no xp e vista, como eles afirmam estar a fazer...

quanto à golden age do pc gaming, eu também concordo que vai um bocado da coincidencia com a infancia e adolescencia de cada um... e com o factor novidade dos jogos que se vai perdendo inevitavelmente após 20 anos a jogar :P

edit: mas profetizo uma era de renascimento a começar agora com farcry 2 e a atingir o apogeu por alturas do diablo 3 :D

14. Xmeagol

Xmeagol Power Member

golden age nao é algo que existe

e o futuro tambem nao vai ser melhor?

15. Tenho 33 anos e já jogo desde os fins dos 80... (lembram-se do 1º Prince of Persia e do WOLF 3D... muita pestana queimada;D) e não concordo nada com Golden Ages! Acredito sim que a importancia da jogabilidade foi-se desvalorizando por parte dos produtores de jogos. Assim como o enredo, a historia e o argumento deixaram de importar... Vejam so como os FPS da 2º Guerra batem sempre nas mesmas batalhas nos mesmos episodios tendo tanto ainda por explorar! Hoje apenas jogamos sequelas com mais efeitos e melhores gráficos mas não passam de sequelas, vejamos COD 4 e já ai vem o COD5, GTA4, SWAT 4, SIMS XXII... etc.
    A verdade é que me parece tudo uma "conspiração" para de tempos a tempos nos obrigarmos a trocarmos de hardware!
    Cumprimentos...

16. Zhao

Zhao Power Member

O que pode acontecer é que em certos anos, a percentagem de jogos bons e inovadores (no total dos lançados no ano) seja maior do que outros anos. No entanto eu não concordo com o artigo porque continuam a ser feitos jogos muito bons, tanto para PC como para consolas.
    Normalmente invocamos "golden ages" ou em momentos nostálgicos ou quando os jogos deixaram de ser bons. Só se for por nostalgia, porque felizmente os bons jogos ainda não acabaram.

17. Crrash

Crrash Power Member

acho que concordo. tambem acho que 2002 ou 2003 começaram a descer a qualidade dos jogos pc ou simplesmente sofreram do tal "console-itis" em que perderam todas as qualidades de ser jogos de pc. mas acho que a tal "golden age" começou mais cedo, e nunca tive as dificuldades das quais ele falou

Partilhar esta Página