1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

"The IPhone Is Internet Explorer 4 All Over Again" - artigo interessante

Discussão em 'Apple Geral' iniciada por Azrael84, 17 de Agosto de 2007. (Respostas: 9; Visualizações: 1495)

1. Azrael84

Azrael84 Power Member

Segue-se um artigo que achei interessante, sobre as consequências que a abordagem às 3rd party applications pela apple está a causar e a fonte para quem quiser ler o original que se vê melhor até.

fonte: http://blog.wired.com/monkeybites/2007/08/the-iphone-is-i.html

Última edição: 17 de Agosto de 2007
  2. Fork

Fork What is folding?

Não cheguei a ler o artigo todo, mas acho que quando sites dizem "iPhone Optimized" querem dizer Optimizados para safari. Pelo menos acho que deve/devia ser isso.

Mas também nao me interesso muito por isto.

3. bsod

bsod Power Member

Tem algum fundamento, realmente... não digo que não. Mas a diferença é que a Microsoft usou um formato proprietário com o IE 4 e a Apple está a usar software open-source (o motor do Safari, o WebKit, é open-source, salvo erro...).

Mas é um assunto importante, que realmente merecia ser focado. Se fosse a Microsoft a fazer isso, caíam-lhe todos em cima. Sendo a Apple... :rolleyes:

4. Fork

Fork What is folding?

Estive a explorar, E digo já se houver um setting que diga que nao quero ver sites optimizados para iphone eu vou usar.

Vejam o digg.com/iphone a versao do digg optimizada para iphone, que treta. O steve deve estar a dar saltos nas cuecas com isto.

É que nao valo um corno.

5. Azrael84

Azrael84 Power Member

Realmente tá um bocado fraquinho.

Mas eu pergunto, será o iPhone assim tão importante e haverá assim tantos iPhones pelo mundo fora que justifiquem que os webdesigners comecem a converter as suas páginas para adaptadas a iPhone? O mais interessante é a forma como os sites vão na onda e fazem a papinha toda à apple

6. Fork

Fork What is folding?

Epá, eu nao acho que os webdevelopers devam fazer optimizações para o iPhone, mas sim para o safari.

Se o iPhone tem o browser "a sério" como dizia o steve, porque usar versões optimizadas?

As webapps, sim devem ser optimizadas para iPhone, mas sites inteiros NAO.

7. aclaud

aclaud Power Member

O raio do canivete suiço ainda tem muito por limar. Um bem haja a todos os webdevelopers que ficam à margem desta proposta.

8. jatbas

jatbas Power Member

Ninguem está a meter em causa quem produz os sites, aliás isso é quase conversa paralela, mas sim no facto de assim a apple o obrigar para tirar partido do iPhone, o que depois causa problemas de incompatibilidade e de lentidão devido ao "código" extra.

Mas isto no fundo é mais uma critica à não existência de um verdadeiro SDK que outra coisa, e, com muita razão.

Última edição: 24 de Agosto de 2007
  9. JPCarvalhinho

JPCarvalhinho Colaborador
    Staff Member

Vou deixar os meus dois comentários principais para isto...

Primeiro, grande parte dos webdesigners americano é mac user e quase que aposto que 80% deles tem ou planeia ter um iphone.

Segundo, permitam-me uma explicação das diferenças do IExplorizar versus o que é considerado Iphonizar uma webaplications...
    Quando se começou a usar o IE4 a MS havia introduzido uma serie de código html (lingua base de todas as páginas) que não existia para o netscape e seu derivados... Este código foi amplamente difundido pelos criadores de sites que viram, e bem o wintel como a plataforma a dominar para o "average joe user que nao sabe instalar nada". O ActiveX/ASPNET vem depois e é o píncaro deste esforço... sendo só reconhecido a 100% em browsers da MS (por vezes nem em todos)

Neste caso do iphonizar está-se principalmente a criticar as empresas que estão a criar versões modificadas para correr no Iphone que se suporta no webkit (com modificações) opensource e disponível... o problema não está aqui mas sim no aspecto e User iNterface da página. Ao criar-se uma aplicação em lista para ser navegada com o scroll com inércia/multitouch estamos a "matar" todos os outros browsers que exigem uma combinação de teclas para saltar de item para item, quando se baseia a navegação em links (forma básica da web).

A meu ver é uma crítica diferente, mas correcta com base num equipamento que não é de todo o mais universal...gerada apenas por uma vontade de ser levado por uma onda de mediatismo... já que nem de perto existem tantos mobilewebusers assentes em safari quantos assentes no mobile IE de tudo o que é Smartphone da MS... ou seja... são decisões sem qualquer racionalidade económica... assentes em devaneios e publicidade fácil...

10. 96khz

96khz Power Member

No meu entender, as razões pela qual a Apple está a ser criticada neste artigo são completamente erradas. Existem aqui 2 questões completamente distintas em jogo:
    1. A Apple fez mais do que qualquer outra empresa de telemóveis ao tentar proporcionar, como Steve Jobs referiu, "the real Web". Desde a inclusão do WebKit/Safari, passando pela visualização do site, até à forma como o interface funciona (ex:Zoom In/Zoom Out) permite, salvo algumas excepções, que os sites sejam vistos tal como foram planeados pelo web designer. Daí que a construção por parte destes de versões de sites optimizadas para o iPhone vai contra o próprio conceito fomentado pela Apple. Provavelmente dever-se-á a uma tentativa de evitar a utilização de uma estrutura de tabela com várias colunas (como é comum em muitos portais), consumindo menos espaço na horizontal e adequando-se mais ao iPhone ao reduzir o recurso constante ao Zoom In/Out. Mas, condiderando o fenómeno de marketing que é o iPhone, parece-me que em muitos casos será também uma tentativa de promoção a reboque do mesmo (Ei, nós até já temos uma versão do nosso site optimizada para o iPhone!).
    2. A falta de um SDK (Software Development Kit) por parte da Apple para o iPhone leva a que quem quiser desenvolver APLICAÇÕES (não websites) tenha que recorrer às tecnologias normalmente utilizadas num contexto web (HTML, AJAX, Javascript, etc) para o fazer. Na minha opinião, esta decisão da Apple é polémica (existem razões a favor e contra), mas não está a contribuir em nada para o problema referido no artigo. Quem opta por esta via tinha a intenção de fazer uma aplicação para um produto específico e não um website para utilização generalizada, logo não está a contribuir para uma "desuniformização" da web. O conceito destas aplicações será algo comparável a um widget do Dashboard, que utilizando tecnologias tradicionais da web, pretende assemelhar-se mais a um conceito de aplicação (web app) para uma determinada plataforma.

Partilhar esta Página