PlayStation The Last Guardian (Team ICO, SCE)

@Snake Link

Nunca senti particular dificuldade com a camera, mas também ajustei logo de início a sensibilidade de rotação para 90.

Procede a essa alteração e pode ser que ajude.

Quanto ao jogo: nada a dizer. É absolutamente magistral e único.
 
Já devo andar com cabelos brancos devido á camara e já tive mortes ou quedas devido ao mesmo, é irritante mesmo!

Quanto ao resto no inicio não me deu aquele click, mas depois de passar um pouco fiquei rendido, simplesmente lindo o jogo. Estou apreciar nas calmas até á chegada do Horizon!
 
O problema da câmara não é ser rápida ou lenta, não tem nada a ver com isso. Tem a ver com o facto de em certos sítios a câmara se posicionar em sítios absurdos que não se vê nada. Eu ontem logo na parte inicial tive imensos problemas, e ainda joguei pouco.
Quanto ao jogo como disse, estou mesmo rendido. Por vezes há aqueles jogos que ao início são um pouco seca e tal, mas este não.
 
O problema da câmara não é ser rápida ou lenta, não tem nada a ver com isso. Tem a ver com o facto de em certos sítios a câmara se posicionar em sítios absurdos que não se vê nada. Eu ontem logo na parte inicial tive imensos problemas, e ainda joguei pouco.
Quanto ao jogo como disse, estou mesmo rendido. Por vezes há aqueles jogos que ao início são um pouco seca e tal, mas este não.

Presumo que o @Jack-O-Lantern tenha falado na velocidade da camara numa de "correcção do ângulo" e não por ser celere ou não :)
 
@ExiLeR Sim, isso mesmo (apesar de tudo, pessoalmente, nunca senti qualquer constrangimento ou qualquer dificuldade extra com os ângulos da câmara..., mas, tendo em conta que existem muitos a apontar com algo negativo, pode ser mesmo algo subjetivo em termos de sensibilidade na medida em que a mim não me criou qualquer incómodo)
 
A câmara e os controlos são os piores elementos do jogo.

Os controlos em que aspetos falas? Até agora a unica parte onde acho que os controlos não estão assim tão bons e quando queremos descer ou subir pelas penas do Trico. Tirando isso não notei nada de muito errado nos controlos.

Quanto à câmara digo mal apenas nos cenários mais fechados em que por vezes nem dá para perceber se ainda estamos em cima do Trico. Mas nada como rodar a câmara que resolve logo esse problema.
 
Os controlos em que aspetos falas? Até agora a unica parte onde acho que os controlos não estão assim tão bons e quando queremos descer ou subir pelas penas do Trico. Tirando isso não notei nada de muito errado nos controlos.

Quanto à câmara digo mal apenas nos cenários mais fechados em que por vezes nem dá para perceber se ainda estamos em cima do Trico. Mas nada como rodar a câmara que resolve logo esse problema.

Por vezes é complicado controlar o miúdo. E mesmo os controlos são estranhos. Triângulo para saltar, por exemplo.
 
Os controlos são estranhos porque estamos habituados a outros jogos, e saltar seria no X. Mas para mim o maior problema é mesmo a câmara. Ainda hoje morri porque a câmara não se mexia, eu estava em cima do Trico mas não conseguia ver a personagem lá em cima. Ainda tentei rodar a câmara mas sem sucesso. Carreguei para saltar, cai e morri.
 
Os controlos são estranhos porque estamos habituados a outros jogos, e saltar seria no X. Mas para mim o maior problema é mesmo a câmara. Ainda hoje morri porque a câmara não se mexia, eu estava em cima do Trico mas não conseguia ver a personagem lá em cima. Ainda tentei rodar a câmara mas sem sucesso. Carreguei para saltar, cai e morri.

É preferivel ir carregando no "x" para descer do trico do que carregar no triangulo para um lado qualquer. No 2º caso está sujeito a saltar para o vazio por a camara nao estar no melhor angulo. É mais eficaz ir carregarando no "x" até descer complemente. Dos controlos não tenho razão de queixa apenas a câmara é que atrapalha em ambientes mais fechados.
 
Última edição:
É de mim ou acabei de apanhar uma grande falha no jogo? Até vou meter em spoiler e quem já passou o jogo que veja, é numa parte inicial do jogo, prai 3h de jogo ou menos.

Há uma parte onde o Trico fica com a cauda presa num portão, e depois disso até aparecem vários inimigos num corredor. Depois dessa parte, aparece uma ponte destruída, e um portão do lado esquerdo por onde a personagem consegue passar mas o Trico não. Então eu passei o portão, e de repente aparece o Trico. E foi nesta altura em que o jogo até ensina a dar ordens ao Trico. Eu mesmo assim ainda fiquei a pensar como raio o Trico foi ali ter, porque ele não passava pelo portão. Depois disso, subi para cima dele e fui ter a uma varanda onde tinha uma alavanca para abrir o tal portão, que ficava mesmo por baixo. Chamei pelo Trico e ele não passava porque o portão estava fechado. mas então alguém que me explique, se o portão esteve sempre fechado, como é que ele entrou ali? É que ele depois só saiu dali quando eu abri o portão...
 
Última edição:
Não. Por cima não tinha entrada, era fechado. Mas já descobri como é que ele passou porque agora cheguei a outra parte com um portão igual. É um portão que o Trico empurra e ele levanta, mas só levanta para um dos lados. Tipo aquelas entradas que os cães e gatos têm nas portas, um buraco, só que este portão só dá para um lado. Para voltar para trás não dá.
 
Não. Por cima não tinha entrada, era fechado. Mas já descobri como é que ele passou porque agora cheguei a outra parte com um portão igual. É um portão que o Trico empurra e ele levanta, mas só levanta para um dos lados. Tipo aquelas entradas que os cães e gatos têm nas portas, um buraco, só que este portão só dá para um lado. Para voltar para trás não dá.

Também tive essa mesma percepção no local de que falas. Pareceu-me ser um bug comum em qualquer run que se faça. Na altura estranhei como é que ele passou para o outro lado se o portão esteve sempre fechado mas também podia ter sido alguma coisa que não tenha reparado pois nao olhei diretamente quando o trico passou para o outro lado. Na altura pensei que ele saltou por cima ou algo parecido.

Qualquer maneira mesmo que seja um bug não e por causa disso que o jogo é pior. Foi a unica coisa estranha que me aconteceu até agora no jogo. Para mim se não fosse alguns ângulos de camara mais apertados o jogo estava proximo da perfeiçao por ser um genero de jogo que gosto bastante e poucos jogos tem uma componente emocional como este.
 
Eu ao bocado é que cheguei a outra parte onde ele passa por um portão igual, e vi logo por onde ele passou antes.

Quanto às ordens para lhe dar, por vezes irrita. Ao bocado tive uns 15 minutos ou mais num sítio a tentar que ele se metesse de pá para chegar a um balcão, e ele nada. De repente eu estava longe dele e ele levanta-se!
 
@Snake Link por acaso, quando cheguei a essa parte do portão, também fiquei a pensar que fosse um erro, e até andei a procurar por onde o trico teria entrado.
Mas logo que abri o portão percebi como este funcionava.
 
Cada vez mais estou encantado com o jogo. Para já deve ser o jogo onde tirei mais screnshots até agora. O jogo é mesmo lindo. E a relação do rapaz com o Trico é algo que não se consegue explicar.
 
Apenas para dizer que terminei este jogo, e só tenho a dizer que joguei um dos melhores jogos da minha vida. Aquele final está mesmo espetacular.

Aspetos positivos: Relação entre o trico e o miudo, ambiente sonoro e gráfico arrepiante, puzzles e plataformas bastante satifatórias e história muito boa pois mesmo tendo poucas cutscenes a forma como se vai descobrindo aos poucos o que se passa/passou está muito bem elaborada. Destaco também animações do trico e do rapaz e a longevidade considero a ideal para este tipo de jogo.

Aspetos negativos: Câmara nem sempre ajuda em cenários mais apertados, Controlos por vezes um pouco imprecisos.

Apenas com pena que não apostem mais neste tipo de jogo. Parece um jogo simples mas tão grandioso em que os defeitos que possa ter acabam por ficar no esquecimento tal é envolvente tudo o resto. Uma masterpiece que para mim está melhor do que um ICO mas ainda assim gostei um pouco mais do Shadow of the colossus.
 
Eu estou maravilhado com este jogo. Não sou pessoa de ter paciência para puzzles e essas tretas, mas neste jogo ainda não fui uma única vez ao youtube ver como se resolvem alguns, e alguns deles vejo logo o que tenho que fazer, outros já não é bem assim. Mas são raros os jogos onde consigo logo resolver isso.
Mas este jogo sem dúvida que está uma obra de arte. E a história, cada vez está melhor. Penso que já estou perto do final, mas não quero terminar este jogo...
 
Back
Topo