PC The Last of Us Part 1 (Naughty Dog)

Acho piada que os jogos exclusivos da Sony no PC exige bem mais do hardware em relação à ps5. O poder de uma ps5 em GPU não corresponde de todo a uma RTX 2070 Super ou RTX 3060. Começo a achar que lançam as versões sem estar minimamente preocupados com a otimização para as gráficas equivalentes a uma ps5.

Segundo o DF, a PS5 em poder bruto é o equivalente a uma RTX 2070 Super.

Mas não podemos fazer conversão direta. A PS4 tem a potencia bruta de uma Gtx 760, e embora uma 760 correu os jogos da PS4 durante muito tempo, no final de geração já necessitava de uma gtx 1060 para conseguir o mesmo que a consola.
 
Segundo o DF, a PS5 em poder bruto é o equivalente a uma RTX 2070 Super.

Mas não podemos fazer conversão direta. A PS4 tem a potencia bruta de uma Gtx 760, e embora uma 760 correu os jogos da PS4 durante muito tempo, no final de geração já necessitava de uma gtx 1060 para conseguir o mesmo que a consola.

Tenho dúvidas que a ps5 em poder bruto corresponda a uma RTX 2070 Super. Acredito que esteja mais entre uma RTX 2060 e RTX 2070. Mas é como dizes, não e fácil fazer conversao direta. Estamos só a falar de gráficas, também era preciso avaliar o CPU.

Isso na PS4 já acontecia realmente mas não deixa de ser estranho.
 
Ish, acho que nunca tive um jogo a demorar tanto tempo para construir shaders. Estou aqui à espera e até dá tempo pra vir comentar.

Ao menos tem tantas, mas tantas opções!! woah.
 
É muito mais fácil optimizar aplicações produzidas para hardware fixo, do que para plataformas que permite infindáveis configurações como é o PC.
 
Ish, acho que nunca tive um jogo a demorar tanto tempo para construir shaders. Estou aqui à espera e até dá tempo pra vir comentar.

Prefiro esperar nem que seja 1 hora para compilar os shaders do que um jogo que faz a compilação durante o jogo e depois temos stutters.

É muito mais fácil optimizar aplicações produzidas para hardware fixo, do que para plataformas que permite infindáveis configurações como é o PC.

Nas consolas os jogos já trazem os shaders compilados, pois sabem exatamente qual o hardware que lá está, por isso stutters de compilações de shaders nunca acontece nas consolas.

No PC é impossível os shaders virem pre compilados, a não ser que houvesse um versão do jogo para cada placa gráfica do mercado, como tal a única opção é compilar no próprio computador.

Deveria era ser regra compilar os shaders antes do jogo começar, ao invés de o fazer durante o jogo. Nesse aspecto, este jogo tomou o caminho mais acertado.
 
Reviews negativas no Steam devido a falta de optimização, muitos crashs, 100% de utilização de Cpu, etc.

Um jogo desta qualidade merecia que a Sony colocasse a Nixxes a fazer o port e não a Iron Galaxy que deve ser das piores a fazer ports para PC.
 
Não me surpreende, o uncharted legacy of thieves saiu a comer vram que nem uma loucura, e a levar décadas o shader compilation. Este é ligeiramente pior, o uso de vram é que me mata, o mínimo não são 4gb mas 6gb para cumprir a barra que eles têm nas settings, e no low tem uma qualidade de fazer inveja às texturas do GTA III na ps2.

É normal que o jogo vá ser consideravelmente mais pesado dado que o motor possivelmente nem foi pensado para PC e há muita coisa feita e pensada para a playstation que não se traduz como se fosse 1:1, mas ainda assim acho que o port podia estar melhor, mas vindo da Iron Galaxy não esperava outra coisa
 
Eu bem avisei que com aqueles requisitos a coisa não ia ser famosa.
Ao que parece placas como a 3070 e 3080 têm de baixar as texturas por causa da vram...
Quase que apostava que pegaram no motor do jogo que já é antigo e espetaram com texturas highres o que torna os jogos super exigentes em termos de requisitos...
 
@leocris O jogo foi remaked para a PS5 de raiz usando o motor do The Last of Us II.
Tendo em conta a quantidade de memória que tem as novas consolas, não é nenhuma surpresa, o problema é que o scaling para texturas piores, tornam o jogo nojento, há jogos que sabem fazer isto de forma acertiva como o The Division ou os jogos que usam ID Tech que simplesmente carregam a maior resolução possivel perto de ti, e tudo o que está à distancia é que tem quotas diferentes consoante a tua quantidad de VRAM, aqui literalmente dividiram por 4 tipos de objectos, dinamicos, estatiscos, personagens, e tudo o que for abaixo de Ultra/High é lixo!
 
É pena a comunidade ter de fazer o trabalho da Iron Galaxy, mas um dos problemas já foi fixed:

s7nTWD2.png


Para quem quiser testar o dll, pode fazer o download daqui. Já testei, e muitos outros, sem qualquer problema.

https://cdn.discordapp.com/attachments/767087376257646603/1090377696728580106/oo2core_9_win64.dll
 
Última edição:
Não se percebe como o jogo supostamente é testado por tantos devs antes de o colocarem no mercado, e mesmo assim vem com bugs tão básicos como este.
 
Após vários testes (e comparativo acabado de fazer com a versão PS5 que tenho) efetivamente a otimização deste jogo para PC está fraca. Não tive crashes, mas tenho flutuações de framerate abruptos e sobretudo uma falta de suavidade na movimentação da câmara que não consigo atenuar (e faço testes na mesma TV, onde tenho a PS5 e o PC ligados e comparo lado a lado, na mesma cena... a 4k, mesmo com DLSS ligado, noto a versão PC mais nítida,.mas assim que movimento, falta suavidade de um framerate alto,.mas estável). Terão que sair uns patches para melhorar isto...

 
Continuei a testar a versão PC e a fazer alguns tweeks para perceber se conseguia melhorar a experiência e este foi o resultado de uma nova entrada no jogo (settings em "high")... estou desiludido com este port (eu adoro este jogo e tenho imensa pena que o port esteja neste estado tão pouco otimizado)

(desculpem a qualidade da foto, mas dá para perceber o que se passa com o estranho aspeto cartoon do cabelo e barba do Joel...)

20230329_083632.jpg
 
Fiquei igualmente desiludido com a experiência que tive ontem. Esperei ansiosamente por este lançamento e tinha grandes expectativas tendo em conta que todos os lançamentos no PC de exclusivos da Sony que joguei estavam excelentes e depois isto. :facepalm:

@Jack-O-Lantern Eu nem passei do prólogo. Desde o cabelo da Sara ter madeixas pretas, espelho no WC completamente preto, a texturas com baixa resolução...e isto com preset em Ultra. E já nem falo da framerate.

Enfim, a esperança que tenho é que lancem em breve um(ns) patch(es) para melhorar a experiência.
 
O que me deixa mais coiso com a situação é como é que um jogo deste calibre, estamos a falar de umas bandeiras dos jogos da PlayStation, vai para a primeira vez para PC com este estado. Se havia port para PC que tinha de ser "perfeito" era este.
 
O que me deixa mais coiso com a situação é como é que um jogo deste calibre, estamos a falar de umas bandeiras dos jogos da PlayStation, vai para a primeira vez para PC com este estado. Se havia port para PC que tinha de ser "perfeito" era este.

O que não compreendo é que adquiriram a Nixxes que é um dos melhores estúdios da indústria a fazer ports para PC e vão colocar uma das suas bandeiras nas mãos da Iron Galaxy que é conhecida por fazer ports ranhosos.
 
Última edição:
Back
Topo