PC The Last of Us Part 1 (Naughty Dog)

O que não compreendo é que adquiriram a Nixxes que é um dos melhores estúdios da indústria a fazer ports para PC e vão colocar uma das suas bandeiras nas mãos da Iron Galaxy que é conhecida por fazer ports ranhosos?

A única justificação plausível que vejo é o estúdio estar a fazer port de outro jogo qualquer e sem recursos para ter feito este. Agora mesmo que tenha acontecido isso, não vejo um outro jogo a ter o mesmo estatuto que este para não ter dado o projecto ao melhor estúdio.
 
A única justificação plausível que vejo é o estúdio estar a fazer port de outro jogo qualquer e sem recursos para ter feito este. Agora mesmo que tenha acontecido isso, não vejo um outro jogo a ter o mesmo estatuto que este para não ter dado o projecto ao melhor estúdio.

Exatamente. Que outro jogo da Sony merece sair mais perfeito no PC que o TLOU Part 1? Não vejo nenhum, nem mesmo o GoW ou Spiderman.
 
Curiosamente, a própria Naughty Dog confirmou que a adptação do jogo para PC foi feita inicialmente por eles (pressupondo-se que a Iron Galaxy neste caso esteve a dar assistência e não a desenvolver a versão de modo autónomo):

As we began development in-house, we wanted PC players to experience an amazing story that truly lasts the test of time while maintaining the equally high-quality bar across both PC and PlayStation consoles.

https://www.naughtydog.com/blog/celebrating_the_release_of_the_last_of_us_part_i_on_pc

Ou seja, creio que aqui é um claro caso de uma empresa talhada para desenvolver um jogo numa plataforma fechada e que agora abrindo a porta ao PC é confrontada com muitas variáveis que carecem de outra experiência e que, neste caso, são efetivamente "dores de crescimento" no desenvolvimento para PC. Mas a experiência, sobretudo com um jogo tão marcante como este, merecia um tratamento mais polido e cuidado antes do lançamento, carecendo agora de patchs para ir corrigindo e melhorando, mas não apagando a imagem inicial desapontante. Situação infelizmente que tem marcado lançamentos de AAA recentes.
 
Anda o pessoal todo com Cpu's topo de gama a esperar cerca de 2 horas para os shaders compilarem, e eu com a substituição para o Oodle 2.9.5 que não tem o memory leak, fez a compilação em pouco mais de 30 minutos com um mero i5-8400.

Uma coisa muito estranha que reparei, é que com os settings graficos em High, no inicio do jogo, estava a obter cerca de 38fps a 1080p.

Liguei o FSR 2.2 para o modo Quality, que basicamente faz upscale de 720p para 1080p, e a framerate subiu para 70fps, que é basicamente o dobro.
Normalmente o FSR em Quality sobe a framerate em cerca de 10% a 20%, mas nunca para o dobro.

Muita coisa estranha a envolver este jogo.

We are currently investigating the following issues:
  • Loading shaders takes longer than expected
  • Performance and stability is degraded while shaders are loading in the background
  • Older graphics drivers leads to instability and/or graphical problems
  • Game may be unable to boot despite meeting the minimum system requirements
  • A potential memory leak
We are working on patches, will provide updates as they become available, and will continue to investigate other reported issues. Please keep an eye out on our Support Page as well as the Steam store page for our latest patch notes. If you encounter an issue that is not resolved by our latest patch, you may submit a ticket here.
 
Por aqui esta a correr bastante bem, com a 3070ti a 1440p dlss em quality mode, tudo no máximo menos as texturas, só consigo objetos a médio e o resto a alto, "só" tenho 8gb vram.
Limitei a 60fps e corre que é uma maravilha, até que começaram os problemas...
Fiz o prologo, ando com a Tess, tudo impecável, fluído, sem drops de fps, fiquei todo contente até que chego aos capangas do Roberto.
Sempre que entro numa divisão nova ou noutra área o gajo dá crash.
 
Pode ser que os dados que o jogo diz que envia para os devs ajude aqui. Eu meti para enviar tudo, em todo o caso.

A compilação dos shaders acabou por demorar um pouco mais do que uma hora, a partir dos ~70% começou a andar mais depressa.

Joguei coisa de uma hora (até ao ponto em que a Marlene encontra o Joel e a Tess) e realmente está pesado para o que aparenta ser em termos de gráficos. Precisa efetivamente de alguns patches.
 
Curiosamente, a própria Naughty Dog confirmou que a adptação do jogo para PC foi feita inicialmente por eles (pressupondo-se que a Iron Galaxy neste caso esteve a dar assistência e não a desenvolver a versão de modo autónomo):



https://www.naughtydog.com/blog/celebrating_the_release_of_the_last_of_us_part_i_on_pc

Ou seja, creio que aqui é um claro caso de uma empresa talhada para desenvolver um jogo numa plataforma fechada e que agora abrindo a porta ao PC é confrontada com muitas variáveis que carecem de outra experiência e que, neste caso, são efetivamente "dores de crescimento" no desenvolvimento para PC. Mas a experiência, sobretudo com um jogo tão marcante como este, merecia um tratamento mais polido e cuidado antes do lançamento, carecendo agora de patchs para ir corrigindo e melhorando, mas não apagando a imagem inicial desapontante. Situação infelizmente que tem marcado lançamentos de AAA recentes.


É ver se adquirem a experiência até ao Factions sair.
 
Menos um para jogar para já.
Estranho a Sony ter deixado que se tratasse tão mal este jogo, ainda para mais tendo em conta que os lançados até agora o foram de forma quase exemplar.
 
Se havia jogo onde a Sony, e principalmente a Naughty Dog, não podiam falhar no lançamento era este.
Não tenho pc gaming, mas as optimizações de jogos para pc andam na rua das armaguras.
Mais valia terem adiado, mas o tv show deve ter pressionado a ser lançado já para prolongar o hype.
 
Entretanto,.para melhorar as flutuações abruptas de framerate, sugiro meterem o framecap nas definições do software da gráfica, por exemplo, para 60fps e meterem o vsync e o limitador de fps ingame ambos desligados. A minha experiência melhorou (não é ainda perfeita). Contudo, com uma 4090 não tinha que estar tão limitado a este framecap e esta será apenas uma sugestão paliativa de um jogo com varios problemas de performance e otimização.
 
Experimentaste o Oodle 2.9.5? O que dá a entender é que os crashs são provocados pelo memory leak.
Parece que isso resolveu o problema. Já joguei mais 45 minutos e até agora mais nenhum crash.


Entretanto,.para melhorar as flutuações abruptas de framerate, sugiro meterem o framecap nas definições do software da gráfica, por exemplo, para 60fps e meterem o vsync e o limitador de fps ingame ambos desligados. A minha experiência melhorou (não é ainda perfeita). Contudo, com uma 4090 não tinha que estar tão limitado a este framecap e esta será apenas uma sugestão paliativa de um jogo com varios problemas de performance e otimização.

Isso ajudou-me na questão da fluidez do movimento do rato, com o framecap através da driver, o aim fica muito melhor.
 
Sobre o jogo e para quem já jogou o inicio, o prologo.

no prologo, no fim existe um relato das noticias no jogo e fala de um virus ou doença numa cidade que se esta alastrar. Confesso que essa parte fez-me lembrar a situação que se passou com o Covid, claro que não nos tornamos zumbies mas parecia um pouco o que estava a ser contado no jogo, com a doença a começar numa cidade e a alastrar-se, depois existiam os pirilampos (lembrei-me dos negacionistas do covid). Achei que este jogo de 2013 foi um pouco premonitorio. sentiste o mesmo?
 
Sobre o jogo e para quem já jogou o inicio, o prologo.

no prologo, no fim existe um relato das noticias no jogo e fala de um virus ou doença numa cidade que se esta alastrar. Confesso que essa parte fez-me lembrar a situação que se passou com o Covid, claro que não nos tornamos zumbies mas parecia um pouco o que estava a ser contado no jogo, com a doença a começar numa cidade e a alastrar-se, depois existiam os pirilampos (lembrei-me dos negacionistas do covid). Achei que este jogo de 2013 foi um pouco premonitorio. sentiste o mesmo?

Os fireflies não são negacionistas.
E o mais macabro nem é este. É o The Division. Tanto mais que mataram o filme que iam fazer por causa de ser demasiado realista num mundo pós covid.
 
Tu disseste que são um estúdio que não falha na optimização. Eu acho que são é conhecidos exactamente pelo oposto e depois são semanas e meses até ficar 100%.
 
Tu disseste que são um estúdio que não falha na optimização. Eu acho que são é conhecidos exactamente pelo oposto e depois são semanas e meses até ficar 100%.
E não disse mentira nenhuma, não devemos estar a falar do mesmo estúdio.

Não têm fama de deixar de suportar os seus IP's como outros developers.
 
Fiquei igualmente desiludido com a experiência que tive ontem. Esperei ansiosamente por este lançamento e tinha grandes expectativas tendo em conta que todos os lançamentos no PC de exclusivos da Sony que joguei estavam excelentes e depois isto. :facepalm:

@Jack-O-Lantern Eu nem passei do prólogo. Desde o cabelo da Sara ter madeixas pretas, espelho no WC completamente preto, a texturas com baixa resolução...e isto com preset em Ultra. E já nem falo da framerate.

Enfim, a esperança que tenho é que lancem em breve um(ns) patch(es) para melhorar a experiência.

Só para reforçar o que escrevi acima:







As duas primeiras em Ultra e a última em Low.

Que dores que senti...
 
Back
Topo