PlayStation The Last of Us: Part 2 (Naughty Dog)

@Nirvanes Acho que respondeste a ti próprio sobre o "facilitismo". Tendo em conta a forma como a história do primeiro terminou, é mais complicado pegar em algo que dê continuação e faça sentido com os eventos do TLOU do que simplesmente começar com outras personagens do zero.

E o final do TLOU dá para os dois lados. Embora dê uma conclusão à história, também deixa bastantes coisas por explorar (ex: Joel eventualmente contou a verdade? Se não contou, a Ellie descobriu? Como reagiu? O Fireflies retaliaram?).

Joel e Ellie estarem presentes não significa propriamente facilitismo. Aliás, tendo em conta o pouco que se sabe, dá a entender que este TLOU: Part 2 é mais sobre a Ellie e menos sobre o Joel (o oposto do primeiro jogo).

Mas não tinha de dar continuação directa. TLoU é um mundo de possibilidades. Para mim a história dos personagens fechou com chave de ouro. Podia ser uma de muitas histórias.

Isso já foi respondido Daimon. Só não sabes se não procuraste. A Ellie sabe que ele está a mentir, está tudo lá, por isso é que a cutscene final é deliciosa e uma obra de arte de edição e de storytelling... está tudo no olhar dela. No "ok". Está tudo lá. Ela sabe que ele está a mentir e aceita-o na mesma porque sabe o que ela significa para ele... porque sabe o que ele significa para ela. E continuam juntos. Para mim chega.

Se tens duvidas sobre a minha leitura procura o que o Druckman disse sobre o final, procura "does Ellie know that Joel is lying". Não há mais nada a saber sobre aquele final.

Mas TLoU também era mais sobre a Ellie, apesar de jogarmos com o Joel. Tanto é que ela é o foco da capa. Mas depois do primeiro jogo é mais fácil dar-lhe agora ainda mais protagonismo. Aconteceu o mesmo com o Walking Dead por exemplo.

Vindo dos próprios developers: "Tentamos com novos personagens e simplesmente não funcionou". Nem há mais nada a dizer.

O Joe e a Ellie são personagens adorados por uma grande maioria e basta ver as reacções do publico presente no evento para perceber isso.

Estás a focar a parte menos importante das declarações. Há bem mais a dizer.

beb80deafd56174591b458ad8d61e1df.png


Ele sabe que é um risco enorme para a herança que deixou com aquele final. A ideia não era continuar. E acho isso certo. Espero que a história realmente acrescente, mas para mim o simples facto de haver um depois do final já faz perder metade do impacto que teve. Não tem nem pode ter nada a ver com o facto das personagens serem adoradas. Claro que são adoradas, são as personagens do original, a história foi toda focada nelas. Não é isso que está em questão.
 
Última edição:
Eu acho que deve ser o jogo em que a ND está mais sobre pressão. Depois daquele final tão bom, fazerem uma sequela é algo completamente arriscado.

Mas visto este trailer, a maneira como tudo está tão perfeitamente bem feito, eleva-me a confiança de que vai sair daqui outra obra-prima!
 
Última edição:
Se há estúdio que merece o meu voto de confiança é a ND.
E se na óptica deles o regresso dos mesmos personagens era a única coisa que lhes fazia sentido, acredito que está bem encaminhado para ser mais um jogo exemplar.
 
O Straley vai passar o ano a viajar, ler uns livros, ver uns filmes e depois vai voltar cheio de imaginação para a nova IP da ND.
 
Vai ser jogão disso não haja dúvida,o que custa agora é o tempo passar até lá xD

O 1 foi simplesmente uma obra-prima,pelo menos para mim(sei que não tou sozinho aqui :P).

Se há estúdio em que compro todos os jogos day 1 sem restar sombra para dúvida são estes senhores/as da Naughty GOD!
 
@Nirvanes

Passei o The Last Of Us e no final deu claramente a ideia de que algo mais havia para contar, não tinha que ficar apenas ali. De tal forma que na 1ª vez que o passei até fiquei surpreendido por o jogo acabar daquela forma. Eu também não queria que tivesse acabado ali, estava tão bom.

Fiquei feliz por saber que vai haver uma sequela, estava á espera disso e acho que a Naughty Dog fez muito bem. Pelo que li desta vez vão dar mais destaque á Ellie.
 
@Nirvanes

Passei o The Last Of Us e no final deu claramente a ideia de que algo mais havia para contar, não tinha que ficar apenas ali. De tal forma que na 1ª vez que o passei até fiquei surpreendido por o jogo acabar daquela forma. Eu também não queria que tivesse acabado ali, estava tão bom.

Fiquei feliz por saber que vai haver uma sequela, estava á espera disso e acho que a Naughty Dog fez muito bem. Pelo que li desta vez vão dar mais destaque á Ellie.

Não é isso que o criador diz. Cada um é livre de interpretar como quiser mas a minha interpretação revelou-se a do criador. Last of Us tem um final único por isso mesmo, porque não é usual, porque não é fácil, porque não toma os jogadores por estúpidos, porque te obriga a pensar e perceber o que se passou ali. Se não olhares com olhar crítico e fizeres um esforço para pensar sobre a cena é normal que aches que fica muito por dizer. Mas não fica.
Eu fui apanhado de surpresa porque estava longe de pensar que um jogo daqueles tivesse a audácia de fazer um final tão pouco "comercial", a fazer lembrar cinema independente dos bons e grandes histórias de ficção.

Já chega dos videojogos construirem narrativas e darem a papinha toda feita aos jogadores.

Nunca me iriei esquecer do silêncio de Ellie ao ouvir a mentira de Joel, aqueles segundos de tensão criada pelo silêncio e o strumming continuo da guitarra, onde o meu fôlego se suspendeu e me fixei nos olhos indecisos dela a pensar se consentia a mentira dele ou não. E por fim um simples ok a fechar aquela magnifica cena com a música de Santaolalla a finalmente arrancar em força. Brilhante.
 
@Pheux Muito bom, muito bom (e espelha muito bem aqueles momentos intensos de um tão magistral jogo)

Numa side-note, se quiseres fazer o teu Oled vibrar profundamente, faz o download do trailer deste link:

http://www.gamersyde.com/news_psx_the_last_of_us_part_ii_announced-18616_en.html (4K / 50Mbps)

e delicia-te com uma qualidade magistral de nuances gráficas intensas, com pormenores de luz, contrastes, sombras, sulcos, simplesmente...

Perfeito!
 
Esta saga é um mundo de possibilidades, podiam fazer muita coisa diferente, o facto de voltarem a pegar na Ellie e no Joel até considero mais arriscado, mas acredito que vão fazer um excelente jogo na mesma. Antes de 2018 isto não deve sair, esperarei pacientemente :)
 
Back
Topo