PlayStation The Last of Us: Part 2 (Naughty Dog)

De resto, para quem quiser ler, deixo aqui um link de um artigo sobre um momento icónico do The Last of Us que é um daqueles que contribui para essa maturidade narrativa e emocional do jogo.
(Atencão: Obviamente que é um SPOILER)
http://m.ign.com/articles/2013/12/01/is-this-the-most-important-moment-in-the-last-of-us

Essa sequência do jogo é simplesmente épica, para aqueles que apenas gostam do mata mata não a compreendem.

Não é difícil compreender este momento do jogo, aliás, até é facílimo mesmo para pessoas que como eu que se focam na jogabilidade de um jogo, na sua liberdade de acções e não na sua carga emocional.

O que me é difícil compreender, e digo isto sem ponta de ironia, é como é que tanta gente dá tanta importância a momentos que, na minha opinião, se fossem num filme seriam banalíssimos. Aliás, se este jogo fosse um filme seria banalíssimo, como muitos outros. Mas tal como em outros jogos, por serem jogos, dá-se uma carga emocional às coisas completamente desproporcionada, chega a ser cringe.

A única explicação que encontro é o facto de por estarmos a jogar um jogo e não a vê-lo como se fosse um filme, isso possa tornar as coisas mais impactantes, mas acho que ainda assim é curta a explicação para o que vou lendo...
 
"Tás tolo?" :Whatever:
Isso é o mesmo que dizer que a narrativa do The Matrix é melhor e mais adulta que a do Lost in Translation ou do Fargo. Para uma opinião juvenil, pode ser. Para mim, não.

Acho que tás a confundir mais adulta/juvenil com mais emotiva ou menos emotiva. Não é por ser menos emotiva que deixa de ser mais ou menos adulta, só são diferentes. Há narrativas que podem ser 0 emotivas e que te põem a pensar e narrativas super emotivas em que passado 10 minutos já não te dizem nada.
 
Não é difícil compreender este momento do jogo, aliás, até é facílimo mesmo para pessoas que como eu que se focam na jogabilidade de um jogo, na sua liberdade de acções e não na sua carga emocional.

O que me é difícil compreender, e digo isto sem ponta de ironia, é como é que tanta gente dá tanta importância a momentos que, na minha opinião, se fossem num filme seriam banalíssimos. Aliás, se este jogo fosse um filme seria banalíssimo, como muitos outros. Mas tal como em outros jogos, por serem jogos, dá-se uma carga emocional às coisas completamente desproporcionada, chega a ser cringe.

A única explicação que encontro é o facto de por estarmos a jogar um jogo e não a vê-lo como se fosse um filme, isso possa tornar as coisas mais impactantes, mas acho que ainda assim é curta a explicação para o que vou lendo...
Passando ao lado do momento do jogo, ainda não o joguei, o sermos nós a jogar e não a observar como num filme muda muito as coisas.
Por exemplo eu consigo ver filmes do Alien, aliás gosto bastante, no entanto tentei jogar algumas vezes o Alien Isolation é não consigo, e isto mesmo não tendo sequer visto o Alien...
 
@nngomes É a Naughty Dog, cada jogo deles é o supra sumo em todas as vertentes que só é ultrapassado pelo jogo seguinte da produtora.
 
Última edição:
Não é difícil compreender este momento do jogo, aliás, até é facílimo mesmo para pessoas que como eu que se focam na jogabilidade de um jogo, na sua liberdade de acções e não na sua carga emocional.

O que me é difícil compreender, e digo isto sem ponta de ironia, é como é que tanta gente dá tanta importância a momentos que, na minha opinião, se fossem num filme seriam banalíssimos. Aliás, se este jogo fosse um filme seria banalíssimo, como muitos outros. Mas tal como em outros jogos, por serem jogos, dá-se uma carga emocional às coisas completamente desproporcionada, chega a ser cringe.

A única explicação que encontro é o facto de por estarmos a jogar um jogo e não a vê-lo como se fosse um filme, isso possa tornar as coisas mais impactantes, mas acho que ainda assim é curta a explicação para o que vou lendo...

É sempre mais difícil, até porque um jogo é muito mais longo e tens essas cenas muito mais espaçadas. Um filme por norma vês do princípio ao fim e tás completamente "dentro", um jogo pode demorar dias ou meses para acabar, então é difícil a narrativa se ir mantendo ou sequer lembrares-te de toda a sequência.
 
Passando ao lado do momento do jogo, ainda não o joguei, o sermos nós a jogar e não a observar como num filme muda muito as coisas.
Por exemplo eu consigo ver filmes do Alien, aliás gosto bastante, no entanto tentei jogar algumas vezes o Alien Isolation é não consigo, e isto mesmo não tendo sequer visto o Alien...

Esse jogo é um excelente exemplo contrário! É mesmo o tipo de jogo contrário aos jogos que estava a imaginar quando escrevi o post. No jogo Alien, praticamente toda a carga emocional do jogo advém de aspectos mais ligados ao gameplay (imprevisibilidade do Alien, não o poder matar...) e de todo o setting (gráficos, som...), parece que está tudo lá não para ti mas independente de ti. Está bem feito e aterrador. Aqui, não é uma emoção fabricada por diálogo previsível, exagerado, que soa a falso ou por histórias da carochinha vistas mil vezes em filmes de domingo à tarde, ou cut-scenes em slow motion a apelar a uma emoção forçada pela garganta abaixo. No Alien é a vertente jogo (de jogar) que lhe dá a carga emocional.

@nngomes É a Naughty Dog, cada jogo deles é o supra sumo em todas as vertentes que só é ultrapassado pelo jogo seguinte da produtora.

Não acho que seja isso, até porque isto é algo que se vê em muitas outras threads de outros jogos.

É sempre mais difícil, até porque um jogo é muito mais longo e tens essas cenas muito mais espaçadas. Um filme por norma vês do princípio ao fim e tás completamente "dentro", um jogo pode demorar dias ou meses para acabar, então é difícil a narrativa se ir mantendo ou sequer lembrares-te de toda a sequência.

Sim, isso é verdade. A dificuldade de manter a narrativa é muito mais difícil, mas a sensação que tenho é que alguns jogos poderiam ser os mesmos bons jogos sem ter que nos enfiar uma emoção forçada pela goela abaixo. No meu caso, na esmagadora maioria das vezes são até momentos que cortam a imersão do jogo. Se fosse um FIFA/PES era o mesmo que marcar um golo de pontapé de bicicleta do meio campo com frequência... é muito lindo mas corta a imersão.
 
Ellie é a única personagem jogável em The Last of Us Part II

Confirmado pelo director do jogo, Neil Druckmann
Mas já tinha lido algures que o jogo terá 2 períodos temporais. A Ellie será a única personagem jogável num deles, e no outro, o trailer anterior, será necessariamente outra... já não percebo nada disto.
 
Muito estranho, será que não estarao a mentir para depois surpreender os jogadores?

Toda a gente quer jogar com o Joel também, havia de ser repartido
Com o Joel não acredito que joguemos. Acho que ele vai aparecer mas vai ter um papel bem diferente do que estamos à espera... vai ser uma das surpresas do jogo.
 
Dfq4alWXkAAoZpq.jpg


Today is the 5th Anniversary of The Last of Us' release. Over 17 million of you have taken this journey with us and your love, support, and fandom for these characters and their story has been incredible. We can't wait to continue it with Part II.

https://twitter.com/Naughty_Dog/status/1007320235731488770

(isto foi colocado no outro tópico, mas coloco também aqui para dar maior relevância)

Mas já tinha lido algures que o jogo terá 2 períodos temporais. A Ellie será a única personagem jogável num deles, e no outro, o trailer anterior, será necessariamente outra... já não percebo nada disto.

Foi o próprio Druckmann que confirmou, mas as coisas podem mudar até ao lançamento. E também é possivel que estejam a esconder algumas coisas que possam ter importância na história.
 
No primeiro, eles disseram que a Ellie não iria ser uma personagem jogável, e no entanto, temos uma fase em que jogamos com ela. What are u trying to do, ND ?? :coolshad:
 
O gajo da Eidos perdeu uma boa oportunidade para estar calado, ainda para mais os ultimos Tomb Raider copiam e muito o trabalho da Naughty Dog, não tenho duvidas que tlou2 vai entregar o prometido, lembro-me bem de criticarem o gow, que tinha demasiada qualidade e não sei que mais e no final entregou o que prometeu.


No que toca a Uncharted e Tomb Raider, a Crystal Dynamics e a Naughty Dog nunca podem atirar lama uns aos outros lol


Não é muito melhor os estúdios darem os parabéns aos outros por fazer bons jogos como foi o caso da Guerrilla Games à Sony Santa Monica ou CD Projekt à Guerrilla Games? Não é assim que as coisas avançam? Obvio que o jogo ainda não foi lançado, mas duvidar do já apresentado!?

A CDPR e a Guerrilla é por a haver ex-empregados da CDPR na Guerrilla. A Guerrilla é SSM,são duas first party com as jogadas mais arriscadas em termos recentes. Devem se rever uns nos outros.
Mas a impressão com que eu fico é que a indústria é agressivamente competitiva porque há um jogo entre oferta de mão de obra vs quantidade de estúdios dedicados a AAA vs precariedade das posições. Até um certo ponto,comparava com a indústria do cinema mas para pior. Porque pelo menos nos States tens sindicatos e associações que protegem alguns dos constituintes do processo de produção de filmes/séries. Na indústria dos jogos,assim de cabeça só os actores que fazem mocap/voice over é tem alguma proteção.

Desligado da realidade? :Whatever:
Tornando isto muito simples, que a paciência já é pouca para este tipo de "conversa simpática". Sim, joguei e gostei disso tudo. O Walking Dead é muito interessante a nível de narrativa, mas também mais simples. O Bioshock tem ambiente brutal, e uma história fixe (mas não como narrativa), típica de jogo, mas mais juvenil, sem grande diálogos, evolução de personagens ou maturidade e envolvência emocional. Citar o Max Payne neste assunto é um disparate. Se achas isso então estás muito longe de discutir, na minha "realidade", o que é uma narrativa, bem escrita, bons diálogos, envolvente e adulta. E aínda bem, pois já percebi há muito tempo que te dá uma comichão enorme falar de cenas da Playstation, e eu já não tenho paciência, nem idade, para aturar isso.

De resto, para quem quiser ler, deixo aqui um link de um artigo sobre um momento icónico do The Last of Us que é um daqueles que contribui para essa maturidade narrativa e emocional do jogo.
(Atencão: Obviamente que é um SPOILER)
http://m.ign.com/articles/2013/12/01/is-this-the-most-important-moment-in-the-last-of-us


O Walking Dead se é simples,então o TLoU é também.Duas faces da mesma história.
Já ignorar o Max Payne assim tão facilmente, não deves ser fã de neo-noir feito de forma irrepreensível.
E para juntar outro à festa que só me lembrei agora,Specs Ops:The Line(tambem de 2012). Desconstrução do gênero shooter militar e até um certo a relação jogador/jogo(pena é a gameplay pouco suave,mas há quem diga que é proposito).


Não,só me custa a engolir fazerem de certas coisas mais do que são. E não é por ter o nome PlayStation,já que meti ali o Max Payne porque considero os jogos que a Remedy fez com a MS inferiores aos primeiros jogos deles(e começo a ter medo que o Control vá ser demasiado "artificialmente" poético).


Para mim essa nem é a cena que faz o TLoU estar num patamar diferente.É a rampage do Joel no hospital.Porque o jogo todo é nós vendida a ideia que se levarmos a Ellie até aos Fireflies,nos podemos mudar o mundo.Sem a ameaça da infeção podemos começar a reconstruir a sociedade.Desviar os recursos militares/bélicos para acabar com os raiders,criar novos governos(ou algo que no mínimo dos mínimos recrie as estruturas da nossa sociedade actual mesmo que a um nível mais pequeno). A Tessa acreditava que o mundo podia mudar,e esse foi o último pedido dela.Basicamente,e tal como na maioria dos jogos,a escala da missão é epica.
O problema,é que aquilo que era trabalho tornou-se pessoal.E quando a Ellie lutou e superou-se no Left Behind para salvar o Joel,aí as coisas mudaram de vez.No mundo em que eles vivem acho que o Joel não tinha levado a mal a Ellie ter-lo deixado morrer.Ele estava feito num farrapo e eles não eram família. O próprio Joel parecia cultivar uma atitude de "Nunca deixes ninguém aproximar-se demasiado." .Supostamente ele até já tinha tido uma relação com a Tessa,mas os fantasmas do passado fizeram que revertesse a algo mais básico,mais trabalho que prazer.
E é por isso que quando disseram que ela tinha de morrer,o Joel tornou-se num personagem mais interessante. A Ellie era um herói tradicional no sentido em que estava disposta a dar a vida pelo bem maior. O Joel naquele momento começou a percorrer uma linha muito tênue entre herói/anti-heroi/vilão. Ele achou que já tinha perdido o suficiente.Que o nosso mundo,a humanidade,não merecia ser salva.Que a selvajaria do mundo em que ele vivia era a condição normal do ser humano,que sem as inibições da sociedade moderna somos animais. E foi assim que ele justificou o que fez. Ele foi egoísta.Preferiu o bem dele face ao do mundo.

Ellie é a única personagem jogável em The Last of Us Part II

Confirmado pelo director do jogo, Neil Druckmann

Ela era o herói do primeiro(pelo menos no que toca a alinhar motivações com o arquétipo),e supostamente a história deve ser ela a querer vingança.


Muito estranho, será que não estarao a mentir para depois surpreender os jogadores?

Toda a gente quer jogar com o Joel também, havia de ser repartido

Eh,toda a gente como quem diz. Estou completamente aberto a apenas jogar com a Ellie.
Depois do que ele fez,ele e a Ellie estão numa rota de colisão. Não acredito em quererem fazer um ao outro,mas não acredito que a Ellie perdoe ao Joel o que fez no hospital. Aposto no Joel se sacrificar para se absolver perante a Ellie.

Jogamos com o Joel mais tarde num DLC. :-D

Tinha a sua simetria,não vou mentir.
 
Teoria a caminho :D

Bem, como sabem, no primeiro trailer deste jogo, foi mostrado que a Ellie pretende vingar-se de alguém (à partida, a morte de alguém importante pra ela).
Nesta E3, vimos o "inicio de uma relação mais próxima", ao beijar uma rapariga, e a maneira como conversou com ela. Até aqui nada de mais, mas... podemos fazer ligação com o primeiro trailer. Ou seja, essa pessoa que supostamente "morreu" pode ser essa rapariga, certo ?? Bem, eu tenho 99% de certeza e parece a ND tambem já confirmou isso indiretamente. Reparem nas imagens:
NuD6PFt.png
j357Yg9.png

Em nenhum outro momento durante a cena da dança, a Ellie tem essa pulseira. Acho que tudo bate certo :)
 
Teoria a caminho :D

Bem, como sabem, no primeiro trailer deste jogo, foi mostrado que a Ellie pretende vingar-se de alguém (à partida, a morte de alguém importante pra ela).
Nesta E3, vimos o "inicio de uma relação mais próxima", ao beijar uma rapariga, e a maneira como conversou com ela. Até aqui nada de mais, mas... podemos fazer ligação com o primeiro trailer. Ou seja, essa pessoa que supostamente "morreu" pode ser essa rapariga, certo ?? Bem, eu tenho 99% de certeza e parece a ND tambem já confirmou isso indiretamente. Reparem nas imagens:
NuD6PFt.png
j357Yg9.png

Em nenhum outro momento durante a cena da dança, a Ellie tem essa pulseira. Acho que tudo bate certo :)
Temos investigador, sim senhor, tudo isso bate certo. Resta saber onde entra a mulher músculo do segundo trailer. Ainda pensei que o menino asiático que aparece a salvá-la nesse trailer fosse o rapaz com quem a Ellie está a falar no trailer da E3, porque supostamente aquilo foi no passado. Mas falta a cicatriz enorme que tem na cara por isso não é a mesma pessoa.

A tua teoria leva a crer que a mentira do Joel não será o único tema abordado na nova aventura, e que ele poderá vir a ter um papel mais "secundário". Não sei, para já é tudo futurologia. Mas acho que quanto menos soubermos melhor será a experiência.

Já agora, acredito que se o Joel não for uma personagem jogável, iremos ter um DLC com ele ao estilo Left Behind.
 
Ui vocês estão atentos a cada cena vou vos contar :clap::clap:

Realmente um grande pormenor que passa despercebido.


Depois do que aconteceu no final do primeiro jogo,os flashback do Left Behind, e o primeiro trailer do segundo,mal aquela rapariga apareceu com a Ellie um tipo pensou logo que ela estava condenada.

https://forum.zwame.pt/threads/the-last-of-us-part-2-naughty-dog.894972/page-23#post-15353199

Ser previsível não é uma coisa má.E neste caso apenas se está a ver que tal como o Joel,a Ellie está condenada a uma certa sina.




Temos investigador, sim senhor, tudo isso bate certo. Resta saber onde entra a mulher músculo do segundo trailer. Ainda pensei que o menino asiático que aparece a salvá-la nesse trailer fosse o rapaz com quem a Ellie está a falar no trailer da E3, porque supostamente aquilo foi no passado. Mas falta a cicatriz enorme que tem na cara por isso não é a mesma pessoa.

A tua teoria leva a crer que a mentira do Joel não será o único tema abordado na nova aventura, e que ele poderá vir a ter um papel mais "secundário". Não sei, para já é tudo futurologia. Mas acho que quanto menos soubermos melhor será a experiência.

Já agora, acredito que se o Joel não for uma personagem jogável, iremos ter um DLC com ele ao estilo Left Behind.


A malta do segundo trailer devem ser support characters no jogo base,com depois possibilidades de DLC/spin-off ou carregar a série num futuro pós Ellie e Joel.
 
Back
Topo