PlayStation The Last of Us: Part 2 (Naughty Dog)

@Nirvanes

Referia-me á dimensão do ecrã, caso não tenhas entendido.
Nunca tive problemas a jogar aquela distância( felizmente) e dificilmente fico com a vista cansada, mesmo jogando várias horas seguidas.

Eu entendi, só estou a dizer que não é bem assim a ideia de "veres mais".

Se tens problemas ou não é irrelevante neste caso, só estou a dizer que não estás à distância recomendada, logo é natural que também tenhas uma experiência diferente porque se calhar simplesmente não é suposto estares a essa distância...
Se estás colado ao ecrã, é muito possível que notes o film grain, mas se calhar a ideia é não ser tão visivel porque não é suposto estares tão próximo.
 
@Nirvanes

Não estou próximo, estou a uma distância razoável( 1 metro 50/80cm). No meu caso se jogar mais afastado perco a concentração e o mais certo é pesar figos depois.

Segundo vejo, a distância recomendada para estar de uma TV de 55'' é 2,35 metros.

Eu também notei o film grain passado algum tempo de qualquer forma mas nunca me incomodou. É uma escolha estética, como são as cores estarem menos saturadas por exemplo.
 
@Lord_MerlliN

Claro que se nota...até a 3 metros ou mais de distância. O problema é a confusão que faz a algumas pessoas( eu incluído) e a outras não. Então eu estava com uma pica para jogar ao jogo, como quase toda a gente acredito, tive que estar meia hora a entrar e a sair do jogo.
 
Há duas coisas que desligo sempre, o film grain e o motion blur.

No caso dos jogos que aplicam muito bem um motion blur per object, como é o caso do RDR2, nesse caso deixo ligado.

Não deixa de ser estranho o jogo ter tantas opções, mas não dá para desligar essa.

Já a trilogia do Mass Effect também vinha com film grain, mas felizmente deixavam desligar nas consolas.
 
@Nirvanes

A minha TV é de 49"( 123.5 cm de diagonal).
Nem todos somos iguais. Sabes quanto tempo perdi na TV, quando a comprei, para meter as definições ao meu gosto? Mais de uma hora...na altura estava a jogar ao Infamous Second Son, vinha demasiada escura a imagem, meti tudo ao meu estilo. Sou daqueles jogadores que quando uma imagem na TV ou de um jogo não está ao agrado, páro logo de jogar até estar como quero. No The Last of Us 2 baixei um bocado o brilho das definições de jogo.
 
O Motion Blur é uma tecnica muito mal amada mesmo. Sempre foi excelente em teoria, mas era aplicado em bruto... felizmente tem estado cada vez mais refinado. Eu gosto, quando bem aplicado acho que é excelente, não sou nada purista nessas coisas.

Sinceramente eu nem acho o film grain do The Last of Us nada agressivo. Já vi coisas bastante piores, ao nível de estar constantemente a mexerem elementos no ecrã e afins.
Sendo que é um dos jogos com melhor acessibilidade que há por aí, o facto de não estar nas opções indica que é uma questão estética sobre a qual estão mesmo importados em manter.
 
@Nirvanes

Para mim houve 3 jogos. O Alien Isolation, o Mass Efect Andromeda e o The Last of Us 2 com o film grain. No Alien e no Mass Efect não me incomodou muito, era só mais no espaço ou nos menus. O The Last of Us 2 foi o jogo que mais me incomodou.
 
Não sei se isto já foi falado aqui, mas parece que 2169 pessoas individuais trabalharam neste jogo:

https://www.mobygames.com/game/playstation-4/last-of-us-part-ii/credits

É uma equipa brutal e realmente nota-se no produto final.
É mais um motivo pelo qual nenhum outro jogo até à data sequer joga no mesmo campeonato.

Muito bom, não conhecia esse site. Fui ver outros jogos, e alguns deles é mesmo surpreendente.

Red Dead Redemption II Credits
7321 people (4135 developers, 3186 thanks)

Assassin's Creed: Odyssey Credits
4582 people (4410 developers, 172 thanks)

Final Fantasy XV Credits
2516 people (2307 developers, 209 thanks)
 
Última edição:
E pronto terminei este jogo

Gostei bastante, embora o fim não tenha sido o que seria esperado foi muito bem conseguido. Fiquei triste, acabou por não dar em nada a "vingança".
Para já nao volto a uma segunda ronda. Tenho outros jogos a espera. Mas mais tarde quem sabe...

Parece me que saia um DLC com a Abby e o Lev quando vao para Santa Barbara. Ficou muito para explicar e existe o suficiente para uma nova historia.
 
E pronto terminei este jogo

Gostei bastante, embora o fim não tenha sido o que seria esperado foi muito bem conseguido. Fiquei triste, acabou por não dar em nada a "vingança".
Para já nao volto a uma segunda ronda. Tenho outros jogos a espera. Mas mais tarde quem sabe...

Parece me que saia um DLC com a Abby e o Lev quando vao para Santa Barbara. Ficou muito para explicar e existe o suficiente para uma nova historia.

Penso que essa viagem que falas, está programada para um spin off tipo Lost Legacy. Apenas acho isto porque o jogo teve bastante hate, porque a minha primeira opção é que eles estavam a preparar-nos para um 3 jogo em que essas 2 personagens fossem eles os protagonistas. Eu pelo menos não ia gostar nada desse rumo.
 
Bom já acabei o jogo. Nota 9.9 de 10. Se tem que ser número redondo, 9 de 10.
Não dou 10 porque tem algumas coisas gráficas que acho mal estarem num jogo destes:

- baixar dos 30fps (há áreas mais abertas que notei solavancos pequenos)
- pop-in de texturas

A história está muito boa mesmo, num mundo apocaliptico, nem tudo são rosas e não há yin/yang fácil

Não sei se é spoiler, mas depois de acabar temos hipotese de começar de novo com tudo o que traziamos de trás, mas aparece um + nas opcoes, mas já não dá para escolher capitulos. Ora, para ir buscar o que falta, tenho que fazer historia toda e saltar as sequencias "cinematográficas"?
 
Bom já acabei o jogo. Nota 9.9 de 10. Se tem que ser número redondo, 9 de 10.
Não dou 10 porque tem algumas coisas gráficas que acho mal estarem num jogo destes:

- baixar dos 30fps (há áreas mais abertas que notei solavancos pequenos)
- pop-in de texturas

A história está muito boa mesmo, num mundo apocaliptico, nem tudo são rosas e não há yin/yang fácil

Não sei se é spoiler, mas depois de acabar temos hipotese de começar de novo com tudo o que traziamos de trás, mas aparece um + nas opcoes, mas já não dá para escolher capitulos. Ora, para ir buscar o que falta, tenho que fazer historia toda e saltar as sequencias "cinematográficas"?
Tens as duas opções. Podes recomeçar tudo em NG+, ou seja, recomeças do inicio mas com todas as armas e upgrades que tinhas no final do jogo, ou podes selecionar capitulos.

Atenção que este jogo tem uma coisa idiota... Se escolheres o capitulo 10, por exemplo, ele faz um load desse capitulo e depois só te aparece para escolher os capitulos anteriores a esse. Se fizeres um load de um save do final do jogo, voltam todos a estar disponiveis.

GUARDA O SAVE DO FINAL COMO A TUA VIDA. Eu perdi o meu, mas por acaso já perto do final e por isso sem stress.

Para limpar colecionáveis, é começar do final para o principio ou então ir fazendo load desse save de final de jogo para escolher novos capitulos.
 
Deixei uma análise mais completa ao jogo, completamente spoiler-free, no tópico d´O Último Jogo

Depois desta montanha-russa de emoções com Last of Us 2 é agora tempo para ir explorar calmamente a ilha de Tsushima :cool:

Irei certamente revisitar este jogo na PS5, sem o impacto do desvendar da história inicial, mas com o prazer de jogar novamente, a par de de Ori and The Will of Wisps, um dos melhores jogos de 2020.
 
Back
Topo