PlayStation The Last of Us: Part 2 (Naughty Dog)

@Tecno Nerd Gostei bastante do post. ;)

@Shelzyn Naughty Dog? Inovadores? A Naughty Dog apresenta qualidade nos jogos que faz, isso não é inovação. Inovação é trazer algo de novo para a indústria, coisa que eles não fazem. Com isto não digo que são maus, nem pensar, devem ser os melhores neste momento... mas inovadores é que eles não são. O TLOU não é nada de novo (e é dos meus jogos favoritos de sempre), o Uncharted idem aspas. O único que ainda posso concordar é o Crash Bandicoot mas nessa altura já existiam outros jogos de plataformas.

Inovação foi quando o COD fez o que fez no MP quando saiu o Modern Warfare, Metal Gear Solid e a sua storytelling, Halo e a sua jogabilidade FPS + história, Gears e o seu cover shooting dinâmico. E sim eu sei que já antes existia o KillSwitch mas o cover não é propriamente algo de qualidade, até porque ninguém pegou nesse aspecto até aparecer o Gears of War. Todos os jogos que referi mudaram a indústria (e não são os únicos), mudaram a jogabilidade e a maneira de como interagimos com os videojogos. Já o TLOU e Uncharted mudaram... nada, apenas oferecem uma boa história e usam mecânicas já utilizadas por outros jogos. Isso não é inovação, é simplesmente fazer um bom jogo e aí a Naughty Dog sabe o que faz.


Mas mais uma vez e antes que me comecem a atacar - a Naughty Dog é o melhor estúdio da actualidade na minha opinião. Simplesmente quero dar crédito a quem o merece e sem dúvida nenhuma que a ND não merece o rótulo de inovadora. ;)

Usei uma palavra menos precisa para os jogos em questão, não me referia a inovação no sentido mais puro da palavra (porque se entrarmos por ai, contaremos apenas pelos dedos das mãos os jogos que realmente foram uma inovação disruptiva). Mas tu percebeste o meu ponto, jogos de qualidade com caracteristicas bastantes unicas e com o selo da ND, como é o caso das animações, jogabilidade polida, as cinematics, entre outras.
 
Última edição:
Usei uma palavra menos precisa para os jogos em questão, não me referia a inovação no sentido mais puro da palavra (porque se entrarmos por ai, contaremos apenas pelas mãos dos dedos os jogos que realmente foram uma inovação disruptiva). Mas tu percebeste o meu ponto, jogos de qualidade com caracteristicas bastantes unicas e com o selo da ND, como é o caso das animações, jogabilidade polida, as cinematics, entre outras.
Se calhar o post soou um bocado agressivo :P Mas sim, percebi. Só acho que às vezes as pessoas metem a ND num pedestal muito alto do que aquilo que eles realmente merecem.



Mas são opiniões ;)
 
Se calhar o post soou um bocado agressivo :P Mas sim, percebi. Só acho que às vezes as pessoas metem a ND num pedestal muito alto do que aquilo que eles realmente merecem.



Mas são opiniões ;)

Acaba por ser uma questão de preferência também, eles são muito competentes no âmbito da acção/aventura.
E ainda há outro factor, é que hoje em dia há muitas empresas que prometem mundos e fundos e depois o produto final fica bastante aquém, e até nisso a ND normalmente o que promete, cumpre.
 
@Tecno Nerd Gostei bastante do post. ;)

@Shelzyn Naughty Dog? Inovadores? A Naughty Dog apresenta qualidade nos jogos que faz, isso não é inovação. Inovação é trazer algo de novo para a indústria, coisa que eles não fazem. Com isto não digo que são maus, nem pensar, devem ser os melhores neste momento... mas inovadores é que eles não são. O TLOU não é nada de novo (e é dos meus jogos favoritos de sempre), o Uncharted idem aspas. O único que ainda posso concordar é o Crash Bandicoot mas nessa altura já existiam outros jogos de plataformas.

Inovação foi quando o COD fez o que fez no MP quando saiu o Modern Warfare, Metal Gear Solid e a sua storytelling, Halo e a sua jogabilidade FPS + história, Gears e o seu cover shooting dinâmico. E sim eu sei que já antes existia o KillSwitch mas o cover não é propriamente algo de qualidade, até porque ninguém pegou nesse aspecto até aparecer o Gears of War. Todos os jogos que referi mudaram a indústria (e não são os únicos), mudaram a jogabilidade e a maneira de como interagimos com os videojogos. Já o TLOU e Uncharted mudaram... nada, apenas oferecem uma boa história e usam mecânicas já utilizadas por outros jogos. Isso não é inovação, é simplesmente fazer um bom jogo e aí a Naughty Dog sabe o que faz.


Mas mais uma vez e antes que me comecem a atacar - a Naughty Dog é o melhor estúdio da actualidade na minha opinião. Simplesmente quero dar crédito a quem o merece e sem dúvida nenhuma que a ND não merece o rótulo de inovadora. ;)

COD inovador!!! foi no Adanced Fish AI?

Os awards do TLoU contam outra história.

Repara que nem vou falar do storyline onde a narrativa e a progressão, esse pilar dos videojogos, são muito bem conjugadas e funcionam na perfeição.

As mecânicas de jogo são das melhores e mais aperfeiçoadas que lembro, tudo está pensado de forma a ser eficaz e de fácil acesso e podes comprovar isso mesmo no MP onde o real time crafting é tão decisivo quanto a shotgun que está apontada à tua cabeça. Devias perder algum tempo a ver ou rever o Making of do jogo principalmente onde eles falam no menu de inventory.
Na minha opinião não há jogo nenhum que use o real time crafting/inventory como este, é uma "arma" poderosa tal como um simples revolver o é no seu upgrade máximo.

Quando muitos pensavam que não havia mais espaço de progressão na PS3 depois do U3 eles tiram o TLoU da cartola, só conseguiram tal proeza aprendendo com o trabalho realizado e inovação. Um único loading screen é de tirar o chapéu, a partir dai passas de real time crafting, conversações entre personagens, ouvir um audio log, ler uma carta, cutscenes e save points sem parar até ao fim do jogo e ainda levas com o OST do Santaolalla de fundo.

Já agora também deves saber o porquê de o Joel não responder a 100% à tua interacção! muitos jogos falham aqui e a ND até neste simples pormenor deu especial atenção.

10 minutos iniciais de TLoU bastam para perceber que tudo o que possa ser produzido a partir de agora tem de ter a mesma/melhor qualidade, U4 para lá caminha e o TLoU 2 logo se vê porque ainda não foi confirmado.

ND é neste momento uma das melhores produtoras e a cada jogo que apresentam existe sempre o efeito "UAU", a evolução e inovação estão lá para quem quer ver.

Cumprimentos.
 
@Tecno Nerd Gostei bastante do post. ;)

@Shelzyn Naughty Dog? Inovadores? A Naughty Dog apresenta qualidade nos jogos que faz, isso não é inovação. Inovação é trazer algo de novo para a indústria, coisa que eles não fazem. Com isto não digo que são maus, nem pensar, devem ser os melhores neste momento... mas inovadores é que eles não são. O TLOU não é nada de novo (e é dos meus jogos favoritos de sempre), o Uncharted idem aspas. O único que ainda posso concordar é o Crash Bandicoot mas nessa altura já existiam outros jogos de plataformas.

Inovação foi quando o COD fez o que fez no MP quando saiu o Modern Warfare, Metal Gear Solid e a sua storytelling, Halo e a sua jogabilidade FPS + história, Gears e o seu cover shooting dinâmico. E sim eu sei que já antes existia o KillSwitch mas o cover não é propriamente algo de qualidade, até porque ninguém pegou nesse aspecto até aparecer o Gears of War. Todos os jogos que referi mudaram a indústria (e não são os únicos), mudaram a jogabilidade e a maneira de como interagimos com os videojogos. Já o TLOU e Uncharted mudaram... nada, apenas oferecem uma boa história e usam mecânicas já utilizadas por outros jogos. Isso não é inovação, é simplesmente fazer um bom jogo e aí a Naughty Dog sabe o que faz.


Mas mais uma vez e antes que me comecem a atacar - a Naughty Dog é o melhor estúdio da actualidade na minha opinião. Simplesmente quero dar crédito a quem o merece e sem dúvida nenhuma que a ND não merece o rótulo de inovadora. ;)
MW inovador no MP? em q aspecto?
 
Ora, vamos lá...

COD inovador!!! foi no Adanced Fish AI?
Multiplayer, aquele que toda a gente andou a copiar durante anos.

Os awards do TLoU contam outra história.
Prémios agora ditam o que é inovação? Não sabia. Sempre pensei que se davam prémios pela qualidade geral.

Repara que nem vou falar do storyline onde a narrativa e a progressão, esse pilar dos videojogos, são muito bem conjugadas e funcionam na perfeição.
Não precisas, eu sei bem a qualidade to TLOU :D

As mecânicas de jogo são das melhores e mais aperfeiçoadas que lembro, tudo está pensado de forma a ser eficaz e de fácil acesso e podes comprovar isso mesmo no MP onde o real time crafting é tão decisivo quanto a shotgun que está apontada à tua cabeça. Devias perder algum tempo a ver ou rever o Making of do jogo principalmente onde eles falam no menu de inventory.
Na minha opinião não há jogo nenhum que use o real time crafting/inventory como este, é uma "arma" poderosa tal como um simples revolver o é no seu upgrade máximo.
Pus a negrito a palavra que vai contra o significado de inovação. São mecânicas que vêm de outros jogos e que eles simplesmente se limitaram a mudar. Não é inovação, é evolução... são duas coisas diferentes.
E não, não preciso de ver mais nada sobre este jogo. É dos meus jogos favoritos de sempre, já sei basicamente tudo sobre ele.

Quando muitos pensavam que não havia mais espaço de progressão na PS3 depois do U3 eles tiram o TLoU da cartola, só conseguiram tal proeza aprendendo com o trabalho realizado e inovação. Um único loading screen é de tirar o chapéu, a partir dai passas de real time crafting, conversações entre personagens, ouvir um audio log, ler uma carta, cutscenes e save points sem parar até ao fim do jogo e ainda levas com o OST do Santaolalla de fundo.
Mais uma vez, estou a falar de inovação.

Já agora também deves saber o porquê de o Joel não responder a 100% à tua interacção! muitos jogos falham aqui e a ND até neste simples pormenor deu especial atenção.
Não entendi este ponto.

10 minutos iniciais de TLoU bastam para perceber que tudo o que possa ser produzido a partir de agora tem de ter a mesma/melhor qualidade, U4 para lá caminha e o TLoU 2 logo se vê porque ainda não foi confirmado.
Mais uma vez, onde está a inovação mesmo?

ND é neste momento uma das melhores produtoras e a cada jogo que apresentam existe sempre o efeito "UAU", a evolução e inovação estão lá para quem quer ver.
Ninguém diz o contrário. Continuo a dizer que os jogos deles têm sempre qualidade ;)


MW inovador no MP? em q aspecto?
Multiplayer. As pessoas geralmente ficam repudiadas quando veem COD e inovação na mesma frase, mas a verdade é que o COD MW pegou nas bases do MP e criou algo novo - algo que há muitos anos os outros copiam.
 
Eu estava a tentar ficar de fora desta troca de ideias, mas parece-me que está a ser um pouco parcial: criticas a ND (ou, por outra, quem actualmente a eleva da forma que referes anteriormente) por não inovar, e se limitar a renovar ou, quando muito, evoluir as mecânicas e conceitos já existentes; e, no entanto, veiculas na mesma opinião que CoD é inovador pelo MP (que é tão inovador quanto todos as outras iterações de modos online competitivos que por aí andaram, andam e continuaram a andar), e Gears pelo sistema de cover dinâmico que, como tu próprio correctamente referiste, foi pela primeira vez implementado nesses moldes e como core feature de um jogo no Kill Switch (tendo o lead designer deste jogo, inclusivamente, feito parte da equipa que desenvolveu o Gears).

Portanto, pelo mesmo peso e medida, estes jogos inovaram tanto quanto aquilo que os jogos da ND inovaram nos respectivos campos...
 
Eu estava a tentar ficar de fora desta troca de ideias, mas parece-me que está a ser um pouco parcial: criticas a ND (ou, por outra, quem actualmente a eleva da forma que referes anteriormente) por não inovar, e se limitar a renovar ou, quando muito, evoluir as mecânicas e conceitos já existentes; e, no entanto, veiculas na mesma opinião que CoD é inovador pelo MP (que é tão inovador quanto todos as outras iterações de modos online competitivos que por aí andaram, andam e continuaram a andar), e Gears pelo sistema de cover dinâmico que, como tu próprio correctamente referiste, foi pela primeira vez implementado nesses moldes e como core feature de um jogo no Kill Switch (tendo o lead designer deste jogo, inclusivamente, feito parte da equipa que desenvolveu o Gears).

Portanto, pelo mesmo peso e medida, estes jogos inovaram tanto quanto aquilo que os jogos da ND inovaram nos respectivos campos...
Críticas?

Tirando então o Gears(é um exemplo mais fraco mas inspirou muitos TPS) da equação e metendo o KillSwitch ; o COD, com o Modern Warfare, mudou o MP ao ponto de após vários anos existem jogos a usar a mesmas mecânicas - perks, loadouts customizáveis, killstreaks. Isto é inovação, mas claro que toda a inovação tem um ponto básico de partida.

O sistema de cover que o TLOU usa foi baseado no Uncharted que por si foi baseado no KillSwitch(a própria Naughty Dog considerou o KS como inspiração para os Uncharted), o MP baseado em loadouts do TLOU veio do COD... é preciso continuar? Jogos inovadores são jogos que mudam a indústria ao ponto de outros começarem a usar as mesmas mecânicas, não pegar no que já existe e adaptar para o seu jogo que foi precisamente o que a ND fez. Até parece que estou a rebaixar a ND, eles continuam a fazer excelentes jogos.
 
@shy Já deu para perceber que és grande fã do jogo. Eu também o sou, mas mais vale ficar por aqui porque tudo o que disser não vai mudar o que tu pensas. É que se não sabem o que é ser inovador, então a culpa não é minha. O utilizador a quem fiz quote inicialmente percebeu, mas pronto que posso fazer?

Ainda por cima vais meter um texto de opinião do Zagalo. :-D
 
Lol quer dizer que o MP do Cod é inovador mas o do tlou já não o é mesmo sendo algo de diferente e que eu não me lembro de ter visto algo semelhante, a história do metal gear (franquia que eu adoro) tem uma história inovadora mas a maneira emotiva como decorre o tlou e como te vais ligando aos personagens também já não é inovadora e por ultimo o cover system do gears é inovador mas a maneira como foram feitos os efeitos da água, areia e neve dos uncharteds já não são inovadores, mesmo com a maioria das companhias a tentar fazer igual neste aspecto ok pronto não devo de perceber nada de inovação.

Se dissesses que a ND tem alguma falta de criatividade porque focam-se demasiado nos mesmos jogos e não criam ip's novas ainda concordava contigo, agora dizeres que tem falta de inovação desculpa lá mas discordo em absoluto contigo.
 
Lol quer dizer que o MP do Cod é inovador mas o do tlou já não o é mesmo sendo algo de diferente e que eu não me lembro de ter visto algo semelhante, a história do metal gear (franquia que eu adoro) tem uma história inovadora mas a maneira emotiva como decorre o tlou e como te vais ligando aos personagens também já não é inovadora e por ultimo o cover system do gears é inovador mas a maneira como foram feitos os efeitos da água, areia e neve dos uncharteds já não são inovadores, mesmo com a maioria das companhias a tentar fazer igual neste aspecto ok pronto não devo de perceber nada de inovação.

Se dissesses que a ND tem alguma falta de criatividade porque focam-se demasiado nos mesmos jogos e não criam ip's novas ainda concordava contigo, agora dizeres que tem falta de inovação desculpa lá mas discordo em absoluto contigo.
Mecânicas! Mecânicas inovadoras! A ND não apresenta nada disso nos jogos deles, isso é precisamente o que faz um jogo inovador! Mudar a indústria.

O TLOU foi excelente mas em nada vai mudar a indústria! Estão a tentar dizer que um TLOU é tão inovador como um Halo ou Metal Gear Solid? A sério, nem sei o que dizer.

@Color.Morale

vai contra a tua definição de inovação eu percebo.

Não queres ler tudo bem.

Cumprimentos.
Acredita que aqui não sou eu que não sei o que é ser inovador.

Mas fiquemos por aqui. ;)
 
@Color.Morale

Entendo onde queres chegar. ;) Mas, nesse sentido, parece-me que estás a confundir os conceitos de inovação com criatividade (revolucionária)...

O que tu referes em relação ao CoD, Gears, etc, são precisamente ocasiões em que o que se implementou inovação - introdução de pequenas alterações, ajustes, em sistemas ou conceitos relativamente estabelecidos - são estas pequenas alterações que se procuram implementar para tornar uma ideia viável, para adaptar um parâmetro nuclear, para moldar um produto e fazê-lo contemplar uma necessidade ou um desejo: precisamente o que tu dizes que esses jogos fizeram, e que em nada é diferente do que a ND faz em TODOS os seus jogos, que é pegar em mecânicas pré-existentes e introduzir pequenas alterações (perks, killstreaks, dual-wielding, plasmids, crafting, blindfire, etc, o que tu te queiras lembrar) numa bigger picture que em nada é diferente daquilo que existia - isto não é, de todo, revolucionário ou criativo - pelo simples conceito inerente à palavra.

Aquilo a que tu te referes é criatividade - algo subjectivo, que não é propriamente mensurável, e que dá lugar à introdução de parâmetros que por si só conseguem constituir features nucleares do produto, como foi o caso do Kill Switch com a introdução do cover system dinâmico, ou mesmo géneros completamente exóticos, títulos diferentes do resto, como ICO's, Journey's, LBP's, etc.

Portanto, o que quer dizer, e onde discordo fundamentalmente do que dizes, é que a ND é uma produtora que prima pela inovação, não sendo propriamente criativa. É uma questão de semântica, mas que deturpa significativamente aquilo que estás a querer exprimir.
 
@Chairman Não. Eu sei bem a distinção entre ambas as palavras e quero mesmo dizer inovação. Se tens padrões já estabelecidos e os mudas de tal forma que formas algo novo - isso é inovação. Criatividade é outra coisa completamente diferente.

O que o COD fez com o MP é inovação, já existia multijogador competitivo. Mas foi de tal maneira mudado que hoje em dia são poucos os jogos que não utilizam as mecânicas criadas pelo COD. Portanto inovação trata de criar/pegar em algo, acrescentar mecânicas e torna-las padrão. O que a ND fez foi pegar em mecânicas já feitas e aprimorá-las.

O KillSwitch introduziu uma nova mecânica "cover shooting" ao género de TPS. A Naughty Dog pegou nessa mecânica e aperfeiçoou, mais nada. Pegar em mecânicas criadas por outros e aperfeiçoar não é inovação, é evolução. Continuar a desenvolver uma mecânica é evolução, não inovação.


Mas vamos parar com esta discussão porque não vai levar a lado nenhum. ;)
 
Acaba por ser uma questão de preferência também, eles são muito competentes no âmbito da acção/aventura.
E ainda há outro factor, é que hoje em dia há muitas empresas que prometem mundos e fundos e depois o produto final fica bastante aquém, e até nisso a ND normalmente o que promete, cumpre.

ubisoft, anda cá ler isto...:whistle:
 
O TLOU de inovador não tem nada (atenção que é dos melhores jogos que já joguei), simplesmente consegue fazer o que faz de maneira muito bem feita, mas não existe mecânica nenhuma no jogo que seja inovadora ou mesmo nova. Por muito que não gostem de COD o MW revolucionou o mundo dos fps online da mesma maneira que o Wii sports revolucionou o motion control. É claro que isto não significa que o MW ou o wii sports sejam melhores que o TLOU. Alias é raro encontrar jogos inovadores que sejam ao mesmo tempo jogos 5* (assim de cabeça lembrou-me do Mario64 pelo 3D do Zelda Oot pelos open world3D e do Doom pelos fps)
 
O TLOU de inovador não tem nada (atenção que é dos melhores jogos que já joguei), simplesmente consegue fazer o que faz de maneira muito bem feita, mas não existe mecânica nenhuma no jogo que seja inovadora ou mesmo nova. Por muito que não gostem de COD o MW revolucionou o mundo dos fps online da mesma maneira que o Wii sports revolucionou o motion control. É claro que isto não significa que o MW ou o wii sports sejam melhores que o TLOU. Alias é raro encontrar jogos inovadores que sejam ao mesmo tempo jogos 5* (assim de cabeça lembrou-me do Mario64 pelo 3D do Zelda Oot pelos open world3D e do Doom pelos fps)
ora aí está uma boa palavra. MW revolucionou o mundo dos fps online.. Inovar nem tanto.
 
ora aí está uma boa palavra. MW revolucionou o mundo dos fps online.. Inovar nem tanto.
A partir do momento em que todos os fps a seguir tentaram e ainda o tentam copiar (mesmo dentro do próprio frachise) é uma inovação. Alias revolução é por si só uma inovação, tens é depois de ver as diferenças entre Disruptive innovation e Revolutionary innovation, cujos significados se alteram um pouco dependendo da area onde se inserem
 
A partir do momento em que todos os fps a seguir tentaram e ainda o tentam copiar (mesmo dentro do próprio frachise) é uma inovação
discordo mas respeito quem assim pensa. Inovar para mim é criar algo novo, não antes visto. A partir do momento q todos tentam copiar é como dizes uma revolução.. Um exemplo disso é o iPhone, revolucionou o mercado dos smartphones mas não inovou, ou seja, n trouxe nada q antes n tivesse sido visto (mas q n estava bem aproveitado)
 
Back
Topo