SNES The Legend of Zelda: A Link to the Past

jabun

Power Member
fYZaYYp.png
[/URL]

https://www.nintendo.pt/Jogos/Super-Nintendo/The-Legend-of-Zelda-A-Link-to-the-Past-841179.html

A terceira entrega da série Zelda começou a ser planeada em 1988 para a NES, mas rapidamente a Nintendo reconheceu que a sua 8 Bits iria limitar muito as ideias que tinham para o jogo, logo o projeto passou para a futura consola da Nintendo: a SNES. Lançado na Super Nintendo em 1991 no Japão, e em 1992 nos EUA e Europa, o terceiro capitulo da série Zelda consagrou-se como um dos melhores jogos da sua geração, sendo um dos bons representantes do que de bom se fazia na era dourada dos videojogos. A Link To The Past é um clássico intemporal, que merece ser jogado por todos.

Link+to+the+Past.jpg

A3epXcJ.jpg


Histórias eram contadas em Hyrule sobre uma Golden Land, terra sagrada onde os Deuses tinham colocado a mítica Triforce. Um dia, Ganon conseguiu entrar neste terreno sagrado, transformando-o no Dark World. Ao perceberem o que tinha acontecido, sete magos fizeram um selo e trancaram o vilão na outrora terra sagrada. O selo só poderia ser quebrado pelos próprios magos, ou pelos seus descendentes. Os séculos passaram, e esta história transformou-se numa lenda…

zelda_1.jpg

9Sul6Wr.jpg


Pouco antes do jogo começar, o mago Agahnim chega a Hyrule e consegue enganar toda a gente, conseguindo infiltrar-se na corte do rei. Quando ninguém esperava, o vilão mata o monarca e passa a perseguir as 7 descendentes dos magos com um único intuito: quebrar o selo do Dark World e libertar Ganon. A Princesa Zelda pede então ajuda a Link, cabendo ao nosso herói a tarefa de salvar Hyrule.
34385-Legend_of_Zelda,_The_-_A_Link_to_the_Past_(USA)-23.jpg

nJ1zbzh.jpg
zelda_past.jpg


Este é considerado por muitos como o primeiro "Zelda moderno", contendo as bases que estão na origem de todos os capítulos seguintes da serie. Foi também no jogo da SNES que apareceram pela primeira vez alguns dos items mais conhecidos da serie como o Hookshot, as Pegasus Boots, a Ocarina , a técnica do Spin Attack e, claro, a Master Sword. A Link to the Past é o primeiro titulo da série em que há a existência de dois mundos paralelos, entre os quais o jogador viaja. O primeiro, Light World, é a Hyrule "normal" onde Link cresceu com o seu tio. A segunda é o antigo Sacred Realm, mas tornou-se o Dark World, quando Ganon adquiriu a Triforce, que se apresenta como uma versão corrompida de Hyrule.
H2x1_SNES_TheLegendOfZeldaALinkToThePast_image1600w.jpg


Na época, a maioria dos cartuchos da SNES tinham 4 ***** (512 KB) de memória. Este jogo quebrou a tendência usando 8 ***** (1 MB), permitindo que a equipa de desenvolvimento tivesse espaço para criar um mundo extremamente vasto para 1991. A OST foi criado por Koji Kondo, com o jogo a apresentar algumas das mais belas melodias que os jogadores já tinham ouvido, melodias essas que passariam a fazer parte do núcleo duro das bandas sonoras dos Zeldas vindouros. Foi então em A Link to the Past que apareceram, pela primeira vez, temas como: "Zelda's Lullaby", "Ganondorf's Theme", "Hyrule Castle", "Kakariko Village" ou " Fairy Cave".

kJxtKAB.jpg

fQjLbDm.png


A Link to the Past é um dos jogos mais brilhantes de sempre, ao apresentar mecânicas de jogos inovadoras e muito à frente do seu tempo, que ainda hoje se mantém atuais, transformando-se num dos ícones da saudosa era 16 Bits, fidelizando para sempre um enorme número de jogadores a esta série icónica da Nintendo.
A Link to the Past foi um sucesso, tendo vendido quase 5 milhões de cópias, convertendo inúmeros jogadores à magia desta saga da Nintendo, sendo aclamado pela crítica e jogadores como um dos jogos mais brilhantes e importantes da história dos videojogos.

poderosos-chefoes_f_017.jpg


Devido à minha idade, não joguei A Link to the Past na sua época (só lá para 2000/2001), mas mesmo assim é um dos meus Zeldas favoritos e, a par de Chrono Trigger, FFVI e Super Mario World,o meu jogo favorito da SNES. Quem gosta de Zelda não pode deixar de jogar um dos seus melhores jogos, seja a versão original da SNES ou a do GBA.

QXR0wQp.jpg

QdGNvgm.jpg
 
Última edição:


A terceira entrega da série Zelda começou a ser planeada em 1988 para a NES, mas rapidamente a Nintendo reconheceu que a sua 8 Bits iria limitar muito as ideias que tinham para o jogo, logo o projeto passou para a futura consola da Nintendo: a SNES. Lançado na Super Nintendo em 1991 no Japão, e em 1992 nos EUA e Europa, o terceiro capitulo da série Zelda consagrou-se como um dos melhores jogos da sua geração, sendo um dos bons representantes do que de bom se fazia na era dourada dos videojogos. A Link To The Past é um clássico intemporal, que merece ser jogado por todos.

Link+to+the+Past.jpg


Histórias eram contadas em Hyrule sobre uma Golden Land, terra sagrada onde os Deuses tinham colocado a mítica Triforce. Um dia, Ganon conseguiu entrar neste terreno sagrado, transformando-o no Dark World. Ao perceberem o que tinha acontecido, sete magos fizeram um selo e trancaram o vilão na outrora terra sagrada. O selo só poderia ser quebrado pelos próprios magos, ou pelos seus descendentes. Os séculos passaram, e esta história transformou-se numa lenda…

zelda_1.jpg


Pouco antes do jogo começar, o mago Agahnim chega a Hyrule e consegue enganar toda a gente, conseguindo infiltrar-se na corte do rei. Quando ninguém esperava, o vilão mata o monarca e passa a perseguir as 7 descendentes dos magos com um único intuito: quebrar o selo do Dark World e libertar Ganon. A Princesa Zelda pede então ajuda a Link, cabendo ao nosso herói a tarefa de salvar Hyrule.
34385-Legend_of_Zelda,_The_-_A_Link_to_the_Past_(USA)-23.jpg

zelda_past.jpg


Este é considerado por muitos como o primeiro "Zelda moderno", contendo as bases que estão na origem de todos os capítulos seguintes da serie. Foi também no jogo da SNES que apareceram pela primeira vez alguns dos items mais conhecidos da serie como o Hookshot, as Pegasus Boots, a Ocarina , a técnica do Spin Attack e, claro, a Master Sword. A Link to the Past é o primeiro titulo da série em que há a existência de dois mundos paralelos, entre os quais o jogador viaja. O primeiro, Light World, é a Hyrule "normal" onde Link cresceu com o seu tio. A segunda é o antigo Sacred Realm, mas tornou-se o Dark World, quando Ganon adquiriu a Triforce, que se apresenta como uma versão corrompida de Hyrule.
H2x1_SNES_TheLegendOfZeldaALinkToThePast_image1600w.jpg


Na época, a maioria dos cartuchos da SNES tinham 4 ***** (512 KB) de memória. Este jogo quebrou a tendência usando 8 ***** (1 MB), permitindo que a equipa de desenvolvimento tivesse espaço para criar um mundo extremamente vasto para 1991. A OST foi criado por Koji Kondo, com o jogo a apresentar algumas das mais belas melodias que os jogadores já tinham ouvido, melodias essas que passariam a fazer parte do núcleo duro das bandas sonoras dos Zeldas vindouros. Foi então em A Link to the Past que apareceram, pela primeira vez, temas como: "Zelda's Lullaby", "Ganondorf's Theme", "Hyrule Castle", "Kakariko Village" ou " Fairy Cave".

zelda3snesfinalchurch.jpg


A Link to the Past é um dos jogos mais brilhantes de sempre, ao apresentar mecânicas de jogos inovadoras e muito à frente do seu tempo, que ainda hoje se mantém atuais, transformando-se num dos ícones da saudosa era 16 Bits, fidelizando para sempre um enorme número de jogadores a esta série icónica da Nintendo.
A Link to the Past foi um sucesso, tendo vendido quase 5 milhões de cópias, convertendo inúmeros jogadores à magia desta saga da Nintendo, sendo aclamado pela crítica e jogadores como um dos jogos mais brilhantes e importantes da história dos videojogos.

Legend_of_Zelda_The_-_A_Link_to_the_Past_USA-10.jpg

poderosos-chefoes_f_017.jpg


Devido à minha idade, não joguei A Link to the Past na sua época (só lá para 2000/2001), mas mesmo assim é um dos meus Zeldas favoritos e, a par de Chrono Trigger, FFVI e Super Mario World,o meu jogo favorito da SNES. Quem gosta de Zelda não pode deixar de jogar um dos seus melhores jogos, seja a versão original da SNES ou a do GBA.
QXR0wQp.jpg

http://[img]http//i.imgur.com/fYZaYYp.png[/img]
Engraçado este jogo aparecer agora que ando a joga-lo, é muito bom. Joguei o remake do Zelda Links Awakening para a Switch e encontro muitas semelhanças
 
Estás a jogar este clássico pela primera vez @heliummm4 ?

Se sim, és alvo da minha profunda inveja. Quem me dera voltar a pegar nisto sem saber de cor como se passa cada uma das dungeons....
 
Estás a jogar este clássico pela primera vez @heliummm4 ?

Se sim, és alvo da minha profunda inveja. Quem me dera voltar a pegar nisto sem saber de cor como se passa cada uma das dungeons....
Sim pela primeira vez, desde pequeno que sempre quis ter uma SNES e não tive. Agora estou a recuperar essa época e neste momento vou nesse Zelda [emoji2]
 
Making-of de The Legend of Zelda: A Link to the Past - Super Nes

A Link to the Past: Enhanced Soundtrack
 
Última edição pelo moderador:
Scans do manual do jogo, versão SNES (bons tempos que os jogos traziam autênticos livros na caixa!)







Opinião Warren Spector, Retro Vol. 05, 2012





Classic Moments, Retrogamer nº 120, Setembro 2013





Análise MultiConsolas nº30 (versão GBA), Maio 2003




Análise Player nº41 (versão GBA), Abril 2003





Publicidade 1993



Zelda Retrospective
 
O jogo é incrível mesmo 28 anos depois. Se é a primeira vez, desfruta bem

Sim, muitos jogos da SNES que estão ao nivel do que temos hoje e até superiores...

É a 4a vez que passo, entre emuladores e na 3DS com custom firmware. :biglaugh: É sempre bom voltar... Tal como o Super Metroid.
 
Bem um jogo memorável, joguei-o a primeira vez talvez em 1993. O primeiro contacto que tive com Zelda foi na NES em 1991.

É simplesmente nostálgico voltar a jogar, ouvir aqueles sons novamente... boas memórias sem dúvida. :)

Junto com o Mega Man 2 os meus jogos preferidos da SNES.
 
Ontem passei o jogo pela primeira vez, finalmente eliminando uma das maiores falhas da minha lista de jogos completados, e sim este jogo é um clássico eterno que teve um impacto tremendo especialmente nos jogos Zelda seguintes. O número de puzzles, armas e ideias que os outros tiram diretamente do Link to the Past é bem maior do que eu pensava e só prova o quanto importante foi.

Não é dos meus favoritos e o jogo tem algumas coisas que eu simplesmente não gostei, como o combate e o puzzle design em si, mas não posso negar que é um dos grandes.
 
H2x1_SNES_TheLegendOfZeldaALinkToThePast_image1600w.jpg

Nunca fui fã de jogos 2D na perspetiva top-down. Quando era miúdo, era mais fã de jogos sidescroller, como Megaman, Contra, entre outros semelhantes. Mas hoje em dia estou mais predisposto a experimentar diferentes géneros, inclusive alguns jogos considerados clássicos.

Comecei a jogar a série Legend of Zelda com o Skyward Sword na Wii, em 2012. E desde então tenho jogado todos os jogos mainline da série em 3D. Continuei com o Ocarina of Time 3D, depois o Majoras Mask 3D, o Twilight Princess na Wii e por fim o Breath of the Wild. Ainda falta-me jogar o Wind Waker, mas não tenho consola que me permita jogá-lo. Estou na esperança de ver um port do Wind Waker HD para a Switch. Estou com mais vontade de jogar esse jogo do que o Breath of the Wild 2.

No entanto, resolvi começar a jogar os jogos 2D da série, a começar pelo A Link to the Past, pela Nintendo Switch Online. E tendo terminado hoje, devo dizer que é um bom jogo. Consegui notar várias características neste jogo que foram usadas em futuros jogos da série em 3D. O facto de haver uma flauta semelhante à Ocarina do Ocarina of Time. O facto de haver mundos paralelos. Entre outras características. Logo o início do jogo fez-me lembrar do início do Ocarina of Time. No A Link to the Past, é necessário logo no início apanhar 3 pendentes para depois obtermos a Master Sword. No Ocarina of Time, é necessário apanharmos 3 medalhões para termos a Master Sword. Portanto, consigo notar que, apesar do A Link to the Past ser uma evolução especialmente do 1.º jogo da NES, ele também se torna numa base para futuros jogos da série.

Infelizmente, tive que recorrer à internet para conseguir obter informações sobre algumas coisas. Como obter determinado item, como poder aceder a uma específica dungeon. Mas ao mesmo tempo, também consegui descobrir algumas coisas por minha própria conta. Por exemplo, existem pelo menos 2 dungeons em que, para podermos abrir a entrada da dungeon, necessitamos de ter uma habilidade específica, que também serve de ataque, e usar essa mesma habilidade. Uma das dungeons eu não tinha a habilidade comigo, mas precisei de poucos minutos para descobrir onde obter. Já a outra dungeon já tinha a habilidade comigo. Algo que reparei é que, quando me dava por mim "perdido" no mapa, sem saber o que fazer para progredir, por vezes encontrava passagens secretas que me permitiam ganhar habilidades ou partes de corações. Sentia-me beneficiado por andar a explorar. Não completei o jogo a 100%, e nem tinha intenção de tal. Mas fiquei bem satisfeito com o meu progresso no jogo.

Sou capaz de o revisitar daqui a uns anos. Talvez usar um guia para completar a 100%. Mas relativamente a jogos 2D da série, a minha intenção é jogar o A Link Between Worlds. Talvez próximo ano. Ao Legend of Zelda: A Link to the Past, dou 8.5/10.

 
Back
Topo