Se fizesses um upgrade aos gráficos do OoT e remodelasses os controlos para a Wii, este ganhava em tudo ao TP. A história, o envolvimento, os puzzles, etc, é tudo melhor no OoT, e o seus únicos pontos fracos (actualmente) são derivados do envelhecimento do jogo.
Isso é muito relativo, afinal e como tudo é uma questão de gostos, o OoT marcou muita gente incluindo eu, e sinceramente acho que envelheceu de uma forma magnifica. (e que não precisa de ser refeito)
O OoT e o TP felizmente, são jogos diferentes, e... "se" refizesses o OoT... para ter os graficos, mecanica e controlos mais evoluidos do TP já não terias o OoT em mãos, terias um remake do mesmo (ou um TP re-skinned).
Discutindo a coisa peça a peça... O final do Ocarina of Time é uma bestialidade que IMO e pelos jogos que joguei... jamais foi batida por nenhum jogo (e para o ambito do tema desta discussão... algo que o OoT tem edge face ao Majora Mask... impacto, não só por ter saido antes, mas pela magnitude épica do final); comparativamente o final do TP é muito bom, mas é claramente mais comedido. Dito isto como fazer melhor sem fazer exactamente o mesmo?
Quanto a masmorras achei o TP (e o Majora Mask) superiores, não por as masmorras do OoT serem más, mas as do Majora Mask tinham uma dificuldade a começar onde as do OoT acabavam sem contar com level design claramente inspirado pelo Escher que impressionavam e as do TP que achei o seu balancing pura e simplesmente perfeito (note-se que estou a falar das masmorras e não do combate, aí teria de dizer que gostaria de ter uma versão "hard" em que os inimigos durassem mais). Não para dizer que as do OoT eram más (e se alguma coisa, consequencia de nos ter marcado ou não são muito memoráveis, mas acho os jogos seguintes melhores nesse aspecto)
Mencionas uma coisa que gostaria de pegar no entanto... o envolvimento... O OoT tem envolvimento pela plot principal e cutscenes que cria um clima de urgencia, não pelo character development de personagens secundárias... O Majora Mask cria esse envolvimento pelas relações pessoais, a urgencia de salvar o mundo em 3 dias as consequencias reais (mortes) e claro... as consequencias psicológicas que o Ocarina of Time já fez no heroi. O TP... concordo ser inferior nesse aspecto, por embora as peças sejam todas de alta qualidade não estão todas ligadas de forma tão intrinseca, passo a exemplificar... as personagens que existem em hyrule town não são instrumentais, o doutor, as pessoas da taberna, tem um papel, algo a fazer no jogo e depois acabou-se o seu papel na história acabou-se, o clima de urgencia "à lá" Majora Mask só está disponivel na altura do cataclismo da terceira masmorra e torna-se, claramente, um jogo que podia ter caprichado mais nessa frente, uma frente onde não há uma Saria, Malon, ruto ou tantas outras personagens memoráveis, tornando-se um jogo com menos impacto nesse espectro a longo prazo (mas melhor na analise "peça a peça", o que nao tem de ser identico à "soma das peças")... mas não deixa de ser um óptimo jogo.
Não acho um melhor que o outro, basicamente (e se meto o Link's Awakening e Majora Mask um cabelo à frente do OoT, LttP, WW e TP é isso mesmo, um cabelo, uma preferencia pessoal)
Pessoalmente acho o TP bem mais difícil que o OoT, mas isso pode ser por falta de prática pois já sei o OoT praticamente todo de cor. De qualquer maneira o TP é um jogo que me farta depois de jogar um bocado, enquanto que tanto o OoT e o MM estou sempre a voltar para os jogar, são quase como uma droga
Isso para mim está lá... acabei o TP em menos de uma semana (em tempo de aulas), e foi em clara contenção para não jogar muito e acabar o jogo ainda mais rápido... sabendo que nada me salvava de ter de esperar uns bons aninhos pelo proximo