Wii The Legend of Zelda: Skyward Sword

Há pessoal que simplesmente não gosta de motion controls.. para esses os motion controls deveriam deixar de existir. Lembro-me de ver um gajo a jogar o ultimo boss do jogo e sem ele reparar ele retirou o escudo do Link no meio da luta e por sua vez acabou por perder a luta. Começou a culpar os motion controls.. e depois de terminar os motion controls disse que os motion controls não estavam bem feitos e que nenhum jogo deveria usar motion controls. Na minha opinião, o Skyward Sword foi o segundo jogo Wii que joguei (primeiro foi New Super Mario Kart Wii) e foi o primeiro da série Legend of Zelda que joguei. E eu amei imenso os motion controls do jogo e gostava que os próximos jogos tivessem uma implementação de motion controls tão boa ou melhor.
 
A situação do Skyward Sword é que precisamente porque as massas são a cambada que são a Nintendo está sempre com preocupações de balanceamento por baixo; isso levou a que as implementações mais intrínsecas do sistema de parry fossem com o ghirahim; sendo que até ao boss final eram apesar de poderem ser penosas, passíveis de serem passadas sem saberes o que raio estavas a fazer.

A batalha final no entanto obriga a saber o que estás a fazer (também era melhor) e essa diferença leva as pessoas que os usavam mal (e como tal achavam que funcionavam mal) a só agravarem a sua má opinião dos controlos.

Eu próprio levei tempo a perceber o boss em questão, porque não é nada waggle mas sim pancadas secas; precisão e timing. O problema de percepção no entanto é precisamente o facto de não haverem mais jogos como o Skyward Sword, com esse tipo de precisão a ser uma possibilidde.
 
Última edição:
Eu adorei o jogo e os motion controls.

Quando anunciaram os contornos da Wii U convenci-me que iriam abandonar os motion controls. Entretanto, o apoio que a nintendo manifestou ao Wii remote deu-me algumas esperanças que o próximo jogo ainda conte com motion controls, mas vamos ver.
 
A situação do Skyward Sword é que precisamente porque as massas são a cambada que são a Nintendo está sempre com preocupações de balanceamento por baixo; isso levou a que as implementações mais intrínsecas do sistema de parry fossem com o ghirahim; sendo que até ao boss final eram apesar de poderem ser penosas, passíveis de serem passadas sem saberes o que raio estavas a fazer.

A batalha final no entanto obriga a saber o que estás a fazer (também era melhor) e essa diferença leva as pessoas que os usavam mal (e como tal achavam que funcionavam mal) a só agravarem a sua má opinião dos controlos.

Eu próprio levei tempo a perceber o boss em questão, porque não é nada waggle mas sim pancadas secas; precisão e timing. O problema de percepção no entanto é precisamente o facto de não haverem mais jogos como o Skyward Sword, com esse tipo de precisão a ser uma possibilidde.

Sinceramente não tive muita dificuldade no ultimo boss.. mal vi que simplesmente precisava de me defender no momento certo e atacar no momento certo, o resto foi canja. Provavelmente morri uma vez e mais nada. No entanto essa pessoa, não só reclamou do último boss como também reclamou de outras alturas do jogo em que o motion control não lhe funcionou na perfeição porque simplesmente ele não quis. Mas também a pessoa que estou a falar é um pouco casmurra. Do tipo: houve um jogo de Kinect que lhe disse que ele necessitava de ficar de pé para poder jogar da melhor maneira o jogo em questão.. e o gajo simplesmente diz algo do tipo: **** you I play like I want. lool
 
Sinceramente não tive muita dificuldade no ultimo boss.. mal vi que simplesmente precisava de me defender no momento certo e atacar no momento certo, o resto foi canja. Provavelmente morri uma vez e mais nada. No entanto essa pessoa, não só reclamou do último boss como também reclamou de outras alturas do jogo em que o motion control não lhe funcionou na perfeição porque simplesmente ele não quis. Mas também a pessoa que estou a falar é um pouco casmurra. Do tipo: houve um jogo de Kinect que lhe disse que ele necessitava de ficar de pé para poder jogar da melhor maneira o jogo em questão.. e o gajo simplesmente diz algo do tipo: **** you I play like I want. lool
Agora lembraste-me os tipos do Gamespot quando a wii saiu:

lol.gif


Nada funcionava bem nas mãos deles, claro está. (e deram 8.8 ao Zelda TP só pelo shock factor, e hits, numa altura em que no gamerankings o jogo estava a suplantar o OoT marginalmente; claro que ia descer mas com uma nota daquelas o tombo ainda foi perceptível)
 
Última edição:
Agora lembraste-me os tipos do Gamespot quando a wii saiu:

Nada funcionava bem nas mãos deles, claro está. (e deram 8.6 ao Zelda TP para terem mais hits :rolleyes:)
ahaha a sério? Nessa altura eu não conhecia muito da indústria dos videojogos quando a Wii saiu. Mas epá estarem a fazer pouco dos motion controls E ainda por cima darem uma nota algo boa para o Legend of Zelda TP é de rir xD
 
A Wii era o cavalo em que ninguém queria apostar, muitos só queriam que ela se fosse embora e rápido. Por isso tinhas um bias acumulado estupido; tipo jogos que para o hardware eram lindos que no score breakdown final levavam um 7 ou 8 nos gráficos; justificação? "Não é um jogo PS3/X360, e se fosse HD era tão melhor". E isso é a ponta do iceberg, mas também não interessa trazer à baila. Facto é, a resistencia à mudança (comando) era um factor de negação maior na Wii do que o hardware propriamente dito.

Factor de negação porque implica aprender de novo; aliás, para a maior parte dos jornalistas até um jogo difícil é defeituoso, porque vossas excelencias não o dominam intrinsecamente e jogam há muitos anos, por isso algo está errado! (e agora lembrei-me do God Hand e do seu 3.0 vergonhoso no IGN). Frequentemente irem todos lampeiros para o modo hard também não ajuda.


E depois tinhas o dificil e com motion controls que funcionam, tipo um dos melhores Sonics em anos recentes, o Sonic and the Secret Rings que foi humilhado e arrastado na lama pela industria de jornalistas toda porque "os controlos não funcionavam", na realidade o jogo era simplesmente difícil, tirando uma folha dos Sonic's antigos e tinha curva de aprendizagem, mas estava muito bem conseguido e dava-te tudo o que precisavas para singrar; o problema é que muita gente não queria a todo o custo que o jogo prestasse. Felizmente vendeu bastante bem, a pessoas que não queriam saber dessas coisas.


O Skyward Sword não é um jogo difícil, de facto a critica é precisamente que te leva pela mão a maior parte do jogo; mas vive entre dois fossos; o facto de te levar pela mão e a situação completamente análoga de estar a ensinar uma forma de jogar diferente a pessoas com vicios de 10/20/30 anos a jogar jogos. Com isto tudo o sistema acaba por não ser usado em pleno, é uma espécie de introdução ao que pode ser feita; conservadora porque as pessoas estão habituadas a button mashing e waggle. Se fosse usado em pleno todo o jogo era como as batalhas finais, um puzzle com timing e precisão (de resto totalmente adequado à série que é).
 
Última edição:
A Wii era o cavalo em que ninguém queria apostar, muitos só queriam que ela se fosse embora e rápido. Por isso tinhas um bias acumulado estupido; tipo jogos que para o hardware eram lindos que no score breakdown final levavam um 7 ou 8 nos gráficos; justificação? "Não é um jogo PS3/X360, e se fosse HD era tão melhor". E isso é a ponta do iceberg, mas também não interessa trazer à baila. Facto é, a resistencia à mudança era um factor de negação maior na Wii do que o hardware propriamente dito.

Factor de negação porque implica aprender de novo; aliás, para a maior parte dos jornalistas até um jogo difícil é defeituoso, porque vossas excelencias não o dominam intrinsecamente e jogam há muitos anos, por isso algo está errado! (e agora lembrei-me do God Hand e do seu 3.0 vergonhoso no IGN). Frequentemente irem todos lampeiros para o modo hard também não ajuda.


E depois tinhas o dificil e com motion controls que funcionam, tipo um dos melhores Sonics em anos recentes, o Sonic and the Secret Rings que foi humilhado e arrastado na lama pela industria de jornalistas toda porque "os controlos não funcionavam", na realidade o jogo era simplesmente difícil, tirando uma folha dos Sonic's antigos e tinha curva de aprendizagem, mas estava muito bem conseguido e dava-te tudo o que precisavas para singrar; o problema é que muita gente não queria a todo o custo que o jogo prestasse. Felizmente vendeu bastante bem, a pessoas que não queriam saber dessas coisas.
Então quer dizer que a Nintendo sofreu alguma "oposição" em relação a Wii e neste momento é a WiiU que recebe oposição.. poor Nintendo.. :P
 
Então quer dizer que a Nintendo sofreu alguma "oposição" em relação a Wii e neste momento é a WiiU que recebe oposição.. poor Nintendo.. :P
Com a Wii U em principio vai ser mais lite, é uma consola mais tradicional.

A Wii teve a industria toda a tratá-la tipo anticorpos, tal como a DS e o inicio da génese casual aliás. As publicações saiam do seu caminho para humilhar tudo o que era casual como se fosse uma cruzada, e third party's faziam dump de porcaria lá. Facto é... Isso só as afastou dos consumidores e levou a uma queda de proeminência; então os tipos estavam lançados a humilhar jogos que não eram para eles. Eu não gosto de brain training; mas dei-o à minha mãe e ela andou a jogar aquilo 6 meses; quem sou eu para fazer cruzadas a dizer que não presta? Similarmente as editoras não podem simplesmente fazer produtos para essa demografia que julgam tratar-se de um bando de mongloides; porque não só os jogos não vão prestar como essa opinião vai transparecer (tal como transparece na esmagadora maioria dos jogos infantis, aliás).

O pior de tudo é que a estratégia ia sendo explicada, pelo conceito da Nintendo há 3 tipos de títulos, casual/gateway drug (jogos cuja curva de aprendizagem é baixa, suposto servirem de porta de entrada), bridge (jogos cuja curva de aprendizagem é média e podem ser apreciados por jogadores e público casual) e hardcore. E o objectivo era pegar nos casuais e convertê-los.

Um dos casos de sucesso foi precisamente a demografia de Zelda no Japão (Zelda nunca foi muito grande por lá), que aumentou com os Zelda's da DS e a sua acessibilidade. E o Mario Kart DS e o New Super Mario Bros também conseguiram vender bastantes unidades a jogadores "casuais".

A maior parte das editoras no entanto está mais que pronta a cuspir nestas estratégias e noções; o orgulho pseudo-hardcore precede-as. Objectivamente o balanço é dificil; a Nintendo com a Wii e DS (e antes do Super guide e voltar a fazer jogos difíceis) teve uma fase de diminuir a dificuldade, isso claro... deixava os jogadores mais experientes fulos. Um caso exemplo foi o New Super Mario Bros DS sobre o qual o Miyamoto disse anos mais tarde ter sido um erro tê-lo feito tão fácil. E foi; mas foi um processo.
 
Última edição:
Eu tenho que voltar a jogar este jogo, mas em Hard Mode. Mas os motion controls para mim não são maus. Aliás, foram os motion controls que me fizeram gostar mesmo deste jogo, e querer jogar mais jogos da série.
 
Depende, para guiar o loftwing, o beetle, a fisga, etc. até são ok, agora para a espada é uma miséria. Em confrontos só 1 a 1 ainda vá que não vá, agora quando tens mais inimigos é "bleh", mais valia terem feito como no TP.
 
Nunca tive dificuldades, mas aí também entra o teu skill.

Há muita gente que se queixa do motion control neste jogo mas não tem apetência para a coisa, porque há bastantes pessoas que dominam o jogo perfeitamente.
 
Pois, ou então são "interferências" :lol: Fazer movimentos horizontais e ter o boneco a fazer ataques verticais não é um problea de skill, é um sistema quebrado.
 
Se desse para jogar com o comando da GC é que era. Eu estive a pesquisar a ver se seria problema do comando, mas a verdade é que o comando funciona bem em todos os outros jogos, posso ser eu que mova o comando demasiado rápido e por isso ele não registe bem os movimentos, mas a impressão que tenho é que ele se descalibra constantemente, quando tiro a espada ela não está alinhada com a posição do comando...

Mas de qualquer maneira, estou a passá-lo de novo enquanto o TP HD não chega, e depois de pensar um bocado nos vídeos do novo Zelda lembrei-me que aquele bicho que aparecia no primeiro teaser parece saido da região do Lanaryu Desert do SS. Acham que o novo Zelda seguirá o SS?
 
Por tudo o que já saiu sobre o novo Zelda parece que é uma continuação do Skyward Sword.

Depois do Link descer à Terra no SS e conhecer algumas raças pela primeira vez (p.e. os Goron) continua a explorar a Terra/Hyrule.
 
Por tudo o que já saiu sobre o novo Zelda parece que é uma continuação do Skyward Sword.

Depois do Link descer à Terra no SS e conhecer algumas raças pela primeira vez (p.e. os Goron) continua a explorar a Terra/Hyrule.

Ah, ok. Eu não tenho acompanhado muito os rumores mas de facto fiquei com a ideia de algo do género. Também já imaginei que seria interessante, uma vez que vai ser um mapa aberto, podermos explorar o mundo com o loftwing e com um barco e não apenas com o Epona.
 
Back
Topo