NGC The Legend of Zelda: The Wind Waker

Boa Tarde Pessoal,
sou um possuidor de uma nintendo wii... desde do inicio e sabendo da compatibilidade Game Cube comprei o wind waker versão GC no eBay... agora parece que é mania da Nintendo fazer remakes e lançaram a versão HD... agora queria saber a vossa opinião. Vale a pena jogar a versão gamecube... ou espero que um dia tenha a Wii U e jogue a versão em HD?
 
Prefiro a versão GameCube, faz-me confusão o que fizeram com a luz na versão HD.

Mas na altura joguei numa SDTV, não sei se o upscale para uma HDTV fica minimamente decente.
 
Última edição:
Não há mania nenhuma da Nintendo em lançar versões HD das coisas, ou já terias Zelda Twilight Princess e Skyward Sword HD (admitido por eles próprios que os têm a correr em HD), Super Mario Galaxy 1 e 2 HD, Pikmin 1 e 2 e Metroid Prime Trilogy HD. E as pessoas compravam, digo-te já.

Pelo contrário de uma "mania" - tens um remaster HD, quando a Sony já os faz desde a geração passada (tendo inclusivé criado conversion pipelines que partilhou com third party's) e só este ano vêm uns quantos que são remasters de jogos que já são HD (doh), ou como a Square-Enix parece que agora gosta de remasterizar o FFX todos os anos (porquê ainda não percebi porque o jogo nem é grande espeto) e a Microsoft que no Natal passado mandou 5 mal feitos cá para fora numa só release (Master Chief Collection).

Chamar mania ao facto da Nintendo ter remasterizado um jogo para mim não tem palavras. Deve ser a developer que menos os faz e quando os faz, faz melhor.


O Wind Waker HD existe porque o novo Zelda não usa uma engine totalmente nova, e como tal começaram por portar a antiga usada pelo WW, TP e SS (e acertaste, eles tinham esses jogos todos a correr em HD antes de tomar a decisão de qual remasterizar). A engine antiga ainda consegue correr nativamente, não fosse a Wii U funcionalmente compativel com GC e Wii, o problema sendo que para correr nativamente se mete uma pipeline gráfica nova, gráficos HD e 3 cores CPU em vez de um.

Referente a qual jogar... No campo das possibilidades, eu gosto mais do aspecto gráfico do Wind Waker original em HD pela sua natureza "flat" - que era o objectivo - mas o HD é HD e não troco isso por SD fora de uma CRT e sem RGB, o jogo continua bonito para caramba e tem melhorias a nivel de pacing de forma a atenuar criticismos a que teve direito na altura e que hoje o poderiam prejudicar. Só não é uma versão ultimate da visão original porque realmente alterou a roupagem gráfica um pouco demais e espero que nos anais da história eventualmente se volte à visão original. Se não o tivesse feito e não tivesse slowdown quando se enchem os vasos todos de Windfall Island... tratava-se de uma versão mais que ultimate.


Nota que na versão GC precisas de um comando gamecube e de um memory card. Esses dois acessórios valem a pena que vais jogar jogos de GC, mas se é só para este e uma Wii U está no horizonte és capaz de preferir mesmo a versão HD.
 
Última edição:
Boas i_eat_all o guru da nintendo ... Bem em relaçao a jogar sim tenho comando gamecube e cartao de memoria e tenho o wind waker versao GC e o twilght princess wii... E ainda nao acabei o TP... Agora que tenho mais tempo para jogar nem sei qual dos dois pegar ... Acho que ainda falta muito para acabar o TP Ate fiz um save do zero para me lembrar da jogabildade.
 
Boas i_eat_all o guru da nintendo ... Bem em relaçao a jogar sim tenho comando gamecube e cartao de memoria e tenho o wind waker versao GC e o twilght princess wii... E ainda nao acabei o TP... Agora que tenho mais tempo para jogar nem sei qual dos dois pegar ... Acho que ainda falta muito para acabar o TP Ate fiz um save do zero para me lembrar da jogabildade.
O Wind Waker é mais pequeno que o TP (7 masmorras versus 9), masmorras essas mais pequenas e menos carregadas, é capaz de ser uma boa opção se tiveste dificuldades com a longevidade do dito cujo.

Não sei quando paraste com o TP, mas este género de jogos com uma plot devem ser jogados de forma mais ou menos seguida, sem meter outros jogos no meio. Não é que não consigas apanhar o fio à meada agora e continuar, mas... perdeste completamente o ritmo e isso diminui o impacto que vais sentir quando finalmente acabares o jogo.

Se estás e vias de investir numa Wii U, a versão HD tem inclusões como uma fase final mais leve... O Wind Waker teve duas masmorras cortadas e por isso foram concebidas umas fetch quests a explorar o mar no segmento final do jogo que são consideradas chatas pela comunidade, quebram o ritmo do jogo e será onde mais gente desistia do jogo.

A release não-japonesa (o jogo saiu ainda em 2002 no japão, 2003 no resto do mundo com uns meses de interludio) já tentava atenuar a situação mas foi o remaster HD que quase se livrou desse acontecimento, essa porção da história continua a existir em conceito mas os passos foram muito reduzidos ao ponto de, se assim fosse na release original ninguém se teria queixado. Além disso tem a opção de ter o barco com vela "turbo" em todos os sentidos que na gamecube não existia, e isso também facilita explorar o oceano.

Se me perguntares, a vela turbo é o que dá mais jeito e o resto são macro-ajustes (um deles, o da camara fotográfica a cores deixar de precisar do pirilampo, não percebi). Em tudo o resto, é o mesmo jogo, só que em SD e sem modo 16:9.
 
Última edição:
Pois comprar a wii U brevemente nao esta muito el conta... Se calhar vou recomeçar o TP... E depois vejo como fico animicamente... E pego no WW Versao GC ou faço uma pausa no universo Zelda... Até comprar una Wii U. Obrigado.
 
O jogo não tem grandes falhas na GC, muito pelo contrário (é uma maravilha técnica de 2003), mas a versão Wii U é simplesmente melhor e isso torna difícil voltar atrás.

O Swift Sail do novo é algo que fazia falta e a cena dos miiverse bottles é uma ideia bastante boa também, deu todo um dinamismo à Nintendo Gallery. Vale o que custa uma Wii U? Nem por isso, mas se ficar em caminho, vale fácilmente o valor do jogo em si.
 
O Wind Waker HD da WiiU é provavelmente o jogo mais bonito esteticamente que já vi na vida. O único que pode competir só talvez o Journey para a PS3.
 
O Wind Waker HD é o mais polido de ambos, não apenas a nivel gráfico... Se nunca tivesse jogado nenhum preferia jogar o HD, continua a ter uma jogabilidade datada, mas pelo menos a nível de aspecto e controlos está melhor que o WW GC.
 
O Wind Waker HD é o mais polido de ambos, não apenas a nivel gráfico... Se nunca tivesse jogado nenhum preferia jogar o HD, continua a ter uma jogabilidade datada, mas pelo menos a nível de aspecto e controlos está melhor que o WW GC.
Como assim jogabilidade datada? Parece-me bastante aceitável mesmo para os dias de hoje (o único senão é a navegação na versão GC).
 
^ Isso não é muito justo... Qualquer jogo com a duração de um Zelda será "repetitivo", vais ter de gramar com um sistema de jogo durante dezenas de horas e isso é um "veículo" para a história, não é possivel introduzir mecânicas novas a cada esquina nem tão pouco podes fazer um jogo extremamente dificil sem alienar pessoas.

Dá-te por feliz por o sistema de combate de Zelda, apesar de por vezes sub-aproveitado... Não ser uma seca, ou ia curar insónias, como o Earthbound, Shin Megami Tensei 1 e 2 e alguns outros RPG's old school me curam. Alguns modernos também.

Mesmo o gajo do Devil May Cry 1, Viewtiful Joe e Bayonetta (entre outros) - jogos não repetitivos em termos de conteúdo, sempre a atirarem coisas novas ao jogador e tipicamente curtos quando chegou na hora de fazer um jogo mais longo fez o Okami que foi criticado por ser fácil. Nem de propósito, disse isto ontem a respeito disso:



Ausência de dificuldade castigadora é uma consideração do medium.

Referente a não inovar nada, estás bastante errado, para começar as inovações da engine não se ficavam pela porção gráfica ou este "chassis" não teria durado até ao Skyward Sword sempre a manter a base e a mudar/atirar fora precisamente o overhead gráfico anterior (mesmo o novo Zelda deve continuar a usar uma versão modificada desta engine de 2002 ou não teria sido um "exercício técnico" para a equipa portar a engine e ter o WW, TP e SS a correr em HD indoors antes de escolherem o WW para enhanced port)

Muito se pode dizer, mas... Foi o primeiro jogo a ter um sistema de vento direccional não scripted em 3D, por exemplo. E isso além de ser usado de forma casual no mundo do jogo foi usado como mecanica de jogo extensivamente numa masmorra. Extensivamente pode ser considerado repetitivo, mas hey, as masmorras são temáticas e é o Wind Temple.
 
Não deixa de ser fácil, repetitivo e um jogo que pouco ou nada adicionou e cuja grande bandeira foi o celshading, mas és livre de achar que a introdução do vento foi uma grande mudança.

Não é por se arranjarem justificações para ser repetitivo que o deixa de ser.

De qualquer das formas, respondendo à questão do tópico a versão da Wii U é melhor, mas a meu ver é um jogo que só vale pela nostalgia ou para quem queira seguir a série Zelda. De resto, mesmo o datado Twiligt Princess é um melhor jogo.
 
De qualquer das formas, respondendo à questão do tópico a versão da Wii U é melhor, mas a meu ver é um jogo que só vale pela nostalgia ou para quem queira seguir a série Zelda. De resto, mesmo o datado Twilight Princess é um melhor jogo.
Isso... É muito, MUITO discutível! A dizer isso tens de recuar e em vez de dizeres que é um facto, como estás a dizer... dizeres que é a tua opinião. É isso aliás que cai mal na minha moleirinha, a forma como estás a dizer as coisas e, no meu raciocinio, com telhados de vidro tipo essa que sacaste agora da cartola que sinceramente me deixa perplexo.

São ambos bons jogos, mas dizer que é o Wind Waker que é repetitivo (ou um pior jogo) e dar a taça ao Twilight Princess? Raios... A parte de qual é o melhor é questão de gosto mas o Wind Waker é definitivamente um jogo infinitamente menos repetitivo que o Twilight Princess. Se calhar gostas mais do género de OoT-clone versus algo não tão igual mas é um jogo que, como disseste é datado, e é muito mais datado que o Wind Waker não só a nível gráfico, é também datado pelo quão sistemático e inacabado a experiencia final é, é um jogo um quanto desconjuntado.

O Twilight Princess é um jogo cujo overworld é gigante e detalhado - precisamente porque o do Wind Waker foi criticado por ser fragmentado (navegação como engine de streaming e todo o detalhe nas ilhas, cuja àrea conjunta não é tanta assim), mas todas as ilhas tinham de ter um propósito, coisa que infelizmente 70% (isto a tentar atirar um número realista ao ar) das localizações interessantes de um ponto de vista geométrico e exploráveis no Twilight Princess simplesmente não têm, pelo contrário - se não é masmorra nem cidade então não há lá nada, há uma duzia de baús com rupee's para te recompensar teres explorado um espaço, e às vezes gruta que seria brutal se o incentivo fosse real, só que não é. E isso é ser repetitivo.

No TP não há sidequests (só há uma!) a cidade é uma farsa, npc's a andar com os quais nem podes falar, e tens tanto dinheiro que criaram um equipamento/armadura que te come rupee's em troca de seres invencível... Num jogo mais fácil em dificuldade dos inimigos que o Wind Waker, um armor invencivel é tão útil como ser o último ser humano na terra, mas ter um preservativo no bolso.

Mais masmorras com as mesmas mecânicas Zelda de sempre (apesar de bem desenhadas) também significa que é mais repetitivo que a norma com a maioria dos bosses a serem flagrantemente re-interpretações de bosses clássicos da saga. São homenagens mas também não é mais fresco aí.

O balanceamento do jogo é cueca, e isso só não o destroi porque ser fácil não é a pior coisa que lhe podia acontecer - como já referimos com o Wind Waker, mas impede o sistema de jogo que é evoluído face ao anterior de sequer chegar a ser divertido por mais de dois segundos, porque quando está a ficar bom é quando todos os inimigos decidem inevitávelmente bater a bota.

E depois tem aquela fase tutorial de 6 horas que o Wind Waker não tem. Se isso não é repetitivo não sei o que é e destroi-lhe o pacing cedo.


O TP podia ser um clássico ao nível dos melhores da saga se lhe resolvessem o pacing, suavizassem muito o tutorial e metessem mais conteúdo/recompensas dignas desse nome no mapa mas nem isso o salvava de ser mais repetitivo que o Wind Waker só bastando para isso referir uma mecânica recorrente:

- Tears of Light, coleccionar 16... 3 vezes! é digno do plataformer collect-a-ton dos anos 90, com a diferença que faz parte da main quest de um jogo de aventura.

A sério que escolheste o evangelho errado, vai por mim. O TP é dos Zeldas mais repetitivos que há, até porque exploras o mesmo mapa em dois mundos paralelos. O Wind Waker não é tão repetitivo porque até é curto demais.
 
Última edição:
Windwaker é a ovelha negra dos Zeldas (3D) para mim, o único que não consegui terminar. O combate não me agrada por exemplo, então quando os inimigos caem no chão e não existe um execute é um bocado frustrante, ao menos no Oot e MM eles não caem sem morrer, no WW temos de esperar que se levantem outra vez. Joguei até Forbidden woods e não me agradaram muito os puzzles. E nem falo do mar ser um bocado aborrecido e overwhelming.
A história também não agarrou tanto como noutros Zelda's.
 
Back
Topo