NGC The Legend of Zelda: The Wind Waker

Isso... É muito, MUITO discutível! A dizer isso tens de recuar e em vez de dizeres que é um facto, como estás a dizer... dizeres que é a tua opinião. É isso aliás que cai mal na minha moleirinha, a forma como estás a dizer as coisas e, no meu raciocinio, com telhados de vidro tipo essa que sacaste agora da cartola que sinceramente me deixa perplexo.

São ambos bons jogos, mas dizer que é o Wind Waker que é repetitivo (ou um pior jogo) e dar a taça ao Twilight Princess? Raios... A parte de qual é o melhor é questão de gosto mas o Wind Waker é definitivamente um jogo infinitamente menos repetitivo que o Twilight Princess. Se calhar gostas mais do género de OoT-clone versus algo não tão igual mas é um jogo que, como disseste é datado, e é muito mais datado que o Wind Waker não só a nível gráfico, é também datado pelo quão sistemático e inacabado a experiencia final é, é um jogo um quanto desconjuntado.

O Twilight Princess é um jogo cujo overworld é gigante e detalhado - precisamente porque o do Wind Waker foi criticado por ser fragmentado (navegação como engine de streaming e todo o detalhe nas ilhas, cuja àrea conjunta não é tanta assim), mas todas as ilhas tinham de ter um propósito, coisa que infelizmente 70% (isto a tentar atirar um número realista ao ar) das localizações interessantes de um ponto de vista geométrico e exploráveis no Twilight Princess simplesmente não têm, pelo contrário - se não é masmorra nem cidade então não há lá nada, há uma duzia de baús com rupee's para te recompensar teres explorado um espaço, e às vezes gruta que seria brutal se o incentivo fosse real, só que não é. E isso é ser repetitivo.

No TP não há sidequests (só há uma!) a cidade é uma farsa, npc's a andar com os quais nem podes falar, e tens tanto dinheiro que criaram um equipamento/armadura que te come rupee's em troca de seres invencível... Num jogo mais fácil em dificuldade dos inimigos que o Wind Waker, um armor invencivel é tão útil como ser o último ser humano na terra, mas ter um preservativo no bolso.

Mais masmorras com as mesmas mecânicas Zelda de sempre (apesar de bem desenhadas) também significa que é mais repetitivo que a norma com a maioria dos bosses a serem flagrantemente re-interpretações de bosses clássicos da saga. São homenagens mas também não é mais fresco aí.

O balanceamento do jogo é cueca, e isso só não o destroi porque ser fácil não é a pior coisa que lhe podia acontecer - como já referimos com o Wind Waker, mas impede o sistema de jogo que é evoluído face ao anterior de sequer chegar a ser divertido por mais de dois segundos, porque quando está a ficar bom é quando todos os inimigos decidem inevitávelmente bater a bota.

E depois tem aquela fase tutorial de 6 horas que o Wind Waker não tem. Se isso não é repetitivo não sei o que é e destroi-lhe o pacing cedo.

O TP podia ser um clássico ao nível dos melhores da saga se lhe resolvessem o pacing, suavizassem muito o tutorial e metessem mais conteúdo/recompensas dignas desse nome no mapa mas nem isso o salvava de ser mais repetitivo que o Wind Waker só bastando para isso referir uma mecânica recorrente:

- Tears of Light, coleccionar 16... 3 vezes! é digno do plataformer collect-a-ton dos anos 90, com a diferença que faz parte da main quest de um jogo de aventura.

A sério que escolheste o evangelho errado, vai por mim. O TP é dos Zeldas mais repetitivos que há, até porque exploras o mesmo mapa em dois mundos paralelos. O Wind Waker não é tão repetitivo porque até é curto demais.

O TP não precisa de sidequests porque tem variedade suficiente na quest principal e porque sozino já tem não sei quantas dezenas de horas de jogo, não precisa de encher chouriços para justificar o investimento.

Tem muito mais variedade entre dungeons que o Wind Waker, e tem muito mais para explorar, ver e fazer no overworld que o WW. O mundo não está tão bem recheado como podia estar, a cidade não está de facto o que prometeram, mas para além de ser um jogo antigo e que passou por uma transição de geração o overworld que tem é melhor que encher chouriços com um oceano.

As mecânicas das dungeons são sempre as mesmas em todos os jogos da série, mas as dungeons do TP estão melhor desenhadas e oferecem um maior desafio que as do WW. Não percebo qual é o mal do tutorial, o jogo introduziu um novo sistema de controlos bem como um novo personagem controlável (o wolf link) é natural que tenha de ser feita introdução a ambos, principalmente para quem chegava de novo à série.

1000 x apanhar os 13 tears of light que andar a caçar Triforce Shards no oceano - principalmente porque meteram a procura pelos shards principalmente na parte em que o jogo ganha interesse (que sim, fica já bem para o fim). Isso e chegar à Ilha X, perceber que se vai precisar do Item Y, ter de ir para a Ilha Z, chegar lá, perceber que afinal é preciso ainda o Item W, para isso é preciso ir à ilha B - Em resumo, encher chouriços, fazer o jogador andar para trás e para a frente sem necessidade nenhuma porque não conseguiram desenhar ilhas com mais de 2 metros quadrados... Depois é fácil dizer "todas as ilhas tinham um propósito", obrigado... Assim qualquer um consegue.

Não vou por ti. O TP, em termos de aventura, é superior ao Wind Waker, na verdade sempre vi o Wind Waker como um mini-zelda, não por ser pequeno mas porque não oferece desafio, para além de não ter uma história interessante. Não admira que no seu lançamento o grande interesse pelo jogo tenha estado assente no seu aspecto, não tinha muito mais para mostrar.

Já chegamos à parte do ciclo em que gostar do Twilight Princess é cool?

Sim, porque temos todos 16 anos e gostamos das coisas porque são "cool". :roll:


Windwaker é a ovelha negra dos Zeldas (3D) para mim, o único que não consegui terminar. O combate não me agrada por exemplo, então quando os inimigos caem no chão e não existe um execute é um bocado frustrante, ao menos no Oot e MM eles não caem sem morrer, no WW temos de esperar que se levantem outra vez. Joguei até Forbidden woods e não me agradaram muito os puzzles. E nem falo do mar ser um bocado aborrecido e overwhelming.
A história também não agarrou tanto como noutros Zelda's.

Concordo, mas eu acabei o jogo e na verdade estou a passá-lo uma terceira vez porque o encontrei em promoção para a Wii U e o meu TOC me obriga a acabar todos os jogos que compro.
 
O TP não precisa de sidequests porque tem variedade suficiente na quest principal e porque sozino já tem não sei quantas dezenas de horas de jogo, não precisa de encher chouriços para justificar o investimento.
Discordo veemente.

O TP é um Zelda com um foco em linha recta. Sim, o foco são as dungeons e são as melhores de um Zelda 3D "moderno", mas isso faz dele um jogo extremamente miope, tem bons segmentos e level design, só que a soma das partes não o torna melhor, porque há partes que foram deixadas para o fim.

É uma pena, mas é o que é. De todos os Zeldas que podiam ser remasterizados e melhorados é o jogo que tem mais margem para ser melhorado, caso o remasterizassem. A verdade no entanto é que para o resolver quase que o tinhas de meter em produção de novo.

Isso não faz dele um mau jogo, mas faz com que tenha envelhecido muito pior, não só pelo estilo gráfico e texturas.

E sabemos exactamente porquê, é que no ultimo adiamento eles lançaram fotografias de Hyrule Town (as primeiras) e a cidade nem em beta estava, era alfa. Não estava feita.
(...) o overworld que tem é melhor que encher chouriços com um oceano.
Discordo.

Gosto infinitamente mais da abordagem a overworld do TP, só que está mal feita. O oceano era essencialmente uma maneira de disfarçar loadings, mas ao menos cada localização tinha um propósito. O TP comparativamente parece um jogo incompleto... Tem o complexo de casa abandonada, "havia aqui algo, só que não há".
Não percebo qual é o mal do tutorial
O mal é que demora 6 horas e ninguém gostou dele.
1000 x apanhar os 13 tears of light que andar a caçar Triforce Shards no oceano
Muito atenuado na versão Wii U. A versão que tivemos já era atenuada face à japonesa, que essa sim... Jesus.

Mas era um exemplo, os jogos é normal tornarem-se mais rijos, exigentes e sistemáticos no fim, mas o TP é o contrário, começa lento e atira-te algo como o triforce hunt não no fim mas no inicio. Digamos apenas que não resulta muito bem até porque o resto do jogo é sempre a andar, inclusivé a recta final.

Aquele inicio é demasiado padronizador e isso fere bastante o ritmo inicial do jogo.

Vamos ter de concordar em discordar.
 
Claro que daria mais trabalho um remake HD do TP do que deu o do WW. Aliás, dificilmente me farão crer que só fizeram o remake do WW porque era uma maneira fácil e relativamente barata de ter um título Zelda no lançamento da consola.

Também é natural que o TP tenha mais pontos a serem melhorados que o WW, como já disse foi lançado na transição de geração, foi lançado para duas plataformas em simultâneo e, acima de tudo, é um jogo muito mais complexo que o WW, portanto também é natural que seja mais fácil encontrar-lhe pontas.

Existe uma diferença entre tornar-se mais difícil no fim e dar-te um cockblocker precisamente quando o ritmo está a avançar. Quase a acabar o jogo e a chegar ao boss? Apanha só 3000 rupees antes e umas quantas peças do Triforce de uma maneira absolutamente aborrecida, se sobreviveres ao tédio deixamos-te acabar o jogo.

Mas sim, a discussão sobre qual dos Zelda modernos é melhor será eterna...
 
Claro que daria mais trabalho um remake HD do TP do que deu o do WW. Aliás, dificilmente me farão crer que só fizeram o remake do WW porque era uma maneira fácil e relativamente barata de ter um título Zelda no lançamento da consola.
Estás a ser um pouco injusto. Há muitas maneiras de fazer as coisas, o WW, TP e SS estavam a correr em hardware Wii U porque a primeira coisa que eles fizeram foi a port da engine que lhes serve de base; podiam ter simplesmente metido isso num disco ou lançado como jogos VC em HD na store e teriam feito bastante dinheiro com eles.

É isso que a maior parte das empresas faz, ou faria. Ninguém refaz e melhora texturas, mexe no modelo de lightning (neste jogo nem precisavam) etc. Que o digam jogos como o Resident Evil 4, cujas ports até hoje têm efeitos de particulas piores que os da GC porque são baseados na versão PS2 com assets e texturas da GC. E muitos outros remasters coxos.

A Nintendo refez as texturas todas que estão no jogo para resoluções significativamente superiores e mudou bastantes coisas nos jogos, subtis é certo, como sempre não adicionaram conteúdo... mas que o tornam melhor do que a experiencia de 2003.

A abordagem que tiveram não tem muito por onde ser criticada, excepto que bem podiam ter extendido o esforço a preservar o TP e o SS da mesma forma. Só que o TP é fácilmente o jogo que mais trabalho ia dar, não por aspectos gráficos mas pelas alterações que eles iam considerar necessárias.
Também é natural que o TP tenha mais pontos a serem melhorados que o WW, como já disse foi lançado na transição de geração, foi lançado para duas plataformas em simultâneo e, acima de tudo, é um jogo muito mais complexo que o WW, portanto também é natural que seja mais fácil encontrar-lhe pontas.
Isso não o desculpa, ele não mudou de plataforma, ele foi feito para a GC do principio ao fim, só que também foi feito para a gamecube com dev kit de comando Wii. Apenas usa a potencia e a RAM do spec mais fraco.

Isto significa que para os artistas e para quem estava a produzir conteúdo o jogo sempre foi um jogo GC, as únicas pessoas que tiveram de implementar o suporte Wii foram programadores, e ainda assim deve ter representado 0.1% do esforço de coding.

O jogo na Wii podia ter tido muito melhores texturas, geometria e efeitos de particulas se fosse um jogo Wii, nunca o foi. É um jogo GC a correr com suporte para o Wiimote.
Existe uma diferença entre tornar-se mais difícil no fim e dar-te um cockblocker precisamente quando o ritmo está a avançar. Quase a acabar o jogo e a chegar ao boss? Apanha só 3000 rupees antes e umas quantas peças do Triforce de uma maneira absolutamente aborrecida, se sobreviveres ao tédio deixamos-te acabar o jogo.
Só que o jogo atira dinheiro para os teus bolsos (de forma não tão descalibrada como a do TP, mas atira). A obtenção desse dinheiro sempre foi transparente para mim.
Mas sim, a discussão sobre qual dos Zelda modernos é melhor será eterna...
Isso é a maneira errada de olhar para a coisa. Todos os Zeldas fazem algo melhor que o anterior, e tipicamente fazem algumas coisas piores também, é uma questão de foco.

Só que o TP para mim é o mais fraco, num todo. As masmorras são a grande salva ali, dificuldade e balanceamento perfeita. Tudo o resto tem tudo para ser bom, mas não é aproveitado como poderia ter sido. E é pena.

É um jogo bom, devia ser "arranjado" um dia, mas para o arranjarem devidamente, não era tweakzinhos como os do Ocarina of Time 3D, Majora Mask 3D e Wind Waker HD. E eles sabem disso.

Mesmo os tweaks ajudavam, no entanto.
 
Estás a ser um pouco injusto. Há muitas maneiras de fazer as coisas, o WW, TP e SS estavam a correr em hardware Wii U porque a primeira coisa que eles fizeram foi a port da engine que lhes serve de base; podiam ter simplesmente metido isso num disco ou lançado como jogos VC em HD na store e teriam feito bastante dinheiro com eles.

É isso que a maior parte das empresas faz, ou faria. Ninguém refaz e melhora texturas, mexe no modelo de lightning (neste jogo nem precisavam) etc. Que o digam jogos como o Resident Evil 4, cujas ports até hoje têm efeitos de particulas piores que os da GC porque são baseados na versão PS2 com assets e texturas da GC. E muitos outros remasters coxos.

A Nintendo refez as texturas todas que estão no jogo para resoluções significativamente superiores e mudou bastantes coisas nos jogos, subtis é certo, como sempre não adicionaram conteúdo... mas que o tornam melhor do que a experiencia de 2003.

A abordagem que tiveram não tem muito por onde ser criticada, excepto que bem podiam ter extendido o esforço a preservar o TP e o SS da mesma forma. Só que o TP é fácilmente o jogo que mais trabalho ia dar, não por aspectos gráficos mas pelas alterações que eles iam considerar necessárias.

Nenhuma dessas opções permitia isto:
wii-u-zelda-wind-waket3unt.jpg


O Wind Waker era dos três o mais fácil e rápido de redesenhar para a nova consola, não só pela componente gráfica mas também pelo esquema de controlos. Remake do SS para o lançamento da Wii U estaria fora de questão porque implicaria redesenhar o esquema de controlos, o do TP já falámos...


Isso não o desculpa, ele não mudou de plataforma, ele foi feito para a GC do principio ao fim, só que também foi feito para a gamecube com dev kit de comando Wii. Apenas usa a potencia e a RAM do spec mais fraco.

O jogo na Wii podia ter tido muito melhores texturas se fosse um jogo Wii, nunca o foi. É um jogo GC a correr com suporte para o Wiimote.

Estamos perfeitamente de acordo que o jogo teria sido melhore se fosse um jogo Wii, estou seguro que o maior problema que tem - falta de vida no overworld - se deveu a restrições do hardware, um bocado como com o OoT, daí achar que era um jogo que valeria a pena refazer... Ou não, tendo em conta que o novo Zelda há-de sair.

Isso é a maneira errada de olhar para a coisa. Todos os Zeldas fazem algo melhor que o anterior, e tipicamente fazem algumas coisas piores também, é uma questão de foco.

Só que o TP para mim é o mais fraco, num todo. As masmorras são a grande salva ali, dificuldade e balanceamento perfeito. Tudo o resto tem tudo para ser bom, mas não é aproveitado como poderia ter sido. E é pena.

Já concordamos em discordar nesse aponto, não vale a pena.
 
Wind Waker é o meu jogo favorito da Game Cube, o meu jogo favorito da sua geração e um dos meus jogos favoritos de sempre.

Eu fui um dos muitos que vibrou quando viu um vídeo ultra realista (para a época) do Link a lutar contra o Ganondorf, daquele que supostamente seria o jogo de Zelda para a futura Nintendo Game Cube

[video=youtube;wBtAvX4Pkyk]

Quando Wind Waker foi anunciado naquele look, digamos, infantil, eu não gostei da ideia, pois preferia que a Nintendo tivesse seguido a linha dos títulos da N64 que eu tanto gostava. Mas a verdade é que, mal Wind Waker foi lançado eu comprei um exemplar e acabei-o em menos de uma semana tal foi o vicio! E mal o acabei... comecei de novo! Foi, sem dúvida, dos jogos que mais me marcaram. Ah... o visual cartoon fica-lhe a matar! Intemporal!


A OST é, como a saga Zelda já nos habituou, fantástica.

The Legend of Zelda Retrospective


Análise MultiConsolas nº30, Maio 2003

aReBH.jpg

z4vIq.jpg

iH4PD.jpg

9NAVI.jpg

wopds.jpg
 
Última edição:
Análise BGamer nº59, Junho 2003







Wind Waker Epic Orchestral Medley

Zelda Wind Waker - Did You Know Gaming?

Interessantíssimo ver o processo de criação de um dos meus jogos favoritos de sempre. Foi pena terem deixado as ideias de também haver um Link adulto

Publicidade Maio 2003

 
Back
Topo