SNES The Magical Quest Starring Mickey Mouse

jabun

Power Member


The Magical Quest Starring Mickey Mouse é o primeiro jogo de uma série de títulos de plataformas da Capcom com o rato mais famoso do mundo, tendo sido lançado em 1992 para a Super Nintendo e em 2002 para o Game Boy Advance, num port de inferior qualidade técnica, mas em que foi inserida a Minnie como personagem jogável. Na segunda metade dos anos 80 e inicio da década de 90 a Capcom dotou as consolas Nintendo de grandes clássicos das plataformas, recorrendo às míticas personagens Disney, entre os quais se destacam Duck Tales, Chip n’ Dale e a trilogia The Magical Quest.



Numa época em que os jogos de plataformas proliferavam nas 16 Bits, The Magical Quest introduziu na ação a possibilidade Mickey alterar o seu fato ao longo do nível, tendo cada um o seu próprio conjunto de habilidades, havendo quatro distintos para colecionar, trazendo grande variedade aos níveis. Alguns destes fatos podem ainda ter upgrades em lojas específicas espalhadas pelo jogo, podendo ser adquiridos através das moedas recolhidas ao longo dos níveis.



No primeiro nível, Mickey começa o jogo com a roupa tradicional, que lhe permite pegar alguns objetos e itens e atira-los contra os seus inimigos. No nível seguinte aparece o segundo fato: a veste mágica, que permite ao simpático roedor atirar jatos magia pelos dedos, com o tamanho das explosões mágicas a depender de quanto tempo o jogador carrega no botão. No entanto, a utilização da magia deve ser feita de forma racional, pois há um medidor de magia que se vai gastando consoante a sua utilização, podendo no entanto ser recarregada através da recolha de lâmpadas mágicas. Com este fato Mickey pode também respirar debaixo de água e controlar tapetes mágicos.



No terceiro nível aparece o terceiro fato é o de bombeiro, inspirado no famoso cartoon “Mickey’s Fire Brigade”, que permite à personagem disparar jatos de água contra os inimigos, apagar fogos e criar blocos de gelo. A utilização da água também não é ilimitada, havendo um medidor que pode ser reposto ao apanhar o item respetivo.

1d20cd09-bdc3-493f-99c9-bede7f35c5a9_zpse320c03a.jpg


No quarto nível do jogo, o Pateta dá a Mickey um equipamento de escalar montanhas, que contem um gancho para agarrar determinados objetos (sim, estilo o Hookshot de The Legend of Zelda). Com este equipamento Mickey pode agarrar itens, baloiçar-se e acertar os inimigos, roubando-lhes os escudos.

https://www.mobygames.com/images/promo/original/1546378924-965510648.jpg


The Magical Quest foi muito bem recebido, acabando por se tornar num dos jogos mais acarinhados da consola, sendo elogiado pela excelente jogabilidade, bom grafismo, boa qualidade das animações e excelentes backgrounds, sendo apenas criticada a fraca longevidade do título. O sistema de troca de fatos foi também bastante elogiado, afirmando que adicionava profundidade ao gameplay. No fundo, The Magical Quest é mais uma excelente obra da Capcom na SNES, sendo um dos jogos obrigatórios para os amantes das plataformas. Ainda hoje, mais de 20 anos depois do seu lançamento, é um jogo bastante divertido de se jogar e perfeitamente atual.

 
Back
Topo