1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. Consulta o Portal de Jogos da ZWAME. Notícias, Artwork, Vídeos, Análises e muito mais.

Remover anúncio

The PS3 GPU is not fast enough yet

Discussão em 'PlayStation' iniciada por DJ_PAPA, 4 de Junho de 2006. (Respostas: 25; Visualizações: 2013)

1. DJ_PAPA

DJ_PAPA Power Member

The PS3 GPU is not fast enough yet

It appears

http://www.theinquirer.net/?article=32159

Estamos em Junho e o RSX ainda vai precisar de um re-spin 8o
    Também é dito que a segunda geração dos Dev-Kits ainda nao estao com as caracteristicas que a Sony prometeu lançar.
    O RSX tb vai ter funçoes de southbrige. (estranho isto)

2. skandal

skandal Power Member

Acho isto estranho, mas prontos..... eu vejo o the inq como um tabloide inglês.... é sempre de desconfiar :P

3. DJ_PAPA

DJ_PAPA Power Member

Ele diz que viajou ate ao Japao e tudo e viu os dev-kits anteriores e agora estes segunda geraçao.

Mas um 3º dev-kit final muito provavelmente ja so vai cair quase em cima da data de saida da consola.

Quem nao comprava as primeiras versoes da PS3 era eu :P
    Esperar pelo menos por umas revisoes é sempre o melhor....

4. Ansatsu

Ansatsu Power Member

Ou seja, as imagens in game que nós vemos é com o RSX a puxar menos do que aquilo que vais puxar, ou seja, aidna existe maior margem de manobra.

Tb para existe tantos spins, é porque o RSx é de facto complexo, se fosse apenas uam G70, qual era o problema? Existem mtas G70 ai fora, o RSX n ia ser problema, aidna por cima a 550Mghz.

5. Kursk_crash

Kursk_crash Banido

Não é o Xenos que tem algumas funções Nortebridgh ?? e agora o rsx com funcões southbridge ??

avançando... Se o Rsx fosse o G70 não chegaria aos 500.. se fosse o G71 chegaria..

a diferença é os 110nm ou 90nm..entre o G70 e o G71..

na volta o RSX atinge os 500 apenas em 65nm..???!! (especulação minha)

ANSATSU
    por um lado tens razão.. ora aumentando a velocidade o que vimos até jhoje correr irá correr muito melhor..isso é verdade..mas dois factores a considerar..

1) a ser necessário respin não vai atrasar ainda mais um pouco as coisas.. será que ainda cumprem o novembro ou dezembro de 2006 ??? essas coisas não se fazem dum dia pro outro.
    2) a Snony andou a prometer em 1500 powwerpoints , os 500mhz e 700 nas mems... se não consiguir essas velocidades que tanto anunciou ao 4 ventos, considero isso uma derrota pra eles...

6. Ansatsu

Ansatsu Power Member

Não te preocupes, eles mandam a essa velocidade. Aliás a noticia será veridica, verdadeira? Não sabes. Rumores sobre a PS3 existem semrpe aos montes, este é mais um pra juntar ao monte.

Mas como eu já disse, o G71 que é a 90nm como a RSX, chega aos 550Mghz sem grandes dificuldades, a 7900GTX funciona a 650Mghz. Por isso, se tal for verdade, o RSX tem que ser mto mais complexo que a 7900GTX. Mas tb, a 7900GTX tem 278 Milhões de transitores, e o RSX tem mais de 300 Milhões, e não tem o Purevideo etc que ocupam transitores.

7. DJ_PAPA

DJ_PAPA Power Member

Mas tu ja viste imagens a puxar pelo RSX? É so CGI´s :x2: (joke)

Nao, muito provavelmente os developers devem ter os jogos a 30fps, mas sabem que na versao final vai estar a 40fps pq tem mais clocks.

Quanto á noticia é mau, pq apos o lançamento da versao final o tempo para debuging e fabrico vai ser extremamente curto. Por isso é que é um pouco alarmante tal noticia.
    E sim o rsx nao passa do um G70 com alteraçoes, afinaçoes, etc.... ja foi provado isso. A questao é que vai ter funçoes de southbrige o que deve tar a complicar a tarefa.

Dai que eu diga para se manterem bem afastados das primeiras consolas ate chegarem as primeiras revisoes ;)
    Conselho meu.

Anatsu: Nao tem purevideo, mas tem southbrige que engorda muito mais que um purevideo. Sem comparaçao....

8. Ansatsu

Ansatsu Power Member

Já foi provado onde? Por alguém da Sony ou Nvidia? Não me lembro de ver nada disso.
    E se assim for, n vejo qual o prob com a grafica.

Já agora a Southbridge que está na nforce4 intel edition ocupa 21 Milhões de transistors, o Purevideo ocupa 20 Milhões de transistors. Mesmo assim e como tu sabes, a placa da Nvidia tem mtas cenas a papar tyransistors que o RSX não precisa delas pra nada.

Última edição: 5 de Junho de 2006
  9. DJ_PAPA

DJ_PAPA Power Member

Por eles é obvio que nao. Ha por ai andar dezenas de links a explicar isso.
    Nao me faças perder tempo a ir busca-los :P

Quanto ao re-spin do rsx isso é muito perigoso. Toda a gente sabe a famosa historia dos re-spins da X1800XT que saiu cara há ATI.... felizmente vingou-se com a X1900XT.

10. Ansatsu

Ansatsu Power Member

Lá está, por eles não ;)

Eu continuo sem perceber, se o RSX for apenas uma placa que fica algures entre a 7900GT e a 7900GTX(o que já era bom, era o suficiente para ser a placa mais forte das 3 consolas), não entendo então porque depois saiem noticias a dizer k há complicações. Ng explica isso? Se as placas são praticamente iguais.

11. DJ_PAPA

DJ_PAPA Power Member

Se é placa mais potente das 3 consolas é que ja nao sei.
    Na Xbox ta a next-gen a nivel de hardware grafico, logo nao sei qual das 3 é mais potente. Nem eu nem tu. Tares a dizer isso é ja onda de fanboyismo.
    Há que reconhecer o GPU next-gen da Xbox360 e reconhecer o Cell da PS3 que sao respectivamente os pontos mais fortes das duas consolas em relaçao ás anteriores.

O R520 e o R580 tb sao quase iguais, mas o R520 enxeu-se de problemas e o R580 nao. (tavam equipas independentes a desenvolver ambos).
    A 7800gtx 256mb tb era igual á 7800gtx 512mb, mas a 7800gtx 512mb teve tempos e tempos sem stock com preços ridiculos. (toda a gente conhece a telenovela da 7800gtx 512mb)

12. Ansatsu

Ansatsu Power Member

O Ponto mais forte em relação ás anteriores? Então, o RSX tb é um ponto forte em relação á PS2, é que a PS2 nem grafica digna de nome tinha. O processador da PS2 já era bom, olhem o que ele fez sem placa grafica de jeito.

Tal como disseste dos links que o RSX é um G71. Tb existe varios links que comparam o Xenos em termos de performance uma geração abaixo da geração actual de placas.

13. Tomekk

Tomekk Power Member

re:

Mais uma noticia da inquirer....
    tambem existe aquela noticia de um gajo dizer que a sony andava enganar os consumidores numa apresentação do blue ray não era? com a tal coisa do DVD..... enfim. Tambem não quero desmentir a noticia, fica na intrepetação de cada um.

Tambem vieram para aqui dizer que é impossivel a ps3 vir com fonte de alimentação interna. E que o CELL queimava w à patada. Mas eu tambem não quero desmentir :cwm3:

14. DJ_PAPA

DJ_PAPA Power Member

O Xenos é next-gen e nao tens base de comparaçao com outras placas next-gen para saber se tem x ou y de performance. Talvez com o R600 e quando sairem os benches deste se possa dizer +/- a performancedo Xenos.

Tal como o Cell que nao se pode dizer que equivale a x ou y pq nao nao há nenhum base de comparaçao.

Tentativas de advinhaçao do tipo Xenos=X1800XT ou Cell=AMD FX-60 sao ridiculas e so fica mal a quem as diz....

A PS3 seguiu o tradicional com a grafica e revolucionou no CPU.
    A Xbox360 seguiu o tradicional no CPU e revolucionou na grafica.

Por fim depois so resta comparar os graficos quando as consolas estiverem ca fora. Embora a PS3 tenha maior probabilidade de ter um pouco melhores graficos visto que sai bem mais tarde, mas nunca se sabe..... a 7900 tb saiu depois da X1900 e nem por isso conseguiu melhores performances.

15. Ansatsu

Ansatsu Power Member

O R600 em principio com 64 pipeline unificados vai ter mtos mais transistors que a x1900XT que tem 385Milhões. O Xenos tem 48 pipelines unificados, mas apenas 230 Milhões de transistors, o equivalente a uma x800 +/- em numero de transistors, e n digas que isso não conta, porque sabes mto bem que conta ;) Senão o R600 que tem apenas mais 16 pipes k o xenos, saia com 300 Milhões de transistors, mas nem tu acreditas nisso ;)

E não é uam estrutura unificada que faz milagres, tem a vantagem de se poder escolher se queres mais vertex ou mais pixels, mas tem a desvantagem tb de apenas podes fazer pixeis ou vertex, não podes fazer ambos ao mm tempo.

16. DJ_PAPA

DJ_PAPA Power Member

hum?

Aconselho-te a ler este pdf que tem uma explicaçao +/- generalista de como as coisas funcionam com o GPU Direct_X10:
    http://downloads.gamedev.net/features/programming/atid3d10/ATI-TheFutureofPCGaming.pdf

Lê pelo menos do slide 14 ao 20 e vais perceber a tremenda vantagem da ter uma arquitectura unificada, sobre uma tradicional na questao do load dos pixeis e vertex-shaders.

+ alguma info:
    http://www.gamespot.com/features/6143883/p-4.html

17. blastarr

blastarr Power Member

Blá, blá, blá.. lá vem a conversa do DirectX 10 outra vez...(aínda por cima com PDF's vindos directamente de quem tem interesses económicos na sua promoção como é o caso da ATI).

O mais engraçado é que a GPU da X360 pouco ou nada tem a ver com as GPU's de PC, mas tu continuas a comparar tudo, contrariando o que tu próprio criticavas uns posts mais acima, isto é, comparar hardware de uma consola directamente com hardware de PC.

Claro que o facto de a PS3 funcionar apenas com OpenGL ES 2.0/PSGL, cuja arquitectura de software é completamente diferente da do DirectX, não te diz nada no que diz respeito ao design inerente do hardware que o corre...

Última edição: 5 de Junho de 2006
  18. Ansatsu

Ansatsu Power Member

Repara na principal vantagem que eles dizem de terem escolhido arquitetura unificada, dizem que é por o directx10 ter sido desenhado para arquitetura unificada, lá tá, nesse caso é obvio que é vantagem. da mesma maneira que em directx9 uam arquitetura unificada não era tão boa. E mm a x360 não possui directx10, apenas algumas funções dela.

Tb já li entrevistas da Nvidia, em que diziam que neste momento não compensava usar arquitetura unificada. Quem tá certa? Pois...

19. DJ_PAPA

DJ_PAPA Power Member

Mas a Xbox 360 vai ser toda programa para tirar o maximo das suas capacidades, isto é, vai aproveitar ao maximo a sua arquitectura unificada.

Espero que ja tenhas percebido pelos slides a vantagem de uma arquitectura unificada sobre uma tradicional a nivel do load das unidades de pixel/vertex-shader que no direct_10 é muito mas muito mais eficiente que na arquitectura tradicional.

Em 1 frame tens maior parte das vezes ou os pixel-shaders a full load e os vertex-shaders em idle, ou os vertex-shaders em full load e os pixel shaders em idle e isto vai variando ao longo dos ciclos.
    Com uma arquitectura unificada e programada desse modo tens o GPU constantemente sobre load e as suas capacidades sao muito, mas muito melhor aproveitadas.

E que eu saiba os slides tb têm mençoes á XBox360 e a arquitectura unificada desta tem o mesmo principio do Direct_10 para pc.

btw, o que a Nvidia diz ou deixa de dizer nada me interessa. O que me interessa é ver na pratica as vantagens da arquitectura unificada ja explicada e isso é indesmentivel.

Começo que a ver os teus argumentos cada vez mais esfarrapados/desesperantes.
    Primeiro é o Cell que precisa de ter uma memoria XDR á mesma frequencia de relogio do CPU pq o CEO da PS3 disse que era melhor assim, sem qq justificaçao para tal.
    Depois é a arquitectura unificada que nao presta pq o CEO da Nvidia disse, sem explicar que vantagens tem uma arquitectura que vai ser arrumada dentro de pouco tempo sobre a proxima arquitectura next-gen.

Daqui a bocado tas-me a dizer que a PS3 é melhor que a Xbox360 so pq o CEO da Sony o disse e pronto :zzz:

20. Kursk_crash

Kursk_crash Banido

O rsx tem difençad façe á G71 embora sejam ambos a 90nm... e a G71 tem um cooler que dentro da consola não o metes...

portanto para baixar as temps e dentro daquela caixinha meteres o RSX a 500mhz ou mais tens de ir para 65nm... senão não dá...

Lembra-te que a circulação de ar dentro da consola é diferente..o ar não é bombeado contra o cooler, mas sim passa pelo cooler apenas,... é muito menos eficiente.. e portanto só tou a ver eles a 500 ou mais mhz a 65nm..

Partilhar esta Página