Multiplataforma The Witcher 3 (CD Projekt RED)

Já tou a conseguir ganhar a alguns merchants/innkeepers, agora resta saber se vale a pena vence los mais que uma vez, recebemos sempre uma carta após cada vitória do mesmo merchant? (não testei ainda, as vitórias ainda são difíceis para mim para sequer fazer mais que uma lol)

Outro problema caso se verifique que cada merchant só dá uma carta na primeira vitória, como vou saber quais merchants já ganhei e os que não ganhei ahah isto vai ser uma quest épica de concluir... Boe dificil

Para treinar o gwent, tenho jogado com o mesmo adversário mesmo tendo ganho. A minha conclusão é que ganhas sempre uma carta na primeira vez que ganhas o adversário. Em jogos posteriores, ganhas uma mercadoria qq para além do que apostaste. Mas até agora nunca recebi uma outra carta. Se andas a completar o baralho, o melhor é ires as localizações das várias cartas por região (há guides na internet), e verificares se tens as cartas no teu baralho antes de ires à aventura.
 
O Gwent é fácil depois de se apanhar o jeito e ter um bom deck. Mas se tiveres dificuldades nisso dá para alterar a dificuldade do Gwent apenas.

Eu a partir do momento que fiz um deck razoável, não mexi mais no deck e foi sempre a ganhar.
Já conhecia bem as cartas e tinha as minhas estratégias afinadas.
Mas o vício era muito grande na mesma! :)
 
Eu a partir do momento que fiz um deck razoável, não mexi mais no deck e foi sempre a ganhar.
Já conhecia bem as cartas e tinha as minhas estratégias afinadas.
Mas o vício era muito grande na mesma! :)
Eu lembro me de quando apanhei um em que tinha cartas mesmo fortes nunca mais troquei. Mas ainda demorei a ter cartas bem boas para ele.
 
Que raio, estou agora naquela parte da aventura em que tenho de escolher uma. E tenho um fraquinho por ruivas, mas pelos livros, o destino é a outra. :paranoid:
 
Vou ter mesmo de decidir uma ou a outra (já sei que não vão ser as duas ao mesmo tempo). A verdade é que não tenciono voltar a jogar o Witcher 3 do início para ver as alternativas - acho que o jogo é demasiado longo! Por isso, não queria arrepender-me com a opção feita. Se alguém quiser ajudar-me na escolha agora é a altura... :wink:

Devo dizer que o Witcher 3 é o meu primeiro RPG (ou o jogo mais RPG que joguei). Há coisas que aprecio muito neste jogo, como as várias histórias que tem, e as personagens, cada uma mais interessante que a outra. Gosto muito das músicas mediavais utilizadas no jogo, bem como o folclore polaco. E depois o gwent! Acabei na PS4, o GoW e o Horizon Zero Dawn, e vejo que muita das coisas utilizadas nestes jogos vieram do Witcher.

Há duas coisas que apreciei menos. Primeiro, a quantidade de coisas que a gente vai apanhando durante o jogo. Algumas são importantes e criticas e outras não são, mas as vezes não é óbvio, e a gente acaba por arrecadar tudo. Fazer a gestão do inventário para mim é aborrecido. E depois a quantidade de ingredientes, poções, armaduras, espadas... até agora ignorei muito disso - vou fazendo upgrades de vez em quando, e tenho conseguido avançar na história. E depois um gajo está no meio de um quest, e o inventário de repente fica demasiado pesado.. enfim, acho que devia haver uma opção para quem não goste de fazer gestão (recursos infinitos).

A outra coisa que não gostei muito são os milhentos quests que o jogo tem. Basta ver aquele mapa cheio de pontos de interrogação! A história principal e alguns quests secundários são muito interessantes, mas depois há imensos quests que nada tem a ver com a história, e começam a ser repetidos. Acho que deviam ter apostado em menos coisas, e mais ênfase na qualidade de cada quest. A qualidade de alguns quests é admirável...

Fiquei arrepiado com o quest das mulheres da floresta, e com aquela cena das mulheres mortas quando encontramos o Jr. Claramente, o quest foi feito para nos despertar ódio perante a peça, e lá teve o fim que mereceu.
 
Última edição:
Eu acho que deves tomar a decisão que te tiver na cabeça, no fim de contas isso é só um jogo e a graça do Witcher está ai, as tuas escolhas tem influência na história.
 
Vou ter mesmo de decidir uma ou a outra (já sei que não vão ser as duas ao mesmo tempo). A verdade é que não tenciono voltar a jogar o Witcher 3 do início para ver as alternativas - acho que o jogo é demasiado longo! Por isso, não queria arrepender-me com a opção feita. Se alguém quiser ajudar-me na escolha agora é a altura... :wink:

Devo dizer que o Witcher 3 é o meu primeiro RPG (ou o jogo mais RPG que joguei). Há coisas que aprecio muito neste jogo, como as várias histórias que tem, e as personagens, cada uma mais interessante que a outra. Gosto muito das músicas mediavais utilizadas no jogo, bem como o folclore polaco. E depois o gwent! Acabei na PS4, o GoW e o Horizon Zero Dawn, e vejo que muita das coisas utilizadas nestes jogos vieram do Witcher.

Há duas coisas que apreciei menos. Primeiro, a quantidade de coisas que a gente vai apanhando durante o jogo. Algumas são importantes e criticas e outras não são, mas as vezes não é óbvio, e a gente acaba por arrecadar tudo. Fazer a gestão do inventário para mim é aborrecido. E depois a quantidade de ingredientes, poções, armaduras, espadas... até agora ignorei muito disso - vou fazendo upgrades de vez em quando, e tenho conseguido avançar na história. E depois um gajo está no meio de um quest, e o inventário de repente fica demasiado pesado.. enfim, acho que devia haver uma opção para quem não goste de fazer gestão (recursos infinitos).

A outra coisa que não gostei muito são os milhentos quests que o jogo tem. Basta ver aquele mapa cheio de pontos de interrogação! A história principal e alguns quests secundários são muito interessantes, mas depois há imensos quests que nada tem a ver com a história, e começam a ser repetidos. Acho que deviam ter apostado em menos coisas, e mais ênfase na qualidade de cada quest. A qualidade de alguns quests é admirável...

Fiquei arrepiado com o quest das mulheres da floresta, e com aquela cena das mulheres mortas quando encontramos o Jr. Claramente, o quest foi feito para nos despertar ódio perante a peça, e lá teve o fim que mereceu.

O jogo é um role playing game :)
Por isso entra na pele do Geralt e faz a escolha estando no role dele :)
Como dizia o outro:
You must do what you feel is right
 
Há duas coisas que apreciei menos. Primeiro, a quantidade de coisas que a gente vai apanhando durante o jogo. Algumas são importantes e criticas e outras não são, mas as vezes não é óbvio, e a gente acaba por arrecadar tudo. Fazer a gestão do inventário para mim é aborrecido. E depois a quantidade de ingredientes, poções, armaduras, espadas... até agora ignorei muito disso - vou fazendo upgrades de vez em quando, e tenho conseguido avançar na história. E depois um gajo está no meio de um quest, e o inventário de repente fica demasiado pesado.. enfim, acho que devia haver uma opção para quem não goste de fazer gestão (recursos infinitos).

A outra coisa que não gostei muito são os milhentos quests que o jogo tem. Basta ver aquele mapa cheio de pontos de interrogação! A história principal e alguns quests secundários são muito interessantes, mas depois há imensos quests que nada tem a ver com a história, e começam a ser repetidos. Acho que deviam ter apostado em menos coisas, e mais ênfase na qualidade de cada quest. A qualidade de alguns quests é admirável...

Se ainda percebo a primeira parte ("mal" comum dos RPG's), não concordo nada com a segunda.

Apanha-se muita tralha mas se vires bem só o equipamento e armas é que são significantes no que toca ao limite de peso transportado.
É normal que fiques "pesado" após limpares um acampamento de desertores (por exemplo), a carregar todas as armas e equipamento que sacaste aos cadáveres. Mas não é nada que uma passagem por uma aldeiazita não resolva, e o que não falta são locais para vender/trocar material.

As quests extra conferem "vida" ao mundo, deixando de ser apenas um meio de passagem entre a origem e o fim das missões para poder ser também parte activa do desenrolar da história, ainda que indirectamente. Graças a essas missões e encontros aleatórios ganhas XP, equipamento e recursos, que de outra forma estariam apenas limitados ao resultado das missões e levaria a uma progressão mais lenta.

A minha única "queixa" até agora é o facto de não render andar a cavalo (eu praticamente só o uso como mula de carga - com os alforges), sobretudo se se pretende andar a apanhar ervas para as poções, etc. É bem mais fácil (e não noto grande diferença na rapidez) meter o Geralt a dar à perna para todo o lado e ir colhendo tudo a passo de corrida que andar constantemente a montar-desmontar. Mas pronto. :p
 
Na minha opinião, os jogos tornam-se divertidos quando nos dão desafios e nos fazem pensar, nos fazem sentir e até reflectir. O Witcher tem muito disso. Gosto muito como o jogo consegue cruzar a história principal com historias secundárias - e entendo também a inclusão de quests que nada tem a ver com a narativa do jogo, mas que servem para aumentarmos o nível. Gosto também do conceito de ler sobre os inimigos e de preparar o combate. E depois temos o Gwent!

Mas o jogo tem, na minha opinião, uma discrepancia muito grande na qualidade dos quests. Uns muito bons, e outros que são variações da mesma coisa, previsíveis e fáceis, estamos simplesmente a fazer um "check" de uma lista de quests. Prefiro um jogo de 60-90 horas com qualidade do principio ao fim, do que um com 250 horas em que uma parte são simplesmente tarefas para completar de uma checklist. Para isso, tenho a vida real.
 
Epa mas em comparacao com outros RPG, sinto que o The Witcher foi o que me deu mais variedade de quests secundárias. Até andar atrás de uma cabra com um guizo andei! Agora por exemplo no Assassins Creed Odyssey (e Origins) aquilo tem pra lá missões secundárias que são todas iguais, mas às dezenas e centenas de repetições!
 
Há muitos rpg que estão cheios de fetch quests só para encher chouriço.
O Witcher acho que não. Muitas das quests são interessantes, muitas acrescentam elementos à história, desenvolvem o lore...
Nesse aspecto acho o Witcher um jogo muito cuidado.
 
Epa mas em comparacao com outros RPG, sinto que o The Witcher foi o que me deu mais variedade de quests secundárias. Até andar atrás de uma cabra com um guizo andei! Agora por exemplo no Assassins Creed Odyssey (e Origins) aquilo tem pra lá missões secundárias que são todas iguais, mas às dezenas e centenas de repetições!
Sinto o mesmo. The Witcher3 e RDR2 nesse aspecto estão imbatíveis.
 
Última edição:
De facto o Witcher 3 é o meu primeiro RPG, e tenho a noção que melhorou muito o género de jogo. Sinto-me completamente envolvido no jogo e na história! É impressionante como as histórias se cruzam e as personagem que vamos conhecendo são muito cativantes, nunca joguei nada que se parecesse com isso. Talvez por isso, esteja com esse dilema das duas mulheres, e com quem é que vou ficar para o resto da vida. :wink: Tenho de ir agora a Skellige conhecer melhor a outra.

Mas já lá vão 40 horas de jogo, já lá fiz quantos quests com a mesma variação do tema "use witcher sense" para ver as pegadas/sentir o cheiro, encontrar o inimigo, mata-lo, e voltar a base para a recompensa, etc. E outros quantos quests pequenos para fazer boxing, ou lutar com uns mauzinhos que estão a importunar alguém que nos oferece para ajudar depois. Sinto também que há no jogo muitas coisas disponíveis que não sei utlizar, ou quests que tenho de fazer para alcançar armaduras e alquemia, mas que não sinto necessidade de o fazer porque são irrelevantes para a história e para avançar na história.

Neste aspecto, há um jogo na PS4 - o Horizon Dawn que na minha opinião se inspirou muito no Witcher 3 - que resolveu fazer muitos desses pequenos quests , mas fe-lo de uma forma diferente: para além de ganhar pontos de experiência, permite-nos conhecer, explorar (e praticar) as variadíssimas capacidades e estratégias de combate disponíveis (os vários hunting trials, por exemplo). Fiquei assim a conhecer, por exemplo, a capacidade de fazer o override das máquinas, e pô-las a lutar umas contras as outras. Ou a capacidade de corromper as máquinas. Os pequenos quests do Horizon foram feitos para a gente alcançar novas capacidades, e saber utilizar essas capacidades.

O Witcher 3 também tem essa capacidade que só descobri por puro acaso - Axii puppet. Põe-se os inimigos a lutarem uns contra os outros. Seria interessante ter quests que permitissem perceber como a magia, alquemia e certas formas de combate funcionam... não só ajudam na variedade, mas também ajudam-nos a usufruir ao máximo o jogo.

__________________________________________________________

Outro problema caso se verifique que cada merchant só dá uma carta na primeira vitória, como vou saber quais merchants já ganhei e os que não ganhei ahah isto vai ser uma quest épica de concluir... Boe dificil

Descobri que há um livro chamado "A Miraculous Guide to Gwent" que podes adquirir neste guia:

https://witcher.fandom.com/wiki/A_Miraculous_Guide_to_Gwent

Cada vez que abres o livro, diz-te quantas cartas que te faltam em cada região. Claro, não te diz aonde busca-las dentro de cada região. Não sou completista, quero apenas ganhar todos os quests do Gwent, e para isso ganhar as melhores cartas.

______________________________________________

Realmente o Witcher 3 é um jogo fenomenal, as histórias principais e secundárias são muito interessantes e envolventes. Sinto que estou a ler um livro, e não consigo parar de o ler. Cometi o erro de passar muitas horas (dias) a responder a contractos, lutas e corridas de cavalo em Vazima/Novigrad sem avançar com a história, e já me estava a fartar... logo que fui a Skellige para avançar a narrativa, e bom, as coisas tornaram-se interessantes outra vez.

E acabei por escolher uma das duas, tendo terminado o "Last Wish" e "Now or Never". Não houve qualquer dilema uma vez feito os quests com ambas. :)
 
Última edição pelo moderador:
Back
Topo