Pede-se menos derails para questões de pirataria... aliás menos derail a tudo.
Mas se estamos a ir por aí se calhar mais vale falar de vendas de software, e verdade é que a PS2 com tudo o que tinha vendia mais jogos do que as outras duas juntas (e podemos dizer que mentalidade em Portugal potencia essa visão, assim como pode potenciar a visão de que a PS3 deve ser market leader mundial); a Wii pelo NPD americano se alguma coisa está a encarrilar pelo caminho da PS2 referente a vendas (e sabemos que as vendas de software na Europa são fortes), pelo que referir isso como uma razão... seria uma razão para uma consola não sair da cepa torta sim, mas há maneiras de verificar isso... E não se aplica à Wii, nem à X360.
Quanto à questão de consolas melhores ou piores... nem entro por aí, acho que qualquer uma pode ser considerada melhor, especialmente considerando que quem tem uma frequentemente conhece mal os catálogos da concorrência; ou começa só a olhar para os franchises estabelecidos AAA esquecendo que também um dia o Metal Gear, o Final Fantasy e o GTA eram jogos third party de baixo orçamento e sem nome. Face a isso tenho a dizer, ao longo dos anos tive grandes surpresas com títulos que ninguém (alguns ainda hoje) dá um charuto. Todas as consolas têm destes títulos, que muitos deles são, para mim melhores que a maior parte dos títulos AAA que joguei e considerei overated.
Mais importante para mim no entanto, a minha consola preferida da era das de 32-bits não é a PSone por exemplo; mas vou dizer que a N64 devia ter ganho? pá... não. A PSone era aquela que tinha condições de liderar pelo catálogo mais variado e outras caracteristicas, isso valeu-lhe que as massas tenham essa ideia dela, assim como em Portugal um dos poucos países onde a Mega Drive liderou muitos dirão sem pensar duas vezes que é melhor que a SNES, e realisticamente é uma questão de opinião... Mas dentro de uns anos e a situação a manter-se... A Wii tem tudo para ser recordada dessa forma.
E claro, vendas trazem killer apps eventualmente... se repararmos na PSone, saiu em 1994 no japão e o FF7 só saiu em 1997; por exemplo... Foi imenso tempo, mas a maior parte de nós não se apercebeu porque, primeiro muitos não eramos jogadores, e depois para os que eram a transição foi lenta porque a bem ou a mal a SNES durou até... 1996 e a "sucessora" era a N64, que lá ia comprando tempo. Mas isto tudo para dizer que, o que interessa é ter mercado... Dado que é isso que dita onde é realmente vantajoso investir e em que quantidades... não se pode comprar todos e eventualmente o mercado tem de seguir o seu caminho, especialmente potenciando pelo rebentar da bolha da consola (aconteceu com a DS, marcou o fim das "vendas fáceis" para a necessidade de ter bons produtos) e a deixarmos-nos de desvios e visões deturpadas de mercado... a Wii tem tudo para vir a ser uma DS caseira, o que da parte que me toca é atingir o seu potencial máximo (que sem third party's a darem tudo o que podem simplesmente não é possível)
Potencia? se isso fosse a questão fulcral das coisas as consolas mais fracas teriam perdido sistematicamente, e nunca foi esse o padrão. Diria até que é uma visão demasiado romântica de um mercado onde é o dinheiro que importa.
Isso é uma ameaça directa às outras? sim e não. Por um lado o modelo de negócio da Wii como consola vencedora terá repercussões muito fortes na estratégia dos outros fabricantes no futuro (com alguns a tentarem mudar de trajectória a meio caminho), tal como a NES/SNES claramente serviram de base estratégica de referencia para a PSone... tal como a PSP saiu como um GBA killer (e a Nintendo para evitar o impacto matou ela o gameboy) e como a própria X360... saiu a tentar emular o modelo da PS2. Também é certo que pela ordem natural das coisas, e a deixarmo-nos de a meter de lado por sistema "porque dá jeito", se arrisca a ter mais suporte e mais exclusivos (já é neste momento a consola com maior numero de exclusivos devido a muitos destes serem exclusivos tecnológicos). Mas vai "matar" as outras para terem de ter um quase ódio de a repudiarem constantemente como tem vindo aqui a ser feito? (e é feito por sistema) não, se virmos bem até repete grande parte das razões que a NES/SNES/PSX/PS2 tiveram para liderar (variedade de públicos e software, por exemplo), e já ninguém diz "A PS2 não devia ter liderado" (mas há uns anos diziam), tal como era possível estar satisfeito com uma consola que não a que liderava... por causa dos jogos, esta geração é igual.