Xbox The Xbox 360 should win this console war - Artigo de Opinião

Já a PS2 tambem apresentava argumentos mais fracos em relação as outras 3 (Xbox, Dreamcast e Nintendo 64) da sua geração e isso não a impediu de ser o sucesso que foi, certo? Já se discutiu noutras threads, que todas as consolas lideres do mercado eram as mais fracas da sua geração.
A Dreamcast coitada, tinha ganho isto tudo senão tivesse sido tirada do mercado.
A Nintendo 64 é de outra geração, penso que te queres referir à Nintendo GameCube
 
A guerra das consolas resume-se a quem vende mais hardware? Então a wii já ganhou. Porque neste momento dá autênticos cabaços nas duas concorrentes. Mas temos que ver, que, a wii é uma consola diferente e não pode ser comparada com as outras duas.

é ridículo o marketing que fazem (dizendo que o concorrente que vai em 1º lugar não tem interesse) para justificar ideias/acções de uma estratégia falhada sem um planeamento de sucesso para o lançamento e penetração no mercado dos seus produtos.

Todos os concorrentes têm um papel importante, pois todos eles podem apanhar possíveis clientes, principalmente quando estamos a falar do líder incontestável do mercado actual, onde quase sempre o líder é quem traça o rumo da industria.
 
A consola que deveria ou não ganhar é apenas e só a que irá ganhar, pois é aquela que terá mais vendas, logo será considerada por mais gente a sua consola preferida. O resto é balelas.

Discordo.
Não é pelo número de vendas que a consola pode ser considerada a melhor da geração.
Quando dizes considerada por mais gente a sua consola favorita, isso é correcto, mas sabes lá se muito deles têm conhecimento sobre as outras consolas, e se calhar se experimentassem até gostavam. Numa palavra ignorância, existe disto em todas as gerações.
E mais o facto que o jjmaia referiu, apesar de só se aplicar à Ps2 por ser a única tão fraca.
E mais o facto que o Morais referiu, muita gente comprou Ps2 por ser fácil piratear, assim como a Wii o é, já a ps3 e 360 não faço ideia.
 
Por acaso, nem por isso, visto que todas elas avariaram dentro da garantia.
Já a PS2 foi mesmo o caso de ter pifado e ser-se obrigado a comprar outra.

Nem por isso? O que não falta por aí são pessoas com 2 consolas porque uma consola foi banida ou modificada e depois a companhia não troca por nova pois invalidaram a garantia.
 
Isso não se compara nem um pouco há quantidade de ps2 estragadas.

Lol mas obviamente as vendas da ps2 não se comparam a nenhuma das novas consolas...

Mas por acaso a minha ps2 tem um problema qualquer, 6 anos depois acho que o leitor foi-se, e só passaram por lá originais, anyway é mesmo falta de sorte, mais cedo ou mais tarde terei que voltar a comprar uma.

Anyway como já disseram, vendas servem mais para mostrar as preferências de uma maioria, eu por exemplo tive wii, vendi, e hoje em dia não vejo qualquer razão para voltar a comprar, para mim a falta de jogos que me agradem é gritante, e nem num futuro próximo (até ao fim do ano) vejo algum jogo que me agrade minimamente fora o ToS 2, que nem sai na Europa este ano penso.
 
Discordo.
Não é pelo número de vendas que a consola pode ser considerada a melhor da geração.
Quando dizes considerada por mais gente a sua consola favorita, isso é correcto, mas sabes lá se muito deles têm conhecimento sobre as outras consolas, e se calhar se experimentassem até gostavam. Numa palavra ignorância, existe disto em todas as gerações.
E mais o facto que o jjmaia referiu, apesar de só se aplicar à Ps2 por ser a única tão fraca.
E mais o facto que o Morais referiu, muita gente comprou Ps2 por ser fácil piratear, assim como a Wii o é, já a ps3 e 360 não faço ideia.
Acho que a xbox também mas a ms dá no duro e muita gente não quer pq depois fica sem live.
Na ps2 era natural pq jogava-se sempre offline com os amigos e tal
 
Discordo.
Não é pelo número de vendas que a consola pode ser considerada a melhor da geração.

Não disse que era a melhor. Disse que era a vencedora ;)

Quando dizes considerada por mais gente a sua consola favorita, isso é correcto, mas sabes lá se muito deles têm conhecimento sobre as outras consolas, e se calhar se experimentassem até gostavam. Numa palavra ignorância, existe disto em todas as gerações.
E mais o facto que o jjmaia referiu, apesar de só se aplicar à Ps2 por ser a única tão fraca.
E mais o facto que o Morais referiu, muita gente comprou Ps2 por ser fácil piratear, assim como a Wii o é, já a ps3 e 360 não faço ideia.

Isso não interessa para nada para o que se estava a referir. Nem sempre o que é melhor é o vencedor. E entrar na discussão parva do que é melhor era estragar ainda mais esta thread.

A Wii fácil de piratear? A X360 é muito mas muito mais fácil...
 
Pede-se menos derails para questões de pirataria... aliás menos derail a tudo.

Mas se estamos a ir por aí se calhar mais vale falar de vendas de software, e verdade é que a PS2 com tudo o que tinha vendia mais jogos do que as outras duas juntas (e podemos dizer que mentalidade em Portugal potencia essa visão, assim como pode potenciar a visão de que a PS3 deve ser market leader mundial); a Wii pelo NPD americano se alguma coisa está a encarrilar pelo caminho da PS2 referente a vendas (e sabemos que as vendas de software na Europa são fortes), pelo que referir isso como uma razão... seria uma razão para uma consola não sair da cepa torta sim, mas há maneiras de verificar isso... E não se aplica à Wii, nem à X360.

Quanto à questão de consolas melhores ou piores... nem entro por aí, acho que qualquer uma pode ser considerada melhor, especialmente considerando que quem tem uma frequentemente conhece mal os catálogos da concorrência; ou começa só a olhar para os franchises estabelecidos AAA esquecendo que também um dia o Metal Gear, o Final Fantasy e o GTA eram jogos third party de baixo orçamento e sem nome. Face a isso tenho a dizer, ao longo dos anos tive grandes surpresas com títulos que ninguém (alguns ainda hoje) dá um charuto. Todas as consolas têm destes títulos, que muitos deles são, para mim melhores que a maior parte dos títulos AAA que joguei e considerei overated.

Mais importante para mim no entanto, a minha consola preferida da era das de 32-bits não é a PSone por exemplo; mas vou dizer que a N64 devia ter ganho? pá... não. A PSone era aquela que tinha condições de liderar pelo catálogo mais variado e outras caracteristicas, isso valeu-lhe que as massas tenham essa ideia dela, assim como em Portugal um dos poucos países onde a Mega Drive liderou muitos dirão sem pensar duas vezes que é melhor que a SNES, e realisticamente é uma questão de opinião... Mas dentro de uns anos e a situação a manter-se... A Wii tem tudo para ser recordada dessa forma.

E claro, vendas trazem killer apps eventualmente... se repararmos na PSone, saiu em 1994 no japão e o FF7 só saiu em 1997; por exemplo... Foi imenso tempo, mas a maior parte de nós não se apercebeu porque, primeiro muitos não eramos jogadores, e depois para os que eram a transição foi lenta porque a bem ou a mal a SNES durou até... 1996 e a "sucessora" era a N64, que lá ia comprando tempo. Mas isto tudo para dizer que, o que interessa é ter mercado... Dado que é isso que dita onde é realmente vantajoso investir e em que quantidades... não se pode comprar todos e eventualmente o mercado tem de seguir o seu caminho, especialmente potenciando pelo rebentar da bolha da consola (aconteceu com a DS, marcou o fim das "vendas fáceis" para a necessidade de ter bons produtos) e a deixarmos-nos de desvios e visões deturpadas de mercado... a Wii tem tudo para vir a ser uma DS caseira, o que da parte que me toca é atingir o seu potencial máximo (que sem third party's a darem tudo o que podem simplesmente não é possível)

Potencia? se isso fosse a questão fulcral das coisas as consolas mais fracas teriam perdido sistematicamente, e nunca foi esse o padrão. Diria até que é uma visão demasiado romântica de um mercado onde é o dinheiro que importa.

Isso é uma ameaça directa às outras? sim e não. Por um lado o modelo de negócio da Wii como consola vencedora terá repercussões muito fortes na estratégia dos outros fabricantes no futuro (com alguns a tentarem mudar de trajectória a meio caminho), tal como a NES/SNES claramente serviram de base estratégica de referencia para a PSone... tal como a PSP saiu como um GBA killer (e a Nintendo para evitar o impacto matou ela o gameboy) e como a própria X360... saiu a tentar emular o modelo da PS2. Também é certo que pela ordem natural das coisas, e a deixarmo-nos de a meter de lado por sistema "porque dá jeito", se arrisca a ter mais suporte e mais exclusivos (já é neste momento a consola com maior numero de exclusivos devido a muitos destes serem exclusivos tecnológicos). Mas vai "matar" as outras para terem de ter um quase ódio de a repudiarem constantemente como tem vindo aqui a ser feito? (e é feito por sistema) não, se virmos bem até repete grande parte das razões que a NES/SNES/PSX/PS2 tiveram para liderar (variedade de públicos e software, por exemplo), e já ninguém diz "A PS2 não devia ter liderado" (mas há uns anos diziam), tal como era possível estar satisfeito com uma consola que não a que liderava... por causa dos jogos, esta geração é igual.
 
Última edição:
Potencia? se isso fosse a questão fulcral das coisas as consolas mais fracas teriam perdido sistematicamente, e nunca foi esse o padrão. Diria até que é uma visão demasiado romântica de um mercado onde é o dinheiro que importa.

A PSX era mais potente que a Saturn e N64. A PS2 era mais potente que a Dreamcast ...porém era mais fraca que a Xbox (que entrou tarde) e que a Gamecube (q n teve mta visibilidade no mercado)...

Das actuais 3 a Wii é a mais fraca. Entre a Xbox 360 e a PS3 existem divergências face ao facto de a Ps3 se basear no Cell.

p.s. : relativamente à N64 n tenho a certeza...
 
Última edição:
A PSX era mais potente que a Saturn e N64. A PS2 era mais potente que a Dreamcast

Meu amigo, a PS1 era inferior às suas rivais, e muito... A N64 mostrou isso e bem, a Sega Saturn não o mostrou devido à ser muito difícil de programar (cof* ps3 cof*).

Quanto à PS2 vs DC, a PS2 era efectivamente melhor, mas Os jogos da DC eram todos a 640*480,e a maior parte a 60Hz/progressive scan. Já a ps2... nem vale a pena comentar...
 
A PSX era mais potente que a Saturn e N64. A PS2 era mais potente que a Dreamcast ...porém era mais fraca que a Xbox (que entrou tarde) e que a Gamecube (q n teve mta visibilidade no mercado)...
A PSX era a mais fraca delas todas, em specs, em potencia real... em tudo. A Saturn na maior parte dos casos não foi é puxada pela sua complexidade (e handycaps) mas se quiseres procura coisas como shenmue+saturn no youtube, e a N64 não teve grande suporte de third party's, tinha cartuchos caros e com pouca capacidade de armazenamento... além de ser também ser mais complicada que a PSone; mas mesmo assim quase todos os exclusivos seriam impossiveis na mesma. (ou seja ser menos potente para a PSone permitiu-lhe ser menos complexa, logo mais fácil para as developers, enquanto que na Saturn essa complexidade foi um prego no caixão)

De resto Xbox e GC entraram ao mesmo tempo (diferença de semanas), e tiveram mais ou menos a mesma visibilidade uma vez que tivemos quase um empate técnico de vendas. E a Dreamcast... onde é que ela já ia quando a PS2 entrou no mercado; para todos os efeitos, a PS2 teve sozinha mais de um ano no mercado... e estranhamente, sendo mais potente que a DC, tinha handycaps graves face a ela (grandes dificuldades de texturamento). Sem esse ano de solidão talvez não tivesse liderado, pois o line-up inicial era fraco, e ao contrario da PSone... era dificil de programar (podes transpor este cenário de forma inversa para a PS3 até certo certo modo)

Ponto fulcral no entanto é que tanto na PS2 como na PSone, alguns dos resultados de final de geração que viste... nunca teriam sido possíveis se ela não liderasse (para justificar o investimento) e não tivesse um ciclo de vida alargado.

Não fez delas as mais potentes, mas sinceramente nem nunca foi isso que mais me importou, em qualquer plataforma. Ser mais potente... é porreiro, mas não passa disso. realisticamente nenhum de nós comprou uma consola por isso, é meramente a forma como algumas vezes as tentamos justificar como "sendo melhor que", quando o que importa realmente é os jogos. E essa parte, nem tento ou faço qualquer intenção de julgar.
 
Ai tanta discussão de "a minha galinha é mais gorda do que a tua".

O que era interessante, era um estudo para saber porque raio os utilizadores de consolas defendem mais a sua menina do que o seu telemóvel, carro ou televisor.
Ora aqui está um bom projecto de fim de curso de Psicologia.

"-O meu Nokia 3110 é muito melhor do que o teu Erikson. A Nokia já vendeu 100.000.000 de telemóveis".
"-Pois, mas a Erikson contribuíu muito mais para a massificação dos telemóveis. Tu és é um fanboy da Nokia"

Para mim a grande frase a aplicar nesta geração de consolas deverá ser:
"Who gives a s**t which console is better or sells more?"
 
Back
Topo