"There's more to Linux than Ubuntu"

"There's more to Linux than Ubuntu". O nome da thread diz-vos algo?
Windows 7 e as suas inovações discute-se no Windows World, não aqui.
 
Primeiro acho uma afronta muito grande dizer-se que Ubuntu é a distribuição mais intuitiva que existe. Acho isso uma grande mentira, para mim a mais intuitiva é Mandriva 2008, embora seja um pouco pobre e instável, em segundo lugar vem a fantástica openSUSE 10.3, que tem o poderoso Yast (sistema de configuração que, gráficamente, permite configurar todo o sistema, como windows) e é muito estável; esta perde no gestor de pacotes, que espero estar melhorado na próxima versão - 11.
O Ubuntu, tem um bom reconhecimento de hardware e uma excelente comunidade, mas SÓ ISSO! Eu exprimentei várias distribuições Linux (entre elas openSUSE, Mandriva, Fedora, Debian, Ubuntu, Linspire...) e o Ubuntu é das mais intáveis que exprimentei - a estabilidade que é um dos pontos fortes do Linux em relação ao Windows. Já para não dizer que o uso do terminal é inevitável para a configuração do sistema, o que é evitável no openSUSE.

Mas perguntam vocês então porque é que o Ubuntu se tornou tão famoso e se massificou? Marketing, essencialmente isso. Quando começaram a aparecer os primeiros computadores pessoais tinhamos duas grandes empresas a distribuir S.O. - a Apple e a Microsoft. Por um lado tínhamos génios e artistas a criarem produtos inovadores, estáveis, intuitivos, bonitos e seguros (Apple) e por outro tínhamos nerds com dólares nos olhos a fazerem grandes negócios e a venderem produtos cheios de "buracos" - a Microsoft foi importante para a evolução da informática, mas não passam de monopolistas que enganam o "povo". Com o Ubuntu acontece o mesmo, está na frente das distribuições mais usadas, mas por puro marketing.
A maior parte dos utilizadores Linux que o usem à mais de um ou dois ano(s) começaram com Ubuntu e acabaram numa outra distribuição mais estável e segura (como debian, openSUSE, Fedora...) porque se foram apercebendo que alguns dos motivos pelos quais deixaram o Windows começavam a aparecer em Linux.

Faço um apelo à comunidade e aos novos utilizadores para que não se deixem dominar por monopolismos. Porque atrás da maior parte das distribuições estão grandes empresas e muito dinheiro!


Continuem a usar LINUX :p
 
Back
Topo