Thermalright xp90 ou 120

tonimakinen

Power Member
Viva,

Tenho 1 Intel 3.0 GHZ socket 775 overclocked para 3.6. Já experimentei um Zalman 7700-AICu mas não tive grandes resultados. Pensei em comprar 1 Thermalright mas estou indeciso entre o xp90 e o xp120. Será que é necessário 1 xp120 ou basta o xp90.


Cumps.

Joaquim Vidal
 
A vantagem do XP120 e' a fan ter mais airflow e ser mais silenciosa...

Podes meter uma Tornado de 92mm no XP90 (E depois ficar surdo) e meter uma dakelas fans com leds da revoltec no XP120 e ter temps mt mais altas no XP120, mas IMHO no XP120 tens melhores temps com as mesmas fans...

Agora se basta ou não... Well, axo estranho o 7700 no máximo não dar conta do assunto (apesar de n ser grande fã da Zalman) mas o XP120 com uma fã com boa relação Airflow/Db's trata bem disso...
 
Eu tenho um Thermalright XP120 com uma Noiseblocker SX2 e sinceramente só posso falar bem. Não só em termos de barulho como nas temps. Com a fan a 1500 tenho 39º em Idle. Ainda um aspecto muito positivo é que pelo menos na minha MB o dissipador fica ainda por cima da slot de memória mais próxima do CPU e por isso ajuda também a arrefecer um pouco as memórias, visto usar as 2 slots mais próximas. Ah, tenho um AMD 3500+ Skt 939.

:D
 
Com aquela tower da thermaltake + uma s2 (duvido k a tower seja melhor k o XP90/120) um 3000+ @ default chegava aos 20 23º em idle e overclockado para 2400 ia para os 25/26 em idle... vcs falam de 39º ate' me assusto ! Nem o meu antigo JIUHB@2400 chegava a essa temperatura (Mas eu tinha um SLK800+Tornado80mm)
 
MJRL disse:
Pois mas ele é para meter num prescott, vai ter mesmo de meter uma fan como deve ser.

Yah era o k eu tava a dizer, se com a SX2 num AMD64 ele tinha akelas temps no Intel mais valia deixar o stock cooler... Ele vai precisar duma fan com um CFM jeitoso vai... Mas axo estranho o 7700 n chegar para akilo...
 
God_Lx disse:
Com aquela tower da thermaltake + uma s2 (duvido k a tower seja melhor k o XP90/120) um 3000+ @ default chegava aos 20 23º em idle e overclockado para 2400 ia para os 25/26 em idle... vcs falam de 39º ate' me assusto ! Nem o meu antigo JIUHB@2400 chegava a essa temperatura (Mas eu tinha um SLK800+Tornado80mm)

Tudo depende né. Como não tenho grande interesse em OC's, também não é algo que me preocupe muito. Mas como deves ter reparado falei em 39º mas com a ventoinha a 5V, muito silenciosa. Se quiser puxar por ela, talvez baixe mais um bom bocado. Depois e também muito importante poderá ser a massa térmica usada. A Artic Silver por exemplo pode baixar as temps em alguns graus quando usada. Como disse e para mim, está óptimo, não é nenhuma preocupação.
 
MadOnion disse:
Com base nesta review, o XP-90, pois o 120 pode não ser compativel na totalidade com boards recentes, quem sabe!

No site da Thermalright existe lá uma tabela de compatibilidades. Por exemplo, a MSI SLI Diamond não é compativel :mad:
 
jjoao disse:
Mas como deves ter reparado falei em 39º mas com a ventoinha a 5V, muito silenciosa. Se quiser puxar por ela, talvez baixe mais um bom bocado. Depois e também muito importante poderá ser a massa térmica usada. A Artic Silver por exemplo pode baixar as temps em alguns graus quando usada. Como disse e para mim, está óptimo, não é nenhuma preocupação.

Ja' estou mais descansado :) Desculpa se pareci algo "rispido" n era a minha intenção... Estava a achar mt calor para uma fan dessas a 12v... Mas os PrescHOT aquecem bastante mais k os AMD64 infelizmente...
 
Bem acho que se tás a mudar de um zalman 7700 para um xp120 podes obter melhores temps. mas quase de certeza que os ganhos a nivel de overclock serão mínimos se estes existirem.

E já agora 39º em idle é mesmo muito mas muito mesmo. O meu stock cooler num 3500+ faz 35º em idle. A grande vantagem será em Load. Se tiveres 45º em load acho q já é muito para o xp120!

Em suma, acho que não é a mudares de coolers que vais ganhar overclock pelo menos com os que tu falaste.

Os ganhos de overclock tem muito mais a ver com as memorias, motherboard e cpu do que com a diferença entre um 7700 e um xp120!

Cumps.
 
tetsuo disse:
Bem acho que se tás a mudar de um zalman 7700 para um xp120 podes obter melhores temps. mas quase de certeza que os ganhos a nivel de overclock serão mínimos se estes existirem.

E já agora 39º em idle é mesmo muito mas muito mesmo. O meu stock cooler num 3500+ faz 35º em idle. A grande vantagem será em Load. Se tiveres 45º em load acho q já é muito para o xp120!

Em suma, acho que não é a mudares de coolers que vais ganhar overclock pelo menos com os que tu falaste.

Os ganhos de overclock tem muito mais a ver com as memorias, motherboard e cpu do que com a diferença entre um 7700 e um xp120!

Cumps.
Em overclock é que os ganhos são bons, em iddle sem overclock são muito iguais, quando se começa a dar v-core é que o XP mostra o que vale.
Para mim o problema do Zalman é ter a base muito pequena para o tamanho dos shim dos cpu's, tou convencido que com uma base maior era capaz de ser tão bom como os Thermalright.
 
Back
Topo