Thermaltake GeForce 4* Highest Performance cooler

Korben_Dallas

Zwame Advisor
LINK PARA SPECS AQUI

g4a.jpg


Alguém já viu isto a bombar? Será que dá para Ockar mais um bocado a GF4? :D

Já se vê cá em PT a 17,5 €... se calhar vou comprar uma...

A Unreal não vai ter disto? :D
 
Epá dps de lapado o core e de se aplicar Artic Alumina é capaz de ficar com umas temps geitosas que permitam uma maior overclock, mas eu se fosse a ti não esperava muito disso...
 
... mas tem a vantagem de ser todo em cobre.

E olhando para as specs do barulho, sempre deve fazer menos que os coolers da MSI.
Ou por outra, se a memória não me falha, a Thermaltake tem umas medições de decibeis um bocado esquisitas. Pelo menos no que toca à Crystal (26.5dB) Orange Orb (30dB) em que para mim a 1ª faz mais barulho que a 2ª :)

Mas vá lá, ao menos arranca a 6V pelo que dá para a silenciar :)



Não queria optar por uma solução tão básica para a GF4 (água! água! água!) mas às tantas com a preguiça vou mesmo comprar uma coisada dessas.



Edit: O kit também trás RAM sinks.
Edit2: Ermmmmmmmm........ é impressão minha ou eles continuam a fazer coolers com parafusos por cima da GPU?
bottom.jpg
 
Última edição:
esse cooler é muito melhor que a treta que vem nas ti4200 da msi


aquilo nem parece metal parece mais um plastico , é uma porcaria autentica


straka qual o maximo que cosegues ter o gpu sem crashar testado a jogar prai 30mins a 1hr ?
 
Logo à noite já te digo. Mas deve rondar os 300MHz (já com AS3 no GPU)




E sim, o material do cooler da MSI é completamente esquisito :)
 
Tenho uma coisita dessas aki para despaxar. Ta nova, nem foi utilizada, pois no dia que comprei, mudei de para a leadtek, ke ja tras akele monstro de cooler.

Era destinado a uma msi ti 4200 .. realmente o cooler dakilo e uma banhada.

Se alguem estiver interessado, mandem uma pm.
 
Eu se comprasse até nem era para Ockar mais era só para ter isto sempre nos 300/600 sem me preocupar. Assim sempre aumentava a estabilidade e eventualmente a longevidade da coisa :D

O que vem com a MSI é algo ranhoso mas para os defaults cumpre o serviço e isso é que lhes interessa :P
 
Bem, já tenho a minha up & running. Dantes conseguia estar a 297MHz 100% estável; agora e para já estou a 310 a ver se isto crasha :)

Vá lá, não estava à espera de aumentar sequer 5MHz :D
No entanto o raio do kit tem algumas falhas.

Primeiro os dissipadores são bons é para cortar ao meio e instalar um por cada chip de RAM. Isto porque eles vêm em tiras para cobrir 2 chips de RAM de cada vez mas o problema é que não são suficientemente largos para tapar os chips o que é inaceitável.
Depois, se se colocarem as tiras inteiras, os fins que elas têm ficam paralelos em relação ao fluxo de ar da ventoinha do cooler quando deviam era estar perpendiculares para que o ar passasse através deles.
E finalmente, 2 das tiras (para um total de 4 chips) que têm fins bastante altos são para meter junto ao cooler na parte debaixo da placa (qdo ela está montada). Ora..... hello?! Se a parte de baixo da placa é a que recebe ar do cooler, não é a de cima que precisa de dissipadores maiores? Obviamente que em cima ficaram os dissipadores grandes.


Em relação ao dissipador da GPU, está bem feito, a base é aceitável (mas não deixou de ser lixada, claro) mas continua a ter o problema da Tt de ter os parafusos da ventoinha a estragar um bocado da superfície de contacto com a GPU.
Depois, à semelhança dos outros coolers para gráficas, os fabricantes assumem que a parte de baixo da ventoinha é a parte com mais poder de refrigeração e é a que metem directamente por cima da GPU. O que, obviamente, é borrada porque não há o mais infinitesimal fluxo de ar debaixo da ventoinha, bem pelo contrário, há o motor da ventoinha que aquece (ok, pouco).
O que devia estar por cima da GPU eram fins, não uma placa de cobre com uma base de ventoinha a tapar o fluxo de ar.

De resto ñ tenho mais nada a apontar em relação ao dissipador, exceptuando o facto de que parece ser facilmente mod'ável para Waterblock. Aposto que daqui a uns tempos já não passa ar pelo meu ;)


Aproveitei e meti uma sonda entre o dissipador e a placa; a tocar na GPU; e a 310MHz meço 43.5ºC


Agora vou é overclockar isto como deve ser porque acabei de montar.




Resumindo: o kit é muito bom mas depois de modificado. Como vem de origem, é apenas bom.
 
É verdade, tenho uma gráfica com RAM não-BGA, à moda antiga. Eles devem ter feito os dissipadores a pensar só na RAM BGA (das 4400 e 4600) que é mais pequena.


modded.jpg

Cá está o tal airflow que a ThermalTake proporciona ao longo dos dissipadores => nenhum.
 
não te podes esquecer que esses dissipadores para as memorias são para as BGA e nao para as memorias que as TI4200 trazem... dai não cobrirem na totalidade as memorias...

eu por exemplo tenho os tweakmonsters que comprei para a ATI R8500 e são perfeitos aqui para a TI4600! :D

tweaksink7bg.jpg
 
O problema é que na caixa diz que é para Ti4200, 4400 e 4600. E mesmo as RAMs BGA ficavam a ganhar com dissipadores maiores. Mas pronto, o alumínio deve estar caro ;)
 
strak... na minha ex-msi, tirei o plastico que cobre o dissipador, espetei-lhe com uma fan a 2cm de distancia ligeiramente inclinada pro ar ir pra ram...e passei de 315 pra 327mhz core....

na Ram ela overclockava sem parar, mas em vez de blokear dava imagem muito suja...

talvez ajude
 
O teste de estabilidade que eu tinha feito ANTES do novo cooler tinha sido a jogar UT :D , agora fazendo o mesmo teste ela dá os tais 310MHz.
O problema é que se usar o 3DMark para ver se ela se aguenta, tenho de baixar all the way down to 300MHz para que não crashe :/
Provavelmente com o cooler de origem também não se aguentava estável a 297MHz em 3DMark, mas não cheguei a ver isso.

Agora vou é dormir que tou cheio de sono e depois vejo isto melhor.



Z,
Infelizmente não encontro nada além de uma de 600 que uso com água (para lixar menos). Depois dou um pequeno acabamento com um abrasivo.


CRASH,
Ex-MSI? Foi-se? ;) Era uma quê?
 
Raptor,

A minha Gainward, tb n passa dos 300/588 n passa mesmo, a única alteração q tem é a Artic Silver no cooler de origem.

Talvez com este kit dê mais um pouco?!?!
 
Back
Topo