Dúvidas Thomson TG784n na Optimus Clix Fibra

Olá

Tenho desde há poucos dias o serviço de fibra da Optimus Clix (pack L, internet a 30Mbit), tendo anteriormente sido cliente de ADSL Clix durante vários anos.
A instalação parece-me ter sido bastante bem efectuada mas tenho algumas dúvidas.
Tenho instalado um ONT Ericsson T067GS e um router wi-fi Thomson TG784n.

Apesar de normalmente conseguir internet wi-fi no meu portátil (norma N) ligeiramente superior aos 30Mbit contratados (com o máximo de 35/3,5Mbit, speedtest.net), por vezes noto alguma oscilação que atribuo a prováveis interferências no wi-fi, porque tenho pelo menos mais uns 20 routers ao alcance do meu computador...

efb55b83-7bc0-4181-a5ce-7ad3f3a94b44.jpg


Já experimentei mudar o canal mas não me pareceu que obtivesse grande diferença...
podem aconselhar-me sobre qual o canal que neste cenário será o mais indicado?

Outra questão que me intriga é que, consultando a configuração do router, observo valores também oscilantes na "Velocidade real [Mbps]" em Início > Rede doméstica > Interfaces > WLAN. Suponho que esta seja a largura de banda que existe em wi-fi na minha rede (velocidade de ligação entre o router e os diversos aparelhos wi-fi), certo?
Aqui obtenho normalmente valores de 65Mbps mas fazendo "refresh" reparo que muitas vezes oscila entre 52 e 130Mbps. Qual será o significado disto? Terá alguma influência na largura de banda que depois consigo ter disponível?

Que conselhos é que me podem dar para obter o melhor desempenho da minha rede (sem ser comprar um router melhor, claro)?
Obrigado pela ajuda!
 
Última edição:
Back
Topo