Thomson TG784n vs Linux

porzwa

Membro
[h=2]Router Wireless Thomson TG784n[/h]
Pretendo aderir ao Sapo fibra 30 MB. O equipamento fornecido é o que está indicado acima.

Utilizo distribuições Ubunto, ou nele baseadas. Não queria vincular-me sem estar antecipadamente seguro de que o equipamento é adequadamente suportado.

Alguém poderá dar uma dica?
 
Sendo um router não há qualquer tipo de problema de compatibilidade com que SO seja, liga-se por rede e fala tudo os mesmos protocolos.
 
Sendo um router não há qualquer tipo de problema de compatibilidade com que SO seja, liga-se por rede e fala tudo os mesmos protocolos.
Então, vou avançar. Sendo a instalação e activação feitas por técnicos da Meo, aviso com antecedência que utilizo o sistema operativo Linux. Espero que isso para eles não seja factor de impedimento. Se for, manterei a comunidade informada.
 
O único impedimento será se o técnico quiser usar o PC para ver se está tudo Ok e não conseguir por ser Linux.
Mas ou ele há-de ligar-se ao wireless com o telemóvel por exemplo, ou então metes tu a funcionar a rede no teu PC (que também não há-de ser nada de mais), e dás-lhe um browser aberto, que há-de chegar.
 
Concordo. Desde que o SO detecte o equipamento, e essa era a dúvida inicial, as configurações passam a ser possíveis, penso eu.

não tens de ter qualquer razão para preocupação, pois a instalação de um rooter seja o mensionado seja outro qualquer, não vai ter qualquer impacto nos sistemas operativos que hajam em casa do utilizador, uses windows,linux, IOS, android, etc..., pois o rooter tens sistema proprio, logo conectas-se o pc via cabo e pelo browser atravez de um ip defenido para aceder ao menu de configurações do rooter, configura-se o acesso e rede wifi, e pronto está a funcionar, podes lá depois conectar o que quiseres, ligado via cabo ficas logo com tudo a funcionar é automatico, wifi é só detectar a rede e mater a password para logar e prontinho a usar...

só podias vir a ter problemas se ainda hoje se usasse modems ligados ao pc via usb como antigamente, hoje já não se usa nada disso, é tudo independente de modo a não se ter que perder tempo com incompatibilidades...
 
Última edição:
..., pois o rooter tens sistema proprio, logo conectas-se o pc via cabo e...
Pois, mas qualquer hardware necessita de drivers, para poder ser reconhecido pelo sistema operativo.
... mas já aqui foi dito que este router funciona em Linux. Talvez porque o driver está inserido no kernel, ou porque é fornecido nos pacotes das distribuições.
Especialmente em laptops, há problemas bem conhecidos de dificuldades de acesso à internet. Depende dos chipset utilizados.
 
Pois, mas qualquer hardware necessita de drivers, para poder ser reconhecido pelo sistema operativo.
... mas já aqui foi dito que este router funciona em Linux. Talvez porque o driver está inserido no kernel, ou porque é fornecido nos pacotes das distribuições.
Especialmente em laptops, há problemas bem conhecidos de dificuldades de acesso à internet. Depende dos chipset utilizados.

Não. Não precisas de qualquer driver para poder ligar o PC ao router, só precisas que o PC fale IP, DHCP, etc, os protocolos standard do costume que qualquer SO mínimo suporta à decadas.
Quanto os laptops que falas, deves estar a referir-te aos chipsets wireless, em que o problema não é ligar-se ao router X ou Y, mas o próprio driver do chipset poder ser uma treta e funcionar mal.
 
Pois, mas qualquer hardware necessita de drivers, para poder ser reconhecido pelo sistema operativo.
... mas já aqui foi dito que este router funciona em Linux. Talvez porque o driver está inserido no kernel, ou porque é fornecido nos pacotes das distribuições.
Especialmente em laptops, há problemas bem conhecidos de dificuldades de acesso à internet. Depende dos chipset utilizados.

em sistemas de rede não necessitas de drivers nenhuns, é ligar o cabo ao rooter e está andar, todas as configurações são no proprio rooter e não no pc, pois o rooter já tem um firmware(digamos um sistema operativo proprio) incorporado... pois as coisas evoluiram muito desde a uma decada para cá...

quanto aos portateis, tal como foi dito problemas só se for ao usares linux em portateis que tenham pouco suporte a nivel de hardware wireless, mas isso nada tem haver com o rooter, são coisas destintas, mas é um problema que pouco ou nada ocorre na actualidade, são já raros os casos em que há problemas do genero...

acho que devias pesquizar um bocado sobre estes assuntos, pois parece que andas muito desatualizado em relação a redes e sistemas..
 
Última edição:
Isso não é nada explícito, diz que um gajo qualquer teve problemas (que problemas?) até actualizar o firmware do router.

Quanto muito é um problema do router, porque a partir do momento em que queres ligar os PCs por wireless não há nada em que te tenhas de preocupar do lado do Linux, a não ser que tenhas um chipset/driver mau, mas isso nada tem a ver com o router.
 
Caro amigo: ainda não estou convencido. Pesquisei e encontrei isto:

Router TP-Link TL-MR3420

http://www.*****.pt/3g_wireless_router_tp-link_tl-mr3420_802_11n_umts-hspa__N2957.htm


Problemas com Linux (firmware)

http://wiki.bodhilinux.com/doku.php?id=usb_wireless_routers


Comentários?

o teu problema com linux no site apresentado é referente a um rooter a usar ligação net 3g via pen e não adsl\modem analogico...
alem do mais firmware é do rooter nada teem haver com o pc , nem lá está nada referir linux em lado nenhum...

se me disseres que é problematico fazer uma actualização de firmware a um rooter via linux, ai é outra historia, agora o basico aceder ao rooter e configura-lo e depois aceder por ele a rede e net seja via wifi ou cabo qualquer modelo de rooter faz isso nos dias de hoje...

o que tens de meter na cabeça é rooter uma coisa que fornece net e destribui via rede, pc com linux é outra coisa ,que se interliga ao rooter sem necessidade de instalar seja o que for, pois não é uma peça de hardware comum ao pc...
 
Queria só dar o meu testemunho de quando aderi ao MEO ADSL, veio cá um tecnico, e eu por acaso naquele dia tinha deixado o ubuntu ligado, e eu nao estava em casa.
Só a minha mae que nao percebe nada, lol xD
Ela disse-me que o senhor nao conseguiu instalar a pen wireless, porque nao conseguiu achar "o meu computador", para instalar os drivers do cd(provavelmente iria tentar instalar os drivers do rwindows xD)!

PS: Desculpem o offtopic :P

cumpz
 
Este é provavelmente o router com mais instalações em Portugal.
Tenho um. Farto-me de usar Linux, Windows, Solaris, etc.

É o típico router para home use. Interface web. Dá para aceder por telnet para um uso mais avançado.

Não percebo é a razão desta thread, nem percebo a insistência.
É a porcaria de um router completamente normal. Liga-se por cabo rj45 ou wireless.
 
Back
Topo