Thread de acompanhamento da keynote de dia 28

Eu não disse que não fazia. Acho que ainda não compreendeste uma coisa: os macs nunca foram baratos...não há-de ser agora com procs intel que o vão ser. Porque apartir do momento em que o forem, deixam de pertencer a um nicho de mercado e passam a competir com Dell's, HP's e afins...e com esses, são atrocidados em menos de nada. Assim vão pertencendo a um nicho que gosta de pagar mais um bocadinho para ter algo "mais exclusivo" e diferente.
 
E um PC de 799 dólares não faz muito mais do que isto ?
lol...

Nunca vi ninguém comprar Mac Mini's para trabalho de escritório, a não ser que o gestor de compras dessa empresa pretenda levá-la à falência com despesas inúteis.

Blastar, eu creio que ele estava a ter irónico, mas vejam.. aquilo aguenta muito bem com o office e com o iLife, sim quem não correr pro apps like Aperture, Photoshop, etc, etc.. the known list. Acho que serve muito bem, é compacto.. Como computador de escritório ou personal computer, sim acho que serve muito bem..
 
Não aguenta com photoshop ? devem estar a gozar... se já trabalhei (a sério) com um G4 de 300/350Mhz com photoshop/flash/etc, quanto mais...
 
Assim sendo vou buscar o meu á *****, 540€-250€=290€ Preço na ***** (cartão etc)290€-6%-10€=262€ ... were quite done :)
 
Última edição:
kidloco disse:
Eu não disse que não fazia. Acho que ainda não compreendeste uma coisa: os macs nunca foram baratos...não há-de ser agora com procs intel que o vão ser. Porque apartir do momento em que o forem, deixam de pertencer a um nicho de mercado e passam a competir com Dell's, HP's e afins...e com esses, são atrocidados em menos de nada. Assim vão pertencendo a um nicho que gosta de pagar mais um bocadinho para ter algo "mais exclusivo" e diferente.

Sim, mas aí qual é o papel desde computador ?

O preço já não tem propriamente o apelo que tinha na primeira versão para um consumidor casual (600~800 dólares, só pela versão base com 512MB de RAM e uma placa gráfica pior ?).


Para trabalho de escritório, o problema não é "aguentar" ou não, mas sim se será ou não racional dar tanto dinheiro por um PC que precisa de acessórios externos (como um display) e tem coisas claramente direccionadas para media playback (controlo remoto, Front Row, etc), mas fica a meio caminho e não aposta num verdadeiro media center.

Ou seja, nem faz bem uma das funções (media center), nem é suficientemente barato para ser competitivo noutras (escritório, etc).

Tudo isto por um preço mais elevado e com uma placa gráfica "virtual", de tão fraca que é (acho que até é fraca pelos padrões já anteriormente baixos dos Mac's; a FX 5200 dos Powerbook G4 de há anos atrás é melhor do que isto, garanto-vos).
E nem é o design que estarão a pagar, pois o "inovador" foi há um ano...


Acho que este foi o pior lançamento da Apple dos últimos tempos, e a isso somou-se um "iPod Hi-Fi" que é caro e, sinceramente, bastante feio (terão de concordar comigo), e aínda capas para o iPod a 100 dólares, que nem permitem o uso dos botões como as versões "3rd party".
Muito mau, muito mau mesmo...
 
Última edição:
Acabei de ver na loja que tem opção para 2 dimms de memória. Muda um pouco o que eu achava à uns minutos atrás.

A grafica estraga completamente o mini. Estamos a falar de um core duo (só me interessam dual core:)). As mems tem solução. A gráfica não.

Quem comprou os mac mini antigos sem controlo remoto fica igual. Deixaram de ter qq possibilidade de upgrade.

As portas USB saudam-se. A parte de audio tb.
Teremos que ver as reviews que por ai aparecem.

Não percebo pq não apareceram os portáteis. A unica explicação é querer lançar com o meron pq lançar mac mini com estes cpus e não lançar portáteis é estranho.
Mas vindo do Steve tudo é possível:)
 
ora bem tendo em atenção k inda num foram apresentados os "macbook" leva-me a pensar k só vão ser aprensentados, kuando sairem cores novos de intel, isto é, kuando saírem cores novos, trocam tanto macbook pro, como lançam os macbook...
em relação ao mac mini, já vi muitos escritórios com isso, até pk, vamos ver uma coisa, akilo é a coisa mais sem fios k se pode ter, um conjunto bluetooth de teclado e rato da mac, tendo em conta k o macmini já tem bluetooth, sai um cabo de power e outro para monitor....
para num falar da beleza...

performance para escritório(secretária, recepção de algum gabinete) isto serve perfeitamente, um dual core até é demais...

a questão de gravar tv para mim é completamente inválida, pois num gravo programas de tv, eu e mais meio mundo k tem media center's...

emfim, depois tens outra kestão, os telecomandos para media-center até k são carotes, o ultimo conjunto k vi custava cerca de 120€, para num falar k o telecomando era uma batata gigante...

tudo bem k é caro, pode-se comprar outras coisas com melhor performance pelo preço, mas a beleza e a facilidade de uso na minha opinião compensa...

PS: vocês olham todos para o front row, olhem para o center stage e depois digam kualker coisinha
 
kidloco disse:
Eu não disse que não fazia. Acho que ainda não compreendeste uma coisa: os macs nunca foram baratos...não há-de ser agora com procs intel que o vão ser. Porque apartir do momento em que o forem, deixam de pertencer a um nicho de mercado e passam a competir com Dell's, HP's e afins...e com esses, são atrocidados em menos de nada. Assim vão pertencendo a um nicho que gosta de pagar mais um bocadinho para ter algo "mais exclusivo" e diferente.
O que me aborrece não é muito o preço. Num Apple já toda a gente espera ser roubada no jogo puro de €/hardware.
O que aborrece é que o Mini vem rasca e não pode passar disso. Nem com 4 discos Firewire externos de 500 GB e 2 DIMMs do maior que se arranjar e 1 monitor Apple 24" aquilo deixa de ser uma trampa.
Podiam ter feito uma coisa tão porreira... Era só darem a opção build to order duma gráfica dedicada qualquer. E ficava uma coisa tão porreira. Cara mas porreira.
 
uma grafica BTO era porreia! mas tipo, para o nicho a que se destina ser onboard vai dar ao mesmo! para quem quer navegar na internet, trabalho de escritorio acho que da! mas ha sempre um se!!! nada é perfeito e acho que a grafica onboard foi um passo para trás! mas pronto... ja deve ter core graphics ou la o que é aquilo!!

Ed_
 
se nao suportar n se vem aqueles efeitos do tiger, tipo ao adicionar widgets ao dashboard ele mosta um efeito de o widget cair na agua. sem o core image isso n e mostrado! e axo que ha mais cenas!

Ed_
 
Edgar_ disse:
se nao suportar n se vem aqueles efeitos do tiger, tipo ao adicionar widgets ao dashboard ele mosta um efeito de o widget cair na agua. sem o core image isso n e mostrado! e axo que ha mais cenas!

Ed_

Lembram-se do dev kit mostrado em Junho do ano passado ?
Tinha uma gráfica com este Intel GMA 950 e fazia esses efeitos.

Aliás, desde que a placa gráfica suporte o OpenGL GLSL (GL Shader Language), o equivalente em software ao DirectX 9 Shader Model 2.0/3.0, também suporta estas tretas animadas.

No caso da GMA 950 esse suporte existe, mas é mesmo uma "check-list feature", pois se os pixel shaders são SM 2.0, os vertex shaders também o são, mas emulados por software na CPU intel Core Duo/Solo.
Daí o ser bastante fraca, é mesmo só para coisas 2D ou esses efeitos no desktop mais leves, para tudo o resto não presta.

Se não fosse o suporte ao SM 2.0, seria em tudo igual ao antigo Intel 855GME, que tb era uma lesma aínda maior.
 
Acho que isto anda mesmo muito mal... Normalmente não costumo concordar com o blastarr, mas desta vez ele tem montes de razões para o seu ranting :002:

Normalmente, o potencial switcher já nao é completamente um "joe user": já sabe "umas pingas" de hardware, já olha para as specs do computador antes de o comprar. Se é para esse tipo de pessoas que a Apple lançou o mini, para as aliciar devia ao menos pôr uma gráfica decente. Porque a maior parte deles não sabe quase nada de OS X antes de tocar no mini... não é a componente software que interessa, mas a parte do hardware. E então a gráfica... :P

Se a Apple quer impressionar, não é assim que vai. Porque o preço nem está assim muito mal. Vendo bem as coisas, tem bluetooth, wi-fi, é pequeno, faz pouco barulho, e até é elegante. Mas com uma gráfica partilhada não vai lá. Se ainda fosse para aquele tipo de pessoa, que trabalha com macs ha algum tempo, aquele protótipo de professor de design que alguns passam a vida a falar, que conhece os macs mas nao sabe nada do que está "under the hood", esses ainda vá. Mas o mini não está para esses, pois esses até ganham o suficiente para um modelo superior (i think... :D). É para aqueles tipos, pc users, conhecedores, que têm um iPod e decidem experimentar o Mac. Mas com "aquilo",... enfim.

Resumindo: se vier MacBook assim... não compro. Prefiro comprar um PeeCee e vou armazenando para depois arranjar um MacBook Pro. Para mim nao serve. Pura e simplesmente.

Peço desculpa por este testamento, mas tinha de ser :D
 
bsod disse:
Acho que isto anda mesmo muito mal... Normalmente não costumo concordar com o blastarr, mas desta vez ele tem montes de razões para o seu ranting :002:

Normalmente, o potencial switcher já nao é completamente um "joe user": já sabe "umas pingas" de hardware, já olha para as specs do computador antes de o comprar. Se é para esse tipo de pessoas que a Apple lançou o mini, para as aliciar devia ao menos pôr uma gráfica decente. Porque a maior parte deles não sabe quase nada de OS X antes de tocar no mini... não é a componente software que interessa, mas a parte do hardware. E então a gráfica... :P

Se a Apple quer impressionar, não é assim que vai. Porque o preço nem está assim muito mal. Vendo bem as coisas, tem bluetooth, wi-fi, é pequeno, faz pouco barulho, e até é elegante. Mas com uma gráfica partilhada não vai lá. Se ainda fosse para aquele tipo de pessoa, que trabalha com macs ha algum tempo, aquele protótipo de professor de design que alguns passam a vida a falar, que conhece os macs mas nao sabe nada do que está "under the hood", esses ainda vá. Mas o mini não está para esses, pois esses até ganham o suficiente para um modelo superior (i think... :D). É para aqueles tipos, pc users, conhecedores, que têm um iPod e decidem experimentar o Mac. Mas com "aquilo",... enfim.

Resumindo: se vier MacBook assim... não compro. Prefiro comprar um PeeCee e vou armazenando para depois arranjar um MacBook Pro. Para mim nao serve. Pura e simplesmente.

Peço desculpa por este testamento, mas tinha de ser :D

Reza para que esse modelo que pretendes (um i"de intel" Book) venha pelo menos com uma placa com Turbocache (nVidia), ou Hypermemory (ATI), pois a memória partilhada só é usada em casos excepcionais (possuem também memória dedicada, e circuitos 3D e de aceleração de vídeo muito mais capazes do que a Intel) :D
 
Última edição:
Hackaroxp disse:
Mas, em ultima análise, estes mac minis novos suportam core image e os antigos não?

Sim, é isso.

Os antigos usavam um derivado da Radeon 9200 (8500), o qual só suporta o SM 1.4, pelo que o Core Image não pode usar o OpenGL GLSL.
 
As placas GMA da Intel nem são más de todo e apesar de serem "integradas", ou melhor, partilharem a memória RAM e não terem muitas features dão perfeitamente para o gasto e para um Mac Mini chegam perfeitamente. Obviamente que todos desejariam ter um Duo Core com uma X1600 por 250 Euros mas milagres não acontecem todos os dias.

Uso diariamente uma GMA 900 em OSX e nunca dei por falta de desempenho. E até faço algumas coisas pesadas em 2D. Não é o supra-sumo das gráficas mas para trabalho não muito especifico dá perfeitamente. É curioso falarem tão mal da "placa gráfica" mais vendida do mundo e que há alguns tempos representava 30% ou mais do bolo.

A maioria do pessoal só pensa em jogos e aplicações 3D que nunca usam e depois não conseguem ter a percepção do mundo real. Já dizem os nossos irmãos... Cai na real !

Parece-me óbvio que os Macbooks só aparecerão em Abril e pelo menos um dos modelos (o de baixo valor) pode vir a ter uma GMA. Para o típico estudante que precisa de um portátil para TRABALHAR e que não quer gastar muito dinheiro, uma GMA chega e sobra. Também me parece que poderá haver um modelo com uma gráfica melhorzita para quem sinta a necessidade de "jogar" nas horas livres.
 
Para aquilo que serve um mini, a GMA é mais do que capaz... Desde que tenha pelo menos 1GB de RAM, para mim está óptimo (sofri um bocado quando tinha apenas 512MB no PowerBook), enfim nada que não tenha sido já dito aqui. Eu gosto dele e se quisesse um Media Center seria a minha escolha.

Quanto ao iPod hifi isso sim acho absurdamente caro mas nada de espantar tendo em conta o preço das não oficiais que por aí andam que também são estupidamente caras. Eu prefiro as minhas Inspire 5700, ligo o iPod ao decoder, ligo a emulação de 5.1 para música ou o Pro-Logic e vivo feliz.
 
Back
Topo