Thread de enriquecimento de conteúdos:

JPgod

Moderador
Staff
Boas

vou criar este tópico, para poder com a ajuda de todos, poder criar mais conteúdos sobre o BOINC, quer para adicionar ao site, quer ao tópico principal em sticky:

Começa por esta parte que já se arrasta:

2º Instalar o BOINC no vosso computador:

* WINDOWS:

(brevemente com imagens)

* LINUX:

(brevemente com imagens)

* MAC OS

(precisa-se de voluntários com MAC's para este tutorial Encarnado, how are you?)

3º Configurar os projectos:

(brevemente com imagens)

Abaixo fica um tutorial para escolha dos projectos, devem primeiro registar num projecto antes de ir para esta fase!

Vou fazer um tutorial para o windows, mas preciso de voluntários para MAC e LINUX. (podias eu fazer deste também, mas nao tenho muito tempo)
 
Boas, gosto da iniciativa, pois por vezes alguns users teem problemas na adesão aos projectos..se precisarem, no k puder ajudar é so mandar PM ou falar por aqui !



Cumpz


S7ven
 
em breve provavelmente vou-me iniciar em linux pelo vmware, mas nao confirmo nada nem me vou comprometer a nada, pois posso acabar por faltar com o prometido... e ainda falta a traducao do site, ja fiz alguma coisa, mas falta o resto... mas em breve vou ter exame...
 
Já adicionei a parte do windows e configuração ;)

qualquer dúvida, erratas, sugestões sobre estas idéias é postar aqui, não mandar-me PM, há mais 2 moderadores no "cantinho"
 
Eu posso ajudar com a instalação para Mac, quando tiver tempo vontade e paciência (o que deve demorar, no máximo, uma semana) faço isso. Também posso colaborar com mais conteúdo para o site. :)
 
tutorial de como instalar o BOINC em Ubuntu




instalar o BOINC em Linux Ubuntu

Dirigam-se ao gestor de pacotes... para isso terão de percorrer o seguinte caminho:

Sistema - Administração - Gestor de Pacotes Synaptic

cliquem em procurar e escrevam boinc

depois da procura concluida, marquem para instalar os pacotes "boinc-client" e "boinc-manager"



carreguem em aplicar e de seguida em aplicar de novo

o gestor de pacotes vai sacar os pacotes e instala-los automaticamente

screenshothm3.png


e pronto, depois é ir a Aplicações - Acessórios - BOINC Manager e finalmente juntem-se aos projectos que vos apatecer
 
Última edição pelo moderador:
rosetta.gif


Um dos principais objectivos do Rosetta é prever as formas nas quais as proteínas se enrolam na natureza. As proteínas são polímeros lineares constituidas por aminoácidos frequentemente referidas como "cadeias", e os aminoácidos podem ser considerados "elos". Quando temos uma corrente metálica, ela pode ter várias formas dependendo das forças que exercem sobre ela. Por exemplo, se puxarmos os seus extremos, a corrende toma a forma de uma linha recta, e se cair no chão vai tomar uma forma diferente. Ao contrário das correntes metálicas, a proteínas são constituídas por 20 aminoácidos diferentes, cada um com propriedades próprias (como forma e forças atractivas ou repulsivas), e quando combinados exercem forças na cadeia para que esta tome uma forma específica, a que se chama um "enrolamento". A ordem pela qual os aminoácidos estão dispostos determina o enrolamento da proteína. Existem vários tipos de proteína no que diz respeito ao número e ordem dos seus aminoácidos.

Para prever a forma que uma proteína toma naturalmente, é necessário determinar o enrolamento de energia mais baixa. A energia é determinado por um conjunto de factores. Por exemplo, alguns aminoácidos atraem-se quando estão próximos, e a sua interacção contribui favoravelmente para a energia total. A estratégia do Rosetta para encontrar formas de baixa energia é a seguinte:
  1. Iniciar com uma cadeia sem qualquer tipo de enrolamento;
  2. Mover parte da cadeia para criar uma nova forma;
  3. Calcular a energia da nova forma;
  4. Aceitá-la ou rejeitá-la, dependendo da alteração da energia;
  5. Repetir os passos 2 a 4.
A isto chama-se uma trajectória. O resultado de uma trajectória é uma estrutua concreta. O Rosetta mantém registado o menor valor de energia encontrado en cada trajectória. Cada trajectória é única, porque cada movimento é determinado por um número aleatório.Isto faz com que nem sempre seja encontrada a forma de energia mais baixa porque existem demasiadas possibilidades.

Uma trajectória pode consistir de duas fases. A primeira usa uma representação simplificada dos aminoácidos que permite testar o máximos de formas diferentes em pouco tempo. Esta fase é vista como uma pesquisa de baixa resolução e no scrren saver é visível a proteína mover-se rapidamente. Na segunda fase, o Rosetta usa uma representação completa dos aminoácidos. Esta fase é referida como "relaxamento". Em vez de se mover como na primeira fase,a proteína tenta alterações menores de forma a mover os aminoácidos para a sua posição real. Esta fase é vista como uma pesquisa de alta resolução e no scrren saver a proteína é vista movendo-se pouco. O Rosetta pode completar a primeira fase em poucos minutos num computador actual. A segunda fase demora mais tempo devido à complexidade acrescida devido à prepresentação completa dos aminoácidos.

Um computador gera entre 5 e 20 trajectória por unidade de trabalho e envia ao servidor a forma de mais baixa energia encontrada em cada uma. Ao analisar todas as formas enviadas por cada computador para determinar a mais baixa. Essa torna-se a previsão para o enrolamento da proteína.

Vídeo promocional: aqui
 
destr0yer -> gostava que acrescentasses ao guia o facto de que fexar o BOINC no Ubuntu (carregar no X no topo da janela) não basta para parar o trabalho... de facto, mesmo que fexes ele continua! para parar, basta suspender todos os projectos (não é uma solução elegante, mas é a única que conheço)
 
destr0yer -> gostava que acrescentasses ao guia o facto de que fexar o BOINC no Ubuntu (carregar no X no topo da janela) não basta para parar o trabalho...
Isso é mesmo característica do BOINC. Acontece também no Windows, se fechares dessa forma continua a trabalhar e a solução para fechar completamente o programa é indo à barra de ferramentas do lado direito e fechar com clique no botão direito. :)
 
Isso é mesmo característica do BOINC. Acontece também no Windows, se fechares dessa forma continua a trabalhar e a solução para fechar completamente o programa é indo à barra de ferramentas do lado direito e fechar com clique no botão direito. :)
A menos que esteja instalado como serviço, e nesse caso é preciso terminá-lo manualmente. ;)
 
Isso é mesmo característica do BOINC. Acontece também no Windows, se fechares dessa forma continua a trabalhar e a solução para fechar completamente o programa é indo à barra de ferramentas do lado direito e fechar com clique no botão direito. :)

pois, mas no ubuntu se eu carregar no X nem na barra de tarefas fica :S

dá mesmo a sencação que se desligou o BOINC, mas na verdade não...
 
Mais um. :D

abc.png


O objectivo deste projecto é encontrar conjuntos de tres números, a, b e c (chamado um terno ABC) que satisfaz as condições seguintes:
  • a + b = c
  • a < b < c
  • a, b e c não têm divisores comuns
  • c > rad(a * b * c) (em que rad() representa o radical de um inteiro)
A conjectura ABC é um problema aberto na matemática que teoriza a existência de um número finito de ternos ABC em que log(c) / log(rad(a * b * c)) > h, onde h é um real maior que 1.

Vários problemas abertos podem ser resolvidos se se provar que esta conjectura é verdadeira. Actualmente existe uma prova do Último Teorema de Fermat, que pode ser deduzida facilmente a partir da conjectura ABC. Para além disto a existência de uma quantidade infinita de primos não-Wieferich segue esta conjectura.

Este projecto é mantido pela Universidade de Leiden.

Apresentação: aqui
 
Back
Topo