Tópico de Qualidade de Imagem

É provável sim, há sempre malucos para tudo.
CRT's são uns monstros chatinhos, o que está na maquina de arcada até tremo só de pensar em ter que lhe mexer de novo >.<

O BVM, apesar do peso é muito mais manuseável, as pegas de lado dão um jeitaço.

Os monitores Sony com esta craze toda ficou complicado, o PVM comprei a uma pessoa da indústria audiovisual em Lisboa mas para arranjar o BVM têve que ser em Espanha.
 
Eu gostava era que daqui a uns tempos isto existisse no mercado como uma solução modular com extras à lá rasberry pi.
Do género compravas 1 scaling engine, um módulo de tomadas scart, outro módulo component, etc, etc e construías à tua medida exatamente o que precisavas. Depois espetava-se uma case e ficavas com uma all in one.
É exactamente essa a minha ideia.

A Micomsoft tem a mania das portas compactas, os três D4/D-Terminal do XRGB-3 que mais não são que uma porta unificada para componentes, ou o RGB-In frontal do XRGB-Mini que obriga a ter um cabo Scart para lá ligar.

Ou, como o gscartsw original tinha uma saída igual à da alimentação (um mini-din) para ligar outro switch em daisy chain. Julgo que tiraram do final por questões de wiring.

Por falar em gscartsw... Este aparelho devia ser algo tipo isto:

l1090170-jpg.11028


Um monte de portas Scart montadas e viradas para cima, (vá, metade, 4 portas em vez de 8) pelo menos 1xVGA e 2x component e já era uma besta que envergonhava o XRGB-mini em alguma coisa muito palpável para qualquer pessoa que compre uma coisa destas.

Vamos ser concretos, qualquer pessoa que compre um XRGB fá-lo quando já comprou tudo o que existe de consolas para comprar, digamos... 3 por geração, desde a NES. É claro que uma porta RGB não chega.

Tinha logo outro apelo. Depois caso quisessem meter ainda mais o pé na porta metiam umas portas a serem desdobradas como o XRGB faz, mas cuja expansão (apesar de poder ser para cabos, porque seria passiva) se dá mais a módulos. Na pegada do original para serem empilhados (um para componentes) ou metido ao lado (mais scart).

Isso e, detecção de qual das portas está a ser usada (mesmo relativo a módulos externos, não contar como uma porta RGB mas várias), settings para cada porta (há consolas com output escuro ou demasiado claro) e um on-screen menu e tinhamos em mãos algo que à falta de melhor termo seria perfeito para domesticar quase tudo.
 
Última edição:
É provável sim, há sempre malucos para tudo.
CRT's são uns monstros chatinhos, o que está na maquina de arcada até tremo só de pensar em ter que lhe mexer de novo >.<

O BVM, apesar do peso é muito mais manuseável, as pegas de lado dão um jeitaço.
Eu tirei design Industrial/Equipamento/Produto e posso dizer-te que abrir uma destas coisas é das melhores aulas de Rugged Design possivel.

Está um curso aplicado ali. Encaixes partidos? LOL. Podes partir os encaixes todos, para todo o encaixe usado há outro alternativo para o caso de um dos encaixes se partir. É só mudar o parafuso de sitio. Há duas formas de as montar, a todos os passos do caminho. E estamos a falar de plástico de 2mm. Tudo é de alta qualidade e tudo é para não se estragar/sobreviver a abusos, em engenharia é o que se chama margem de cagaço, tudo tem margem de cagaço.

Para mim são um objecto de design tão relevante como algo como o primeiro Mac, ou o Carocha. Não é por acaso que se produziram de 1980 a 2009 sem grandes alterações. E só os deixaram de produzir porque queriam vender OLED's/regulações ambientais.

Espero que um dia alguém ainda compre a fábrica, como fizeram com a da Polaroid.
Os monitores Sony com esta craze toda ficou complicado, o PVM comprei a uma pessoa da indústria audiovisual em Lisboa mas para arranjar o BVM têve que ser em Espanha.
Quase não há BVM's em Portugal. Nunca houveram.

Assim como nunca tivemos as PVM's médicas. Uma das minhas PVM's era de endoscopia e não é branca, é castanha, modelo QM que é o modelo audiovisual. Devia ser uma MD.

Somos um mercado pequeno e a nossa industria audiovisual além de pequena (graças ao limite de 4 canais televisivos) tem muito por hábito comprar frotas de coisas usadas aos alemães, um pouco como os taxistas no que toca ao saudoso Mercedes 190D.

E isso dita o que não temos. BVM's são mesmo raras. Panasonic, JVC, Hantarex e NEC (marcas com modelos semelhantes) também, aliás.

EDIT: desculpem o double post, ainda estou habituado a ter as tools para fazer merge. Esqueço-me que não.
 
Última edição:
Este amigo também tem aparecido lá no shmups e vai fazer uma alternativa ao gscartsw.
http://lotharek.pl/product.php?pid=171
O que estava a pensar era quando ele terminar o trabalho neste modelo, ver se conseguimos polo em contato com o Marq para ver se ele pode fazer um módulo de expansão scart para a próxima versão do OSSC.

----

Sempre gostei do design industrial da Sony, por fora e por dentro.
Não é à toa que de vez em quando me perco a ver uns videos do EEVBlog em que aquele maluco se põe a desmontar material eletrónico mais antigo.
Aquele video de desmontagem da unidade de efeitos de video da Sony, é muito fixe.

Tens sempre a sensação que naquele material para utilização em ambientes críticos a Sony sempre teve a mesma filosofia, os melhores engenheiros, com as melhores matérias primas, sem qualquer compromisso.
 
Este amigo também tem aparecido lá no shmups e vai fazer uma alternativa ao gscartsw.
http://lotharek.pl/product.php?pid=171
O que estava a pensar era quando ele terminar o trabalho neste modelo, ver se conseguimos polo em contato com o Marq para ver se ele pode fazer um módulo de expansão scart para a próxima versão do OSSC.
Um pouco rústico demais. Limita-se a cumprir um propósito e pode fazê-lo com distinção mas vais querer escondê-lo porque é feio que nem cornos. Não é isso que as pessoas querem quando a sub-cultura do nicho colecionista diz que como o mercado é pequeno vais ter caixas de acrilico mas que queres assumir que têns à falta de melhor termo... PCB's numa montra.

É por isso que o gscartsw usa scarts vermelhos, porque caso contrário seria invisivel e por aí fora. A ideia é o cliente achar que além da solução para os seus problemas está a comprar algo especial, quase que uma peça de joalharia.


Circuit design é algo do qual se vai falar mais e mais, de facto há empresas que já contratam designers que só fazem isso não obstante serem coisas que nunca vais ver, organizar componentes à mão para que estes não pareçam tão... ao calhas.

Já agora, isto é um PCB simples completamente automatizado:

sms-oldnew.jpg


Jesuse. És feio.

Num mercado onde já se assume "hey, isto é um PCB custom" a diferença entre ser visualmente apelativo ou não é imensa nas potenciais vendas já que não concebeste uma caixa para esconder essa faceta. XRGB é apenas o topo de gama, o que as pessoas querem e não sabem é um receiver não diferente dos da Pioneer, Onkyo ou Denon, mesmissima pegada e acabamento mas para ligar consolas lá.


Como referir que um SLG3000:

slg3000.jpg


E um RetroVGA:

RetroVGA20_acrylic.png


Fazem exactamente a mesma coisa, mas... Ninguém compra o RetroVGA apesar de ele ser mais barato, porque provavelmente a ideia não é escondê-lo num cabinet (e se for compram o mini-slg). E mesmo que seja é muito mais provavel que tenhas visto ou ouvido falar de um e não do outro. Mas a diferença é mesmo o aspecto, são os dois baseados no Toodles SLG/T-SLG.

Não sei se isso é a ideia que ele tem da placa final, mas como está precisa de uns ajustezinhos se vai ser algo que a comunidade vai querer em vez de gscartsw's.
Sempre gostei do design industrial da Sony, por fora e por dentro.
A filosofia não é exclusiva Sony, mas na sua faceta americana estamos a falar de design virado para bens militares.

IBM no tempo dos bons Thinkpad's, por exemplo. Parelha de testes é igual, placas vibratórias, drop tests, margem de cagaço para funcionar na lua, por aí fora.
 
Última edição:
Então e o que tens jogado? Alguma coisa?
Ultimamente nada de retro.

Só 360 e Wii U.
Como está esse setup?
muito similar ao de ano e meio atrás (slg3000+gbs8220+sync strike+vga-to-hdmi), tenho de investir mais mas como não tenho tido tempo para jogar está assim.

A seguir, queria ou um scaler melhor ou um purificador de sinal bom, um Extron VSC. mas acabei de verificar que de repente os preços ficaram um balurdio, era uma questão de tempo.
 
Boas,

Estou aqui com uma dúvida, onde ligar o cabo S-Video para utilizar na N64.

Posso utilizar este adaptador:
466255_120216202050_scart2.jpg


E ligar na porta scart da Tv Sony (FE2) que diz:
2: 21-pin Euro connector
Inputs for Audio and Video signals.
Inputs for S Video.
Outputs of TV Video and Audio signals.
(selectable)


Ou o melhor é ligar directamente na porta S-video da TV?
 
eu ando a estudar ja a uns tempos, ou compro o Framemeister, à a opçao de o comprar diretamente na europa ja com o cabo d-terminal incluido, ou vou para o OSSC, ja esta perto do meu numero :P a indecisao, visto o FM ser mais directo mas o 480p nao e tao bom, ja OSSC a tvs que nao gosta muito dele...
 
Viva!

Voltando à questão dos CRT para retrogaming, neste caso ligar uma Mega Drive via cabo RGB de qualidade:

Estou na dúvida entre estes dois modelos Sony de 21 polegadas com ecrã curvo e 4:3 (diagonal máxima que consigo colocar no local):

-Kv-21x5e (foto de cima)
-Kv-m2100/2140e (foto de baixo)

Há alguma diferença significativa nas duas séries que justifique optar por uma ou por outra (sobretudo em termos de qualidade de imagem), é a minha questão?

Do que vejo no aspecto exterior, na 21x as colunas são aparentemente maiores e laterais a toda a altura da caixa, na m21 são em baixo e mais pequenas. No entanto o som não será um factor determinante, pois a consola estará ligada a um sistema externo 2.1.

Obrigado pela ajuda desde já!

$_86.JPG


34_1224705360.jpg
 
Última edição:
o meu avô teve uma igual á de baixo desde que elas eram novas e posso dizer que com o tempo têm tendencia a espalmar a imagem e a ficar escura e cor-de-rosa...

já a de cima foi a minha tia que teve uma igual e com o tempo foi ficando mais vermelha a imagem, mas nada que se notasse de imediato, era como se a TV tivesse uma temperatura de cor esquisita.

não te consigo dizer qual delas a melhor porque a minha experiencia com estas tv's é puramente de TV a cabo analógico sem box, mas sempre gostei não só do comando da de baixo como da maneira como fazia fade entre os canais.
 
A KV-21X5E é chassis FE-1 o outro é BE-2A.

Não há razões para dúvidas, FE-1 é um chassis semi-pro digital, tão bem cotado como o AE-1 (o melhor chassis semi-pro analógico). o BE-2 é o AE-2 estupidificado e com cortes nas esquinas e painel.

O FE-1 tem 600 TVLines (que para mim é o gold standard), o BE-2A não tem mais de 400, 450.

Agora tens de ver é se não está toda lixada, a meia vida, etc e tal.
 
brilho. Se com o brilho a 100% não ficares cego já está a meia vida.

problemas de imagem tipo descolorações ou temperaturas esquisitas de cor.

em ultima instância imagem deformada.
 
E a KV-21R1E, cujo chassi, segundo a net é o BE-5?

h***s://***.electronica-pt.com/esquema/tv/sony-esquemas-tv/sony-kv21r1-chassis-be-5-1652/

E afinal o segundo modelo que referi acima era o KV21-m3e e não os m21, sendo o chassi o BE-4 - alguma melhoria em relação ao que se disse do BE-2?

Fui ver a kv21-x5e do FE-1 e é para esquecer, só dava imagem mais de um minuto depois de a ligar...

Obrigado pela ajuda!
 
Última edição:
Estou demasiado cansado para analizar modelos, desculpa.

Não há melhorias a nivel de chassis com a progressão das nomenclaturas. Estes chassis (especialmente o AE-1) eram perfeitos na incepção (suporte 240p, 480i, número de linhas da tela em modelos 20" and up, isolamento electrico dos sinais de video), as alterações foram sempre a nivel de custos o que frequentemente amputa o tempo de vida útil da parte electrónica sem ter de haver manutenção. Essa FE-1 embora me surpreenda a lata de quem acha que a vai vender assim, na parte de ter de aquecer é mudar os capacitadores e está a andar. A questão é se o painel não está a meia vida também o que é provavel (mas com esse problema tinha de ser dada).

A alteração de qualidade severa nos chassis analógicos está quando entra o processamento de sinal. Modos como o 100 Hz para TV's PAL (implica repetir a frame duas vezes e reconhece o 240p como interlaçado) e o 120 Hz nas americanas. Isso acontece com as BE/BA/AE-5 salvo erro.

Para testar às cegas, é ligar cabo RGB com um jogo/consola 240p (tudo até à PSone) e ver se há scanlines ou não, nos chassis "maus" não há scanlines porque a TV está a tentar preencher ambos os campos alternadamente e... por arrasto, cansa mais a vista.

Nesses chassis certifica-te sempre é que tens uma porta RGB. Scart não é sinónimo de RGB, se tiveres duas num chassis B uma delas vai ser composite apenas, e em alguns casos que só tenhas uma (TV's baratas, das pequeninas) é possivel que seja só composite; o chassis até suporta RGB, mas não foi wired para poupar dinheiro. Eu iria sempre pelo manual, nas especificações diz sempre.
 
Última edição:
Este é o tal modelo kv-21r1e com o chassi be-5, aparentemente o manual técnico refere input RGB posterior, pelo que sou capaz de avançar para este televisor se estiver tudo ok com a mesma...

h**p://w*w.manualscenter.com/manuals/sony/kv21r1e-service-manual.html#.WIK8gLaLRE4

882911231_1_644x461_tv-sony-kv-21r1e-matosinhos.jpg
 
Última edição:
Back
Topo