Thread do E17

Já usaram Enlightenment? Se sim gostaram?


  • Total voters
    170
É claro que esta thread pos-me a pensar se vale a pena experimentar uma vez mais (nem que seja o 16).

Não sejam retrógrados! usem o DR17, eu tenho o E17 e é na boa. Volta e meia o CVS está broken, mas não há problema, restaura-se o código de umas horas atrás e espera-se meio e dia para actualizar!

Cumpz
 
Não sejam retrógrados! usem o DR17, eu tenho o E17 e é na boa. Volta e meia o CVS está broken, mas não há problema, restaura-se o código de umas horas atrás e espera-se meio e dia para actualizar!

Cumpz

O problema é que para compilar grandes projectos numa máquina com 500MHz ... já bastou o emacs22 (>12h) ;) E depois não te esqueças que isto não tem 2 CPUs: cada compilação que fizer, a máquina fica a arrastar-se (talvez se eu fizer "$nice 19 make" isso não aconteça, mas depois não compila). O 16 tem a vantagem de estar nos repo do Debian Etch.
 
Não sejam retrógrados
Não é uma questão de ser retrógrado.
É sempre o 'fabricante' - e não o 'distribuidor' - (dito por outras palavras: quem produz e não quem empacota) do software que marca as versões. Neste caso, se a DR16 está marcada como estável e a DR17 como instável e se o utilizador gosta de ter um sistema estável, é natural que opte por instalar a DR16. Tem menos features? azar... a próxima será melhor. Se é aventureiro e gosta de andar no arame, força com a DR17.

Duas aplicações em que corro o risco de usar versões instáveis:
FVWM (stable: 2.4.20 6/12/2006; UNSTABLE: 2.5.23 1/9/2007) e Mutt (STABLE: 1.4.2.3 9&6/2007; UNSTABLE: 1.5.17 1/11/2007)

O Slackware distibribui, obviamente, as versões estáveis. No meu caso, estas são as duas únicas aplicações que actualizo para as versões instáveis. Já as uso há anos, têm funcionalidades que me simplificam a vida e os bugs são negligenciáveis - porque se referem a features que não uso.
 
Aqui vou postar uns screenshots (embora não demonstrem o melhor do E) já dão uma ideia de aquilo que se pode obter


Pois, por enquanto é só um, mas eu posto mais. Depois também me convinha a colaboração do autor original do tutorial (ele é que percebe mesmo disto - não é Rui :D)
 
Última edição:
Boas.

Pelo screenshot, parece bastante agradável... Aquelas pastas faz lembrar um pouco o Vista ^^
Nunca tinha ouvido falar. Agradeço o Post.
Parabéns :)

Cumps.
 
Boas.

Pelo screenshot, parece bastante agradável... Aquelas pastas faz lembrar um pouco o Vista ^^
Nunca tinha ouvido falar. Agradeço o Post.
Parabéns :)

Cumps.

Aquelas pastas até nem são do Enlightenment, são do Thunar (com um tema de ícones por cima) que é o gestor de ficheiros do Xfce.

Diverte-te :)
 
Última edição:
Bem lá me aventurei em compilações (once again) e verifico que isto evoluiu muito desde a última vez. Uma coisa que me desilude é o facto dos "Themes" que estão disponíveis tornam o ambiente BEM mais pesado que o "Theme" por defeito, que até tem bastantes animações... mas não gosto muito (não gosto de dourados).

Como resolveste o problema de teres as entradas para as aplicações no botão "start"?? (Estou a usar Debian etch)
 
Bem lá me aventurei em compilações (once again) e verifico que isto evoluiu muito desde a última vez. Uma coisa que me desilude é o facto dos "Themes" que estão disponíveis tornam o ambiente BEM mais pesado que o "Theme" por defeito, que até tem bastantes animações... mas não gosto muito (não gosto de dourados).

Como resolveste o problema de teres as entradas para as aplicações no botão "start"?? (Estou a usar Debian etch)

Boas. Tudo o que disseste tem solução e eu terei muito gosto em responder, deixa-me só chegar a casa lá para as 4.20 :)
 
Bem lá me aventurei em compilações (once again) e verifico que isto evoluiu muito desde a última vez. Uma coisa que me desilude é o facto dos "Themes" que estão disponíveis tornam o ambiente BEM mais pesado que o "Theme" por defeito, que até tem bastantes animações... mas não gosto muito (não gosto de dourados).

Como resolveste o problema de teres as entradas para as aplicações no botão "start"?? (Estou a usar Debian etch)

Boas.

Em relação aos themes, foste vê-los ao http://www4.get-e.org/? É que aqui eles são meio manhosos.

Se gostas dos meus screenshts descarrega o Black Emmerald do Rui Pais (poster original disto) aqui.

A parte do menu start não percebo bem, tenta ser um bocadinho mais claro :).

Podes usar um módulo chamado slideshow para "rodar" os wallpapers, etc.

Cumpz
 
Última edição:
Estás a ver o menu principal (pode ser chamado de 2 formas: botão 'start'/ left click no Desktop)? Este menu tem uma entrada chamada "applications" que no meu PC está completamente vazia. A questão é se sabes algum método para meter as entradas das aplicações nesse sitio. O Debian tem uma ferramenta chamada "menu" que se encarrega disso normalmente, mas é com os WM que vêm com ele... e não queria andar a configurar menus à pata.
 
Estás a ver o menu principal (pode ser chamado de 2 formas: botão 'start'/ left click no Desktop)? Este menu tem uma entrada chamada "applications" que no meu PC está completamente vazia. A questão é se sabes algum método para meter as entradas das aplicações nesse sitio. O Debian tem uma ferramenta chamada "menu" que se encarrega disso normalmente, mas é com os WM que vêm com ele... e não queria andar a configurar menus à pata.

Para te ser muito sincero não sei bem como é que isso se resolve. Eu no Debian instalei-o em Lenny e em Sid mas em Etch nunca experimentei (o etch não corre muito bem no meu PC) e nessas versões (tal como em ubuntu as aplicações já aparecem). De qualquer maneira, em Conf. Panel > Menus > Menu settings o "aplications" está marcado?
 
Olá a todos,
obrigado neonl por fazeres uma versão PT do how-to :)

Por favor, neonl não teve ainda tempo de actualizar este thread.
Este método está desactualizado.
No link para o How-to original no forum do Ubuntu
podem encontrar um deb que automatiza toda a instalação.
Se quiserem testar/usar, funciona em qualquer ubuntu desde o edgy (não tentei com o dapper)
Desta nova maneira poupam trabalho a editar ficheiros, evitam-se erros de escrita e no final tem a mesma flexibilidade do antigo método, pois podem alterar a lista de aplicações ou qualquer outra opção à mesma.

Se experimentarem digam qulaquer coisa, sucesso ou problemas (tentarei ajudar).

Obrigado,
Rui.
 
Estás a ver o menu principal (pode ser chamado de 2 formas: botão 'start'/ left click no Desktop)? Este menu tem uma entrada chamada "applications" que no meu PC está completamente vazia. A questão é se sabes algum método para meter as entradas das aplicações nesse sitio. O Debian tem uma ferramenta chamada "menu" que se encarrega disso normalmente, mas é com os WM que vêm com ele... e não queria andar a configurar menus à pata.

Olá.
como não tenho o Debian instalado, não sei como as coisas se passam aí...

Verifica se tens um comando chamado update-menus.
Se tens, tenta corre-lo e verifica se ele preenche o Applications.

No ubuntu esse commando existe por defeito, se não tens podes tentar:
Código:
 sudo aptitude install menu menu-xdg xdg-utils
Ainda mais uma dica.
O "Applications" menu segue as normas da freedesktop.org, ou seja, deve ser um ficheiro em ~/.config/menus/applications.menu e deve existir ficheiros template em /etc/xdg/menus/
Se .config/menus/applications.menu em ~/ existir, podes tentar:
Código:
ln -s /etc/xdg/menus/applications.menu $HOME/.config/menus/applications.menu
ou se tens/preferes um menu debian:
Código:
sudo ln -s /etc/xdg/menus/debian-menu.menu /etc/xdg/menus/applications.menu
Boa sorte
diz como correu.
 
Última edição:
Olá.
como não tenho o Debian instalado, não sei como as coisas se passam aí...

Verifica se tens um comando chamado update-menus.
Se tens, tenta corre-lo e verifica se ele preenche o Applications.

No ubuntu esse commando existe por defeito, se não tens podes tentar:
Código:
 sudo aptitude install menu menu-xdg xdg-utils
Ainda mais uma dica.
O "Applications" menu segue as normas da freedesktop.org, ou seja, deve ser um ficheiro em ~/.config/menus/applications.menu e deve existir ficheiros template em /etc/xdg/menus/
Se .config/menus/applications.menu na~existir, podes tentar:
Código:
ln -s /etc/xdg/menus/application.menu $HOME/.config/menus/applications.menu
ou se tens/preferes um menu debian:
Código:
sudo ln -s /etc/xdg/menus/debian-menu.menu /etc/xdg/menus/applications.menu
Boa sorte
diz como correu.

Eu conheço o pacote menu e sim o Ubuntu funciona como Debian (ou viceversa, no flame ;) )... anyway o que resolveu foi o link na directoria .config/menus e atenção é: application.menu (no singular, que ainda perdi algum tempo até dar com isso ;) ). O update
e automático, sem precisar de reiniciar nada.

Obrigado :)
 
Eu conheço o pacote menu e sim o Ubuntu funciona como Debian (ou viceversa, no flame ;) )... anyway o que resolveu foi o link na directoria .config/menus e atenção é: application.menu (no singular, que ainda perdi algum tempo até dar com isso ;) ). O update
e automático, sem precisar de reiniciar nada.

Obrigado :)

No problem :)

Vou corrigir o meu post então... (fiz uns quantos copy past da linha de comandos e outros escrevi directamente, claro que tinha que me enganar...)
Obrigado por me chamares a atenção.

:)

EDIT:
Ah afinal é ao contrário. Pelo menos no Ubuntu é sempre no plural .config/menus/applications.menu e /etc/xdg/menus/applications.menu
No Ubuntu existe às vezes uma estranha obsessão em mudar os paths e os nomes... será disso?
 
Última edição:
Olá a todos,
obrigado neonl por fazeres uma versão PT do how-to :)

Por favor, neonl não teve ainda tempo de actualizar este thread.
Este método está desactualizado.
No link para o How-to original no forum do Ubuntu
podem encontrar um deb que automatiza toda a instalação.
Se quiserem testar/usar, funciona em qualquer ubuntu desde o edgy (não tentei com o dapper)
Desta nova maneira poupam trabalho a editar ficheiros, evitam-se erros de escrita e no final tem a mesma flexibilidade do antigo método, pois podem alterar a lista de aplicações ou qualquer outra opção à mesma.

Se experimentarem digam qulaquer coisa, sucesso ou problemas (tentarei ajudar).

Obrigado,
Rui.

Boas Rui.

Em primeiro lugar bem-vindo ao fórum e a esta grande família :) Nice to see you here.

Actualizei o método antigo pelo método novo que criaste. Ver resposta #2 deste tópico ou ir ver já o post aqui.
 
Assim à primeira... algumas coisas no e17 comem bastantes recursos! Há um binário (enlightenment) que está SEMPRE acima dos 3% de CPU (o que considerando os 500MHz da minha máquina actual, é caro). Este binário com o background "cracked earth "(que tem animação) passa para os 30% de CPU!! :S:S:S enfim... eu gosto disto mas já tou a ver que tenho que voltar para onde estava :/
 
Assim à primeira... algumas coisas no e17 comem bastantes recursos! Há um binário (enlightenment) que está SEMPRE acima dos 3% de CPU (o que considerando os 500MHz da minha máquina actual, é caro). Este binário com o background "cracked earth "(que tem animação) passa para os 30% de CPU!! :S:S:S enfim... eu gosto disto mas já tou a ver que tenho que voltar para onde estava :/

Não terás muitos módulos a correr? Há alguns que são desnecessários ou que pesam demais para essa máquina, enfim, talvez possas simplificar um bocado o desktop...
 
Boas Rui.

Em primeiro lugar bem-vindo ao fórum e a esta grande família :) Nice to see you here.

Actualizei o método antigo pelo método novo que criaste. Ver resposta #2 deste tópico ou ir ver já o post aqui.

Obrigado neonl, pelo bem-vindo e pela actualização do how-to :)!


madskaddie disse:
Assim à primeira... algumas coisas no e17 comem bastantes recursos! Há um binário (enlightenment) que está SEMPRE acima dos 3% de CPU (o que considerando os 500MHz da minha máquina actual, é caro). Este binário com o background "cracked earth "(que tem animação) passa para os 30% de CPU!! :S:S:S enfim... eu gosto disto mas já tou a ver que tenho que voltar para onde estava :/


Olá,
bem o enlightement é "leve" por comparação com os pesos pesados tipo kde ou gnome. Não é o fluxbox ou o windowmaker (que são essencialmente window managers)...
É um peso médio.
O problema é que 500MHz é um cpu muito lento (nos dias q correm). O enlightenment usa 3% dele, mas é tudo, não tem uma lista de app e demons a correr simultaneamente. Além disso faz bastante "eyecandy". Tenta correr o xfce e ao mesmo tempo fundos animados (ignorando que isso se consegue mal noutros DE/WM ), suspeito que a totalidade dos executáveis + o que uses para a animação não dará um resultado muito melhor...

Não quero dizer que o e17 é perfeito e definitivo... mas com um cpu lento talvez seja mais sensato usar um fundo simples (nota que alguns fundos animados para agravar são mal concebidos ou desactualizados e gastam cpu por erros... ) e testar vários temas a ver se algum é mais "leve".

Atenção à nota do neonl. Alguns módulos são também discutivelmente executados e são excessivamente pesados. Podes aligeirar o enlightenment, desligando transições (de fundos e mudança de desktop virtual) bem como as animações tipo zoom/pane.
 
Já agora só umas notas :)

  • Podes definir as tuas próprias definições de compilação e fica independente de arquitectura.

Aqui só um pequeno preciosismo.
Definir opções de compilação permite escolher graus de optimização (ou "piorização" ;)) ao gerar os binários.
Mesmo não definindo nada o compilador obviamente compila para a arquitectura que está a correr. Entre outras coisas, o utilizador de arquitecturas menos comuns não precisa de espera que uma alma caridosa faça versões para o seu sistema :) (por exemplo o gOS não existe para mais nada senão i386, mesmo os cada vez mais vulgares x84_64/amd64 não tem direito por enquanto a experimentar o gOS. Já podendo compilar o código... )

A propósito NÃO usar este método/deb no elive ou no gOS.

2. Instalar. Correr
Código:
cd ~
sudo gdebi e17_cvs_0.0-3.1_all.deb
NOTA: não usar o dpkg, usar a versão gráfica gdebi.

Aqui 2 notas importantes.
1. começo a aperceber-me de um certo descontentamento relativamente ao gdebi...
O gdebi não é só a versão gráfica do dpkg, nem um programa gnome (q. desgosta utilizadores do kde e detractores do gnome). É um programa autónomo com GUI e linha de comando que faz mais coisas que o dpkg, nomeadamente verificar as dependências de um pacote extra repos (q. o dpkg não faz).
No ubuntu a dependência é dos gnome-icons (provavelmente para os icons e botões), mas existe até uma versão puramente CLI, chamada gdebi-core, cujas únicas dependências são do python.

Repara que correr o gdebi a partir da linha de comando lança a versão CLI deste.

:)
 
Última edição:
Back
Topo