Thread do E17

Já usaram Enlightenment? Se sim gostaram?


  • Total voters
    170
Já agora só umas notas :)



Aqui só um pequeno preciosismo.
Definir opções de compilação permite escolher graus de optimização (ou "piorização" ;)) ao gerar os binários.
Mesmo não definindo nada o compilador obviamente compila para a arquitectura que está a correr. Entre outras coisas, o utilizador de arquitecturas menos comuns não precisa de espera que uma alma caridosa faça versões para o seu sistema :) (por exemplo o gOS não existe para mais nada senão i386, mesmo os cada vez mais vulgares x84_64/amd64 não tem direito por enquanto a experimentar o gOS. Já podendo compilar o código... )

A propósito NÃO usar este método/deb no elive ou no gOS.



Aqui 2 notas importantes.
1. começo a aperceber-me de um certo descontentamento relativamente ao gdebi...
O gdebi não é só a versão gráfica do dpkg, nem um programa gnome (q. desgosta utilizadores do kde e detractores do gnome). É um programa autónomo com GUI e linha de comando que faz mais coisas que o dpkg, nomeadamente verificar as dependências de um pacote extra repos (q. o dpkg não faz).
No ubuntu a dependência é dos gnome-icons (provavelmente para os icons e botões), mas existe até uma versão puramente CLI, chamada gdebi-core, cujas únicas dependências são do python.

Repara que correr o gdebi a partir da linha de comando lança a versão CLI deste.

:)

Pronto Rui, já estão alterações feitas (espero que a gosto :))

Já agora, uma pergunta, o que é o Oz OS? O que é que representa, que envergadura é que é suposto ter...?

Cumprimentos ;)
 
Com a história do peso para a minha máquina fui ver do e16 e está bastante bom :) Acho que nesta máquina acaba por ser isto que mas se adequa. Quando tiver mais tempo para explorar espeto-lhe umas cenas porreiras e depois logo posto aqui qq coisa.


Acho que aquilo que sinto falta acho que consigo dar a volta com adesklets, gkrellm ou outra coisa do género (wireless meter, mail info, cpu use,...)
 
epah... experimentei agora o gOS e gostei imenso... foi em live CD por isso tava lento pa caraças... achei aquilo complicado mas uns minutos depois ja conseguia configurar umas coisinhas.... percebi que os "widgets"(relogio, etc que vem com o E) se posicioam em shelfs etc.... e uma coisa que adorei foi a menu bar...aquelas animaçoes ! bem melhores que a Avant Window Navigator...

ha maneira de usar essa bar em gnome ? é que tentar o E sendo eu ainda noob em linux nao sei nao...pareceu me complicado de usar... imensa coisa nao sei fazer, o rato nao funciona os botoes Back/forward nem a roda de scroll...

segundo percebi o E tem um composite proprio...isto quer dizer que posso instalar aplicaçoes q necessitem de composites extensions sem instalar compiz etc... o que permite este composite do E fazer ? animaçoes etc so vi no menu bar e n vi mais nada...posso instalar compiz ? posso telos em conjunto ou so posso utilizar um de cada vez ? Sem duvida fiquei com agua na boca com isto do E... a ver se instalo isto no Pentium 3 1 Ghz com 256 MB de ram que vou comprar a 1 amigo meu por 5 euros LOL pode ser q se safe...
 
epah... experimentei agora o gOS e gostei imenso... foi em live CD por isso tava lento pa caraças... achei aquilo complicado mas uns minutos depois ja conseguia configurar umas coisinhas.... percebi que os "widgets"(relogio, etc que vem com o E) se posicioam em shelfs etc.... e uma coisa que adorei foi a menu bar...aquelas animaçoes ! bem melhores que a Avant Window Navigator...
Bom, então vamos por partes. O E17 na minha opinião como se pode usar melhor é, como já disse na thread inicial é compilando pela source num sistema Ubuntu ou Debian. Não gosto muito dos sistemas que existem em termos de LiveCD/pre-instalados que existem no momento (incluindo o gOS).

Está em desenvolvimento o Oz-os que deve ser "the ultimate", mas se dizes que é complicado o E17 para ti... não sei se deves experimentar já, aquilo está sem CD.

ha maneira de usar essa bar em gnome ? é que tentar o E sendo eu ainda noob em linux nao sei nao...pareceu me complicado de usar...

Quer dizer, não sei como é em Gnome (os meus conhecimentos são rudimentares, desde que mudei para linux saltei directamente para Enlightenment por tanto só sei o que se pode usar em E ou o que é mais intuitivo. Não acho o E nada complicado.

imensa coisa nao sei fazer, o rato nao funciona os botoes Back/forward nem a roda de scroll...
isso são coisas de falta de update/mau funcionamento da distro, tenta instalar sobre uma simples versão standard do Gutsy com Gnome e vai metendo coisas, posta aqui as dúvidas e vais ver que te habituas ;).

segundo percebi o E tem um composite proprio...isto quer dizer que posso instalar aplicaçoes q necessitem de composites extensions sem instalar compiz etc... o que permite este composite do E fazer ? animaçoes etc so vi no menu bar e n vi mais nada...posso instalar compiz ?

Sim, ele tem uma composite própria. Não, não é compiz nem tem nada a ver. Chama-se bling. Permite sobretudo fazer transparências e blurs nas janelas... Não funciona lá muito bem. Não, o compiz (que já vem instalado em Ubuntu 7.10 gutsy) funciona em Gnome, Xfce, KDE mas não funciona em E.

posso telos em conjunto ou so posso utilizar um de cada vez ?

Não percebi lá muito bem... Usar o quê em conjunto, Gnome e E17? Se for isto sim, podes e deves, as eapps (nome que têm os programas independentes do Enlightenment) são instáveis e incompletas, vais usar muita coisa de Gnome e de Xfce (tenho sempre em mente ubuntu, é a força do hábito).

Sem duvida fiquei com agua na boca com isto do E... a ver se instalo isto no Pentium 3 1 Ghz com 256 MB de ram que vou comprar a 1 amigo meu por 5 euros LOL pode ser q se safe...

O enlgintement é fixe e funciona, sobretudo com métodos de CVS e em distros robustas e estáveis. Esse PC que dizes serve para E, vais é ter algum tempo para compilar o enlightenment.

Cumprimentos.
 
Gostei, fiz o download do geubuntu e tá muito fixe. Quando tiver tempo vou testar o oz OS. Ainda lhe faltam algumas funcionalidades, neste momento tenho no portátil o Ubuntu 7.10 com o compiz a funcionar com uma ATI mobility radeon x2300 e está muito vistoso (sem flames ao Vista).
Mas na máquina de testes, sem aceleração 3d o e17 está espectacular e bem rápido.
Já tinha testado o e16, mas este está muito melhor.
 
Gostei, fiz o download do geubuntu e tá muito fixe. Quando tiver tempo vou testar o oz OS. Ainda lhe faltam algumas funcionalidades, neste momento tenho no portátil o Ubuntu 7.10 com o compiz a funcionar com uma ATI mobility radeon x2300 e está muito vistoso (sem flames ao Vista).
Mas na máquina de testes, sem aceleração 3d o e17 está espectacular e bem rápido.
Já tinha testado o e16, mas este está muito melhor.

Fazes bem. O Oz está a evoluir a uma velocidade enorme. Está cada vez mais eye-candy, e mais optimizado. É leve, estável e simples. Não tem ISO de CD mas a sua instalação é básica.

Fica bem ;)
 
Tenho que dar o braço a torcer... Instalei o Geubuntu e é simplesmente fantástico.

Já traz vários temas de origem e todos eles são visualmente um espanto. Não sei se será devido à forma como está implantado (tenho duas barras, uma em cada lado) mas é extremamente fácil de usar depois de nos habituarmos. De referir que o período de habituação varia entre 5 a 20 segundos. :p
 
Tenho que dar o braço a torcer... Instalei o Geubuntu e é simplesmente fantástico.

Já traz vários temas de origem e todos eles são visualmente um espanto. Não sei se será devido à forma como está implantado (tenho duas barras, uma em cada lado) mas é extremamente fácil de usar depois de nos habituarmos. De referir que o período de habituação varia entre 5 a 20 segundos. :p

Fico contente por saber que gostas. Agora experimenta instalar no Ubuntu "normal" seguindo o tutorial na resposta #2.
 
Fico contente por saber que gostas. Agora experimenta instalar no Ubuntu "normal" seguindo o tutorial na resposta #2.

Qual é a grande diferença entre instalar só o que está ai no tutorial e meter também o oz os desktop?

Eu não tava mesmo com ideias de experimentar, mas pronto... Já apaguei o Geubuntu todo e removi todas as bibliotecas do E17 que existiam aqui. Fiquei com algumas coisas do XFCE, mas não é grande mal.

Vou instalar o Oz Os logo vejo. Já li que era superior ao Geubuntu e como existe um user da TZ que faz parte do desenvolvimento...

Mas acho que não vou gostar tanto como gostei do Geubuntu. Aqueles temas com wallpapers animados eram mesmo excelentes e era mesmo simples de usar. Além disso, a barra em cima do XFCE tornava tudo mais simples com os "tray icons". Já tinha usado uma vez o Elive e tinha ficado com uma ideia mesmo negativa do E16/17 mas Geubuntu fez-me mudar de ideias.
 
Última edição:
Qual é a grande diferença entre instalar só o que está ai no tutorial e meter também o oz os desktop?

Eu não tava mesmo com ideias de experimentar, mas pronto... Já apaguei o Geubuntu todo e removi todas as bibliotecas do E17 que existiam aqui. Fiquei com algumas coisas do XFCE, mas não é grande mal.

Vou instalar o Oz Os logo vejo. Já li que era superior ao Geubuntu e como existe um user da TZ que faz parte do desenvolvimento...

Mas acho que não vou gostar tanto como gostei do Geubuntu. Aqueles temas com wallpapers animados eram mesmo excelentes e era mesmo simples de usar. Além disso, a barra em cima do XFCE tornava tudo mais simples com os "tray icons". Já tinha usado uma vez o Elive e tinha ficado com uma ideia mesmo negativa do E16/17 mas Geubuntu fez-me mudar de ideias.

como eh q instalo isso do Geubuntu ? é como instalar kde-desktop ? e depois escolher iniciar sessao ? se forassm ainda tento experimentar pa ver aquilo que falas...aguçaste me o apetite lol...

thnks
 
Qual é a grande diferença entre instalar só o que está ai no tutorial e meter também o oz os desktop?

Eu não tava mesmo com ideias de experimentar, mas pronto... Já apaguei o Geubuntu todo e removi todas as bibliotecas do E17 que existiam aqui. Fiquei com algumas coisas do XFCE, mas não é grande mal.

Vou instalar o Oz Os logo vejo. Já li que era superior ao Geubuntu e como existe um user da TZ que faz parte do desenvolvimento...

Mas acho que não vou gostar tanto como gostei do Geubuntu. Aqueles temas com wallpapers animados eram mesmo excelentes e era mesmo simples de usar. Além disso, a barra em cima do XFCE tornava tudo mais simples com os "tray icons". Já tinha usado uma vez o Elive e tinha ficado com uma ideia mesmo negativa do E16/17 mas Geubuntu fez-me mudar de ideias.

Se vais instalar o Oz, não instales pelo tutorial aqui. Quer dizer, este tutorial é só uma parte do Oz, mas a fonte é a mesma. Diferença entre instalar só o "e17-cvs" (não são binários, compila o código fonte, só que automaticamente) e instalar tb o "oz-desktop"? Simples, ao instalar o Oz Desktop ficas com os temas, o artwork e as aplicações que foram escolhidas para formar parte do projecto Oz OS.

Em relação a um user da Techzone no projecto... o Rui não é propriamente user da TZ, embora de vez em quando cá venha dar uma mãozinha nisto do Enlightenment e do Oz.

Cumps
 
O Gebuntu é uma distro, instalas como uma distro qualquer :)
O KDE-desktop deve ser via APT; nada que um aptitude search kde-desktop não resolva :)
 
O Gebuntu é uma distro, instalas como uma distro qualquer :)
O KDE-desktop deve ser via APT; nada que um aptitude search kde-desktop não resolva :)

Não, o que ele quer dizer é a instalação do "desktop" Gebuntu. Sim, faz-se via APT também, embora nunca tenha tentado. Deve ser adicionar uma ou duas linhas (googla, para ver quais são) e depois há de ser
Código:
sudo aptitude update && sudo aptitude install gebuntu-desktop
Vou agora confirmar que (ou se) não estou a dizer alguma asneira.

Sim, o esquiso também tem razão, podes sempre sacar um ISO e instalar como outra distro qualquer (qualquer não, não tem suporte a 64 bits).
 
O Geubuntu já para instalar como o Kubuntu-desktop.

Basta adicionar isto as sources e meter os comandos que o neonl disse.

E também dá para distro 64 bits pois foi essa versão que instalei (http://geubuntu.wikispaces.com/Installing+Geubuntu+from+packages+(64-bit+machines) )

Depois de instalado ficas com uma entrada a dizer "Enlighment" como ficas depois de instalar o Kubuntu-desktop.

Neonl, eu pensava que tu fazias parte do Oz Os, daí ter dito isso do user da TZ. Sorry.
 
Neonl, eu pensava que tu fazias parte do Oz Os, daí ter dito isso do user da TZ. Sorry.

Eu só faço parte do desenvolvimento do Oz (desde o primeiro dia, ou quase) como cobaia e mandador de bitates nos fórums oficiais. O Rui pais, sim é um dos "protagonistas" no desenvolvimento, e é um user dos principais users do enlightenment da comunidade Ubuntu. Basta veres isto, isto ou isto.
 
Agora é a minha vez de ter uma dúvida: como é que faço para poder ter atalhos do Thunar separados para a "root" do sistema de ficheiros e para a home?
 
Back
Topo