Thread do E17

Já usaram Enlightenment? Se sim gostaram?


  • Total voters
    170
Agora é a minha vez de ter uma dúvida: como é que faço para poder ter atalhos do Thunar separados para a "root" do sistema de ficheiros e para a home?
Se não vais lá por point&click, edita o ficheiro ~./gtk-bookmarks e acrescenta:
Código:
file:/// Root
file:///home/neonl myHome
 
Se não vais lá por point&click, edita o ficheiro ~./gtk-bookmarks e acrescenta:
Código:
file:/// Root
file:///home/neonl myHome

A minha solução foi mais simples :). O primeiro atalho, que executa o comando "Thunar" abre a home, que é o que está por defeito. O outro que abre o "/" executa o comando "Thunar /".
 
AHHHHHHHHHHHH!!! agora entendi-te!!
Pensei que estavas a referir-te aos bookmarks __dentro__ do thunar... aqueles atalhos na coluna da esquerda... sorry
 
Em relação à tradução do e17 para português tuga, dúvida: verbo "Kill" aplicado a killar aplicações/janelas, traduzo como?

Cito:
You·are·about·to·kill·%s.<br><br>Please·keep·in·mind·that·all·data·of·this·
window,<br>which·has·not·been·saved·yet·will·be·lost!<br><br>Are·you·sure·
you·want·to·kill·this·window?
traduzia como...
Está prestes a fazer kill a %s
Por favor lembre-se que todos os dados desta janela que não tenham sido salvos serão perdidos.
Tem a certeza que deseja fazer kill a esta janela?
Pronunciem-se...
 
Talvez "terminar" ?
:lol:

No caso das janelas é que nao fica tao bem... aí devia ser fechar.

Se me é permitido... Não gosto, acho que não é fiel à ideia. Temos tempo, ninguém corre atrás, vou ver se me ocorre alguma coisa melhor. Talvez a minha até nem esteja tão mal, embora eu esteja a tentar evitar ao máximo os anglicismos...

Já agora, log out?
 
Se me é permitido... Não gosto, acho que não é fiel à ideia. Temos tempo, ninguém corre atrás, vou ver se me ocorre alguma coisa melhor. Talvez a minha até nem esteja tão mal, embora eu esteja a tentar evitar ao máximo os anglicismos...

Já agora, log out?


Forçar a saída (?)

Para log out - terminar sessão.
 
Em relação à tradução do e17 para português tuga, dúvida: verbo "Kill" aplicado a killar aplicações/janelas, traduzo como?

Em boa verdade, não se 'killam' janelas, 'killam-se' processos (isto em português 'tuga').
Em português europeu diria 'terminar programa'.

Aliás, em 'man kill':
NAME
kill - terminate a process
......

Em português tuga eu diria killar. Em português europeu diria terminar.

Já agora, log out?
Não tem nada que saber: 'Sair'.
 
Em boa verdade, não se 'killam' janelas, 'killam-se' processos (isto em português 'tuga').
Em português europeu diria 'terminar programa'.

Aliás, em 'man kill':


Em português tuga eu diria killar. Em português europeu diria terminar.
Ok. vou dormir sobre o assunto :D

Não tem nada que saber: 'Sair'.

Não ponho sair. Sair é outra coisa. O "Exit" já lá está. Log Out é mesmo terminar sessão.
 
O "Exit" já lá está. Log Out é mesmo terminar sessão.
Talvez tenhas razão, afinal de contas não conheço o contexto em que se inserem as mensagens.

Mas fico com a dúvida: é possível 'sair' sem 'teminar a sessão'? e é possível 'terminar a sessão' sem sair'? NB: não sei de que aplicação estás a falar, não sei de onde vais 'sair' nem que sessão vais terminar. Se de facto as duas acções têm resultados diferentes então tens razão: não podem ter designações iguais.
 
Talvez tenhas razão, afinal de contas não conheço o contexto em que se inserem as mensagens.

Mas fico com a dúvida: é possível 'sair' sem 'teminar a sessão'? e é possível 'terminar a sessão' sem sair'? NB: não sei de que aplicação estás a falar, não sei de onde vais 'sair' nem que sessão vais terminar. Se de facto as duas acções têm resultados diferentes então tens razão: não podem ter designações iguais.

Pá. O "exit" está no ficheiro de idioma ".po" com uma mensagem (na verdade duas). Logo a seguir aparecem essas mesmas mensagens mas com "log out". O exit deve ser tipo "trocar de utilizador" mas sem fechar a conta, continua a ter o seu espaço em memória, as aplicações continuam a correr, etc.

Acho que não podem ter a mesma designação. "Terminar sessão" é bom. Acho.
 
Agora tenho uma dúvida eu. Ainda em relação ao tema que o madskaddie lançou por causa da hostória do menu applications em Debian. Agora fiquei confuso, entre as respostas do Rui e as tuas...

Eu fiz primeiro o "menu Debian", em root com o comando
Código:
ln -s /etc/xdg/menus/debian-menu.menu /etc/xdg/menus/applications.menu
mas a verdade é que a coisa não deu um resultado muito agradável, fica com uma estrutura de menus muito primitiva...

O outro comando que o Rui disse:
Código:
ln -s /etc/xdg/menus/applications.menu $HOME/.config/menus/applications.menu
não dá. Estou a correr em modo user. Mas em root também não dá, o bash diz:
Código:
rui@neonlbox:~$ ln -s /etc/xdg/menus/applications.menu $HOME/.config/menus/applications.menu
ln: creating symbolic link `/home/rui/.config/menus/applications.menu' to `/etc/xdg/menus/applications.menu': No such file or directory
Uma mãozinha é bem-vinda :)
 
Última edição:
Erro ao instalar

Boa tarde.

Com curiosidade, decidi experimentar o E17.
Para isso segui este HowTo

No entanto, no fim da instalação, obtive este erro
Código:
--------------------------- Installing libraries (EFL) -------------------------
- imlib2 ..................... ERROR!
--------------------------------------------------------------------------------

----------------------------------- Last loglines ------------------------------
-------------------------------------------------------------------------------
EASY_E17 CMD: ./autogen.sh --prefix=/opt/e17
-------------------------------------------------------------------------------
Running aclocal...
./autogen.sh: 8: aclocal: not found
O que significa isto? O mais certo é que não irá funcionar comigo....:confused:

Como devo remover o que instalei?
se tivesse sido por apt-get install, faria apt-get remove. Mas, para instalar, tive que fazer
Código:
$ wget http://omicron.homeip.net/projects/easy_e17/easy_e17.sh
$ chmod +x easy_e17.sh 
$ ./easy_e17.sh -i
Now what?!!?!
E agora?
 
Boa tarde.

Com curiosidade, decidi experimentar o E17.
Para isso segui este HowTo

No entanto, no fim da instalação, obtive este erro
Código:
--------------------------- Installing libraries (EFL) -------------------------
- imlib2 ..................... ERROR!
--------------------------------------------------------------------------------

----------------------------------- Last loglines ------------------------------
-------------------------------------------------------------------------------
EASY_E17 CMD: ./autogen.sh --prefix=/opt/e17
-------------------------------------------------------------------------------
Running aclocal...
./autogen.sh: 8: aclocal: not found
O que significa isto? O mais certo é que não irá funcionar comigo....:confused:

Como devo remover o que instalei?
se tivesse sido por apt-get install, faria apt-get remove. Mas, para instalar, tive que fazer
Código:
$ wget http://omicron.homeip.net/projects/easy_e17/easy_e17.sh
$ chmod +x easy_e17.sh 
$ ./easy_e17.sh -i
Now what?!!?!
E agora?

Esse howto é, como podes ver, o "método antigo" aqui neste post (2ª resposta neste tópico). O Rui Pais tinha isso na thread dele no fórum do Ubuntu. No entanto, agora eles (a equipa do Oz OS) criou uns repositórios, que automatizam o processo e evitam ao máximo a intervenção fazendo a mesma coisa.

É só adicionar uns repos (ver o post que indiquei acima) ao /etc/apt/sources.list e depois fazer
Código:
sudo aptitude update # ou apt-get update, é igual
sudo aptitude install e17-cvs
é muito simples e não tens que fazer mais malabarismos estranhos. Se tiveres algum problema com este método é porque a tua anterior tentativa de instalação está a ser conflituosa e é preciso fazer um workarround.
 
Esse howto é, como podes ver, o "método antigo" aqui neste post (2ª resposta neste tópico). O Rui Pais tinha isso na thread dele no fórum do Ubuntu. No entanto, agora eles (a equipa do Oz OS) criou uns repositórios, que automatizam o processo e evitam ao máximo a intervenção fazendo a mesma coisa.

É só adicionar uns repos (ver o post que indiquei acima) ao /etc/apt/sources.list e depois fazer
Código:
sudo aptitude update # ou apt-get update, é igual
sudo aptitude install e17-cvs
é muito simples e não tens que fazer mais malabarismos estranhos. Se tiveres algum problema com este método é porque a tua anterior tentativa de instalação está a ser conflituosa e é preciso fazer um workarround.
Fiz o que o post dizia e...:
Código:
---------------------------- Installing applications ---------------------------
- e .......................... ERROR!
--------------------------------------------------------------------------------
e ainda:
Código:
                         aviso: versões antigas do msgfmt vão dar um erro nisto
fi.po:3760: number of format specifications in 'msgid' and 'msgstr' does not match
fi.po:3782: number of format specifications in 'msgid' and 'msgstr' does not match
/usr/bin/msgfmt: encontrou 2 erros fatais
1164 mensagens traduzidas, 68 traduções aproximadas, 31 mensagens não traduzidas.
make[3]: *** [fi.gmo] Error 1
make[3]: *** Waiting for unfinished jobs....
............................................................................................................................................................................. terminado.
make[3]: Leaving directory `/home/bruno/e17_cvs/e17/apps/e/po'
make[2]: *** [stamp-po] Error 2
make[2]: Leaving directory `/home/bruno/e17_cvs/e17/apps/e/po'
make[1]: *** [all-recursive] Error 1
make[1]: Leaving directory `/home/bruno/e17_cvs/e17/apps/e'
make: *** [all] Error 2
-----------------------------------
Purge para tudo?!!? Como poderei eliminar tudo, mas tudo mesmo, do E17?!? Tudo do que tentei até agora...?!
Já tou a ver as coisas um pouco por um canudo... mas gostava mesmo de experimentar o E17...
 
Ora bem, (in)dependente, vamos lá tentar pegar bem no problema :).

A solução passa necessariamente por desfazer todas as tentativas já efectuadas. Para isso convém saber quais foram.

1º se instalaste por repositórios (aqueles que eu disse há bocado, do cafelinux.org) convém fazer uma limpeza usando o gestor de pacotes (já agora, confirmas que estás em Ubuntu?). Fazer:
Código:
sudo apt-get remove --purge e17-cvs
sudo apt-get autoremove
assim deves ficar com essa parte limpa e as dependências órfãs também desaparecem (por enquanto para não chatear).

2º Se tentaste o método do script "tradicional", segundo aquele método que indicaste antes deves fazer uma limpeza manual. Para isso:
Código:
sudo rm -frv ~/.e
e também
Código:
sudo rm -rf /opt/e17 /rmp/easy_e17

3º Se fizeste mais alguma tentativa, diz e explica bem o que é (se seguiste um howto posta o link).

Depois de fazer esta limpeza, dá algum feedback para ver se temos o terreno livre para recomeçar do princípio :).

Abraços, hth
 
Back
Topo