Thread do E17

Já usaram Enlightenment? Se sim gostaram?


  • Total voters
    170
Depois de fazer esta limpeza, dá algum feedback para ver se temos o terreno livre para recomeçar do princípio :).

Done!

À partida estará tudo a postos para uma nova instalação... Faço tudo do início pelo "novo" método, certo?

Fiz pelo novo método do post!Mas não entendo uma coisa....! Para configurar o GTK, a 1ª indicação é pelo método antigo? mas logo a seguir diz:

Método antigo (agora o novo método é preferível)
Qual devo seguir?!
Este segundo é o método novo ou ainda é antigo? É que não vejo nenhuma referência ao método novo mais à frente...!:confused:
 
Última edição pelo moderador:
Fiz pelo novo método do post!Mas não entendo uma coisa....! Para configurar o GTK, a 1ª indicação é pelo método antigo? mas logo a seguir diz:

Qual devo seguir?!
Este segundo é o método novo ou ainda é antigo? É que não vejo nenhuma referência ao método novo mais à frente...!:confused:

Aqui, acho que devo um pedido de desculpa a ti (e a todos) por essa confusão. De facto isso está mal organizado, logo vou reestruturá-lo.

Aquilo a que eu chamo "método novo" é o de adicionar os repositórios e fazer pelo APT. O método antigo é uma versão "manual disso".

A parte do GTK é igual para os dois métodos pois não tem nada a ver com a instalação do E17. Simplesmente crias um ficheiro de texto (com o gedit ou com o nano, ou outro):
Código:
sudo nano ~/.gtkrc-2.0
e depois adicionar:
Código:
gtk-theme-name = "Human"
gtk-icon-theme-name = "Tango"
gtk-font-name = "Bitstream Vera Sans 12"
Em só isto.

Já agora, só para confirmar, tens o E17 a correr?
 
Já agora, só para confirmar, tens o E17 a correr?


Bem....ele está instalado...:paranoid:

Entro com ele. Mas após 30segundos (+/-) aparece uma mensagem de erro
This is very bad. Enlightenment SEGV'd.

This is not meant to happen as is likely a sign of a bug in Enlightenment or the libraries it relies
on. You can gdb attach to this process now to try to debug it or you could exit, or just hit restart to try and get your desktop back the way it was.

Please compile everything with -g in your CFLAGS
Se eu soubesse o que fazer... sinto-me perdido... o Linux (a linguagem) ainda é um mistério...:nocom8le:

Edit: Além do mais, estou na sessão dita normal (a que normalmente uso) eo símbolo do Fifrefoz desapareceu e no desktop apareceu-me outros 3 símbolos adicionais, de outras partições que não veriam aparecer (tendo em conta que já apareciam antes, ou seja, para além dos antigos símbolos tenho outros 3 novos que não abrem nada...!|!!).
 
Última edição:
Bem....ele está instalado...:paranoid:

Entro com ele. Mas após 30segundos (+/-) aparece uma mensagem de erro
Se eu soubesse o que fazer... sinto-me perdido... o Linux (a linguagem) ainda é um mistério...:nocom8le:
É este tipo de coisas que desanimam (e com razão) as pessoas a usar o Enlightenment. O problema é que estamos numa muito má altura, porque o código oficial (CVS) está numa fase péssima. A solução (eu logo explico como se faz) vai ter de passar por voltar a um código de CVS de 19/Jan (mais ou menos). Até lá, podes sempre actualizar o E17 para ver se esse problema já está corrigido, abre um terminal e digitas:
Código:
sudo easy_e17.sh -u

Edit: Além do mais, estou na sessão dita normal (a que normalmente uso) eo símbolo do Fifrefoz desapareceu e no desktop apareceu-me outros 3 símbolos adicionais, de outras partições que não veriam aparecer (tendo em conta que já apareciam antes, ou seja, para além dos antigos símbolos tenho outros 3 novos que não abrem nada...!|!!).

Perdeste o símbolo do Firefox porque ele faz umas alterações a esse nível. Mas presumo que se clicares lá não tem problema. Os outros são ícones que ele cria para aplicações que podem não estar instaladas (e não precisam de estar) como o XMMS.

Se tiveres mais dúvidas apita, não desanimes :)
 
Agora o código deve estar estável (tem um problema com as auto-hiding shelves que eu espero que eles resolvam rapidamente). Se tinham problemas por ter instalado desde +/- dia 20 até ontem, façam um update ao código CVS:
Código:
sudo easy_e17.sh -u
 
É ver para crer (e eu hoje tenho estado a postar screens em todo o lado)





Isto hoje está zen até dizer chega mas é que não me sinto com espírito para walls mais puxados.
 
para mim esse tipo de wall's sao os mais bonitos... ja agora na primeira pic tens ali uns icones tipo tray icon e depois no resto desaparece... os icones q ali tens sao programas a correr em background right ?

ja agora em E se eu instalar o E por cima do ubuntu, os comandos ficam iguais certo ?

acho q vou dar a isto uma tryadela... o efeito q falaste na quick launch bar penso q sei do q falas... pelo menos quando experimentei o Live CD do gOS fiquei tambem espantado com um efeito q havia na barra... tipo parece que aproximava e depois fazia um fade...
 
para mim esse tipo de wall's sao os mais bonitos... ja agora na primeira pic tens ali uns icones tipo tray icon e depois no resto desaparece... os icones q ali tens sao programas a correr em background right ?

ja agora em E se eu instalar o E por cima do ubuntu, os comandos ficam iguais certo ?

acho q vou dar a isto uma tryadela... o efeito q falaste na quick launch bar penso q sei do q falas... pelo menos quando experimentei o Live CD do gOS fiquei tambem espantado com um efeito q havia na barra... tipo parece que aproximava e depois fazia um fade...

Aquela tray (no enlightenment chamam-se shelves ;)) de que falas está lá sempre simplesmente tem a opção "auto-hidding" e só aparece quando eu lá ponho o rato, se eu o tirar ela "esconde-se". Os "ícones" são modulos do próprio E (naquele caso slideshow, temperature cpufreq, network, forecasts e calendar) que tu inseres nas shelves. Na verdade é sempre assim. Por exemplo a barra das aplicações (à esquerda) é uma shelf com a transparência, a opção "por baixo de tudo", uma largura de 76 px. e com o módulo ibar. A das aplicações minimizadas é outra shelf, as mesma definições, só que tem 32 px, e o módulo é o ibox.

Sim, se instalares o Enlightenment os comandos mantêm-se, o Gnome continua lá, etc. Fica tudo na mesma. A diferença é que na janela de login (GDM) podes escolher em "session"/sessão a entrada "Enlightenment".

Se instalares vai postando as tuas dúvidas que eu dou-te umas tips de configuração ;)
 
Última edição:
ok...vou tomar isso em conta a serio que vou... depois nao te queixes quando pedir ajuda...é que realmente eh mesmo bonito, para mim uanto melhor mantendo certo aspecto mais bonito fica...há que ser funcional...se bem q eu admita q estou muito agarrado ao windows apenas porque ja tenho tudo configurado etc... tenho q ver se arranjo ai um dia inteiro pa porme a configurar tudo desdes a minha rede, emules e afins...

vou ler esta thread com atencao e ao isntalar e configurar as cenas se me surgirem duvidas recorro a ti...thanks pela disponibilidade foerecida
 
ok...vou tomar isso em conta a serio que vou... depois nao te queixes quando pedir ajuda...é que realmente eh mesmo bonito, para mim uanto melhor mantendo certo aspecto mais bonito fica...há que ser funcional...se bem q eu admita q estou muito agarrado ao windows apenas porque ja tenho tudo configurado etc... tenho q ver se arranjo ai um dia inteiro pa porme a configurar tudo desdes a minha rede, emules e afins...

vou ler esta thread com atencao e ao isntalar e configurar as cenas se me surgirem duvidas recorro a ti...thanks pela disponibilidade foerecida

No problem ;). No post inicial faltam umas tips que eu tinha que pôr mas sabes como é testes, exames, outras coisas para fazer...

Não sei se dominas mais ou menos o inglês, mas se sim, recomendo vivamente que uses também a thread a partir da qual eu fiz aquele tutorial onde eu também participei e tens lá uma dicas interessantes (que eu prometo um dia destes passar para aqui :D): http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=546746

Ah! E não, não me queixo quando pedires ajuda, lol :D

Abraço.
 
No problem ;). No post inicial faltam umas tips que eu tinha que pôr mas sabes como é testes, exames, outras coisas para fazer...

Não sei se dominas mais ou menos o inglês, mas se sim, recomendo vivamente que uses também a thread a partir da qual eu fiz aquele tutorial onde eu também participei e tens lá uma dicas interessantes (que eu prometo um dia destes passar para aqui :D): http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=546746

Ah! E não, não me queixo quando pedires ajuda, lol :D

Abraço.

n tenho quaisquer problemas com o inglesw por isso sera uma thread a levar em conta...ate pq tenho ali umas maquinas pa reforma po ferro velho q devem aguentar-se com isso... um P4 1.2 Ghz com 256 MB de Ram achas q aguenta com isso ? pa net, office, umas musicas... e tal...
 
n tenho quaisquer problemas com o inglesw por isso sera uma thread a levar em conta...ate pq tenho ali umas maquinas pa reforma po ferro velho q devem aguentar-se com isso... um P4 1.2 Ghz com 256 MB de Ram achas q aguenta com isso ? pa net, office, umas musicas... e tal...

Aguenta, sim. Mas para esse caso recomendo-te que sigas este guia, porque o Ubuntu em si é um bocado pesado.
 
Instalei hoje o Enlightenment no meu Ubuntu e estou a gostar bastante. Já arranjei um tema ao meu gosto só que tenho a barra default, em baixo. Como gostei muito dos screenshots que tenho visto por aqui gostava de saber como é que posso pôr uma barra lateral como a que o neonl tem.
 
Instalei hoje o Enlightenment no meu Ubuntu e estou a gostar bastante. Já arranjei um tema ao meu gosto só que tenho a barra default, em baixo. Como gostei muito dos screenshots que tenho visto por aqui gostava de saber como é que posso pôr uma barra lateral como a que o neonl tem.

A única coisa que eu fiz naquela barra foi criar uma shelf, colocá-la naquele sítio, adicionar o módulo ibar, definir a shelf como "invisible". Depois é só meter icones na ibar através das do menu applications, dentro do control panel do Enlightenment.
 
Back
Topo