Thread do Offtopic - Há prazo legal para troca de jogos?

Para não acontecer isso do não gostei é que existe o chamado test drive.

Acho que vou deixar passar este e compro depois em segunda mão. 100€ agora no natal em 2 marios é mt puxado :P
 
Tens 14 dias após a compra para pedir o dinheiro de volta sem qualquer justificação. As únicas excepções sao para compras tipo licenças OEM onde mal abras as embalagens ficas com acesso a informação única e intransmissível. Os jogos da Nintendo vêm selados é verdade... mas muitas lojas vendem-nos sem os selos da Nintendo, pelo que isso nao é desculpa. Agora é importante é levar tudo em perfeitas condições e com o selo do Igac.

A partir de agora com 70 euros jogo tudo o que me interessar. É comprar, acabar e trocar por outro. Está na lei posso o fazer. Já não gasto mais dinheiro em jogos.

Not.....
 
A partir de agora com 70 euros jogo tudo o que me interessar. É comprar, acabar e trocar por outro. Está na lei posso o fazer. Já não gasto mais dinheiro em jogos.

Not.....

é que é mesmo assim... amanha meto aqui os decretos lei/artigos.

Até la...podes começar a tentar provar o contrário.
 
é que é mesmo assim... amanha meto aqui os decretos lei/artigos.

Força, andamos a gastar dinheiro à parva.

Admitindo que a lei permite este tipo de comportamento, é uma lei parva. Eu sou um consumidor, mas é fácil perceber que o tempo de troca permitido nunca deve ser superior ao tempo normal de utilização. 2-3 dias para um jogo ainda é como o outro agora com 15 dias acaba-se a maior parte dos jogos....twice.
 
Última edição:
Força, andamos a gastar dinheiro à parva.

Admitindo que a lei permite este tipo de comportamento, é uma lei parva. Eu sou um consumidor, mas é fácil perceber que o tempo de troca permitido nunca deve ser superior ao tempo normal de utilização. 2-3 dias para um jogo ainda é como o outro agora com 15 dias acaba-se a maior parte dos jogos....twice.
Um aspirador também tem garantia de 15 dias e nesse tempo quantas limpezas à casa fazes?

Claro que se pressupõe a honestidade do cliente, mas é um direito que temos; e se assim fôr não acho uma lei parva; acho é parvo que pessoas tomem partido dela nesses casos que referes, e nos casos conhecidos de pessoas que compram roupa para irem sair 6ª à noite e depois a devolvem.

Bom, mas com isto andávamos à volta indefinidamente, o que é preciso é termos acesso à transcrição da tal "garantia de 15 dias/periodo de reflexão" e de facto tirar conclusões.
 
Um aspirador também tem garantia de 15 dias e nesse tempo quantas limpezas à casa fazes?
Desculpa lá mas é uma comparação idiota....Se for devolver o aspirador preciso comprar outro.

Claro que se pressupõe a honestidade do cliente, mas é um direito que temos;
Leis que dependem da honestidade das pessoas.....são más leis....

acho é parvo que pessoas tomem partido dela nesses casos que referes, e nos casos conhecidos de pessoas que compram roupa para irem sair 6ª à noite e depois a devolvem.
Também é parvo que as pessoas roubem mas acontece.....As boas leis são as leis sem buracos que evitem a hipotese de abuso. 15 dias para jogos é um exagero, e quem for honesto troca o dia no dia seguinte à compra.
 
De certeza que os 15 dias são uma lei? Tenho a sensação de que são simplesmente políticas e marketing de várias lojas, mas ninguém as obriga. Existe é a garantia de 2 anos



Se existisse essa regra dos 15 dias para DVDs e jogos, não existiam clubes de vídeo.
 
Desculpa lá mas é uma comparação idiota....Se for devolver o aspirador preciso comprar outro.
E porque precisas de comprar outro?

Não tens, provavelmente devias porque é um electrodoméstico que dá jeito, mas para uma aspiradela em casa... cumpriu a sua função; tal como o jogo se acaba em 15 dias.
Leis que dependem da honestidade das pessoas.....são más leis...
De que outra forma defines a garantia de satisfação de um produto? Satisfação é uma sensação/sentimento pelo que é impossível de lhe aplicar regras fixas. O produto até pode fazer exactamente o que dizia na caixa... mas não te satisfazer... é preciso é ter bom senso.

Não será a melhor lei; de facto, mas é as leis possíveis de forma a preservar os direitos dos clientes, é melhor do que simplesmente não haver trocas no prazo de 15 dias e em vez disso ir logo para RMA.
Também é parvo que as pessoas roubem mas acontece.....As boas leis são as leis sem buracos que evitem a hipotese de abuso. 15 dias para jogos é um exagero, e quem for honesto troca o dia no dia seguinte à compra.
Por essa lógica, 15 dias para o teste do que quer que seja é um exagero, e isso inclui o meu exemplo de um aspirador, quem fôr honesto aspira no primeiro dia, não gosta e vai devolver, mas também o posso manter mais 14 dias em casa, o chamado periodo de reflexão.

Mesmo que nos jogos isto não se aplique (estou à espera de ler a coisa, por isso reservo julgamento) a garantia dos 15 dias aplica-se a imensos produtos de forma incontornável... e pode ser muito mal utilizada pelo cliente para seu proveito.

Não será perfeito como dizes; mas é o possivel.
De certeza que os 15 dias são uma lei? Tenho a sensação de que são simplesmente políticas e marketing de várias lojas, mas ninguém as obriga. Existe é a garantia de 2 anos



Se existisse essa regra dos 15 dias para DVDs e jogos, não existiam clubes de vídeo.
É uma directiva da união europeia; dentro dela todos os países têm a tal garantia pelo menos para alguns produtos.

Tal não se aplica a outras grandes potencias como a América e Japão. É um pouco como todos os produtos dentro da comunidade europeia terem de ter 2 anos de garantia, fora dela o mesmo produto normalmente tem um ano de garantia.
 
Última edição:
Eu penso que a lei tem la uma frase que exclui os abusos.

Senão pela vossa lógica, compramos um jogo pa oferecer, a pessoa já tem, e não o aceitam de volta mesmo que esteja impecável, pq não acreditam no cliente. Se não acreditam o problema é vosso. Digam onde trabalham para eu não passar por lá :P

Na lei tens uns dias para trocar, ou as grandes superfícies aceitam trocas por simpatia?

Uma pessoa pode abusar tanto a nível de software como hardware. Podes comprar um topo de gama e ir trocando de PC de 2 em 2 semanas. Ou então compras um plasma, sistema de som etc, agora po natal e passagem de ano e em janeiro devolves.
 
Última edição:
Isto está um bocadinho off, mas insisto: Trocam os jogos, filmes, cds se estes tiverem selados!!! Se estiverem abertos e em bom estado, não os trocam!

Edit: O Jumbo é um bom exemplo. Em Faro faziam trocas por "não satisfação", mas como havia abusos (conheci quem comprasse impressora para imprimir umas fotos de que precisava e depois devolveu) já não praticam esta politica, logo não há lei para ninguem!
 
Última edição:
pelo ke vejo num site inglês tem que tar selado sim. Cá deve ser parecido. Mas o plasma não tem que estar selado :P E seja como for, isto vai contra a política das lojas que dizem que simplesmente não trocam software.

When you can't cancel

Please note that there are circumstances when you cannot cancel unless the trader has given you a specific contractual right to do so.

These are if:

* The trader has already started to provide the service within the cancellation period and you have agreed to this. You must have been told in writing - before the supplier agreed to carry out the service - that you would then lose your right to cancel.
* You had the goods made to your specifications or personalised.
* The items are likely to go off or deteriorate quickly, such as flowers or fresh foods.
* The goods by their nature cannot be returned.
* You have opened sealed software, CDs, DVDs etc.
* They are newspapers, periodicals or magazines.
* You bought betting, gaming or lottery services.
* The price is dependent on fluctuations in the financial market.
* Goods are clearly personalised
in http://www.consumerdirect.gov.uk/after_you_buy/buying_at_home/returning-cancelling/
 
Última edição:
E porque precisas de comprar outro?

Não tens, provavelmente devias porque é um electrodoméstico que dá jeito, mas para uma aspiradela em casa... cumpriu a sua função; tal como o jogo se acaba em 15 dias.
Isto é tão estupido que nem sei que te dizer sinceramente. O jogo acabas em 15 dias e já tiraste TODO o proveito. O aspirador apesar de o aproveitares durante 15 dias....seria útil por 20, por 60, por 120 dias, logo ao trocá-lo estás a perder qualquer coisa. Não perdes nada ao trocar um jogo que já acabaste e que nunca mais irás tocar....

De que outra forma defines a garantia de satisfação de um produto? Satisfação é uma sensação/sentimento pelo que é impossível de lhe aplicar regras fixas. O produto até pode fazer exactamente o que dizia na caixa... mas não te satisfazer... é preciso é ter bom senso.
Jogo algo até ao fim, mas como o jogo era curto não fiquei satisfeito vou trocar.....ou vou ao cinema, não gosto do filme e vou pedir o meu dinheiro de volta.....Há coisas para as quais a "garantia de satisfação" não faz sentido.

Não será a melhor lei; de facto, mas é as leis possíveis de forma a preservar os direitos dos clientes,
E os direitos dos comerciantes? Correm o risco de serem obrigados a trocar sucessivamente um jogo só porque legalmente a pessoa pode dizer que não está satisfeita.

é melhor do que simplesmente não haver trocas no prazo de 15 dias e em vez disso ir logo para RMA.Por essa lógica, 15 dias para o teste do que quer que seja é um exagero, e isso inclui o meu exemplo de um aspirador, quem fôr honesto aspira no primeiro dia, não gosta e vai devolver, mas também o posso manter mais 14 dias em casa, o chamado periodo de reflexão.
A questão não é se são 10, 15 ou 30 dias. O que não faz sentido é durante o periodo de reflexão eu ter a possibilidade tirar usufruto total de um produto, usá-lo todo, e depois ter o direito de ir trocar. E como é obvio, um aspirador tal como as televisões, frigorificos, fogões, são aparelhos de longa duração. 15 dias no tempo de vida de um aspirador é desprezável, por outro lado 15 dias é mais do que o "tempo de vida" de um jogo ou DVD...
 
Mas isso nem existe na lei. Apenas troca directa ou devolução de dinheiro (em caso de não existir stock para efectuar a troca) apenas se houver um problema no artigo.
 
por outro lado 15 dias é mais do que o "tempo de vida" de um jogo ou DVD...

Só se for para ti. Eu gosto de aproveitar o jogo ao máximo com o seu devido tempo e não estar com a pressa de joga-lo em 15 dias para trocalo por outro(o que é estúpido, já que os comerciantes estão a por boa fé no consumidor ao deixalo trocar o jogo se não gostar, e o que estás a sugerir é abuso) e depois é sempre bom passado talvez uns meses pegar nele de novo para reviver a experiência e depois há aqueles que têm jogabilidade online tipo mario strikers charged...

Cumpz
 
(o que é estúpido, já que os comerciantes estão a por boa fé no consumidor ao deixalo trocar o jogo se não gostar, e o que estás a sugerir é abuso)

O que estou a sugerir é o que dizem ser possível pela lei. Segundo se diz nesta thread os comerciantes não estão a dar nada ao trocar um jogo, são obrigados por lei a fazê-lo.

Há jogos que duram mais de 15 dias mas nem todos. Jogos como Heavenly Sword, God of War, Gears of War acabam-se na boa em 15 dias, sem precisar de sessões intensas de jogatina.
 
Isto é tão estupido que nem sei que te dizer sinceramente. O jogo acabas em 15 dias e já tiraste TODO o proveito. O aspirador apesar de o aproveitares durante 15 dias....seria útil por 20, por 60, por 120 dias, logo ao trocá-lo estás a perder qualquer coisa. Não perdes nada ao trocar um jogo que já acabaste e que nunca mais irás tocar....
O que te garante que acabaste o jogo em 15 dias, ou não o vais querer rejogar?

A única diferença real, e distinção que pode ser feita é que o aspirador é uma maquina, e um videojogos é um produto para ser tocado numa máquina (neste caso consola) mas pronto, se quiseres retira o jogo e mete "consola+jogo/bundle" ou o que quiseres; e já inclui máquina.

A premissa era simples, não a compliques.
Jogo algo até ao fim, mas como o jogo era curto não fiquei satisfeito vou trocar.....ou vou ao cinema, não gosto do filme e vou pedir o meu dinheiro de volta.....Há coisas para as quais a "garantia de satisfação" não faz sentido.
Um um bilhete de cinema é bem diferente de algo que compras numa loja, se isso se aplicasse a um bilhete de cinema era semelhante a pagares um hamburger e reclamares, devolves o quê, o bilhete/factura? Nos casos que referimos tens a diferença fundamental que o produto pode ser devolvido.

Mas sim, o que dizes não faz sentido, se é isso que pretendias.
E os direitos dos comerciantes? Correm o risco de serem obrigados a trocar sucessivamente um jogo só porque legalmente a pessoa pode dizer que não está satisfeita.
Se o item estiver em perfeitas condições e eles o compromisso (já nem digo lei, mas compromisso da própria loja) da devolução no prazo de 15 dias... sim, que remédio têm eles.

Mas os comerciantes também têm os direitos deles, como creio ser o caso do direito de admissão; se eles não te quiserem vender alguma coisa são livres de não o fazer; uma razão perfeitamente válida a meu ver seria se de facto fosses um abusador.
A questão não é se são 10, 15 ou 30 dias. O que não faz sentido é durante o periodo de reflexão eu ter a possibilidade tirar usufruto total de um produto, usá-lo todo, e depois ter o direito de ir trocar. E como é obvio, um aspirador tal como as televisões, frigorificos, fogões, são aparelhos de longa duração. 15 dias no tempo de vida de um aspirador é desprezável, por outro lado 15 dias é mais do que o "tempo de vida" de um jogo ou DVD...
Lá está, são aparelhos, e um videojogo não é um aparelho, mas a consola é.

Dito isto, percebo onde estás a ir, mas tiras usufruto total e imediato de um electródomestico, não há "unlockables".

Tanto para um electrodoméstico, como para um videojogo, se efectivamente são iguais legalmente; a troca deve ser feita com bom senso, mas o bom senso não pode ser legislado, é relativo.
 
Mas os comerciantes também têm os direitos deles, como creio ser o caso do direito de admissão; se eles não te quiserem vender alguma coisa são livres de não o fazer; uma razão perfeitamente válida a meu ver seria se de facto fosses um abusador.

A única situação em que isso aconteçe, e é obrigatório ter o documento oficial afixado, é no caso das bebidas alcoolicas, em que é proibida a venda a quem se apresente embriagado ou com deficiência ao nível psicológico. Até, por exemplo, nos casos em que a loja não nos deixa pagar com um cartão (normalmente o de crédito), artigos em saldo, argumentando os custos de comissões inerentes a estes tipos de pagamento, estão a cometer uma ilegalidade. São obrigados a aceitar ;)
 
Última edição:
Back
Topo