Thread do Offtopic - Há prazo legal para troca de jogos?

A única situação em que isso aconteçe, e é obrigatório ter o documento oficial afixado, é no caso das bebidas alcoolicas, em que é proibida a venda a quem se apresente embriagado ou com deficiência ao nível psicológico. Até, por exemplo, nos casos em que a loja não nos deixa pagar com um cartão (normalmente o de crédito), artigos em saldo, argumentando os custos de comissões inerentes a estes tipos de pagamento, estão a cometer uma ilegalidade. São obrigados a aceitar ;)
Então que formas tem uma loja de se proteger contra um cliente abusador?

Dou como exemplo a *****... conheço uma pessoa que foi lá à vontade trocar o telemóvel umas 5 vezes (e nem tinha grande razão para o fazer) e eles sempre a complicarem, mas estavam abrangidos nos 15/30 dias (ou da loja, ou da própria vodaphone, não sei), mas lá tiveram que ir trocando para satisfazer o capricho...

A gerência não podia recusar vender-lhe outro equipamento se ele lá voltasse? (se eu fosse o gerente e tivesse esse meio de me precaver, ai se não recusava)
 
Então que formas tem uma loja de se proteger contra um cliente abusador?

Dou como exemplo a *****... conheço uma pessoa que foi lá à vontade trocar o telemóvel umas 5 vezes (e nem tinha grande razão para o fazer) e eles sempre a complicarem, mas estavam abrangidos nos 15/30 dias (ou da loja, ou da própria vodaphone, não sei), mas lá tiveram que ir trocando para satisfazer o capricho...

A gerência não podia recusar vender-lhe outro equipamento se ele lá voltasse? (se eu fosse o gerente e tivesse esse meio de me precaver, ai se não recusava)

Vou resumir, que já é a 3ª vez que escrevo e a pagina vai ao ar >(

Por lei, não tens que efectuar troca. Logo, evitas essa situação.
Quem faz troca por não satisfação, até tem por norma, afixado algures :D uma lista de productos que não são abrangidos por esse tipo de troca.
 
No site da Worten está:

Qual o prazo para devolver os artigos adquiridos no site da WORTEN?

O Prazo para a devolução de artigos são 15 dias após a compra, e pode fazê-lo desde que:
Devolvido em embalagem original e nas mesmas condições nas quais foi vendido.
Devoluções de Software: Não aceitaremos devoluções de software cuja embalagem tenha sido aberta, e o software utilizado ou violado de qualquer forma.

No site da ***** está:

Trocar artigos:
Após a recepção da encomenda, o cliente dispõe de um prazo de 30 dias para trocar o artigo adquirido que deverá respeitar as seguintes condições:
- Restituição dos artigos em devidas condições de utilização.
- Não são aceites trocas de gravações áudio e vídeo, de discos, de programas informáticos e telemóveis que não tenham selo de garantia ou estejam violados.
- Não são aceites trocas de bilhetes de eventos culturais ou espectáculos (nacionais ou internacionais).

Penso que as regras do site serão iguais à da loja.
 
Eu acho que o vendedor não é obrigado a aceitar um cliente.

Mas imagina na *****, um cliente que consome por ano 1000€. E vai la trocar um dvd, ke reparou ke já tinha e só reparou ke já tinha quando começou a ver o filme, pq pensava que era outro ou assim. Qual a vantagem para o gerente perder um cliente de 1000€ por uma discussão sobre a devolução ou não de um produto de 20€ ?

Até pq para a loja, o custo da retoma é meia dúzia de centimos, para recolocar o plastico à volta da caixa do dvd.
 
Eu acho que o vendedor não é obrigado a aceitar um cliente.

Mas imagina na *****, um cliente que consome por ano 1000€. E vai la trocar um dvd, ke reparou ke já tinha e só reparou ke já tinha quando começou a ver o filme, pq pensava que era outro ou assim. Qual a vantagem para o gerente perder um cliente de 1000€ por uma discussão sobre a devolução ou não de um produto de 20€ ?

Até pq para a loja, o custo da retoma é meia dúzia de centimos, para recolocar o plastico à volta da caixa do dvd.

A isso chama-se bom senso, não lei ;)
 
Acerca do sitte da ***** o que lá está escrito não está de acordo com a lei (pelo menos na sua totalidade) quando eu encontra a DECO referente a este assunto meto uns scans
 
Jogos Abertos (nao Selados) NÃo Se Trocam...

A Única Troca Possivel É Por Outro Igual... Caso Estejam Avariados por exemplo.. e mesmo esses teem de ter o selo do IGAC intacto...

E Ponto Final...

(podem ver na deco, na lei etc.... sao medidas anti pirataria)
 
Última edição:
Jogos Abertos (nao Selados) NÃo Se Trocam...

A Única Troca Possivel É Por Outro Igual... Caso Estejam Avariados por exemplo.. e mesmo esses teem de ter o selo do IGAC intacto...

E Ponto Final...

(podem ver na deco, na lei etc.... sao medidas anti pirataria)


medidas anti-pirataria? OMG quer dizer que as protecções que eles colocam nos CDs e DVDs e jogos afinal não servem para nada?
 
O que te garante que acabaste o jogo em 15 dias, ou não o vais querer rejogar?
Sim, e qual é a percentagem de jogos que depois de acabar vão para a prateleira e nunca mais lhes tocas?

A única diferença real, e distinção que pode ser feita é que o aspirador é uma maquina, e um videojogos é um produto para ser tocado numa máquina (neste caso consola) mas pronto, se quiseres retira o jogo e mete "consola+jogo/bundle" ou o que quiseres; e já inclui máquina.
Consola + Jogo? Mas estamos a falar da troca de jogos ou hardware? Estas tuas comparações já estão a ficar algo estranhas. E a unica distinção é que o aspirador é uma máquina? O tempo de vida util não é substancialmente diferente (entre o jogo e o aspirador)?

A premissa era simples, não a compliques.
A premissa era simples....e idiota também.

Um um bilhete de cinema é bem diferente de algo que compras numa loja, se isso se aplicasse a um bilhete de cinema era semelhante a pagares um hamburger e reclamares, devolves o quê, o bilhete/factura? Nos casos que referimos tens a diferença fundamental que o produto pode ser devolvido.
Tu ao comprares um jogo estás a comprar Software, não o DVD em que ele está impresso (vê o exemplo de jogos via Steam, não é por não ter o DVD que deixas de comprar). O que tu devolves é o DVD, o usufruto do software já o tiveste.....A parte de devolveres o DVD é simplesmente um pormenor. E já agora como será a lei para devoluções de itens em formato electrónico?

Mas sim, o que dizes não faz sentido, se é isso que pretendias.Se o item estiver em perfeitas condições e eles o compromisso (já nem digo lei, mas compromisso da própria loja) da devolução no prazo de 15 dias... sim, que remédio têm eles.
Estamos a falar de lei, não estou a falar dos gajos que voluntariamente põe um cartaz a dizer "Trocamos tudo no prazo de 15 dias". Aí o problema é deles.

Mas os comerciantes também têm os direitos deles, como creio ser o caso do direito de admissão; se eles não te quiserem vender alguma coisa são livres de não o fazer; uma razão perfeitamente válida a meu ver seria se de facto fosses um abusador.
A partir do momento em que compraste o primeiro, se a loja for obrigada pela lei a trocar, como é que vai exercer o direito de não venda? No primeiro eles não te conheciam....

Lá está, são aparelhos, e um videojogo não é um aparelho, mas a consola é.
Mas porque raio entrou a consola na discussão? Para o teu argumento do aspirador não ficar "no ar"? Estamos a falar de jogos, estou-me a borrifar para a porcaria das consolas. Claro que as consolas são completamente diferentes dos jogos (e semelhantes ao aspirador).

Dito isto, percebo onde estás a ir, mas tiras usufruto total e imediato de um electródomestico, não há "unlockables".
Pah.....
A questão não é se tiras usufruto imediato do produto. A questão é se tiras usufruto TOTAL e ABSOLUTO de tal forma que se pegasses no produto e o pusesses no lixo não perdias absolutamente (ou quase) nada! Como é obvio ninguém vai pegar num aspirador e deitá-lo para o lixo (nem fechá-lo num armário) após 15 dias de uso. Porquê? Porque a maravilha do aspirador é sempre util!
Um jogo (grande parte deles) depois de os acabares vão para uma prateleira, bau ou afins. Porquê? Porque já os usaste, já não precisas deles! Percebes?


Tanto para um electrodoméstico, como para um videojogo, se efectivamente são iguais legalmente; a troca deve ser feita com bom senso, mas o bom senso não pode ser legislado, é relativo.
Leis que se baseiam no bom-senso dos "utilizadores" são más leis, tal como é mau um programa que não valida toda e mais alguma porcaria que um utilizador possa fazer de errado.
 
Última edição:
mas quem é que compra um jogo para experimenta 15 dias? o p2p existe pra quê? :P

Imaginem o norton, licença de 1 ano, instalas, mas não registas, não gostas e keres devolver. Não usufruiste nada pq o norton sem tar registado funciona prai 30 dias.

O windows chamado pirata, funciona 30 dias tb, qual a diferença de usar windows pirata, ou usar o legal, sem usar a licença e dps devolver se não gostar?



Para evitar esses casos, só têm é ke proliferar as demos nas consolas. Isso é que dá muito jeito para a pessoa não cometer o erro e não ter que devolver.
 
Última edição:
Para evitar esses casos, só têm é ke proliferar as demos nas consolas. Isso é que dá muito jeito para a pessoa não cometer o erro e não ter que devolver.

Embora seja quase impossível um dia haver demos para a wii, acho que é uma boa ideia que a nintendo devia ponderar porque é uma das coisas que eles perdem em relação à xbox360 e à ps3 porque estas mesmo sendo next gen têm demos disponíveis e estes ajudam sempre a vermos como é um jogo basicamente(calro que o jogo não é s´o qe está no demo, mas prontos).
Por outro lado temos que ver que a wii tem uma jogabilidade diferente das outras consolas, e que uma demo para ela seria mais dificil de fazer do que pras outras consolas...
 
mas quem é que compra um jogo para experimenta 15 dias? o p2p existe pra quê? :P

Aqueles que não chipam as consolas porque não gostam de estragar a garantia....
E para quê entrar pela ilegalidade quando somos protegidos pela lei?

Imaginem o norton, licença de 1 ano, instalas, mas não registas, não gostas e keres devolver. Não usufruiste nada pq o norton sem tar registado funciona prai 30 dias.

O windows chamado pirata, funciona 30 dias tb, qual a diferença de usar windows pirata, ou usar o legal, sem usar a licença e dps devolver se não gostar?
Mas o Norton e o Windows são completamente diferentes de um jogo. O Norton tem vida util de 1 ano, o Windows para aí de 5 anos. 15 dias são insignificantes comparados com a vida útil. Um jogo...dura bem menos. Os 15 dias para troca de um Norton ou Windows não me fazem confusão nenhuma.
Por outro lado temos que ver que a wii tem uma jogabilidade diferente das outras consolas, e que uma demo para ela seria mais dificil de fazer do que pras outras consolas...
Jogabilidade? O que raio a jogabilidade tem a ver com ser possível fazer um demo? O problema da Wii é não ter disco rigido....
 
Última edição:
Para evitar esses casos, só têm é ke proliferar as demos nas consolas. Isso é que dá muito jeito para a pessoa não cometer o erro e não ter que devolver.

eu quando disse jogabilidade estavame a referir aos controlos da wii porque esta não se resume a carregar em botões, é muito mais que isso. Em relação aos demos, não é preciso obrigatoriamente que tenham que ser sacados da net e ir para um disco rígido, podem vir num dvd com a revista da nintendo por exemplo(como faziam com a revista da playstation, aquele disco que vinha sempre com demos jogáveis e videos).
 
eu quando disse jogabilidade estavame a referir aos controlos da wii porque esta não se resume a carregar em botões, é muito mais que isso.
Sim....e em que é que isso interfere com a criação do demo?....

podem vir num dvd com a revista da nintendo por exemplo(como faziam com a revista da playstation, aquele disco que vinha sempre com demos jogáveis e videos).
Poder até podem, mas o meu de distribuição por excelencia será sempre o online. É muito mais pratico, e tem custos de distribuição mais localizados.
 
Tinha que se configurar o demo de modo que reaja com os movimentos do wiimote, o que dá mais um bocado de trabalho do que configurar por botões, como é nas outras consolas(acho eu).
Agora a única coisa que podemos desejar é que a wii lance um firmware que leia discos rígidos pela porta usb(como fizeram com os teclados). Era um passo dado em frente pela nintendo( ou então se a nintendo não quiser então que lance dvd's com demos jogáveis na revista).
 
Sim, e qual é a percentagem de jogos que depois de acabar vão para a prateleira e nunca mais lhes tocas?
E qual a percentagem de jogos que acabo em 15 dias? Muito poucos, porque realisticamente... a minha vida não é jogar.

Eu até me arriscava a dizer que a maior parte das pessoas nem acaba a maior parte dos jogos.
Consola + Jogo? Mas estamos a falar da troca de jogos ou hardware? Estas tuas comparações já estão a ficar algo estranhas.
Estamos a contextualizar de forma a ser de facto comparável directamente, admitindo que não era (mas o que se queria fazer passar era a tal ideia simples, e que passava).
E a unica distinção é que o aspirador é uma máquina? O tempo de vida util não é substancialmente diferente (entre o jogo e o aspirador)?
Daí a inclusão de outra maquina, uma consola, no exemplo.

De resto um jogo pode ter o tempo de vida util que quiseres, assim como um aspirador tecnicamente tem a sua função cumprida quando dás uma volta à casa com ele, podes é voltar a utilizá-lo.

Admitidamente um aspirador é mais propicio a ser utilizado de novo e não precisa de acessórios para tal (um jogo é um acessório, para uma consola), mas se a lei permitir trocas por não satisfação do dito cujo, e não permitir a um jogo/software... tem de fazer essa ressalva que os abranja.
A premissa era simples....e idiota também.
Nem por isso implicava que também podes usufruir de outras coisas na totalidade e depois ir trocar.
Tu ao comprares um jogo estás a comprar Software, não o DVD em que ele está impresso (vê o exemplo de jogos via Steam, não é por não ter o DVD que deixas de comprar). O que tu devolves é o DVD, o usufruto do software já o tiveste.....A parte de devolveres o DVD é simplesmente um pormenor. E já agora como será a lei para devoluções de itens em formato electrónico?
Certo, mas esse software é vendido de forma fisica; quem te diz que não tive o usufruto de qualquer outro artigo que tive o direito de devolver?

Posso ter tido.
Estamos a falar de lei, não estou a falar dos gajos que voluntariamente põe um cartaz a dizer "Trocamos tudo no prazo de 15 dias". Aí o problema é deles.
Estamos ambos a falar de lei, mas antes de estar a dizer que é assim e assado prefiro dar essa margem.
A partir do momento em que compraste o primeiro, se a loja for obrigada pela lei a trocar, como é que vai exercer o direito de não venda? No primeiro eles não te conheciam....
Para que não se repetisse. Mas parece que não têm esse direito.
Mas porque raio entrou a consola na discussão? Para o teu argumento do aspirador não ficar "no ar"? Estamos a falar de jogos, estou-me a borrifar para a porcaria das consolas. Claro que as consolas são completamente diferentes dos jogos (e semelhantes ao aspirador).
A comparação era simples e linear não para ser levada no sentido literal, mas já que insistes em fazê-lo meti a consola.

Já que as consolas são totalmente diferentes dos jogos... então e uma consola que trás um jogo? não posso usufruir dela e ir trocar por insatisfação?
A questão não é se tiras usufruto imediato do produto. A questão é se tiras usufruto TOTAL e ABSOLUTO de tal forma que se pegasses no produto e o pusesses no lixo não perdias absolutamente nada! Como é obvio ninguém vai pegar num aspirador e deitá-lo para o lixo (nem fechá-lo num armário) após 15 dias de uso. Porquê? Porque a maravilha do aspirador é sempre util!
Mas isso não quer dizer que não tenha tirado o usufruto total dele.

Imagina que o meu aspirador na realidade foi para RMA e lembrei-me de ir a uma loja arranjar um para substituição? se a lei permite a questão dos 15 dias... efectivamente posso-me aproveitar dela. E se é a loja que o permite... idem.

Ou que normalmente tenho uma companhia de empregadas que vem aí (daily maid, por exemplo) mas que por greve ficam sem cá vir 2 semanas.

Pá tens tantas razões especuláveis para eu ter uma razão para me aproveitar de uma facilidade que me dão, e de má fé.

Agora o que concordo é que estar a discutir aspiradores já começa a ser offtopic para a thread, questão inicial; mas era por isso que era um aparte.
Um jogo (ou a maior parte deles) depois de os acabares vão para uma prateleira, bau ou afins. Porquê? Porque já os usaste, já não precisas deles! Percebes? Dass.
Sempre percebi, mas nada te garante que esse tempo util foi 15 dias. Tens trials de jogos online que duram mais que isso.
Leis que se baseiam no bom-senso dos "utilizadores" são más leis, tal como é mau um programa que não valida toda e mais alguma porcaria que um utilizador possa fazer de errado.
Não digo que não... mas como disse, às vezes são as leis possíveis.

Não só no que toca a consumidores, mas também as leis de empregamento e outros sectores. São relações de troca/dependência de humanos para humanos, não é possivel de estipular sem teres buracos e não seres extremamente rígido. (até dava exemplos, mas não vale a pena desenvolver para estes lados, é apenas uma constatação)
 
Se alguem descobrir o decreto de lei que fala no assunto que poste aqui. Assim ficamos todos esclarecidos. Eu andei à procura mas não encontrei.
 
Artigo 9.º
Garantias voluntárias
1 -
A declaração pela qual o vendedor, o fabricante ou qualquer intermediário promete reembolsar o preço pago, substituir, reparar ou ocupar-se de qualquer modo da coisa defeituosa vincula o seu autor nas condições constantes dela e da correspondente publicidade.


Acho que isto quer dizer que apenas quem anuncia trocas, o tem que fazer.
 
Back
Topo