Thread do Overclock Coffee Lake

Boas!

Mais um update nas minhas aventuras (o tempo livre não tem sido muito para me dedicar a isto mais a sério).

Estava a fazer uma coisa mal que me estava a afectar negativamente a estabilidade e temperaturas. Nas mobos Asus XI hero quando se activa o XMP ele lança um pop-up onde pergunta se queremos que ele faça optimizações - é importante escolher não ou caso contrário ele aumenta vcore de forma completamente desregulada.

Com isso em mente decidi começar do 0 e cheguei às seguintes settings:

Mult: 49
AVX Mult: 45 - AVX aumenta brutalmente a temperatura do 9900k e faz um vdroop enorme o que obriga a aumentar imenso o vcore
LLC: 6
Max CPU current: 170% - sem isto faz throttle ocasional nalguns workloads pesados.
CPU core/cache current limit: 255 (máximo) - sem isto o cpu fazia sempre throttle down para 4.4GHz em workloads pesados.
Cache ratio: 43 - forçar valor default e pelo que tenho visto aumentar produz ganhos insignificantes.
Vcore: 1.24v

Assim workloads pesados AVX e não AVX quanto muito chegam perto dos 90ºC mesmo sem o cooler a puxar muito.

Cinebench single: 215
Cinebench multi: 2129

Para já vou ficar por aqui pois tenho um projecto em mãos que me vai ocupar nos próximos dias e depois vou de férias para a terrinha.
Quando voltar vou então explorar melhor outras voltagens para melhorar temperaturas. Duvido muito que consiga atingir 5GHz neste cpu sem aumentar consideravelmente o Vcore e por consequencia as temperaturas.
 
Para quem usa o PC basicamente só para jogar justifica meter "off" o AVX?
Tudo depende das temperaturas que consegues sem Avx. No meu 8700k a 5.1 Ghz tenho Avx 0 mas dai para cima tenho que aumentar se nao as temperaturas sobem muito. Tudo depende do teu caso. Mas por exemplo se tens Overclock 5.0 Ghz com Avx 1 os ganhos em jogos sao reduzidos em relacao Avx 0 porque de 4.9 para 5.0 nao e nada de outro mundo.
 
Boas!

Mais um update nas minhas aventuras (o tempo livre não tem sido muito para me dedicar a isto mais a sério).

Estava a fazer uma coisa mal que me estava a afectar negativamente a estabilidade e temperaturas. Nas mobos Asus XI hero quando se activa o XMP ele lança um pop-up onde pergunta se queremos que ele faça optimizações - é importante escolher não ou caso contrário ele aumenta vcore de forma completamente desregulada.

Eu no meu caso notei melhores temperaturas ate em manual sem activar o XMP e mesmo mais estabilidade. Mas com o 8700k nao tenho 9900k.
 
Boas!

Mais um update nas minhas aventuras (o tempo livre não tem sido muito para me dedicar a isto mais a sério).

Estava a fazer uma coisa mal que me estava a afectar negativamente a estabilidade e temperaturas. Nas mobos Asus XI hero quando se activa o XMP ele lança um pop-up onde pergunta se queremos que ele faça optimizações - é importante escolher não ou caso contrário ele aumenta vcore de forma completamente desregulada.

Com isso em mente decidi começar do 0 e cheguei às seguintes settings:

Mult: 49
AVX Mult: 45 - AVX aumenta brutalmente a temperatura do 9900k e faz um vdroop enorme o que obriga a aumentar imenso o vcore
LLC: 6
Max CPU current: 170% - sem isto faz throttle ocasional nalguns workloads pesados.
CPU core/cache current limit: 255 (máximo) - sem isto o cpu fazia sempre throttle down para 4.4GHz em workloads pesados.
Cache ratio: 43 - forçar valor default e pelo que tenho visto aumentar produz ganhos insignificantes.
Vcore: 1.24v

Assim workloads pesados AVX e não AVX quanto muito chegam perto dos 90ºC mesmo sem o cooler a puxar muito.

Cinebench single: 215
Cinebench multi: 2129

Para já vou ficar por aqui pois tenho um projecto em mãos que me vai ocupar nos próximos dias e depois vou de férias para a terrinha.
Quando voltar vou então explorar melhor outras voltagens para melhorar temperaturas. Duvido muito que consiga atingir 5GHz neste cpu sem aumentar consideravelmente o Vcore e por consequencia as temperaturas.

A cache ajuda bastante com RAM de frequência mais elevada. A diferença em cinebench é insignificante, mas em certas aplicações e jogos faz diferença. Para além disso é relativamente fácil colocar a 4.6-4.8ghz, não necessita de ajustes extra.
 
Uso o perfil XMP como indicador de specs, mas é coisa que também nunca activo, prefiro configurar manualmente.
Em relação á cache, como a voltagem é partilhada entre cores e cache, foco-me na voltages dos cores e depois subo a cache até onde for possível dentro dessa voltagem.
Não faz aumentar a temperatura de forma relevante.
 
Back
Topo